Expansão é aposta para suprir demanda de energia

Para atender a demanda de energia elétrica, prevista para crescer a uma média de 4,7% ano segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o governo aposta na expansão da capacidade instalada, com a inclusão, em 2013, de 8.500 MW provindo de novas hidrelétricas e térmicas que passarão a entrar em operação.

Em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada nesta quarta-feira (9), em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, garantiu que não haverá desabastecimento de energia, e reforçou que o corte de 20% nas tarifas vai acontecer. A Aneel já estuda uma forma de ratear os custos de geração das térmicas durante o período de secas

De acordo com Hermes Chipp, presidente do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) a previsão hidrológica é favorável para os próximos meses, e a previsão é que as térmicas passem a ser desligadas gradualmente a partir de abril.

Estoque

O ministro de Minas e Energia também afirmou ontem que o estoque de energia que o país possui hoje evita qualquer risco de apagões, como o que aconteceu em 2001. Há 121 mil MW em estoque atualmente, mas a previsão da EPE e ONS para os próximos anos é que esse estoque diminua, a medida que o consumo aumente.

Para evitar um gargalo de energia nos próximos anos –principalmente com a realização da Copa e das Olímpiadas- o governo terá que cumprir a risca o calendário previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Nos últimos dois anos o eixo de energia recebeu investimentos da ordem de R$ 87,6 bilhões, com um aumento de 4.244 MW no parque gerador brasileiro, e a conclusão de mais de 3.300 km de linhas de transmissão e subestações. Além do que já está concluído, outras obras em andamento devem aumentar a capacidade de geração do país em 28.022 MW com a construção de 11 hidrelétricas, 28 térmicas, 87 eólicas e nove PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas). De acordo com o último balanço do PAC, divulgado em novembro passado, todas as obras de energia elétrica estão no cronograma.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome