Os empresários brasileiros ou são burros ou são suicidas.

Na reportagem que se lê sobre a discussão entre duas linhas de pensamento econômico, a de Armínio Fraga e a de Mantega, que uma delas vai fazer parte do próximo governo fica claro que se os empresários brasileiros ou são muito burros ou suicidas.

Se eles se derem conta de que a política de Armínio Fraga é análoga às políticas econômicas que estão sendo empregadas na Europa ou são suicidas ou não entendem nada.

Numa hipótese de adotarem-se políticas de redução de crédito público levará naturalmente uma retração nos investimentos, pois ao mesmo tempo em que ocorrerá esta redução provavelmente haverá um aumento na taxa Selic (uma aposta que já está sendo feita).

Num primeiro momento a rentabilidade de investimentos lastreados em títulos da dívida pública darão bons resultados para os bancos e investidores, mas ao mesmo tempo haverá uma contração na economia.

Com esta contração deverá faltar dinheiro para o governo, com isto privatiza-se alguma coisa, por exemplo, a Petrobrás! Esta privatização que para muitos será o máximo, permitindo a compra por operadores nacionais, que nesta hora já estarão sem caixa, quem ganha serão os investidores externos, que modificarão os locais de compra de seus produtos. Por exemplo, passarão construir totalmente plataformas e navios na Coréia!

Ou seja, pode-se esperar um verdadeiro saque tanto nas finanças públicas como nas empresas privadas nacionais, com diminuição da renda nacional.

Parece uma cadeia de acontecimentos muito complexa, mas é exatamente isto que está acontecendo em países europeus de economias mais debilitadas.

Conclusão, quem não enxerga nisto tudo a ruína de seus próprios negócios ou é burro ou é suicida, pois apoiam não sei em nome do que a eleição de Aécio Neves.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador