ONU pede julgamento justo para Assange e alerta para tortura nos EUA

"Evidentemente, se trata de um caso de segurança nacional, e os Estados Unidos ao longo da última década não foram um Estado seguro no que concerne a proibição da tortura em casos que envolvem este tema"

Jornal GGN – O escritório de Direitos Humanos da ONU emitiu nota nesta sexta (12) pedindo que Julian Assange tenha garantido o direito a um julgamento justo. O fundador do WikiLeaks foi preso na quinta, após o Equador revogar o asilo político. Os Estados Unidos já pediram extradição no âmbito de uma investigação que tramitava em sigilo.

Na mesma esteira, a ONU demonstrou preocupação com tortura em solo americano. Segundo a relatora especial sobre Execuções Extrajudiciais, Sumárias ou Arbitrárias, Agnes Callamard, o governo do Equador, por questões políticas, expôs Assange “a um verdadeiro risco de graves violações dos direitos humanos”.

“Minha principal preocupação é que ele seja extraditado para os Estados Unidos. Evidentemente, se trata de um caso de segurança nacional, e os Estados Unidos ao longo da última década não foram um Estado seguro no que concerne a proibição da tortura em casos que envolvem este tema”, afirmou.

A porta-voz do escritório de Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, espera que “todas as autoridades relevantes garantam que o direito de Assange a um julgamento justo seja respeito, incluindo em qualquer procedimento de extradição que possa acontecer.”

Promotores americanos acusam Assange de conspirar com a ex-analista de Inteligência do Exército dos EUA Chelsea Manning para tentar acessar um computador do governo americano em 2010. A pena máxima prevista neste caso é de 5 anos.

Mas Assange também é alvo de outra ação que pode render até 12 meses de prisão na Justiça britânica. O caso envolve o asilo do australiano quando as autoridades já haviam determinado sua prisão. Ele é acusado de violar as condições da liberdade condicional que lhe haviam sido impostas no âmbito de uma investigação de estupro na Suécia. O inquérito em si foi encerrado mas a defesa de Assange não conseguiu derrubar o pedido de prisão por violação da condicional.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vladimir

- 2019-04-13 08:35:10

É preciso entender que os falcões do norte tem o seu alto padrão de vida conseguido graças a exploração desenfreada do resto do mundo onde,direta ou indiretamente promovem e promoveram a tortura e a ditadura. Se antes o inimigo fictício era o comunismo,hoje,disfarçadamente,é a implantação da "democracia". A democracia,como sabemos,é uma forma de governo que somente os falcões do norte tem o poder de entender,ou seja,o que eles acham que é democracia,vale,o que eles não acham,chumbo neles. A desigualdade mundial é provocada por este país e seus patrões sionistas. Essa gente,e não vai demora muito,vai aprender que não adianta ser Dick Vigarista para ganhar corridas. A China,e logo a seguir a India,serão potências econômicas muito mais fortes do que são os falcões hoje.

- 2019-04-12 21:46:33

Excelente vídeo do canal alemão acTVism com importantes figuras da Esquerda mundial - Snowden não sei se se identifica como tal - falando sobre Julian Assange, em programas anteriores à sua prisão política, comprada pelos USA, em 11/04/2019. Atenção especial para o depoimento do professor Noam Chomsky - para quem quer bancar intelectual em blogue, como eu, rs, é só ouvi-lo e traduzir seu discurso conceitualmente elaborado, jornalistica e historicamente informado, corajoso e polido (isso eu não consigo,rs), para o português em suas próprias palavras (verniz de autenticidade), e para não ser um/a oportunista e deliberado/a plagiador/a, dar o crédito à fonte de sua inspiração. Pois aqui está - o que há de aproveitável nos meus comentários sobre política internacional, com raríssimas exceções, blame it on professor Chomsky, o decifrador do imperialismo USamericano e do mundo dos séculos XX e XXI (pegue vídeos antigos dele na internet e veja como ele já falava com insuperada profundidade e acessibilidade ao público comum sobre ameaças agora visíveis a qualquer um/a interessado/a em entender o mundo, como o militarismo, em especial o nuclear, e a crise da mudança climática). Pena eu não tê-lo conhecido, ou conhecer "só de ouvir falar", quando poderia aplicar seu conhecimento sobre a máquina dos poderosos à minha própria vida. Ou talvez fosse necessária a provação na própria carne para entender grandes pensadorxs em sua clarividência e coragem. Antes tarde do que nunca. Quem quiser se aprofundar em seu pensamento, no site do Democracy Now! (www.democracynow.org) o programa de hoje foi todo com ele. Julian Assange - Comments from Snowden, Chomsky, Varoufakis, Greenwald & Horvat (REWIND) https://www.youtube.com/watch?v=LeJ3DZXGs24 Sampa/SP, 12/04/2019 - 21:45

- 2019-04-12 21:35:13

Excelente vídeo do canal alemão acTVism com importantes figuras da Esquerda mundial - Snowden não sei se se identifica como tal - falando sobre Julian Assange, em programas anteriores à sua prisão política, comprada pelos USA, em 11/04/2019. Atenção especial para o depoimento do professor Noam Chomsky - para quem quer bancar intelectual em blogue, como eu, rs, é só ouvi-lo e traduzir seu discurso conceitualmente elaborado, jornalistica e historicamente informado, corajoso e polido (isso eu não consigo,rs), para o português em suas próprias palavras (verniz de autenticidade), e para não ser um/a oportunista e deliberado/a plagiador/a, dar o crédito à fonte de sua inspiração. Pois aqui está - o que há de aproveitável nos meus comentários sobre política internacional, com raríssimas exceções, blame it on professor Chomsky, o decifrador do imperialismo USamericano e do mundo dos séculos XX e XXI (pegue vídeos antigos dele na internet e veja como ele já falava com insuperada profundidade e acessibilidade ao público comum sobre ameaças agora visíveis a qualquer um/a interessado/a em entender o mundo, como o militarismo, em especial o nuclear, e a crise da mudança climática). Pena eu não tê-lo conhecido, ou conhecer "só de ouvir falar", quando poderia aplicar seu conhecimento sobre a máquina dos poderosos à minha própria vida. Ou talvez fosse necessária a provação na própria carne para entender grandes pensadorxs em sua clarividência e coragem. Antes tarde do que nunca. Quem quiser se aprofundar em seu pensamento, no site do Democracy Now! (www.democracynow.org) o programa de hoje foi todo com ele. Julian Assange - Comments from Snowden, Chomsky, Varoufakis, Greenwald & Horvat (REWIND) https://www.youtube.com/watch?v=LeJ3DZXGs24 Sampa/SP, 12/04/2019 - 21:34

diyetisyen ankara

- 2019-04-12 21:04:19

Pretty element of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts. Any way I'll be subscribing on your feeds and even I success you get admission to consistently quickly.

Ivan de Union

- 2019-04-12 20:41:54

"Evidentemente, se trata de um caso de segurança nacional": Nao. Se trata do gigantesco complexo de inferioridade da putada, da legiao de DEMONIOS que estao fazendo a "seguranca nacional" dos Estados Unidos. Muito alem de meros pedofilos e muito alem de bichonas loucas e muito alem de meros assassinos em serie e muito alem de meros gang rapists e muito, anos luz aa frente de qualquer "segurança nacional". Eles sao DE MO NIOS. Assinado, Ivan Moraes. Vamos ver quem tem mais credibilidade? Garanto que eu tenho.

AMORAIZA

- 2019-04-12 17:50:51

Sei não, esses opiniões da ONU soam mais como recomendação a tortura do que alerta contra elas. Nestes tempos bicudos Assange precisa tanto de bons advogados quanto de oração.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador