Os feitos do procurador da República que acha que nazismo é de esquerda

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Viomundo publicou uma matéria mostrando como o procurador federal Ailton Benedito de Souza tem usado o cargo com motivação ideológica. Souza, que bombou nas redes sociais após dizer que o nazismo é de esquerda, já quis investigar banheiro unissex, mandou proibir atos políticos em universidade, defendeu o Escola Sem Partido, tentou apurar suposta perseguição à militante antifeminista, entre outros feitos.
 
Do Viomundo
 
O procurador federal Ailton Benedito de Souza, @AiltonBenedito, causou espanto no twitter durante o fim de semana.
 
Foi depois da manifestação da extrema direita que terminou com o atropelamento e morte de uma militante em Charlottsville, na Virginia.
 
Em sintonia com direitistas brasileiros, que garantem que o nazismo é “de esquerda”, ele apresentou um print com o nome do partido de Hitler, Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, para “provar” a tese: está escrito ‘socialista’ no nome, portanto o nazismo é de esquerda mesmo!
 
Houve um enxurrada de respostas. Algumas irônicas. Uma delas sugeriu que Hitler foi mal educado ao cometer suicídio antes de se confraternizar com as tropas soviéticas, comunistas, que derrotaram o regime nazista em Berlim.
 
A economista Laura Carvalho, colunista da Folha, escreveu: “tem alguma coisa errada com esses concursos [do MPF]”.
 
Pedro Nunes, @utops, brincou: Cavalo marinho é equino, peixe boi é bovino, bicho pau é de madeira e fruta pão é de trigo.
 
Logo, deduz-se, se tem socialista no nome é necessariamente de esquerda.
 
Bernard @berieux foi mais fundo.
 
Ele apontou situações em que o procurador usou seu cargo no Ministério Público Federal “com propósitos ideológicos” ao longo dos últimos anos, sempre aliado e abraçando causas conservadoras, de direita, do combate aos direitos humanos à investigação da universidade pública, sempre em defesa de aliados:
 
Mandou investigar a expulsão da blogueira antifeminista Thais Azevedo de um debate na Universidade Federal de Goiás.
 
Mandou investigar fake news de que jovens brasileiros estavam sendo ‘doutrinados’ na Venezuela.
 
Depois que o Enem pediu redação sobre “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, o promotor pediu que os conceitos sobre direitos humanos incluídos nas provas fossem divulgados previamente.
 
O procurador também pediu às polícias federal, rodoviária federal, civil e militar que impedissem estrangeiros de participar de manifestações políticas no Brasil, depois de boatos segundo os quais bolivianos seriam trazidos para protestar contra o impeachment de Dilma Rousseff em Brasília.
 
Ailton pediu a suspensão da campanha publicitária da Copa de 2014. Segundo ele, a frase “todos ganham” atingia “o inconsciente coletivo, de forma subliminar”.
 
Na ação, ele se baseou em notícias de jornal para escrever: “A situação evidencia os efeitos da desorganização, da falta de planejamento, da incompetência em executar o que se planejou quanto à infraestrutura e aos serviços voltados à realização da Copa”.
 
O mesmo procurador mandou investigar banheiros supostamente ‘unissex’ da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, inclusive com a preservação das imagens de câmeras de segurança.
 
Com um colega, Ailton determinou a proibição de atos políticos na Universidade Federal de Goiás, contra ou a favor do impeachment de Dilma Rousseff, no momento em que a UFG tinha um dos poucos focos de resistência ao golpe midiático-jurídico-parlamentar.
 
Em audiência na Câmara dos Deputados, o procurador defendeu o projeto direitista do Escola Sem Partido, que pretende amordaçar professores em sala de aula. Ele já havia patrulhado a Universidade Federal de Goiás e fez audiência pública para tratar de ‘doutrinação’:
 
Para Ailton Benedito, não há que se falar em inconstitucionalidade na ação das famílias que visam inibir ou reparar abusos político-partidários contra seus filhos praticados por professores no âmbito do sistema de ensino. “Trata-se apenas do exercício da cidadania”, afirmou. Além disso, considera que a proposta legislativa “traz mais segurança aos professores, à medida que lhes proporciona clareza, transparência e publicidade sobre o que podem fazer em sala de aula”.
 
Atuação – Ailton Benedito instaurou em 2016 Procedimento Preparatório para apurar se as estruturas humana e física da Universidade Federal de Goiás (UFG) estariam sendo utilizadas para promoção de manifestações político-partidárias. O MPF/GO, por meio da PRDC, inclusive promoveu, em setembro do mesmo ano, audiência pública que teve por objetivo debater o tema da doutrinação político-partidária no sistema de ensino brasileiro, especificamente quanto ao reconhecimento ou não da existência dessa prática.
 
O procurador também assinou o manifesto de promotores de Justiça contra a ‘bandidolatria’, uma tese cara aos aliados de Jair Bolsonaro.
 
Continue lendo aqui.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E nós pagando

    Como é que uma coisa destas pode ocupar o cargo que ocupa? É um desaforo, que fica mais grave ainda por nós estarmos pagando os absurdos salários deste coiso.

  2. A tese de que o nazismo é de

    A tese de que o nazismo é de esquerda (embora a discussão seja irrelevante) não deriva apenas da questão do ‘socialismo’ no nome. Deriva da evidência de que havia pouquíssima diferença entre os regimes de Hitler e Stálin, embora ambos fossem inimigos na guerra. Talvez seja um daqueles casos em que os extremismos antagônicos são tão extremos que acabam sendo iguais.

      1. Totalitarismo, partido único,

        Totalitarismo, partido único, amplo controle do Estado sobre os indivíduos, uma penca de genocídios, anti-semitismo. Semelhanças é fácil, duro é apontar diferenças essenciais entre dois dos piores regimes da História!

    1. Quem levou Von Braun para o

      Quem levou Von Braun para o seu país não foi Stalin. E não conheço nenhum nazista que tenha fugido para a União Soviética, Cuba ou China. Ford, Rockfeller eram admiradores de Hitler. O capitalismo é muito mais próximo ao nazismo do que o comunismo.

      1. Para ser objetivo, você

        Para ser objetivo, você consegue apontar o que os EUA tinham de semelhança com o regime nazista naquele período? As semelhanças entre nazismo e stalinismo mais óbvias eu já expliquei pra outra viúva do Stálin nesse mesmo tópico.

        Quanto às fugas… Bem, normalmente as pessoas fugiam da União Soviética, de Cuba e da China. E não ao contrário.

    2. Bebeu ?
      Cara , o que vc bebeu , cheirou ou tragou ?
      O que o c… tem a ver com as calças ?
      Eu sou socialista e nunca fui nazista , assim como a maioria maciça da esquerda ao redor do planeta !
      Vê se pensa , leia , reflita , antes de falar asneiras (de asno=burro , mesmo !) e outras sandices quetais por aqui !
      Vá de retro !

      1. Sugiro reler o que eu

        Sugiro reler o que eu escrevi. Não estou discutindo sobre se é esquerda ou não, e isso é irrelevante. Estou afirmando que nazismo e stalinismo são muito mais parecidos do que diferentes, embora as tietes de ambos apontem que eles estão em extremos opostos.

        Não imaginava que ia encontrar tantos fãs de um vagabundo como Stalin aqui. Que tempos!

        1. Trolzinho se entregou

          Quando chamou Stalin de vagabundo (mas sintomaticamente poupou Hitler), trolzinho se entregou: é olavete e acredita, sim, que nazismo é de esquerda. Ótimo, continua assim: a sua vaga num mestrado ou num concurso público ou num vestibular acaba de passar pros meus filhos…

    3. Ódio pela humanidade, essa é toda A diferença.

      Depoimento do Patriarca Cirilo, numa entrevista ao canal ucraniano Inter, explicando por que comunismo não se compara a nazismo: “… mas em que o nazismo se separa de qualquer outro sistema? Ele responde por sua misantropia”.

       

      [video:https://youtu.be/4RtNLIrwPSI%5D*

      * legendado em português

      1. Bom, os trens da morte que

        Bom, os trens da morte que levaram os chechenos para a Sibéria por terem apoiado os nazistas na guerra, dentre outros exemplos de punição coletiva a.k.a. genocídio, mostram que Stalin também tinha alguns “leves” toques de misantropo.

        1. Os chechenos foram extintos? Que se saiba, não.

          Stálin governou por mais oito anos depois da guerra, teve tempo de sobra para extinguir, qualquer dos pequenos grupos étnicos que, alegadamente, colaboraram com os invasores. Ele os reprimiu, o Patriarca Cirilo ressalta isso, que Stálin foi um regime opressor repugnante, como muitos ao longo da história, mas há o ponto destacado que distingue o nazismo de um mero regime repressor. Os judeus assimilaram dolorosamente essa consciência, exposta  pelo Patriarca, de que o nazi-fascismo se distingue para além de um regime autoritário, ditatorial e de repressão.

          Stálin era um georgiano governando a maioria russa e dezenas de outras etnias na União Soviética. Ele não podia alegar superioridade racial da sua nacionalidade frente as demais, até porque os geogianos eram bastante minoritários na URSS, muito menos apontar a maioria russa como superior, visto que era um não russo ocupando o centro do poder. Ele reprimia seus adversários internos por razões políticas, como acusações de colaboração com inimigo externo, e não por alegações de inferioridade racial que justificasse a aniquilação de uma etnia. 

    4. Mais um estúpido de direita

      Mais um estúpido de direita tentando convecer todos que somos idiotas.

      Meu amigo: deixa de escrever merda. Leia o Mein Kampf (se é que sabe ler) e lá Hitler vai deixar muito clara a diferença entre nazismo e socialismo.

      Você, como bom canalha mal intencionado de direita, tenta confundir as pessoas misturando o empirísmo da coisa com a ontologia da coisa. De fato, nazismo e socialismo adotaram medidas operacionais muito semelhantes, mas ontologicamente são bem diferentes. Hitler espôs, defendeu e aplicou as diferenças. Se ele dizia que eram diferentes quem é você para dizer que são iguais? Mas estudar é um pouco demais para seu cérebro estúpido e limitado, não é mesmo?

      Falando nisso. Se fêssemos seguir completamente sua lógica doentia seria impossível distinguir qualquer democracia ocidental do nazismo, pois ambas, em síntese, fazem praticamente a mesma coisa.

    5. Mais um estúpido de direita

      Mais um estúpido de direita tentando convecer todos que somos idiotas.

      Meu amigo: deixa de escrever merda. Leia o Mein Kampf (se é que sabe ler) e lá Hitler vai deixar muito clara a diferença entre nazismo e socialismo.

      Você, como bom canalha mal intencionado de direita, tenta confundir as pessoas misturando o empirísmo da coisa com a ontologia da coisa. De fato, nazismo e socialismo adotaram medidas operacionais muito semelhantes, mas ontologicamente são bem diferentes. Hitler espôs, defendeu e aplicou as diferenças. Se ele dizia que eram diferentes quem é você para dizer que são iguais? Mas estudar é um pouco demais para seu cérebro estúpido e limitado, não é mesmo?

      Falando nisso. Se fêssemos seguir completamente sua lógica doentia seria impossível distinguir qualquer democracia ocidental do nazismo, pois ambas, em síntese, fazem praticamente a mesma coisa.

  3. tem algo de errado!!!

    Como disse a professora economista, há algo de errado nesses concursos. Por que motivo afinal, um cara que defende de modo tão ardoroso e histriônico uma  ou mais teses absurdas e , pior, sem importância alguma na ordem das coisas, por que um cara como essse, defensor sem freios da “sagrada família e livre iniciativa” se empenha tanto em ser aprovado num concurso público e, não obstante, se veja nos quatro cantos do país, gente de grande qualidade intelectual, defendendo uma atitude social e intensa do Estado, mas se empenhando, ao contrário daquele,  com afinco exatamente em seguir pelos caminhos da “livre iniciativa”? O país está definitivamente, de pernas para o ar? ou o número de hipócritas é que cresce sem controle algum?

    1. O fenômeno nesse episódio se chama astrolavismo cultural.

      A “agenda” de teses é típica. É uma praga que infesta as redes sociais no momento. Se a Internet deu voz aos imbecis, espertalhões trataram de organizá-los e explorar essa imbecilização coletiva ofertada e cevá-la com suas pregações.

      O astrolavismo faz festa entre os decoradores de apostilas. Se eles, mesmo dotados de estado de imbecilidade, são capazes de decorarem longos e intermináveis textos de estudos, então são capazes de decorar as apostilas de fiofósofia (“sabedoria” emitida pelo fiofó), de um conhecido astrólogo, que a imprensa corporativa abrius seu espaço e o permitiu de se denominar “filósofo”. Algo inédito na História da Filosofia desde que foram criadas na Idade Média as Universidades, um “filósofo” que nunca frequentou uma e concluiu sua educação formal na quarta série ginasial.

      O resultado do astrolavismo são as olavetes. Estas podem ser comparadas com pen drives, memorizam trocentos gigabytes de informação, mas não conseguem pensar. Para processar esta última atividade, elas se carregam com arquivos resultante das emanações fiofósoficas do mestre guru. 

      Se as “teses” dessa olavete com o cargo de procurador lhe parecem absurdas, eu lhe digo que você ainda não viu nada. Eu vi duas olavetes, professores de Física em duas importantes Universidades brasileiras, uma católica e outra federal, virem a público dar aval ao geocentrismo, e mencionar que o mestre guru astrólogo tem razão em atacar o sistema heliocêntrico, que a Terra é imóvel e o centro do Universo. Existe uma olavete, geofísico com doutorado e exercício de cátedra na USP, defendendo que a Terra é plana. 

  4. Talvez, repito, talvez não

    Talvez, repito, talvez não haja nada de errado no concurso. O erro vem um pouco depois da prova, nos procedimentos admissionais, onde se faz (se faz ?) exame médico do candidato.

  5. É esse tipo de gente. . .

    É esse tipo de gente que apóia o governo golpista de Michel Temer, retrógrado, misógino, pobre de direita, um verdadeiro lacaio da Casa Grande, deve ter um enorme complexo de viralatas.

    1. Tudo que você escreveu tá certo

      Menos o “pobre de direita”. Procurador da República recebe em média, num mês normal, uns 50 mil líquido. Época de férias e 13° joga aí pra uns 70 mil, quando substitui um colega idem…

      1. Tem toda razão. . .

        Tem toda razão, Alan Souza, obrigado pela correção, alguém com um ganho de R$50.000,00 por mês no Brasil não é nenhum probre, mas é hipócrita o suficiente para defender seu status quo, ou seja aquela corja que mantém seus ganhos.

  6. Só uma ressalva

    O cargo desse sujeito é Procurador da República, membro do Ministério Público Federal. Procuradores Federais são servidores da Procuradoria-Geral Federal, braço da AGU (Advocacia-Geral da União) que cuida do assessoramento jurídico e da defesa judicial das Autarquias e Fundações Federais, órgãos do Poder executivo Federal.

  7. Isso aí dá uma letra de música…

    Isso aí dá uma letra de música…é o Samba do Procurador Doiido. Alguém com pendores poéticos poderia fazer…..

  8. Que eles procuram, procuram.

    Que eles procuram, procuram. O que fazer, por exemplo. Se não acham nada, vão pro facebook fazer revelações profundas… de burrices com essa.

  9. Todos tem o direito às idéias imbecis, mas é melhor primeiro

    que o procurador e seus assemelhados primeiro vão explicar aos estadunidenses direitistas que estão eles errados em escrever em seus cartazes que são direitistas. Explicado lá, pode importar para cá tais idéias imbecis.

  10. *

    Será que ele sabe que os nazistas alemães perseguiram todos e assassinaram quase todos os comunistas que ali viviam?

    Socialistas jamais fariam isso com comunistas, uma vez que o Socialismo é, assumidamente, o caminho para se chegar ao Comunismo.

    Não faria e não faz sentido algum!

    Só na cabeça de idiotas que em vez de estudar preferem arriscar afirmações toscas e sem fundamento que, seguramente viram na internet.

    O Nazismo trabalhou e teoricamente trabalharia em parceria com os grandes industriais. O Comunismo simplesmente entrega as indústrias ao proletariado.

    Como poderiam ser a mesma coisa ou sequer parecidas?  

  11. Eu já me estressei mais com isso

    Quando essa idiotice de “nazismo é de esquerda” surgiu eu combatia, eu esclarecia. Atualmente eu não falo mais nada. Tenho uma filha de 16 anos, que vai prestar PAS e ENEM. Quanto mais idiotas repetirem isso, melhor pra ela, ela sai na frente desses retardados optativos e conscientes nas provas do vestibular. O burro consciente que acha que nazismo é de esquerda não tem só essa ideia bizarra na cabeça, ele tem muito mais no estoque, pois optou por terceirizar seu raciocínio pro facebook.

    Mesma coisa com os meus dois filhos mais velhos, em qualquer processo seletivo pra um mestrado ou prova de concurso público eles estão na frente desses idiotas. Espero que mais néscios conscientes adotem essa ideia, melhor pros meus filhos. Se a burralhada geral ainda quiser acrescentar que a Terra é plana, melhor ainda!

  12. Sorte dele (e azar nosso) que

    Sorte dele (e azar nosso) que essa figura que diz que o nazismo é de esquerda por causa do “socialismo” no nome é um procurador e não um marceneiro, senão ele iria fabricar móveis usando tubarão-martelo e macaco-prego.

  13. Caramba! Quanto mais alguns

    Caramba! Quanto mais alguns estudam, menos conhecimento possuem. O velho métogo grego (observação e lógica) foi para o saco. Depois que inventaram o CTRL+C e CTRL+V, o mundo parou.

  14. No Rio de Jqneiro abriram um

    No Rio de Jqneiro abriram um Inquérito para investigar Bakunin. 

    https://www.cartacapital.com.br/revista/812/procura-se-bakunin-9772.html

    Em São Paulo um promotor chamou Hegel de amigo de Karl Marx. 

    https://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/11/politica/1457653658_976504.html

    Ainda em São Paulo, a PF gasta rios de dinheiro por causa de um Twitter.

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/por-causa-de-um-tweet-pf-gasta-rios-de-dinheiro-publico-e-faz-funcao-do-velho-dops.html

    Janaina Paschoal se torna uma celebridade do Impedimento para fiscalizar banheiros quando não está divulgando Twitters sobre a iminente invasão russa do Brasil.

    http://exame.abril.com.br/brasil/janaina-paschoal-fiscaliza-banheiros-para-gestao-doria/

    E agora tem este sujeitinho que disse que o nazismo é de esquerda e tentou investigar banheiros.

    Odorico Paraguaçu, que bem poderia ser alçado à condição de modelo político da nova direita e ideólogo da esquerda zoeira, estava certo:  “A ignorânça atravanca o pogresso.” 

     

     

  15. Quem disse que feminismo é de esquerda?
    Feminismo é uma fraude do status quo.

    Feita com intuito de facilitar a lavagem cerebral. Uma vez que o único membro da família dedicada exclusivamente a educação dos filhos, não estará mais disponível.
    E assim facilita a doutrinação pelo sistema.
    Não acredita?
    Assista aos novos filmes para adolescentes da Disney, lol. Verifique vc mesmo os conceitos passados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador