Revista GGN

Assine

Os dois intocáveis da República

É provável que Joaquim Barbosa deixe o STF (Supremo Tribunal Federal) em março. Há boatos sobre sua pretensão de disputar ou o governo do Distrito Federal ou uma senatoria pelo Rio de Janeiro.

Saindo, seus malfeitos serão corrigidos. O plenário se reunirá, analisará os abusos cometidos enquanto presidente da Suprema Corte, corrigirá o que for possível e tentará voltar à normalidade.

***

Suas últimas medidas – derrubando decisões do interino Ricardo Lewandowski - impedem que qualquer prefeitura do país reajuste o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

Tome-se o caso de Florianópolis, há 16 anos sem reajustar seu IPTU. Todas as mansões à beira mar continuarão pagando IPTUs simbólicos, para poder pavimentar a carreira política de Barbosa. E serão paralisados todos os serviços públicos a serem financiados com esse aumento.

Qual a diferença de atitude do político populista mais desprezível, aquele cujo jogo consiste em comprometer receitas públicas para contentar a torcida e garantir os votos? Nenhuma.

***

É uma situação inédita, a do STF. Uma mesma geração acolhe dois dos mais polêmicos Ministros da história: Barbosa e Gilmar Mendes. Por conta da guerra fria instalada, o único poder capaz de barrá-los – a grande mídia – tornou-se cúmplice.

***

Gilmar é dono de uma biografia polêmica. Vale-se do prestígio de Ministro do STF para alavancar seus negócios à frente do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público). E escuda-se na parceria com a mídia para gerar falsos escândalos, sempre que seus casos podem transbordar para a opinião pública.

Tinha relações estreitas com o ex-senador Demóstenes Torres e, enquanto presidente do STF, manteve como assessor o principal araponga de Carlinhos Cachoeira. Recentemente, vendeu para o Tribunal de Justiça da Bahia – que estava sob a mira do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e, agora, sob sua intervenção  – um projeto de curso no valor de R$ 10 milhões.

***

Na Operação Satiagraha, quando seu nome ganhou visibilidade, protagonizou dois episódios escandalosos: o grampo sem áudio (com Demóstenes Torres) e a falsa denúncia de grampo no Supremo. Conseguiu matar a operação.

Quando explodiu a CPI de Cachoeira, e seu nome voltou a ser mencionado, criou um novo falso escândalo – o encontro onde Lula supostamente teria intercedido pelos mensaleiros (encontro desmentido pelos dois presentes, Lula e Nelson Jobim). E a CPI foi abafada pelo julgamento da AP 470.

Quando auditoria do CNJ apura contratos sem licitação do TJBA, cria mais um fato sem consequência: a denúncia sem provas da tal “lavagem” de dinheiro na vaquinha para os mensaleiros.

Nada ocorre, tudo lhe é permitido.

***

De seu lado, Joaquim Barbosa atropela o Regimento Interno do STF para represálias sem justificativa contra políticos presos, impedindo-os de exercer seus direitos de trabalhar ou estudar fora do presídio. Derruba decisões de Lewandowski sobre diversos temas, pelo mero prazer do exercício do poder absoluto.

***

Um dos primados da ordem democrática é a inexistência de cidadãos acima da lei. Todos têm obrigação de cumprir rituais, subordinar-se a regimentos, aos limites impostos pela Constituição e pela lei e pelas normas da transparência pública.

Mas o país tem dois intocáveis.

Média: 4.8 (46 votos)
109 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Wiseman
Wiseman

A Famiglia Mendes

http://www.rdnews.com.br/ http://www.rdnews.com.br/images/custom/menu_background.png) 50% 100% repeat-x;">

      http://www.rdnews.com.br/images/custom/sprite_images.png) -141px 0px no-repeat;">Últimas Notícias

A

Terça-Feira, 16 de Junho de 2009, 08h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

JUDICIÁRIOFamília Mendes se perpetua nos Poderes há vários anos

  Fernando Ordakowski 
Clique na imagem para ampliação
Djalma Mendes, defendor público-geral do Estado, ministro do STF Gilmar Mendes e o juiz Yale Mendes

  A família Mendes, originária de Diamantino, protagoniza um curioso caso de sucesso no Judiciário brasileiro e que já extrapola em muito as barreiras de Mato Grosso. O patriarca, desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes, conseguiu emplacar ao menos dez sucessores de prestígio na carreira jurídica. O principal deles é o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), polêmico ministro Gilmar Mendes. A família “comanda” não apenas a mais alta corte do país, como tem representantes em várias esferas de Poder, seja por meio da magistratura ou na política. Por quase 10 anos, o patriarca e desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes ocupou a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (1908-1913, 1916-1917 e 1918-1920). Foi o único a presidi-lo por mais de duas vezes. O neto Milton Ferreira Mendes seguiu os passos do avô e exerceu o cargo de juiz e após foi promovido a desembargador em Mato grosso por 8 anos.

   Quatro netos de Mário despontaram nas diversas esferas do Judiciário mato-grossense e do Distrito Federal, entre eles os desembargadores Milton ferreira Mendes, Mário Ferreira Mendes, Joazil Mendes Gardés e o juiz Élcio Sabo Mendes.  Dois deles alçaram vôo mais alto e já trabalham em Brasília. São eles o ministro Gilmar e Ítalo Ferreira Mendes. Juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Yale Sabo Mendes é reconhecido nacionalmente pela atuação no Juizado Especial do Planalto, em processos relacionados ao Direito do Consumidor. Ele é irmão do desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), Ítalo Fioravanti Sabo Mendes. Ambos são primos  do juiz Francisco Alexandre Mendes, que fará parte do Pleno do TRE no biênio 2009–2011, ocupando a função de juiz-membro titular desse Tribunal, tendo o próprio Yale como seu substituto. Embora travem uma demanda judicial, ambos são parentes pois o avo de Francisco Alexandre  é irmao do avô de Yale.  

   Por outro lado, Ítalo e Yale são primos de primeiro grau do presidente do STF, Gilmar Mendes, neto de Mário Ferreira Mendes, sendo que o ministro Gilmar é filho de Francisco Ferreira Mendes, prefeito de Diamantino pela Arena durante o período militar. Ítalo e Gilmar cursaram Direito na Universidade de Brasília (UnB). Já Yale é formado pela UFMT. Após exercer o prestigiado cargo de advogado-geral da União e fundar a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned), Gilmar Mendes foi nomeado ministro do STF em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

   O sucesso da família na magistratura, além da herança política, certamente contribuiu para que o irmão caçula do presidente do STF, Francisco Ferreira Mendes Júnior, o Chico Mendes (PR), chegasse ao posto de prefeito de Diamantino, inclusive por dois mandatos. Seu candidato à sucessão nas eleições de 2008, Juviano Lincoln (PPS), foi derrotado nas urnas, mas “levou” a prefeitura no chamado tapetão. É que, com a cassação de Erival Capistrano (PDT) por crime eleitoral, a cadeira ficou com Lincoln, que pertence ao grupo dos Mendes. O último membro da família Mendes a despontar na vida pública é Djalma Sabo Mendes, nomeado este ano defensor público-geral do Estado, mesmo com menor votação dos defensores. Foi uma escolha pessoal do governador Blairo Maggi, amigo pessoal do ministro Mendes. Os Mendes ainda conta com juíz no Estados do Acre, sendo ele Élcio Sabo Mendes Júnior, que atua em Rio Branco (AC). Ele é filho do juiz aposentado Élcio Sabo Mendes, tio do ministro Gilmar. Além disso, a família conta com o procurador do Estado aposentado Djalma Mendes, pai do defensor-geral Djalma Sabo Mendes. (Andréa Haddad)

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Odilon Silva
Odilon Silva

Comentarios retirados

Nassif,

Gostria que voltassem os comentarios abaixo do meu (respostas) que foram retirados, pois apareceram durante um dia inteiro quase e depois foram retirados.

Seu voto: Nenhum

Até quando ?

O Poder Legislativo, este 2º tripé da República, o mesmo que aprovou o nome destas duas bestas quadradas, após sabatina-los no Senado, teria ou não, a prerrogativa constitucional, de cassa-los, e evitar danos maiores à sociedade civil, hoje refem destes dois "deuses" ?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O preço da liberdade, é a eterna vigilancia.

Não sei porque dois talentos

Não sei porque dois talentos políticos desses ficaram tanto tempo ocultos, trabalhando deligentemente no Judiciário. Está mais que na hora deles 2 sairem, e assumirem de vez seu grandioso destino histórico. Agora que já cumpriram sua nobre missão, conseguindo prender a quadrilha de politiqueiros farsantes, e limpando a política da corrupção, está na hora deles preencherem esses vácuos. Serão os dois muito bem sucedidos nas urnas. Devem, ambos, decidir-se logo, ainda este mês, os eleitores estão ávidos para votar neles. O Judiciário é muito pequeno para Eles.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Evandro Souza
Evandro Souza

JB&GILMAR

QUANDO O SENHOR JOAQUIM BARBOSA VAI DEVOLVER OS GASTOS COM O AVIÃO DA FORÇA FAB QUE ELE USOU PARA IR ASSISTIR O JOGO BRASIL E INGLATERRA NO MARACANÃ, BEM COMO O DINHEIRO DOS COFRES PÚBLICOS PARA PASSEAR PELA EUROPA.?


SR. GILMAR MENDES O SENHOR ESTÁ PROCURANDO CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO, ANTES DE LEVANTAR SUSPEITAS SOBRE O DINHEIRO PARA PAGAR AS MULTAS DE DELUBIO, JOSÉ GENOINO, E AGORA DIRCEU, O SENHOR DEVIA EXPLICAR PORQUE NUNCA O STF INVESTIGOU AS LAVAGENS DE DINHEIRO DE DANIEL DANTAS.


EVANDRO SALVADOR BAHIA

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Petição para impedimento do ministro Barbosa

A verdade é que é muito triste para um povo perder o respeito por representantes do STF, uma instituição de propósitos tão nobres sendo "estuprada" diariamente. Muito triste! Existe em andamento uma petição para o impedimento do ministro Barbosa. A quem interessar:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Senado_Federal_Impeachment_de_Joaqu...

Seu voto: Nenhum

Luiz C.Benevides

Assinei, faz tempo

Mas preocupa-me a lentidão com que cresce o número de assinaturas, embora eu procure divulgar sempre.

Seu voto: Nenhum

Eu também sou DILMA!

imagem de Guaraci Robert
Guaraci Robert

joaquim barbosa

Parabens  a Joaquim Barbosa voce e um dos poucos brasileiros que ainda podemos confiar, meu voto sera seu.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Manoel de Jesus
Manoel de Jesus

Abuso de poder

Dão corda a estes dois senhores e eles seguem em seus abusos de poder e aquela velha história: Sabe com quem tá falando?

Seu voto: Nenhum

Os dois usam a mesma tática do "criar escândalos" para safar-se

BARBOSA QUER A CABEÇA DE REPÓRTER DO ESTADÃO:

 

Presidente do STF, Joaquim Barbosa, fez chegar à direção do jornal a informação de que a publicação não tem mais interlocutores no STF; gesto foi interpretado como uma sugestão para que o jornal indique um outro repórter para a cobertura da suprema corte; antes de Felipe Recondo, acusado por Barbosa de "chafurdar no lixo", o ministro isolou a jornalista Mariângela Galucci, também do Estadão, que fez reportagem mostrando que o ministro ia a bares, em Brasília, enquanto estava de licença

 

10 DE MARÇO DE 2013 ÀS 05:53

 

247 - A crise entre o Supremo Tribunal Federal e o jornal Estado de S. Paulo ainda não foi superada. Longe disso. Na semana passada, um gesto do presidente do STF, Joaquim Barbosa, tornou a situação ainda mais delicada. Por meio de assessores, o ministro fez chegar à direção do jornal da família Mesquita a mensagem de que a publicação não tem mais interlocutores na suprema corte. Esse movimento foi interpretado como um pedido para que o jornal entregasse a cabeça do jornalista Felipe Recondo, que cobre o Poder Judiciário para o Estadão e que foi acusado por Barbosa de "chafurdar no lixo", além de ser chamado de "palhaço". Recondo produzia uma reportagem sobre gastos do STF com reformas de apartamentos e de gabinetes, além das despesas com viagens dos ministros ao exterior – daí a expressão "chafurdar no lixo".

A mensagem do STF ao Estadão repercutiu muito mal internamente. Lembrou tempos autoritários, em que autoridades pediam a cabeça de jornalistas aos chefes de redações. No caso do Estado, não é a primeira vez que Barbosa tenta isolar um profissional de imprensa. Antes do caso Felipe Recondo, ele colocou na geladeira a repórter Mariângela Galucci, desde que, em 2010, ela publicou uma reportagem – verdadeira, diga-se de passagem – mostrando que o ministro ia a bares, enquanto sua licença para tratamento de dores nas costas, que durou quase um ano inteiro, paralisou diversos processos (leia mais aqui). No STF, Barbosa chegou a interromper entrevistas ou conversas em off com jornalistas, sempre que Mariângela, casada com o colunista Fernando Rodrigues, da Folha, se aproximava.

Depois do julgamento do mensalão, Barbosa anda mais irritadiço do que de costume e suspeita que todos os seus passos estejam sendo monitorados de perto. Recentemente, ele passou férias em Miami, nos Estados Unidos. Como há muitos brasileiros vivendo e passando férias na cidade, ele foi abordado e distribuiu autógrafos, como costuma fazer também no Brasil. Depois disso, fotos suas foram postadas na internet e circularam rumores de que ele teria comprado um imóvel de alto padrão na Flórida. A reportagem ainda não publicada de Recondo, sobre as mordomias no STF, também passou a ser motivo de preocupação.

 

Seu voto: Nenhum

Grato, Spin F

São politiqueiros e não juizes

INTERESSANTE TEXO DE NASSIF SOBRE O MODUS OPERANDI DE BARBOSA E GILMAR MENDES FRENTE A STF

Esses dois senhorios de pensamento escravocrata pintam e bordam e nada e lhes acontece e isso virou um ciclo pernicioso pq sabem que podem praticar atos contra a administração e o interesse público, o que tem feito ao seu bel prazer tipo embolsar grana do TJ/BA via IDP isto Gilmar Mendes e, Barbosa, dentre outras coisas não explicadas até agora, recebeu gorda diária durante as férias  e ainda assim posarem de éticos e honestos[graças a midia que os protege e esconde seus podres], na verdade eles não estão no STF como juizes e sim como políticos, como muito bem apontou Lula. O Nassif explica o modus operandi: Toda vez que uma bomba está prestes a explodir no seu colo ele(GM) convoca a imprensa para soltar algum factóide e assim criar uma cortina de fumaça e ai o pig deixa ele de lado e não repercute seus podres, assim neste caso da "vaquinha" ele tentou matar dois coelhos com uma cajadada só: Evitar que a imprensa noticiasse os mais de 10 milhões de reais do TJ/BA qie ele embolsou atravéus de sua escolinha o IDP, e ainda por cima teve a intenção de desmobilizar o movimento de solidariedade para com Zé Dirceu, como sempre acontece, esses dois senhores já convocaram o  deputado federal João Campos(João Campos, aquele que não aceita criminalizar o assasinato de gay), para tornar crime a solidariedade ah, vou agora mesmo fazer meu depósito com muita honra,,o artigo a seguir é de um tempo em que Barbosa ainda não era de estrita confiança da Casa Grande, confiança que veio a partir do momento em que ele(Barbosa) assumiu o pensamento escravocrata e instaurou um tribunal de exceção para julgar de forma discricioária os abolicionistas do PT

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,de-licenca-medica-joaquim-barbosa-vai-a-festa-de-amigos-e-a-bar-em-brasilia,591930,0.htm

Seu voto: Nenhum

Grato, Spin F

imagem de Gabriel Q Vix
Gabriel Q Vix

Se for para ele se candidatar

Se for para ele se candidatar e deixar o STF de vez, espalhem aí por favor que meu voto é dele...

E o GM, não tá afim de se candidatar tb não? voto nele tb!!!

Seu voto: Nenhum
imagem de +almeida
+almeida

O rei vai ficar ni

O cenário podemos antever, Joaquim fazendo sua campanha arrogante, grosseira, preconceituosa e ultra direitisma. Vai despejar venenos, marimbondos, morcegos, raios e provocar todos os estragos que metal causa entre cristais. O roteiro, porém, se eleito, será uma surpresa pois terá vida curtíssima. Ele tentará, na política, falar e fazer o que faz ainda no STF, mas esquecerá que é apenas mais na multidão de políticos. Vai receber, cara a cara, muitos desaforos, criticas, acusações de suspeição, deboches e toda a espécie de vale tudo que acontece na política. Então, a coisa irá se inverter, por que em política a classe é que é o metal e o novato ó o cristal. Com os destemperos e as várias demonstrações de desequilíbrio registrados em seu currículo, em pouco tempo ele será cassado por falta de decoro. Aí, neste caso, não adiantará a blindagem, nem a pressão e nem o lobby, seja da mídia, do MPF, STF ou de quem quer que seja, pois na política o buraco é mais embaixo..  

Seu voto: Nenhum
imagem de Yacov
Yacov

MATOU A PAU, Nassif ... Esses

MATOU A PAU, Nassif ... Esses dois XERIFÔES FANFARRÔES de TOGA precisam ser BARRADOS. Como bem disse 'JOHNBIM': "OS IDIOTAS PERDERAM A COMPOSTURA"....

 

“ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS 'MERCADO' & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! "O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um  braZil-Zil-Zil para TOLOS”

 

Seu voto: Nenhum

Valdemar da Costa Neto e o Joaquim Barbosa

http://www.youtube.com/watch?v=hzGl-Ue8doo

Seu voto: Nenhum

Se assumem o Poder Executivo adotam o franquismo

Pois não são afeitos ao contraditório e à democracia, muito pelo contrário, tem pensamento escravocrata e ser escravocrata não é uma questão de cor e sim de pensamento

Seu voto: Nenhum

Grato, Spin F

imagem de Genaro
Genaro

Nassif; O que não é possível

Nassif;

O que não é possível compreender é a omissão de quem de direito, Onde está o senado ?? onde estão os agentes do direito do Brasil ?? Cade o PT?? Onde está o Ministro da Justiça???? E o CNJ???

E principalmente onde estão os demais nove "ministros" do stf, para apoiarem o digno Ministro Lewandowski ??? São covardes?  ou coniventes?? Penso que as duas coisa. Não é possivel, está insuportável.

Nenhuma ação, nenhuma palavra, nada,  nada,Temo que não haja sequer um pensamento.

O que estamos esperando??  Sem apelar para qualquer tipo de força ou violência,  nós precisamos iniciar uma reação cívica  e fazer uma assepsia neste carcomido poder  judiciário hipócrita, corrupto,  parcial e perdulário. Começando pelos dois vermes citados na tua matéria.

sds

Genaro

 

Seu voto: Nenhum
imagem de maria a.
maria a.

o STF

Sempre me pergunto, ao ler as diatribes do Barbosão, onde estão os outros juizes desta vetusta casa?  Telhados de vidro, pura insegurança pessoal, mau caratismo, incompetencia?  Pq, alem do Lewandovsky, ninguem mais se pronuncia contra esta barbarizacao dos procedimentos que o Barbosão perpetra?

Seu voto: Nenhum
imagem de hicham
hicham

Meu caro Genaro. Vou tentar

Meu caro Genaro. Vou tentar responder suas indagações, lamentavelmete, as respostas não são animadoras.

Onde está o Senado?

Está no STF. Os parlamentares têm foro privilefiado e todas as mazelas  dos "nobres parlamentares", estão nas gavetas do STF.

Onde estão os agentes de direito no Brasil?

Estão ganhando fortunas com essas e outras mazelas, geramente envolvendo o dinheiro público.

Onde está o PT?

O PT sucumbiu ao poder. Como diz um amigo: foi picado pela mosca azul.

Onde está o Ministro da Justiça?

Está com o PT - sucumbido -  e ainda almeija carreira política

Onde está o CNJ?

Bom, ai podemos responder as duas questões: o CNJ e os outros nove ministros.

Estão com as mãos e pés amarrados. Não podemos esquecer que, no Brasil, grande parte da mídia pertence aos "nobres parlamentares", ou seja, mexer com eles é comprar briga com a mídia - OS ASSASSINATOS DE REPUTAÇÃO-

 

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Roberto Tec
Roberto Tec

Quando o mandato de Joaquim Barbosa como presidente termina?

Por favor, alguém sabe quando o mandato de Joaquim Barbosa como presidente termina? Não acho que ele vá se candidatar a nada. Resta-nos aguardar que ele deixe a presidência do STF. Alguém sabe em que dia e mês isso acontecerá? Eu procurei pela Internet, e nada achei. Ficarei contando os segundos...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Brasileiro aguerrido
Brasileiro aguerrido

Sr. Roberto, mandatos do STF

Sr. Roberto, mandatos do STF não terminam aqui no Brasil. Devido à uma imitação da Constituição Norte Americana, os mandatos do STF são vitalíceos, até que o ministro se aposente. É só saber a idade do Ministro para calcular a data de sua aposentadoria.

Seu voto: Nenhum
imagem de Clever Mendes de Oliveira
Clever Mendes de Oliveira

São intocáveis de jure, mas bastam seis para um sair do pedestal

 


Luis Nassif,


Joaquim Benedito Barbosa Gomes e Gilmar Ferreira Mendes não são os únicos intocáveis da República. Os juízes em geral assim são. É um mecanismo que a Constituição garante ao juiz para suportar toda sorte de achincalhe que um homem público deve enfrentar. E nem o presidente do STF pode ser visto assim como intocável, pois basta seis se opuserem à vontade dele para a vontade dele ser derrogada.


É claro que funcionários de menor grau de importância não gozam desse benefício, mas para eles são menos lançados os olhos da inveja, a boca da maldade ou a mão da cobiça ou tentação.


E os políticos têm habilidade suficiente para enfrentar este tormento. Os juízes, no entanto, são meros técnicos, sem possuir nenhuma capacidade de convencer ao leigo da razoabilidade e correção de sua conduta.


Agora, em relação à frase na qual você qualifica os que jogam contra o aumento da carga tributária, vejo dois aspectos que merecem destaque e por isso a transcrevo a seguir:


“Qual a diferença de atitude do político populista mais desprezível, aquele cujo jogo consiste em comprometer receitas públicas para contentar a torcida e garantir os votos? Nenhuma”.


Considero equivocado usar o termo populista como o sentido depreciativo que você deu. O termo populista, como eu entendo como tal, refere-se ao político com capacidade de diálogo com as massas. O termo que eu considero mais adequado para dar um sentido negativo ao que você queria dizer é o termo demagogo.


É claro que todos fazem esta confusão. Recentemente Joaquim Benedito Barbosa Gomes acusou o ministro Enrique Ricardo Lewandowski de praticar o populismo jurídico. Embora não concorde com o ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes, penso que para dizer o que ele queria dizer ele deveria usar o termo demagogia judiciária. A menos que ele também, por se considerar favorável ao populismo judiciário (Aqui o termo populismo teria um sentido mais correto, embora no populismo político a relação é do político em direção à população enquanto no populismo judiciário a relação é em sentido diferente, pois vai do povo para o juiz), não tenha sido crítico com Enrique Ricardo Lewandowski. É uma possibilidade, pois ele mostrou certa afeição para o populismo judiciário uma vez que ele pediu para que Gilmar Mendes fosse às ruas para acompanhar o sentimento do povo.


Aliás, o ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes comete muitos erros, ou usa fora do contexto muitas frases ou expressões. Citando Rui Barbosa, ele disse que onde a justiça tarda não há justiça. A frase de Rui Barbosa era em um contexto em que em muitos lugares do país não possuíam justiça e, portanto, ela demorava a chegar. No contexto atual, entretanto, a justiça não existe quando ela é célere, isto é, quando ela é feita de imediato com as próprias mãos. A justiça que existe e que é válida é a justiça vagarosa.


E o segundo aspecto diz respeito a você considerar como própria de um político desprezível a atitude de não favorecer o aumento de tributo. Penso assim, mas penso que esta análise vale para todos. Espero que de agora em diante você trate todos que se opõem ao aumento do tributo como políticos desprezíveis e não somente Joaquim Benedito Barbosa Gomes.


Por fim, considero que Joaquim Benedito Barbosa Gomes tem sido tratado de modo inadequado até quando se considera o que o levou a ser indicado para ministro do STF. Normalmente se diz que ele foi indicado porque era negro e culto. Sim foram fatores importantes, mas Joaquim Benedito Barbosa Gomes não seria indicado ministro do Supremo se não tivesse sido uma espécie de promotor de justiça em relação às leis federais e especializado na área criminal. Foi com a incumbência de procurar a justiça e promover a justiça penal que Joaquim Benedito Barbosa Gomes foi indicado.


E foi esse papel que ele desempenhou com muito brilho no sentido de eficácia, no julgamento da Ação Penal 470, conseguindo, com a ajuda intelectual realizada por Enrique Ricardo Lewandowski para dar o embasamento jurídico e lapidar a decisão, transformar o crime de lavagem de dinheiro em crime de corrupção. Um feito relevante para o aprimoramento da legislação penal brasileira e que fora ensaiado pelo PT na Câmara dos Deputados na tentativa de equiparar as penas de lavagem de dinheiro com as penas do crime de corrupção, mas não conseguindo.


Clever Mendes de Oliveira


BH, 13/02/2013

Seu voto: Nenhum
imagem de Odilon Silva
Odilon Silva

O comentário sobre o IPTU

Como citei o aumento de IPTU da gestão Erundina a quem se interessar é só ver a lei

Numero 11.152, de 30 de dezembro de 1991.

Nela tem as aliquotas, o grande aumento de uma nao para o outro foi sobre terrenos vazios, no meu caso em construção e de um ano para outro subiu 10 vezes.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Odilon Silva
Odilon Silva

O comentário sobre o IPTU

Como citei o aumento de IPTU da gestão Erundina a quem se interessar é só ver a lei

Numero 11.152, de 30 de dezembro de 1991.

Nela tem as aliquotas, o grande aumento de uma nao para o outro foi sobre terrenos vazios, no meu caso em construção e de um ano para outro subiu 10 vezes.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

  Mensaleiros, mensalistas,

 

Mensaleiros, mensalistas, ou, diaristas. Pouco importa o que se passa na cabeça desses reacionários. O fato é, que, depois do governo exercido com todas condicionalidades que nos impõe o atual estágio civilizatório da democracia para alguns, praticadas aqui, em Bangalelê .

A governança inaugurada pelo operário da indústria automotiva, Lula da Silva. Um cabra nordestino da gota serena, sem berço, sem eira nem beira. Nem ao menos um diploma de NU, muito menos um doutoradozinho. Um mero phd em alguma coisa que o valha. Inglês? Nem pensar. Se a lingua pátria é só pro gasto. Imagine se cabra o fosse escorreito em portugues....

Não obstantante, carregando tamanho acervo carencial. Ainda assim, ou, em razão de?...Deixa pra lá. O homi foi capaz de aplicar um tremendo de um nó na carapuça dos trapaceiros da casa grande, e em seus amarelados e bolorentos diplomas. Especialmente, ao mudar completamente o rumo para navegabilidade da embarcação e do destinto público, alvo e objeto de novos programas verdes e amarelos.

Doravante, a Embarcação Brasil não será um transatlântico privê para usufruto e deleite de 1/2 dúzia de cheirosinhos. Os tempos mudaram rapidamente. Para dá uma pequena ideia, vejam o ocorrido recentemente em Salvador.

O prefeito grampinho e neto de ACM, em discurso numa solenidade qualquer, ataca as elites (palavras do grampinho) baianas por boicotarem a correção que tenta fazer nos valores ridículos e ínfimos do IPTU cobrados dos abonados da Cidade.

Aliás, o Torquemada, parece que mais uma vez, faz um maneio demagógico, em pró de agradar os da bufunfa. Dessa vez, barrando qualquer correção de IPTU que atinja as elites da qual se referiu o esquerdista grampinho.

Orlando

Seu voto: Nenhum

O STF está precisando passar

O STF está precisando passar por uma revolução francesa.

Canalhas togados tratam aquilo como se fosse um feudo particular.

 

Seu voto: Nenhum (16 votos)

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de Victor Carvalho
Victor Carvalho

Militante a soldo

Vcs não tem vergonha?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Conejo 10
Conejo 10

Desídia

Nassif, você escreve um bem articulado artigo sobre Joaquim Barbosa.

Mas, argumentandum tantum, você usa equivocadamente o exemplo do IPTU de Florianópolis, com ênfase em Jurerè Internacional, onde um terreno não custa menos de um milhão, e as mansões (ali não existem casas) são alugadas por até 10 mil reais.... por dia, na alta temporada (reveillhon e carnaval).

Cada vez que um imóvel é transferido é calculado o Imposto sobre Transmissão de Bem Imóvel, um imposto PARASITA chamado de ITBI, que é de 2% e Cesar "Juninho" quer aumentar para 3% (aumento 50%).

Asssim, novos valores surgem para registro em escritura e pagamento do ITBI, calculado pelo que for maior: o registrado na escritura de compra e venda ou o da avaliação da prefeitura.

Por que, então, se um imóvel é vendido por CINCO MILHÕES DE REAIS, a prefeitura continua cobrando IPTU do novo proprietário como se ele valesse 500 mil reais?

Para mim ísso se chama DESIDIA...

A leitura do acórdão de JB revela algumas mentiras de nosso prefeito, que deixo de reproduzir porque aqui não é o local adequado.

Seu voto: Nenhum

Aqui em Recife já vi adesivos

Aqui em Recife já vi adesivos em carros com o texto: "Joaquim Barbosa, o Preto no Branco". Estou para tentar entender o significado.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

EXPLICO

Rudo, "Joaquim Barbosa, o Preto no Branco" é uma maneira educada de dizer: "Joaquim Barbosa, uma MOSCA VAREGEIRA dentro de um COPO DE LEITE".

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Não deviam estar ali

Todos temos nossos defeitos e estes senhores do stf também o têm. Não preciso acusá-los de nada, mas ELES JA PROVARAM VÁRIAS VEZES QUE NÃO DEVIAM ESTAR ALI. 

Faltá-lhes o mínimo de civilidade, seriedade, compostura, posição, etc. E ele não estão nem aí, pronto!

Que país é este de personagens que se mostram tão abertamente incapazes e que não tem um mecanismo para colocá-los fora de onde provaram, eles provaram, que não devem ficar? 

Vamos mudar a antes célebre afiramação, agora é "A mulher de Cezar pode ser p.. e agir como p..,,  e não deve contas a ninguem, porque é mulher de Cezar"

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Quem não desconfia de si próprio não merece a confiança dos outros (ditado árabe).

Nassif,Só tem um porém nessa

Nassif,

Só tem um porém nessa dúvida de onde e para que cargo ele iria concorrer (e eu ainda acho que ele não vai fazer isso), aonde é o domicílio eleitoral do JB atualmente? Faço tal pergunta, pois achei a seguinte consulta no site do TSE, que indicaria que ele só pode concorrer no domicílio eleitoral atual, não podendo usar a filiação para mudança do mesmo:

Consulta. Domicílio eleitoral de juízes e desembargadores que pretendam concorrer a eleições. Art. 9º da Lei n. 9.504/97. Necessidade de indicação do domicílio eleitoral como condição de elegibilidade." NE: Trecho do voto da relatora: “[...] o magistrado, ainda quando na atividade, tem o domicílio eleitoral definido segundo sua inscrição e consequente alistamento eleitoral (Código Eleitoral, art. 42, parágrafo único), então na condição de eleitor. Ou seja, o domicílio eleitoral não fica condicionado ao seu desligamento do cargo, como ocorre nos casos de filiação partidária e desincompatibilização. [...] não se há que confundir, por óbvio, a abrangência territorial afeta à jurisdição do magistrado (em segunda instância) com seu domicílio eleitoral. [...] o domicílio eleitoral na circunscrição [...] conforma-se como condição de elegibilidade personalíssima, entendida como 'requisito essencial para que se possa ser candidato e, pois, exercer a cidadania passiva'.”

http://www.stj.jus.br/sadJudInteiroTeor/pesquisa/actionGetBinary.do?tribunal=TSE&processoNumero=3364&processoClasse=CTA&decisaoData=20120403

Segue o trecho relevante (na minha opinião de leigo em direito) do Acórdão:

6. Contudo, esse mesmo fundamento não se aplica à exigência relativa ao domicílio eleitoral na circunscrição, prevista no art.  90  da Lei n. 9.504197, segundo a qual, "para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo".
 

Isso porque o magistrado, ainda quando na atividade, tem o domicílio eleitoral definido segundo sua inscrição e consequente alistamento eleitoral (Código Eleitoral, art. 42, parágrafo único), então na condição de eleitor. Ou seja, o domicílio eleitoral não fica condicionado ao seu desligamento do cargo, como ocorre nos casos de filiação partidária e desincompatibilização.

Seu voto: Nenhum
imagem de Odilon Silva
Odilon Silva

Gilmar mendes e joaquim barbosa

Vamos por partes:

IPTU - me sinto assaltado. Moro em um apartamento alugado entre Cambuci e Aclimação, depois de toda a bagunça gerada pelo prefeito Haddad na eterna ganancia do paritdo por mais impostos, e após a decisão contraria do STJ, a prefeitura comunicou a imprensa que o aumento seria a inflação de 5,3%.

Pois é, preocupado consultei o site e vi o meu aumento de 40,5%, quase morri do coração, no site voce não consegue reclamar, liguei em vários telefones, me transferiram para as finanças, alegaram que era aumento do valor venal, Uma vergonha, escrevi vários emails para imprensa, tive um retorno e aguardo alguma ação da prefeitura.

Preocupado puxei o valor do IPTU de um comécio que tenho com a minha esposa, IPTU muito maior, um assalto de R$10.000,00 por ano, uma região mais cara e o aumento foi de 5,4%. Acho que neste caso como o valor era muito alto acharam uma imoralidade aumentar mais (para quem não sabe, imóvel comercial o IPTU é dobrado, herança da Martaxa).

Nós mortais estamos a merce da corja das prefeituras que fazem o que querem. Dou exemplo, muitos anos atrás, acho que 10 anos, a casa de minha mãe teve a area construida aumentada em 30%, uma casa com mais de 100 anos de construção. Abismado vi que a area tinha subido ja fazia mais de um ano, IPTU do ano anterior já pago, mais abismado peguei minha casa, mais nova e vi que a area tinha sdi aumentada em 20%. Corri na prefeitura e ouvi uma confidencia, eles pedem para arrecadar mais e os fiscais saem aumentando. O dinheiro já pago, só com ação para devolverem, perdi. Mas reduziram as areas. Quer mais exemplo de corja, tente aprovar uma planta na prefeitura ou obter uma licença.

Conclusão - se não botar um freio nossos politicos não tem limites, principalmente os de esquerda onde os fins justificam os meios. Se Floripa ficou 16 anos sem reajustar o IPTU (o que acho dificil) este é o problema. Aumentar valor venal para aumentar IPTU é indecente ja que os serviços da prefeitura continuam os mesmos e já existe o ITBI que é um assalto quando voce vende o imovel calculado por valor maio que o Venal. Se o valor do imóvel subiu voce não realizou nada com isto.

Joaquim Barbosa - Gilmar Mendes - AP470

Quem assistiu o julgamento pela TV e leu sobre o assunto sabe muito bem como foram as posturas, Lewandowiski, apelidado de Enrolandowiski, mostrou bem a que veio, tumultuar o julgamento e proteger sabemos muito bem quem. Acompanhdo de Toffoli que deveria ter se declarado impedido no julgamento ao menos por moral pura e simples.

É claro que Lula pressionou Gilmar Mendes, algum burro acha que Lula e Nelson Jobim iriam admitir.

Conclusão - Esta claro que uma coisa precisa que é tornar a indicação dos Ministros totalmente independente do executivo e legislativo, ou dá no que deu. Como pode, Lewandowiski que nunca passou em concurso de juiz (foi indicado) chegue a ocupar este cargo.

Seu voto: Nenhum
imagem de Edi Passos
Edi Passos

Respondendo sua indagação Sr.

Respondendo sua indagação Sr. Odilon:

"Como pode, Lewandowiski que nunca passou em concurso de juiz (foi indicado) chegue a ocupar este cargo."

Pode sim.

Gilmar Mendes, também conhecido por Gilmar Dantas, também nunca passou em concurso para Juiz. Antes de ser nomeado Ministro do Supremo era  capacho e cabo eleitoral do FHC, além, é claro, de amigo do imaculado Daniel Dantas e do angelical Demóstenes Torres. Joaquim Barbosa, da mesma forma, também nunca passou em concurso para Juiz. Fez carreira, isso sim, no Ministério Público, onde pensa que está até hoje, já que no Supremo é o acusador feroz, grosseiro e fanfarrão que houve só um dos lados e "joga para a platéia" o tempo todo. 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de menino
menino

Só que o ACM neto, do DEM,

Só que o ACM neto, do DEM, aumentou o IPTU de Salvador em 400%!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de PAULO SÉRGIO MOREIRA
PAULO SÉRGIO MOREIRA

Vida longa ao Nassif! Vida

Vida longa ao Nassif!

Vida longa ao Mino Carta!

Vida long ao P H Amorim!

Enfim, VIDA LONGA aos BLOGS SUJOS!

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de jcordeiro
jcordeiro

Apesar do Você

Nassif: o affair Gilmar et Barbosa (PHA chamaria de Gilmar Barbosa) é apenas um detalhe naquela que já foi a mais alta e distinta Corte jurídica do Pais. Agora não passa de um determinado lugar onde 11 (há exceções) se reúnem como se na ABL, para o chá às tardes de quinta. Tire os Mellos; afaste os altos e baixos do Levandowski; não inclua dos dois novatos. Sobra o quê? Os nomes femininos são um fiasco e os masculinos restantes, fracasso total. O Mello, que não o decano, sempre manteve uma linha de coerência, independente de aplaudirmos o repudiarmos seu voto. No tempo da cobrança de juros exorbitantes ele era vencido em quantas manifestações proferisse. Enquanto a Casa acatava a tese de Wall Street, ele dizia ser somente 1% am, pois assim lia na Carta Magna. Até que os congressistas foram “conquistados” pelos apelos da FREBABAN. Assim o calaram. O outro, o José, matreiro e manhoso, ora soprava, ora mordia, à medida que dava na sua veneta, mais nada de extravagante, de pitoresco ou pirotécnico. Ai chegaram os que você denomina, merecidamente, de “intocáveis”. Não intocáveis por serem imexíveis (olha ai o ministro Magri!). São imexíveis por serem intocáveis, por falta de princípios e escrúpulos, com abuso de poder e outros ilegais. Vejamos a geobiografia (permita o neologismo) de ambos. Um sai dos confins das terras de Rondon, oriundo de abastada família de latifundiários. O outro, das gerais de Tiradentes (agora de Aecinho), de origem humilde, que pôde ascender à varanda casa Grande e foi designado Capitão do Mato, cargo que provou, aprovou e gostou. Ambos frequentaram a mesma escola das ideias e dos ideais, ambos com tendência mais para Hitler que para Kant, mais para os devaneios de extermínio daquele que para a Crítica da Razão deste. Ambos sedentos de poder e glória, coisa que a grande mídia adorou e deu força. Ambos viscerais e sanguíneos em seus propósitos, divergindo um do outro, aqui e ali, quando seus interesses e ambições se conflitavam. Mas, estão passando. Sabem disto. Deixarão triste memória, se deixarem. E já preparam o caminho da fuga, cada qual com seu cada qual. Um não tem carisma eleitoral, pois até rindo assusta criança. Deve operar artifícios no mundo do Direito, que já criou um império considerável neste particular. O outro, este já acena com a desistência da magistratura, apoiado na fama granjeada na AP 470 para, possivelmente, o Senado. Não faltará palanque oposicionista na cidade maravilhosa ou na apoteótica Brasilia, onde ninguém tem passado, só futuro. Assim, os gigantes Tifão e Ofion, personagens agora do folhetim grecobrasílico inegavelmente “inventaram o pecado” (Chico Buarque, Apesar de Você) judiciário. Pena que nunca terão tempo para o “desinventar”

Seu voto: Nenhum

Caro Nassif, Não acredito em

Caro Nassif,

Não acredito em sua tese.

Digamos que Barbosa não saia candidato.. e aí?

O STF vai continuar a bandalheira que está?

Não tem sentido essa tese!

Esperar JB sair pra por a casa em ordem?

Se sim, assumem que tem rabo preso!

E qual a hipotese do Gilmar?

Vão conviver com um estorvo menor?

Minha tese é a mesma da do MST... 

A GLOBO (mídia venal familiar) possuem o STF no bolso... 

De alguma forma, não sei qual... mas possui!

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Concordo com a sua posição

Concordo com a sua posição Quintela.

Os sujeitos abusam do poder, cometem ilegalidades (ou crimes mesmo) e fica tudo por isso mesmo? Apenas torcemos para eles mesmos quererem sair fora para que se possa tentar corrigir os abusos e crimes deles?

Isso é inadmissível. Estamos em uma ditadura e ninguém avisou? Esses sujeitos são da nobreza ou tem algum poder discricionário outorgado?

Será que a monarquia não acabou? Ou voltamos à condição de colônia e esses caras são vice-reis?

Tem que investigar e punir. Os juízes não podem estar acima da lei.

Se não for feito nada a desmorlização do judiciário será irreversível. A do STF temo que já seja.

Até quando vamos pagar impostos para financiar esses caras-de-pau brincando de ditadores?

Sem o impedimento do JB e do GM o STF inexoravelmente vai para a PQP.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

ABAIXO A DITADURA

 

Parabéns Nassif

Parabéns Nassif.

Tu faz valer a visita diária que faço aqui neste espaço por anos.

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

"Penso, logo existo"

O que o jb fez no stf  além

O que o jb fez no stf  além do julgamento parcial do dito mensalão ( porque o dos tucanos ficou lá parado). Ele como presidente não poderia moralizar aquela zona, cortando privilégios de décadas como, por exemplo, pagamentos de passagens aéreas para passeios à Disneylandia com a família aos juizes e tantas outras.

Demagogia pura esse camarada. Mas tem trouxa que acredita e vai votar nele pra seilaoque que ele se candidatar.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Aristeu Alves Lima
Aristeu Alves Lima

desmandos do stf

Tudo isto porque temos um Poder Executivo fraco diante de uma mídia - leia-se Globo e Veja -, descompromissada com a cidadania e um Poder Legislativo comprometido com o que há de pior na vida pública de um país.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Muhamad
Muhamad

E as donzelas?

O STF se resume a esses dois, além de Lewandowski? As donzelas amedrontadas não contam?

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Análise corrajosa

Nassif:

Tua análise é correta e, sobretudo, corrojosa. Peitou os dois intocáveis num só sopro! QUE FÔLEGO!

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Charles Leonel Bakalarczyk

"...- impedem que qualquer

"...- impedem que qualquer prefeitura do país reajuste o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)."....

Onde vc ouviu ou leu isso cara pálida????

A decisão só vale pra prefeito do PT!

Aqui em Salvador ACM Neto aumentou o IPTU em até 1.200%...

VIVA A REPUBLICA DAS BANANAS dos JOQUIM BARBOSAS!!!!

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Aqui em Salvador o prefeito

Aqui em Salvador o prefeito é  do DEm e dono da subsidiária da Globo e tem a midia nas mãos, ainda leva crédito  pelas obras de mobilidade realizada exclusivamente pelo governador do PT, a imprensa tenta insinuar que é obra do prefeito. Nenhum órgao da imprensa fez qualquer comentária negativo pelo "roubo do IPTU de "netinho". Se fosse um prefeito do PT , derrubariam-o  no  dia seguinte.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Spok da Silva
Spok da Silva

O pior nisso tudo é que, se

O pior nisso tudo é que, se ele sair para se candidatar, suas ações se configurariam, de forma clara, como campanha eleitoral antecipada, o que é proibido pelo Art. 41, da Constituição Federal. Ou seja, a truculência na AP 470, a prisão intempestiva de petistas, a doce liberdade concedida de Roberto Jefferson, a tratorada em cima das decisões de Lewandowski, tudo traz no seu bojo o mesmo objetivo: uma eventual eleição em outubro. Logo, vários crimes convergindo para seu desejo maior.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Cúmplices por omissão.

Os Ministros restantes se tornam cúmplices por se omitirem diante das aberrações desses dois.

Triste. Muito triste...

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Discordo

Gerson, me permita discordar: os ministros não podem fazer nada, legalmente. Aliás, acho bom que não façam mesmo, porque se tomarem alguma atitude contra os dois estarão saindo dos trilhos legais que regem o STF. Quem é omisso -- e cúmplice -- nesse desastroso episódio é o Senado, que tem poderes para "impichar" os dois. E o Congresso como um todo, que se exime de instaurar uma instância de controle do STF, que é a única instância incontrolada do nosso arremedo de república. Aliás, quanto mais passam os dias, mais convencido fico de que o poder que precisa com a máxima urgência de uma reforma é o Legislativo, fraco, omisso, pusilânime, acomodado.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

"O mundo estaria salvo se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas" Nelson Rodrigues

imagem de altamiro souza
altamiro souza

impeachment já

barbosa e gilmar pesistem aí em funçào da mídia coronelística que, tanto quanto eles,fazem o país  retroagir ä velha república da crueldade do poder pelo poder para manter sempre os interesses dos conservadores remanescentes dos escravagistas e de tudo o que houve de pior na hisrtória brasileira....

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.