ONU pede ação militar e foco em desafios políticos no Mali

Para ONU, “sucesso” passa por ações militares.

Do site onu.org.br

Solução para crise no Mali depende de ações militares e políticas paralelas, avalia ONU

O sucesso no combate à crise em curso no Mali requer ação militar forte e intensa dedicação aos desafios políticos, abordando também a terrível situação humanitária no país, avaliou nesta terça-feira (22) o Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman.

“Se a comunidade internacional será bem sucedida em ajudar o Mali a restaurar sua democracia e recuperar seu território de uma forma duradoura dependerá da amplitude da sua visão e da abrangência da sua resposta”, disse Feltman ao Conselho de Segurança da ONU.

“Vigorosas ações militares devem ser acompanhadas por um enfoque igualmente forte sobre os desafios políticos no Mali”, afirmou. “Elas devem ser realizadas com toda a atenção aos direitos humanos e às preocupações humanitárias. E elas devem ser reforçadas por estratégias para enfrentar as ameaças transnacionais que se combinam para produzir o extremismo e enfraquecer a governança não apenas no Mali, mas em todo o Sahel.”

Feltman informou que o envio de tropas e funcionários para a Missão de Suporte Internacional liderada pela África no Mali (AFISMA) começou em 18 de janeiro. Segundo o Subsecretário-Geral, há um consenso geral entre as partes em Bamako de que a força prevista em 3,3 mil homens precisa ser aumentada para o engajamento efetivo em operações ofensivas e para melhoria da proteção.

Por causa da implementação acelerada das tropas da AFISMA, equipamentos essenciais, apoio logístico e outras demandas para as tropas são urgentemente necessários, Feltman afirmou, acrescentando que a missão enfrenta atualmente lacunas “críticas”, incluindo capacidades de comunicação, mobilidade aérea e médica.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador