Os óculos comuns oferecem proteção contra COVID-19?

Pessoas que usam óculos todos os dias podem ser menos suscetíveis à infecção por COVID-19, relata um estudo chinês

Do Medical Xpress

Os óculos evitam que você tropece em banquinhos e pise nas paredes, mas também podem ter um benefício colateral para despertar a inveja entre aqueles com visão regular. Pessoas que usam óculos todos os dias podem ser menos suscetíveis à infecção por COVID-19, relata um estudo chinês.

Apenas cerca de 6% dos 276 pacientes hospitalizados por COVID-19 no Hospital Suizhou Zengdu na China precisaram usar óculos diariamente devido à miopia. Mas a proporção de pessoas míopes na província de Hubei, onde o hospital está localizado, é muito maior – cerca de 32%, de acordo com o estudo.

Os óculos podem impedir a infecção de COVID-19 porque “evitam ou desencorajam os usuários de tocar nos olhos, evitando assim a transferência do vírus das mãos para os olhos”, especularam o Dr. Yiping Wei, do Segundo Hospital Afiliado da Universidade de Nanchang.

A proteção dos olhos também pode reduzir o risco de gotículas transportadas pelo vírus entrarem em contato com os olhos, disseram os autores do estudo no relatório publicado online em 16 de setembro na JAMA Ophthalmology .

No entanto, os usuários de óculos que contraíram COVID-19 ficaram tão doentes quanto aqueles com visão normal, mostraram os resultados.

“Embora este seja um estudo observacional e você não possa inferir nada definitivo a partir dele, há uma sugestão de que qualquer tipo de proteção para os olhos pode diminuir o risco de infecção”, disse o Dr. Amesh Adalja, um acadêmico sênior do Centro de Johns Hopkins para Segurança Sanitária, em Baltimore.

“Isso precisa ser confirmado com outros estudos observacionais e estudos mais formais, por exemplo, do uso de protetores faciais. No entanto, está cada vez mais sendo notado que a proteção para os olhos é importante”, acrescentou Adalja.

Muitos hospitais, incluindo o Mount Sinai South Nassau em Oceanside, NY, exigem que médicos, enfermeiras e visitantes usem óculos de proteção ou máscara para protegê-los totalmente da SARS-CoV-2, disse o Dr. Aaron Glatt, presidente da medicina e epidemiologista chefe.

“Como fazemos disso uma obrigação, as pessoas frequentemente perguntam: ‘Se eu usar óculos, isso é bom o suficiente?’ E nossa resposta é não”, disse Glatt.

Os óculos de grau regulares não cobrem completamente os olhos como os óculos ou protetores faciais, observou ele.

“Os óculos podem fornecer alguma proteção, mas obviamente um par de óculos normal, as partículas do ar que teoricamente entram no olho podem facilmente contornar os óculos”, disse Glatt.

De acordo com a Dra. Lisa Maragakis, também é provável que os óculos “possam representar um risco maior de tocar os olhos com mais frequência e potencialmente contaminá-los ao remover, substituir ou ajustar a 

Maragakis, que escreveu um editorial que acompanha o novo estudo, é o diretor sênior de prevenção de infecções do Sistema de Saúde Johns Hopkins.

Ela e Glatt observaram que o estudo foi baseado em uma amostra relativamente pequena e precisa ser replicado em pesquisas futuras que envolvam mais pessoas.

“É um estudo provocativo. É um estudo muito interessante”, disse Glatt. “Certamente há ciência por trás disso para sugerir que poderia ser um efeito causal, mas obviamente precisa ser estudado de uma forma mais rigorosa ou outros estudos precisam confirmar esses mesmos resultados”.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador