Pandemia acelera fuga de cérebros do Brasil

Com advento do home office, empresas estrangeiras contratam pesquisadores e profissionais para trabalhar no país e receber em moeda estrangeira

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A pandemia de covid-19 e a estagnação da economia brasileira aceleraram a fuga de mão de obra altamente especializada do Brasil, deixando o país com poucas chances de competir com o que é oferecido por Estados Unidos, Canadá e Europa.

E com a expansão do home office, o profissional sequer precisa sair do Brasil para trabalhar no exterior – e recebe em moeda estrangeira, exatamente no momento em que o real sofreu uma forte desvalorização. Por conta disso, não existe produtividade que aumente quando um país qualifica a mão de obra, mas não consegue continuar competitivo para mantê-la.

A preocupação esse cenário foi externada por Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, parque tecnológico do Recife com 1500 vagas abertas sem conseguir preencher. “Se o trabalho remoto ficar permanente, isso vai pôr o mercado de tecnologia em risco no Brasil. Não tem como competir com a Alemanha. Um desenvolvedor de software em São Paulo ganha meio salário mínimo alemão”, diz Lucena, em entrevista ao jornal O Globo.

Entre outros motivos citados para citar o país, estão a falta de recursos para a manutenção de laboratórios e a política. “O pesquisador se pergunta: será que o que vou pesquisar vai provocar grupos conservadores radicais que podem me perseguir nas redes sociais? Se ele tem condições, sai do país”, diz Ana Maria Carneiro, professora da Unicamp.

 

 

Leia Também
Brasil Milênio: A batalha pela inovação, o caso Biomanguinhos
Brasil Milênio: O planejamento pós-Bolsonaro, na TV GGN
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olha, desde 2014 para cá venho procurando, procurando e, sinceramente, não encontro vida inteligente no Brasil. Não me parece pelo home-office que intensificou agora mas sempre existiu, acredito mais que a burrice disseminada nas redes pegou e passou a ser bem remunerada.
    Analisando o momento, o sujeito minimamente preparado olha um bozo e seus filhotes, um pazuelo e outros generais de chinelo, uma damares, um “arnesto idiota”, um sales, uma regina duarte, o imbecil da fundação palmares, bispos, apostolos e outros incompetentes que compõem a zumbilandia que se arrasta no poder executivo e deve se perguntar (o sujeito minimamente preparado): Porra, o que estou fazendo nesta merda aqui?

  2. A pandemia como descrito no inicio do primeiro parágrafo não tem nada a haver com a história. A covid existe em todos lugares. O que não tem é mais incentivo a pesquisa nas universidades (falta de bolsa para alunos e recursos para pesquisa) e os salários miseraveis pagos aos formados aqui no Brasil. Um profissional graduado em Ciências da Computação com formação na programação de jogos ganha hoje menos de 3 mil reais no Brasil. O Canadá está buscando deste profissional e trabalhando em casa ganha 3000 mil dólares canadenses com apoio a educação, saúde e alimentação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador