Para ser chefe do PCC, Marcola virou informante da polícia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo descobriu mais de 30 centrais telefônicas mantidas pelo primeiro Comando da Capital (PCC) entre 2001 e 2002 graças a uma das lideranças da facção que se tornou informante da polícia.
 
Marcola, como era chamado Marco Willians Herbas Camacho, almejava ser o chefe do PCC. Mas precisava passar por cima das então lideranças José Márcio Felício, o Geleião, e Cesar Augusto Roriz Silva, o Cesinha. Elaborou então um plano: enregar os números de telefones deles para serem isolados pela polícia civil.
 
Assim Marcola se tornou informante do Deic de São Paulo. Por meio de sua advogada Ana Olivato, entregou os números não só de Geleião e Cesinha, mas também de cerca de 30 centrais telefônicas que o PCC usava para combinar operações, assaltos, atentados, tráfico e sexo. 
 
As informações, que estavam em sigilo, foram divulgadas pelo procurador de Justiça Márcio Sérgio Christino, responsável por comandar as investigações durante quase 10 anos no Ministério Público Estadual (MPE). O procurador publicou o livro “Laços de Sangue”, que traz os bastidores das investigações.
 
O livro foi publicado com a apresentação do delegado Ruy Ferraz Fontes, que, ao lado de Márcio Christino, atuava nas apurações da polícia estadual contra o PCC. É na página 105 que aparece a revelação, divulgada pelo Estadão:
 
“Depois de ascender à liderança, o vaidoso Marcola, o Playboy, almejou mais. Ele queria ser líder do PCC. Mas de que maneira ele neutralizaria Cesinha e Geleião? Ele virou um informante – foi ele quem entregou para a polícia os números dos telefones usados por Zé Márcio e por Cesinha”.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que será julgado?

    O PCC é conhecido por sua implacabilidade com os “caguetas”. marcola, seu “presidente” é cagueta. Será que será julgado e morto pelos “irmãos”?

  2. Está mais parecendo

    Está mais parecendo conspiração para derrubar o Marcola. Bem oportunista essa informação de que o lider da maior organização criminosa do país, o PCC – depois do Ministério do Temer, é informante da polícia.

  3. o circo vai pegar fogo..

    .. isso vai dar um bode danado.. acho que a caguetagem é o pior crime para a bandidagem sindicalizada.. é pena de morte.. se restar comprovado terão pela frente o seguinte dilema: cumprir “a lei” é difícil.. não cumprir, também..

    1. mais….

      É sério que a Impresa irá replicar esta conversa fiada? Que os caras tem superpoderes, que tem rede de informação e financiamneto que não temos na sociedade brasileira? A culpa é do Marcola, a culpa é do BeiraMar…O Escadinha mandava no RJ. Preso, depois solto, virou Evangélico. Morreu no meio da rua. Até hoje seus assassinos estão passeando pelo RJ. O tráfico de drogas não parou nunca. Marcola não pode ir ao banhieiro sem mostrar a bunda. É este o homem que comanda SP? O Tráfico de Drogas é controlado por favelados e não em altos escalões da Polícia ou Helicópteros e Fortunas Congressistas? Nosso nível tupiniquim é baixo, mas até para nós é muita balela para ser engolida. Até o Ministro, já sem paciência, contou a verdade. Onde estão os assassinos do Comandante da PM? Não mostraram nem a cara do motoboy, que sequestrado na fuga, quase foi linchado na “averiguação” policial. O Brasil está mudando !! O Exercito há 10 dias na Rocinha começo a encher o saco !! Quebrou a caixinha desta favela que gira em torno de 10 milhões de reais por semana. Até as pedras sabiam disto. A Imprensa não? Como disseram o traficante colombiano extraditado para os EUA. depois outro italiano, escondidos em SP há 10 anos. Como conseguiram tal feiito? Pagando a Polícia paulista. “Querem acabar com o Trafico no Brasil? Acabem com o DENARC/SP”. Que álias, depois desta afirmação foi todo desmanchado.  E a assombração que apavora terras paulistas é o tal crime organizado, pcc, Marcola? Assombração não existe !! O que existe é o que o próprio Ministro da Justiça afirmou. E o pior? Toda República Brasileira não caiu.  Assaltos milionários com quadrilhas “passeando” por SP e pelo Brasil. A culpa é de gente que não vai ao banheiro sem pedir ordem !! Só mesmo nesta Fantasia Tupiniquim. 

  4. PCC

    PCC é só griffe de fachada.

    A rota da cocaína pra Europa passa por São Paulo e Porto de Santos, e não é de meia dúzia de trouxinhas.

    Quem controla todas as instiruições estatais de São Paulo?

    Quem controla o Porto de Santos?

    1. pcc….

      Caro sr.José…: falou tudo !!! Será que continuaremos com esta fantasia farsante tupiniquim?! Porto de Santos, que álias, é capitania hereditaria de Temer e Família Covas. Será que acontece algo neste porto, sem que os tais saibam? O Brasil é surreal !!

  5. Não acredito nessa

    Não acredito nessa simplicidade e Marcola não é chefão de p. de nada. Não passa de um fantoche enquanto a real chefia não aparece. É um ator.

    O PCC é parte do projeto da elite paulista para dominar o resto do país. É só juntar os pontos: quando surge, como se agiganta, como se alastra, como substitui antigas máfias locais e como “não tem controle”. Ninguém o consegue atingir mortalmente.

  6. PCC é muito maior

    Não acredito que o Marcola seja o chefão do PCC.

    Esta semana foi divulgada informação, na imprensa estrangeira, de que o PCC ampliou o seu domínio e atua internacionalmente no tráfico de drogas. Organização muito poderosa…

    O chefão só pode estar fora da cadeia… E certamente não tem residência em favela…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador