Partidos recorrem à CNJ contra apoio ilegal de cartórios a partido de Bolsonaro

Jornal GGN – Cinco partidos políticos (PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB) apresentaram um pedido de providências ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a suspensão, em todo o país, do apoio ilegal de Cartórios de Notas à filiação de integrantes do partido Aliança pelo Brasil, criado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Os partidos denunciam que o Colégio Notarial do Brasil (a entidade nacional dos Cartórios) orientou a todos os cartórios brasileiros a fornecer fichas de filiação do partido de Bolsonaro aos eleitores.

Os cartórios também foram orientados a receber e armazenar as fichas assinadas, com firmas reconhecidas, para serem entregues a um representante credenciado do Aliança pelo Brasil.

Essa relação está clara no site do partido, que afirma que “a maioria dos cartórios de notas estão coletando as fichas para depois entregar ao responsável autorizado da Aliança pelo Brasil no seu estado ou cidade”.  O site do partido de Bolsonaro também conta com uma área de buscas de cartórios pelo Brasil.

O requerimento conta com a cópia de uma declaração da tesoureira do partido de Bolsonaro, indicando aos cartórios os representantes do partido autorizados a retirar as fichas de filiação para encaminhar à Justiça Eleitoral. As cinco siglas também requerem uma inspeção no Cartório de Pituba (BA), que faz abertamente campanha de filiação ao Aliança.

“Bolsonaro está usando um serviço público para criar um partido a jato, passando por cima da lei e da moralidade que ele nunca respeitou”, disse a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, em nota divulgada à imprensa. “O Conselho Nacional de Justiça tem a obrigação de impedir essa improbidade escandalosa”.

Bolsonaro rompeu recentemente com a direção do PSL, legenda que usou para se eleger, e pretende legalizar seu novo partido em tempo recorde, para disputar as eleições deste ano.

Os partidos pedem a suspensão do apoio indevido ao Aliança pelo Colégio Notarial, além da apuração de prática de improbidade administrativa. Por lei, o CNJ é a instância corregedora dos Cartórios de Notas, que não podem exercer atividades político-partidárias por se tratarem de concessões públicas.

Redação

Redação

View Comments

  • Nem foi criado ainda e já podemos dizer que mudou o nome...
    Aliança pela Mutreta

    que pela ajuda dos cartórios também poderá ser chamado de:

    Aliança pela Guarda e a Boa Tramitação dos Rolos

  • Outro exemplo cabal de que "uma mão suja a outra".
    Afinal, os cartórios exercem função pública por delegação e, no entanto, nem o cartorário se sujeita à expulsória aos 75 anos, muito menos seus serventuários (serventurários?) precisam ser publicamente concursados; ou seja, mais roubalheira, impossível.
    Agora, sentem-se em casa, apoiando o partido da bala e da morte, para suas sobrevivências como "encosto" maldito.
    E dizer que nenhuma prefeitura (que gostam de privatizar a água e o saneamento básico) é capaz de dizer chega a esses "mãos grandes".

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

3 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

4 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

4 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

6 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

6 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

6 horas ago