Para onde vai a liberação de armas de Bolsonaro, por Luis Nassif

Como é que as Forças Armadas - que deveriam ter o monopólio da força no país - e a Polícia Federal compactuam com essa loucura? Bom, aí a explicação é sobre o caráter dos homens públicos brasileiros à frente das instituições nacionais.

Os dados abaixo são das investigações da Polícia Civil do Rio

Segundo O Globo de hoje:

“As investigações concluíram que a maior parte dos roubos é patrocinada por traficantes de drogas e milicianos. Eles emprestam armas para os assaltantes. De acordo com um levantamento da Polícia Civil, tráfico e milícia são responsáveis por cerca de 79% dos roubos de veículos praticados na capital; 73% em municípios da Baixada Fluminense; e 84% em Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana. Em relação aos roubos de cargas, as facções criminosas e os paramilitares têm participação em pelo menos 65% dos roubos na capital, 64% na Baixada e 62% em Niterói e São Gonçalo”.

Nem a hipocrisia nacional resiste a essa lógica.  Bolsonaro é ligado às milícias. A posse e o comércio de armas é uma das principais atividades da milícia. Em termos de grupos, a flexibilização da compra de armas beneficia especialmente as milícias e os clubes de tiro – ambos os setores estreitamente ligados ao bolsonarismo.

Como é que as Forças Armadas – que deveriam ter o monopólio da força no país – e a Polícia Federal compactuam com essa loucura? Bom, aí a explicação é sobre o caráter dos homens públicos brasileiros à frente das instituições nacionais.

Não honram nem sua história nem sua responsabilidade institucional.

Luis Nassif

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Como é que as Forças Armadas – que deveriam ter o monopólio da força no país – e a Polícia Federal compactuam com essa loucura?”

    Porque são bolsonaristas, ora, ora! O quê que falta pra aceitar? Essa é a Lei do mercado: qualquer um que apontar pra desigualdade ESTÁ FERRADO. É em nome disso que a tal “meritocracia” foi disseminada, assim como as mentiras sobre os DHs, sobre os Direitos Civis de minorias, etc. Sobre os Direitos Sociais, nem se fala.

    O Mourão falou com todas as letras pra todo mundo entender: o capitao boçalnaro é, segundo o general, somente “mais físico que intelectual”. Ou seja, enquanto se recusarem a aceitar que sao todos feitos da mesma lama, do mesmo barro, diferindo só o tempo de cozimento, já era, a boçalidade e a mentira vão estar sempre dois, tres passos aa frente.

  2. Esse é o plano e Bolsonaro = armas pra sua PM-lìcia. Aí quando estourar de vez a economia, que congresso vai tirar via impeachment esse boçal quando as PM-lícias fizerem manifestação pelas ruas do país com armas bem a mostra? As Forças Armadas já estão devidamente compradas nas duas pontas: o andar de cima das FFAA estão com as delícias do poder, lotados em cargos do governo (além das boquinhas pros filhotes) e o de baixo das FFAA recebendo aumentos e vantagens numa época em que o país não tem dinheiro pra saúde e educação.

  3. Sou analiste tributário da receita federal do brasil, exercendo o cargo no setor de remessas postais do galeão. Desculpem o pseudônimo, mas é para garantia.
    A Receita Federal do Galeão passa 100 POR CENTO das encomendas postais vindas do exterior no RAIO X.
    Diariamente apreendemos miras telescópicas, máquinas para fazer cartuchos, miras a laser, partes de coronhas, carregadores, partes de armas diversas, silenciadores, ferramentes de armeiros.
    É pena eu não poder postar fotos do armário onde colocamos estas encomendas. Elas ficam à espera do representante do Exército Brasileiro, que liberará ou não o ingresso. 99% destas encomendas vêm sub-faturadas. Máquinas que custam 1000 dólares vêm valoradas em 50.
    Não pensem mais que estas armas continuam vindo de contrabando. Cada vez mais a entrada É LEGAL, inclusive ARMAS LONGAS.

  4. A facilitação da compra e uso de armas tem dois objetivos:
    – em primeiro lugar, ganhar apoio do eleitorado. A maior e mais confiável informação sobre a aceitação do armamento é o plebiscito, que abrangeu todo o eleitorado do país, o qual deu dois terços de aprovação para a continuidade do comércio de armas. Essa grande maioria ficou furiosa com o governo, que em vez de facilitar piorou muito as condições para compra de armas. O PT desprezou 66% do eleitorado, que deu o troco mais à frente, principalmente insuflado pelos bolsonaristas.
    – fornecer armas para montar milícias com bolsonaristas de raiz. Não são as quadrilhas de policiais chamadas milícias, mas milícias verdadeiras, ou seja tropas irregulares compostas por não-militares. Cada pessoa com registro de atirador-caçador-colecionador pode comprar por ano uma quantidade de armas suficiente para armar pelo menos um pelotão.
    A maioria dos não bolsonaristas que tinham recursos se recusaram a comprar armas, e serão alvo fácil se houver uma insurreição armada, do tipo da que ocorreu na Indonésia, com centenas de milhares de mortos.
    As grandes quadrilhas e as quadrilhas policiais (“milícias”) não precisam da liberação de armas, pois têm seus canais que funcionam bem. Em 2018 encontraram 110 fuzis de assalto numa casa próxima à de Bolsonaro, e mais de mil no Paraguai aguardando transporte. Não precisarão de armas de esporte para suas atividades.

    1. A esquerda domesticada meu caro Velho, adora dar bandeiras pra Bolsonaro levantar e a questão do desarmamento foi uma delas e que garantiu milhões de votos fieis a Bolsonaro. Não se brinca com a segurança das pessoas. Os desarmamentistas ofereceram segurança e o que entregaram foi o medo à população, que desarmada ficou à mercê de um polícia violenta e corrupta e de bandidos não fardados e armados também.

  5. Ora, ora, ora….vc é um cidadão, tem lá seu carguinho, seu empreguinho, seu escritorinho….aí te chamam pra participar de um conselhinho…..tem tanta gente pra se chamar, com vontade de fazer, mas te chamam, aí vc não faz e deixa o troço se acabar por falta de ação, o que seria isso? Prevaricação, preguiça ou simples sentimento patriótico?!?!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador