Óleo chega a 643 áreas em 116 municípios do Nordeste e do Sudeste

Número pode ser ainda maior, pois não inclui Delta do Paraíba, atingido no último sábado (16)

Voluntários limpam praias em Pernambuco, no Nordeste do Brasil / Foto: AFP

do Brasil de Fato 

Óleo chega a 643 áreas em 116 municípios do Nordeste e do Sudeste

por Igor Carvalho, do Brasil de Fato | São Paulo (SP)

Um relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mostrou que, ao todo, 643 áreas já foram atingidas pelas manchas de óleo que chegaram ao litoral brasileiro. Há registros em 116 municípios em todos os nove estados do Nordeste. Manchas também foram encontradas no Espírito Santo, primeiro estado do Sudeste.

A lista pode ser ainda maior. A Marinha confirmou que o santuário ecológico no Delta do Parnaíba, no Piauí, foi atingido pelas manchas de óleo no último sábado (16). O ponto turístico não consta na lista do Ibama.

No Delta do Parnaíba, seis áreas foram atingidas: as praias Pontal, de Caiçaras e Barra das Melancieiras; além das ilhas Canárias, Poldros e do Caju. Ao todo, o santuário ecológico possui 70 ilhas e praias.

A Marinha, o Exército e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) montaram uma grande operação para impedir que o petróleo chegue até o rio Parnaíba. Em nota, a Marinha informou que disponibilizou 5 mil militares para as operações de limpeza, além de 37 navios e 11 aeronaves, para cooperar com a limpeza das áreas atingidas.

Outra área de conservação ameaçada é o santuário do peixe-boi, em Porto de Pedras, no litoral alagoano. Técnicos da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) estão preocupados com Astro, um raro representante da espécie que vive no litoral do Sergipe desde 1998, que está sendo monitorado, mas corre risco de contaminação. Os mangues e praias da região já foram alcançados pelo óleo.

Investigação

A Polícia Federal trabalha com a suspeita de que um navio grego teria causado o derramamento de óleo no litoral brasileiro. De acordo com o órgão, a embarcação teria ancorado na Venezuela em 15 de julho. Três dias depois, seguiu para Singapura. No trajeto, entre os dias 28 e 30 de julho, houve o vazamento.

A suspeita é que o derramamento ocorreu a 700 quilômetros da costa brasileira, em águas internacionais. Segundo a Polícia Federal, neste período “um único navio petroleiro navegou pela área suspeita”.

Porém, a Universidade Federal de Alagoas anunciou, no último domingo (17), que identificou outra embarcação como responsável pelo vazamento. O nome e a bandeira do navio não foram reveladas pela instituição.

Morosidade

O governo federal tem sido cobrado pela omissão inicial diante do derramamento de óleo no litoral brasileiro. No dia 6 de novembro, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles tentou justificar a falta de assistência do Estado colocando a culpa em governos anteriores.

“Grande parte dos problemas enfrentados sobre materiais ou dificuldades orçamentárias decorre de uma coisa: nós recebemos um Estado quebrado. Quebrado graças às políticas cujos alguns partidos estão representados aqui, que resultaram, inclusive, na prisão do presidente Lula e de tantos outros líderes políticos dessa corrente doutrinária”, explicou Salles.

Uma semana depois, em 11 de novembro, após o aparecimento de novas manchas de óleo em Sergipe, o Ministério Público Federal solicitou à Justiça Federal em Sergipe que determinasse ao governo federal a realização de uma reunião extraordinária para definir ações de proteção, recuperação e compensação dos danos sociais e ambientais.

O MPF pediu que o encontro fosse realizado ainda entre os dias 11 e 17 de novembro, sob pena de multa de R$ 1 milhão por dia de atraso. O valor deve ser revertido em ações socioambientais nos nove estados do Nordeste.

Edição: Julia Chequer

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador