Para entender os dilemas e a estratégia do PT para as eleições em São Paulo, por Luis Nassif

Lula continuará fazendo apelos pela unidade enquanto vai preparando o terreno para sua estratégia aliancista.

Nesse início das prévias para a escolha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, a sinuca que Lula (e o PT) enfrentam em São Paulo é a seguinte:

  1. O candidato de consenso, Fernando Haddad, não quer se candidatar. Em parte devido aos receios de nova derrota, ante o antipetismo que se espalhou pela cidade e pelo estado.
  2. Os irmãos Tatto controlam as bases do PT, através de um trabalho diuturno de muitos anos. Se a escolha for entre os filiados, ganha Jilmar Tatto. E as possibilidades de vitória são objetivamente de zero.
  3. Todos os demais pré-candidatos – Alexandre Padilha, Carlos Zarattini, Paulo Teixeira, Nabil Bounduki – defendem a ampliação da aliança, compondo com candidato de fora do partido.
  4. O único candidato fora do partido com potencial eleitoral é a ex-prefeita Martha Suplicy. Mas, devido às suas posições polêmicas no processo do impeachment, todos os defensores da candidatura ficam pisando em ovos.

A partir dessas constatações, a estratégia adotada parece ser a seguinte:

  1. Lula continuará fazendo apelos pela unidade enquanto vai preparando o terreno para sua estratégia aliancista.
  2. As prévias não serão definitivas para a escolha do candidato. Mas serão essenciais para se reaproximar das bases, voltar a ouvir a periferia, retomar políticas urbanas de cunho social.
  3. Haverá a tentativa de ampliar as discussões, incluindo gente de fora – leia-se Marta Suplicy e talvez Luiza Erundina. Seria uma maneira de naturalizar a aproximação com Marta.
  4. Nesse ínterim, serão intensificados os esforços para convencer Haddad a se candidatar. Enquanto não decide, o grupo aliancista lança o advogado Marco Aurélio Carvalho como pré-candidato para, digamos, guardar lugar. Marco tem tradição associativa, organizou grandes eventos e grupos de militância entre advogados; tem sido um fiel defensor do PT desde que entrou na vida pública. E tem suficiente discernimento para saber que a candidatura ideal seria Haddad-Marta.
  5. Tenta-se animar Haddad com as pesquisas eleitorais. Nelas, quase 50% da população diz poder ser influenciada pela opinião de Lula. Marta tem posição sólida na periferia e ajuda a diluir resistências nos Jardins. A dobradinha Haddad-Marta teria lugar assegurado no segundo turno.
  6. Próximo ao final do prazo, se a militância tiver assimilado Marta, e se Haddad tiver assimilado as possibilidades de vitória, lança-se a chapa.
Leia também:  40 anos: O paradoxo PT, por Ricardo Cappelli

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

37 comentários

  1. Qual o problema com Jilmar Tatto? Se ele representa a militância deveria ser ele a representar o partido mesmo que a derrota seja certa. Na próxima eleição, talvez faça melhor. Veja o exemplo de Freixo no RJ.

    6
    7
    • Cara,você ainda tem o desplante de botar a cara pra bater depois de “copidesquiar” tantos clichês sem-vergonha no Google? Diogo Mainardi,já punido por Deus,Mario Sabino,sabotador/maquiador da relação de livros + vendidos da Veja,e um outro descarado,estão lhe esperando de braços abertos.Você está despejando seu cocô no lugar errado,e ainda tem quem gosta.Por óbvio,seu nome não é esse.

    • Como cretino que é,escreveu pouco para não dá na pinta.Desde da existência do Blog,você foi o maior enganador que apareceu por aqui.Aliás,”infiltrado”.

      1
      2
  2. “As prévias não serão definitivas para a escolha do candidato.”
    Tradução: Se os filiados teimarem em escolher “errado”, daí vale o bom e velho dedazo intervencionista do tio Lula.

    Bruno Covas, por já ser prefeito e por constituir-se legítimo representante da direita civilizada, alguém que põe o Alê Youssef na Cultura, por exemplo, tem lugar praticamente certo no segundo turno. Disputar contra uma dupla em que um deles ostenta a sigla PT vai ser mais fácil que empurrar bêbado na ladeira.

    8
    4
  3. O Poder pelo Poder. Sonham inclusive com a volta das traições de Marta Suplicy. O desespero é enorme. 9 décadas de Estado Caudilhista Esquerdopata Fascista. O que interessa é a continuidade da estrutura. Falando nisto, qual é a Cidade a conquistar seus despojos? São Paulo? As Elites Parasitárias não tem limites. Nem vergonha na cara. Marta Suplicy como possibilidade? O que não se faz pelo Poder? Precisa ter muito estomago e não ter olhos nem narizes.

    4
    17
    • Parei de ler quando cheguei em “esquerdopata”. Quem desumaniza pessoas de esquerda não merece ter sua opinião considerada.

  4. Haddad já começaria a ter que responder a pergunta “se ganhar cumpre o mandato até o fim ou sai no meio?” Doria fez isso e perdeu feio na capital pro quase desconhecido Márcio França. Isso é que dá o pt ter se afastado das bases.

    2
    1
  5. Haddad já começaria a ter que responder a pergunta “se ganhar cumpre o mandato até o fim ou sai no meio?” Doria fez isso e perdeu feio na capital pro quase desconhecido Márcio França. Isso é que dá o pt ter se afastado das bases.

  6. Como já falei anteriormente Haddad-Marta é o abraço dos afogados!
    O ex-prefeito faz muito bem de não querer sair candidato. Chamar a Marta é confissão de falta de amor-próprio!
    Recomendaria a leitura da biografia do Golbery. Ou ainda a leitura do artigo na Opinião de 11 de março de 74 (http://memoria.bn.br/pdf/123307/per123307_1974_00070.pdf) , pois quem despreza a História esta fadado a cometer erros passados.

    11
  7. Economize-se o Haddad e tentem a Marta com outro vice.
    Se ela fizer uma campanha inteligente vai se eleger.
    Haddad foi fraco enquanto prefeito, enquanto que a Marta é imbatível quando comparada.

    4
    12
  8. teu preconceito fica flagrante qdo não cita o nome de EDUARDO SUPLICY, uma unanimidade em simpatia dentro e fora do partido ..embora eu tb reconheça que a imagem dele, dum cara alienado e desconectado, precisaria ser melhor re-trabalhada pra não ser massacrado por qq adversário

    6
    4
    • Hei seu Romanelli deixe Amoraiza em paz, ela está coberta de razão.Duda Supla está em outra dimensão,bem além da ionosfera.

      1
      6
    • Tenho falado sobre isso e o polegar pra baixo bombou. Como ninguém explicou o motivo fiquei sem saber o motivo. No atual momento alienação e desconexão (nem concordo muito que haja isso) pode angariar voto. Se Eduardo Suplicy seria um bom prefeito é problema para o futuro e nem deve ser considerado importante nesses tempos sombrios, o que vale é ser eleito. Dentre esses pré candidatos é o que tem maior chance. Bolsonaro se elegeu sem comparecer a debates. Doria se elegeu porque os eleitores o preferiram a Haddad. Por pior que tenha sido Haddad foi pior do que Dória, pior do que Bruno Covas ? Não foi.

      2
      2
      • Duda Supla nasceu para outra coisa,politica deixou para Martaxa.Tenho a impressão que o Papa Francisco o receberia de braços abertos.

  9. Ah sim, vc tb não citou Mercadante !!
    Em tempo, não sei se por eu nutrir certa ANTIPATIA pela ADMINISTRAÇÃO de Haddad e equipe ENQUANTO PREFEITO de SP (não como ministro da educação), do que sinto, vejo que aqui na periferia a memória pelos DESSERVIÇOS dele ainda estão muito presentes. (multas, velocidade, corredores jogados, ciclovia, tarifas e IPTU, projetos que geraram desapropriação e paralização por ex)
    Marta, que pra mim, pra minha região, foi a melhor prefeita, tb tem certa resistência, o que pra mim parece até INCOMPREENSÌVEL e irracional. (fez posto, CÈUS, uniformes e transportes, bilhete unico, revitalização do centro etc)
    nota – curioso lembrar que qdo queriam, NA MARRA, implantar ciclovia (e que HADDAD prometeu usar por toda vida – o que não durou UM MÊS ..rsrsrsrs) eu criticava o projeto por achá-lo inapropriado da maneira como vinha sendo tocado. À época lembro que um dos assessores ARROGANTES diria que “o povo reclama mas acostuma”, pois é, hoje penso, parece que não foi bem assim, pois a marra da população daqui continua firme e forte.

    6
    4
    • Meu querido,eu te conheço desde que a terra era redonda e você não muda esses seus comentários mais antigos de que fazer de cocoras.Eu já me aposente,tornei-me pensionista pelas mãos do destino,recebo previdência privada,ainda laboro,e tu não mudas?Tome um banho de loja ou vá ler,se nada mais der certo,tente outra coisa.

  10. As campanhas do PT para a prefeitura sempre são muito estranhas, as vezes tão engessadas que chegam a lembrar os tempos da lei falcão….e triunfos para apresentar não faltam….. bilhete único, passe livre, gp de formula um, sambódromo, céus, distribuição de material escolar e uniformes, reforço da merenda, transporte escolar gratuito, corredores de ônibus, modernização da frota e regulamentação das vans, saneamento das contas, entre outros….. benefícios que a população usufrui até hoje…….mais importante que o candidato é trazer isso à memória do povo paulistano……

  11. Óbvio que Martha tem que compor a chapa,além dos méritos dela,foi uma das que previu que Dona Dilma seria um desastre ferroviario.Dilma a detesta,sabem por que:Martha foi escalada para “comunicar” a então Presidenta o cumprimento de um certo acordo.Sabem o que ouviu de volta:Daqui não saio,daqui ninguem me tira.Quatro “Ravengares” sopraram isso nos ouvidos moucos dela:Zé Cardoso,Aloisio Mercadante,Tarso Genro e Ciro Gomes.Estão vendo por que não levo muito a sério seus pitacos infantis.

    3
    5
  12. Sinceramente eu acho que aceitar a Marta traíra de volta é simplesmente falta de vergonha na cara.
    É preciso parar de destruir a estratégia política pelas conveniências eleitorais e passar a usar a campanha eleitoral para desenvolver a estratégia política. Esse oportunismo eleitoral, submetendo a política do partido aos interesses eleitorais imediatos tem resultados desastrosos.
    Mas no caso da traíra Marta não se trata nem de cálculo político e sim de respeito próprio mesmo, dá nojo só de pensar que estejam cogitando aceitar aquela traidora de volta.

    6
    3
    • A mim ela não precisa pedir nada,nem autorização para fazer outro botox.E olhe minha filha que nem petista sou.

  13. Maduro se cair vai preso perpetuamente, entre outros ‘autocratas’;
    Bolsonaro se deixar Moro se candidatar em 2022, não segura o ex-juiz que assim sendo, pode jogar uma pá de cal no filho;
    Logo, Lula não largará o protagonismo petista, tbm por questão de sua sobrevivência e de sua prole.

    2
    3
  14. Haddad candidato so se for pra pregar ele numa cruz.e tirá-lo da disputa presidencial. PT deve compor e deixar de ser arrogante tanto em SP quanto no Rio.

    Se tem bala pra ganhar não desperdice munição numa eleição com pinta de derrota.

  15. Radade não quer pois o grande objetivo dele é continuar a escrever para o jornal golpista criticando Dilma e elogiando fhc

    2
    3
  16. Li um otimo e ironico comentario da Cristiana Castro onde ela discorreu sobre o “governo de Deus” que ai está, o qual, tem passe livre pra massacrar o povo pq o Messias teria sido escolhido pra isso e, contra ele seria como concorrer contra Deus….e que, diante disso, que a esquerda escolha outras vias que não a disputa eleitoral contra o enviado de Deus

  17. Fernando Haddad, é um grande ativo do PT que precisa ser ainda mais potencializado, caminhando com Lula pelo Brasil, onde as eleições municipais deste será uma grande oportunidade para reafirmar Fernando Haddad, como representante do PT e do Lulismo.

    Lembrando que Fernando Haddad, recebeu mais de 31 milhões de votos no primeiro turno, e mais de 47 milhões de votos no segundo turno.

    As eleições municipais eram fundamentais para o PT antes de 2002, para poder provar que tinha condições de governar este país.
    Mas em 2002 tudo mudou. O PT pegou um país arrasado pelos governos de FHC, que estava de joelhos e pires na mão diante do FMI.
    Mas agora o PT não precisa provar mais nada, Já é a principal alternativa de poder, e tem condições de trazer o emprego com carteira assinada de volta e reconquistar a respeitabilidade internacional.

    As eleições municipais são importante, mas o fundamental são as eleições de 2018.

    Caso Lula seja o candidato em 2018, Fernando Haddad poderá ser candidato a senador ou governador, e poderá continuar percorrendo o Brasil ao Lado de Lula.

    1
    1
  18. FORA DA PAUTA.
    Flávio Dino propõe mudar o nome do PT,acho que atendendo apelos da Nova Republica do Maranhão.Esse aí,com esse papo, Lula não chamaria nem para disputar a vereança em São Bernardo.

  19. FORA DE PAUTA.
    Eu pediria aos comentaristas ou colaboradores daqui,que por gentileza,declinassem de avaliar comentários,opiniões,críticas,avaliações,o escambau de Mussurunga,feitos pelo acima assinado:1) Nunca fui cadastrado;2) Não me sinto confortável sendo avaliado por pessoas que não tiveram a mesma sorte com livros que eu;3) Eu não fui,não sou e jamais serei um Bolsonarista;4) Minhas observações são endereçadas única e exclusivamente ao senhor Editor do Blog.
    Agradeço antecipadamente,ao tempo que envio meus elevados votos de alta consideração e respeito.D.J.

  20. Deixem os sete camundongos agirem livremente, sem pressa ou outro constrangimento qualquer, até março, quando se decidirá a questão do candidato a Prefeito do partido na Capital paulista. O queijo disponível não é muito nem dos melhores, mas, sem dúvida, será suficiente até lá. O resto são ilusões de uma argumentação ultrapassada, já no nascimento do partido, que, não obstante, ainda passam por válidas ou meritórias para muita gente no Partido,gente ultrapassada também.

  21. ALGUÉM AÍ ALERTE LULA!!! No PT da Bahia Rui como TORPEDEIRO está prestes a lançar a Major TORPEDO no dia 2 de fevereiro, Dia de Festa no Mar, domingo depois de amanhã.

    VAI DESTRUIR O PT DE SALVADOR!!

    Rui, desista de lançar o TORPEDO. Major, não aceite o papel de TORPEDO. É evidente que não ganhará a Eleição e será Peça Inútil, Nociva a toda a Esquerda e ao Processo Democrático.

    FIQUE ALERTA LULA!!! FIQUEMOS ALERTAS TODOS!!

  22. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome