Para não dizer que não falo de equinos, por João Sucata

Para não dizer que não falo de equinos, por João Sucata

CELULAR  E RADIO SPIKA

Outro dia, indo ao estádio, notei que enquanto o jogo corria haviam pessoas que viam seus celulares o tempo todo. Virulizou. Tá todo mundo xarope. Para que ir ao campo, para que encontrar amigos? O meio é o  fim, como disse um filósofo. De repente me vi 50 anos antes, quando assistia  um clássico Palmeiras x Corinthians no Pacaembú e grande número dos presentes exprimia um tijolo na orelha, o rádio Spika, um pequenino radinho de pilha, importado do Japão, que era a grande novidade.  O sujeito reagia mais ao radinho do que ao que acontecia no campo, exprimia ele na orelha o tempo todo, como se quisesse que lhe entrasse na cabeça. Bem, era uma moda que deixou muita gente preocupado, pois assim era também pela rua: todo mundo gostava de andar com aquele treco na orelha, muita gente morreu atropelada por prestar atenção no Spika e não na rua. A moda durou mais de dez anos e acabou. Moda é moda, coisa de gente. Os burros são diferentes: há séculos gostam de alfafa e capim.

PAULISTA OU CONTINUAÇÃO DA COPA SÃO PAULO?

A primeira rodada do Campeonato Paulista mostrou os grandes de sempre e muitos clubes do interior desconhecidos do grande público e até da crítica. E com  estes parecem vir algumas promessas, mas também muito grosso. Acertou a Federação Paulista em manter o campeonato, pois é oportunidade de clubes esforçados e respectivos jogadores mostrarem o que sabem fazer. Os grossos completam os times, muitas vezes eles superam a falta de talento com garra e correria.

ESTADUAIS: OS GRANDES DECEPCIONARAM

Entre as decepções no paulistas o Santos  sofreu para empatar com o São Bernardo na Vila Belmiro. Lucas Lima sempre destaque. Lucão do São Paulo, em compensação, mostrou porque amarga a reserva, fazendo um pênalti desnecessário, que permitiu o empate. No Itaquerão o Corinthians bateu o XV de Piracicaba com um golzinho desesperado encontrado nos descontos.  O que fez mais foi o Palmeiras, que bateu o Botafogo de Ribeirão Preto, na ex capital do café, por 2 x 0. Mas quem viu o jogo não ficou convencido. O Verdão tem alguns jogadores abaixo da média que o clube merece. Enfim, tudo indica que  os quatro grandes entraram desarranjados, agora quem entrosar primeiro e tiver mais craques pode sair na frente. No Rio, Flamengo e Fluminense decepcionaram , o Vasco ganhou, em Minas foi o Cruzeiro que empatou e o rival Atlético ganhou. Em resumo, é só o início, os times engatinham, é preciso paciência.

BARCELONA X ATLÉTICO DE MADRI: ESPETÁCULO, MAS  DE UM TEMPO SÓ

Mais uma vez o Barcelona deu seu show, desta vez contra o ótimo time do Atlético de Madri. É notável a rapidez e habilidade como os homens de meio de campo e do ataque do Atlético trocam bola. Sem dúvida o técnico argentino Simeoni é o responsável pelo sucesso, pois não há galácticos em seu time. O Atlético começou ganhando, marcando o primeiro gol. Do outro lado porém estava o Barça, com seu jogo de conjunto, digno de comparação com uma orquestra sinfônica. O Barça ainda tem craques que, quando é necessário, fazem a diferença.  Não é por outro motivo que trocaram bola com toda tranquilidade até fazer dois gols. No fim do primeiro tempo o brasileiro Luiz Felipe resolveu mostrar suas qualidades equinas e foi expulso. O Barça não forçou e nem quis dar baile, o placar continuou 2 x 1 até o final.

CRAQUE, CAVALO, IRRESPONSÁVEL E NÃO INTELIGENTE

Felipe Luis um dos bons jogadores do Atlético de Madri, foi expulso por entrar de sola no joelho de Messi. Mostrou dotes cavalares, já tinha feito quatro faltas anteriores, foi irresponsável e parece lhe faltar inteligência, prejudicou sua carreira, seu time  e o espetáculo. Finalmente não acertou a solada, pois a perda de um artista como Messi seria imperdoável, pelo menos para quem gosta de futebol e não de MMA. Perdoem-me o falta de inteligência, mas às vezes quem fala o que acha, apesar de expressar opinião, pode ser processado por injuria.

PUNIÇÕES PARA CAVALOS, CRAQUES OU NÃO

Não gosto do cheiro de povo, disse uma vez o presidente general ditador Figueiredo, enquanto cuidava dos cavalos. Tem jogador que ficaria melhor convivendo com a raça equina. Já se discutiu como proposta para punir os que causam contusões com entradas faltosas e dolosas (intencionais)  e as vezes até aposenta outro colega, que fique proibido de jogar futebol até que a vítima readquira condições de voltar a campo. Se o vitimado tiver que se aposentar, o portador de ferraduras também terá. Seria ótimo. É preciso, também, que os contundidos e os clubes entrem com ações de indenização contra os portadores de ferraduras. Afinal, botinada, ou qualquer tipo de agressão, é ato ilícito e se causa prejuízo, esta deve ser indenizada. Tem gente que só pensa um pouco mais quando é atingida no bolso.

João Sucata

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador