Operador do PSDB na linha fina dos jornais, Paulo Preto é preso pela PF hoje

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A denúncia contra o operador do PSDB já havia sido apresentada no mesmo dia do julgamento do Habeas Corpus de Lula. E a prisão é feita quando todo o Brasil acompanha outro caso: a ordem de prisão de Lula
 
 
Jornal GGN – Novamente posto em segundo plano nas manchetes da imprensa brasileira, o operador do PSDB, Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, foi preso pela Polícia Federal (PF), na manhã de hoje (06). O engenheiro foi diretor da empresa estatal paulista Dersa, durante os governos tucanos de José Serra e Geraldo Alckmin.
 
Apontado como o operador das campanhas do PSDB, Paulo Preto foi denunciado de ter desviado recursos, em espécie e imóveis, durante obras do governo tucano no estado entre 2009 e 2011, no total de R$ 7,7 milhões à época. Ele foi preso por determinação da Vara Criminal Federal de São Paulo e teve a sua casa como um dos principais alvos de busca e apreensão pela PF na manhã desta sexta. Outro denunciado, o ex-chefe da Assentamentos da Dersa, José Geraldo Casas Vilela, também foi preso.
 
Os recursos desviados, segundo a denúncia apresentada em março pelo Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, seriam aplicados no reassentamento de desalojados pela estatal Dersa, quando realizou as obras do trecho sul do Rodoanel, o aumento da avenida Jacu Pêssego e a Nova Marginal Tietê, na capital.
 
O escândalo envolve fraudes no sistema de cadastramento de entregas de unidades habitacionais e o pagamento de indenizações e outros direitos relacionados aos desalojados pelas obras no Estado de São Paulo. Tudo teria ocorrido durante quatro anos e só deflagrados a partir da denúncia de um ex-funcionário da Dersa.
 
“As fraudes ocorreram em lapso temporal elástico e duradouro (de 2009 a 2012), só sendo interrompidas porque um funcionário subordinado a exfuncionária da Dersa, Alexander Gomes Franco, relatou o esquema ao Ministério Público no Estado de São Paulo”, informa trecho da denúncia.
 
Novamente, a prisão de Paulo Preto na manhã de hoje passou quase desapercebida diante dos holofotes voltados ao ex-presidente Lula. Quando a denúncia foi apresentada, em uma quinta-feira, o Habeas Corpus do líder petista também era votado no Supremo Tribunal Federal (STF), ocupando a maior parte das manchetes dos jornais.
 
Leia mais:
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De todas as armações essa aí foi a mais patética e ridícula!!!

    NOSSA, COMO SÃO IMPARCIAIS!!! VAMOS COMEMORAR, PRENDERAM PAULO PRETO!!! UHU!!!

    Essa Polícia Federal virou um instrumento nas mãos de uma quadrilha! Além de perseguirem o PT também tentam maquiar a própria parcialidade com operações fantasia marcada para dias estratégicos.

    Paulo Preto é denunciado há anos!!! Com abundância de provas!!! Vão prendê-lo logo hoje, PF???

    Que coincidência!!! 

    Deixa eu adivinhar? Preso por uma acusação que em nada tem a ver com os 113 milhões na Suíça??? Ohhh que peninha!!!

    Serra deve ter comandado tudo por telefone!

    Senhor Moro… o senhor é um PALHAÇO no circo da Globo… e essa PF não vale nada, igual ao Paulo Preto!

     

  2. Jornalismo a soldo tem uma

    Jornalismo a soldo tem uma modalidade antiga, mas sem um termo apropriado.

    A encobertura.

    A encobertura é quando um jornal massacra a mesma notícia para encobrir um acontecimento contra um dos que apoia.

    A encobertura sobre o Lula serve em benefício do Paulo Preto. Vai vendo. 

  3. Ai, que trabalho árduo! Tenho

    Ai, que trabalho árduo! Tenho que advinhar qual o juiz do Supremo será sorteado pelo algoritimo para julgar o HC do Paulo, atenção racistas, Afrodecendente. 

    É isso que me dá rugas.

    Só pra saber: a denúncia saiu da PGR de São Paulo do De Grandis? Uma ruga a menos: vai faltar prova e aí eu não tenho nem que advinhar. É que os escaninhos da procuradoria de grandis paulista tem sumidouro de provas contra os tucanos.

    Um conselho para a PGR paulista resolver o sumiço de provas contra os tucanos: ser temente a Deus e fazer jejum como o Dallagnol.

     

     

     

  4. Preso junto com Lula para não

    Preso junto com Lula para não ser noticiado e depois de muita demora, para dar tempo de destruir provas.

  5. E prenderam quem?

    O ‘preto’ é claro, pois os sinhozinhos- aécim, çerra, ai-di-min, e até os já condenados em segunda instância, continuam livres, leves e soltos.

    E digo mais, chamar um preto – como meu caso – de afrodescendente é mais racista que outros termos, já que é apenas um eufemismo, não vejo ninguém ser chamado de eurodescendente,  iberodescendente ou coisa que o valha, portanto é mais racista que me chamar de preto ou negro que sou e com um orgulho imenso da minha ascendência!

  6. Cortina de fumaça. Vai ficar

    Cortina de fumaça. Vai ficar uns dias na cadeia e solto depois, como Andréa Neves, o primo defunto do Aécio, a gang do Temer, a turminha do helicoca, a mulher do Cunha (ah não, pra essa o Moron deu o selo de iniputabilidade tucana sem nem passar pela delegacia). 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador