Os pombos, crônica de uma tragédia anunciada

Caminhava hoje pela manhã em direção ao escritório hoje quando fui assaltado por uma cena épica inusitada. Na calçada ao lado do muro da Escola Estadual que fica na Rua Pedro Fioretti, Centro de Osasco, dois pombos disputavam ferozmente algo. Ao chegar mais perto das aves vi que elas estavam disputando um pedaço de carne.

Pombos carnívoros! Grande novidade esta. Imediatamente lembrei-me do filme “Os Pássaros” (1963), obra prima de Alfred Hitchcock em que as aves passam a matar e a comer seres humanos após provarem o sangue da protagonista. A primeira vez que vi este filme na TV, no início dos anos 1970 quando era criança, fiquei apavorado. E passei a usar indiscriminadamente meu estilingue contra qualquer passarinho, inclusive aqueles que não poderiam ser limpos, fritos e devorados.

O pavor que me invade na atualidade é outro. Algo semelhante ao filme de Hitchcock ocorrerá no Brasil. Se realmente conseguirem sangrar e derrubar Dilma Rousseff tucanos e peemedebistas pretendem sugar o sangue dos brasileiros mais pobres para satisfazer a ambição do mercado que eles representam. A voracidade, rapacidade e ferocidade dos agentes do é tão grande quanto os pássaros do filme referido. A única forma dos trabalhadores sobreviverem à invasão do Estado que eles pretendem consumar é matando-os de uma maneira ou de outra?

Pobres pombos. A fome certamente obrigou-os a trocar o pão pelo bife mal passado perdido ou descartado por alguém. Os parentes destes pombos na Síria provavelmente também tiveram que mudar os hábitos alimentares em razão da guerra. Um frio percorre minha espinha. Estariam aqueles dois pombos se preparando para algo inevitável que afetará as vidas de todos os brasileiros, sejam eles humanos ou pássaros?

Os pombos brigando por um bife conseguiram, sem querer, devorar minha imaginação. Seria esta imagem um símbolo do conflito entre Dilma Rousseff e Michel Temer? Duzentos milhões de brasileiros estão condenados a ser reduzidos à condição de um pedaço de carne disputado por dois políticos? Não temos nós, humanos cidadãos, o direito de escolher quem será nosso presidente do país?

A carne entre os bicos dos pombos era morta, não podia reagir. Os brasileiros divididos por Michel Temer entre seus comparsas do golpe de estado e os cidadãos que votaram ou não em Dilma Rousseff que desejam o respeito à CF/88 ainda pode se rebelar. Que a rebelião comece, e que seja tão pacífica ou violenta quanto for necessária para livrar o Brasil de Eduardo Cunha, Michel Temer, FHC, Aloysio Nunes, José Serra, Aécio Neves e outros golpistas. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador