Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
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Pasadena, a realidade dentro da ideologia, por André Araujo

Pasadena, a realidade dentro da ideologia, por André Araujo

A direita raivosa usou a compra da refinaria de Pasadena no Texas, pela Petrobras, como simbolo máximo de mau negócio causado pela corrupção. Agora a tal refinaria, dada como sucata, foi vendida por US$ 562 milhões para a segunda maior e a mais lucrativa petrolifera americana, a CHEVRON. 

O valor da venda corresponde à metade do valor da compra depois de 13 anos. Se a refinaria não recebeu novos investimentos, o valor da venda corresponde ao valor da compra menos a depreciação material e tecnologica nestes 13 anos, portanto é um negócio dentro da normalidade do mercado, MAS há outro fator: ativos petrolifertos oscilam de valor de acordo com a cotação do barril e com inúmeras outras condições de mercado.

Os paladinos das privatizações no Brasil tem alardeano que as refinarias da PETROBRAS no Brasil valem muito pouco porque são muito antigas, já preparando o terreno para vendas a preço de banana.

A compra de PASADENA não foi realizada como puro investimento pela Petrobras. A lógica era ter uma refinaria pronta para refinar ÓLEO PESADO produzido no Brasil porque a nossas refinarias, por serem antigas, foram capacitadas para refinar ÓLEO BRENT, ou seja. leve, que é o padrão do mercado internacional.

O óleo pesado, produzido no Brasil e Venezuela, exige refinarias adaptadas a esse óleo, que é mais grosso. Boa parte do diesel e gasolina consumida no Brasil é importado de refinarias no exterior por falta de capacidade de refino no Brasil. A compra de Pasadena inseria-se nessa lógica.

As refinarias brasileiras, com exceçao da mais nova, a Abreu e Lima, em Recife, foram construídas para refinar óleo importado, porque na época da sua construção, o Brasil não produzia petróleo cru em grande quantidade, refinava-se óleo importado tipo Brent. O nosso óleo tipo Marlin surgiu com a bacia de Campos, quando as refinarias nacionais já existiam e desde então esse óleo é enviado para o exterior para refino.

O Texas tem muitas refinarias para esse tipo de óleo, inclusive oito da PDVSA, para refinar petróleo venezuelano. A lógica de Pasadena estava dentro da necessidade imediata de refino do petróleo produzido pela própria Petrobras no Brasil.

Se Pasadena fosse a sucata pintada nos comentários lavajatenses, jamais a Chevron pagaria mais de meio bilhão de dólares por essa refinaria. Fica o registro.

 
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

13 Comentários

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  1. Por mais ignorante que

    Por mais ignorante que sejamos, nós, brasileiros, a respeito desses assuntos, o que nos espanta, impactando em nossos sentimentos mais íntimos, é a consciência de vermos instalados no poder pessoas totalmente desqualificadas, até para emitir uma simples impressão sobre qualquer coisa. Mais diria, agora sobre os militares, de altas patentes, homens idosos, incapazes de apresentarem outras saídas para tantos desacertos. 

    Mesmo durante a ditadura ninguém viu nosso patrimônio entregue ao Estrangeiro com essa simplicidade de quem está vendendo banana no mercado. Pior ainda, tal como fizera FHC e sua tropa de vendilhões da Pátria, não se dão ao povo um mínimo de satisfação.

    Nessas horas, pra quem conhece a sensibilidade de Lula, e sabe que ele tem consciência de tudo que foi feito para construírem narrativas mentirosas a fim de deporem Dilma e o prenderem na sucessão dos fatos golpistas, posso deduzir que suas angústias nem são maiores por estar preso, mas por assistir, numa caverna, acorrentado, o que estão fazendo com seus legados.

    O povo brasileiro só já não foi às ruas gritar alto sua indignação porque, infelizmente, afora Lula, não existe ninguém que tenha liderança nessa esquerda. Ficaram como que anestesiados.

     

    1. Maria estamos sob a tutela da desinformação.

      Ignorantes talvez, mas com certeza mal informados. O que André nos traz é informação,  que todos podem  compreender e digerir. Eu me pergunto se isto jamais foi tocado na imprensa . Eu respondo, não  pois não interessava. E mesmo se André tivesse colocado isto em outro texto,  a mídia teria trabalhado  para a invisibilidade deste conteúdo.

      Sim nós estamos na mão de desqualificados, mas cada um destes atos não foi feito por ignorância, mas sim por ganância. Se existem claramente desqualificados, existem muitos qualificados desqualificando a todos, pela desinformação.

      Um abraço.

      1. Frederico

        Eu estou sempre dizendo a mim mesma, como pudemos chegar ao ponto de nossa midia ser capaz de acabar com o  país somente para atender aos seus interesses comerciais ! Será que conseguem dormir ?

  2. 88 ANOS. INDÚSTRIA DO ANALFABETISMO E MISÉRIA EM TODAS ÁREAS

    Caro sr., em matéria da Imprensa desta semana, mostram como a Boeing comprou diversas Empresas Concorrentes no Setor, para depois fechá-las. Em muitos casos, a Boeing acabou por vendê-las com prejuízo de mais de 200%. E Boeing não é Petrobrás. Onde estão os Apóstolos das Privatarias? Onde estão os ‘Apóstolos das Privatarias’ que ficavam comparando a Vale do Rio Doce, rebaixada a Vale com a Semi Estatal Petrobrás? Roger Agnelli era o Papa da Modernização. Pena que escolheu o Avião errado. Não era EMBRAER. A Petrobrás na época de seus Parceiros, comprou Plataformas de Petróleo, construídas em Singapura ou Coréia. Subsidiárias da SHELL na Ásia. Porque as Brasileiras seriam muito caras e sem a mesma Tecnologia. Só que estas Plataformas afundaram. E com elas, muitos Trabalhadores Brasileiros. Ninguém deu muita bola, como fizeram com Mariana/MG. Então Agnelli e sua ‘competentíssima’ Vale, comprou SuperCargueiros também na Coréia ( mas deve ser tudo coincidência. Somos a Pátria das Coincidências). Vejam a “SuperVale” e sua “SuperCompetência Privatizada” com Cargueiros importados e mais modernos do Mundo ( e não aqueles caros e com baixa tecnologia de Estaleiros Brasileiros a dar Empregos e fomentar Indústrias genuinamente Brasileiras). E o que acontece na Viagem Inaugural? O Cargueiro racha, joga milhares de Toneladas de Minério de Ferro no Oceano ( num dos maiores crimes ambientais do planeta. E tudo é acobertado) Devolvido à Coréia, foi remendado e vendido aos Chineses, pela metade do preço. Mas continuamos a discutir após 20 anos, os malefícios, prejuízos, sabotagens e crimes de lesa-pátria que os tais ‘Progressistas’ fizeram com suas Privatarias, como se tivessem trazido algum benefício à Nação Brasileira?! Somos Surreais !!! Do outro lado, o Governo Petista não soube ‘vender’ sua Políticas de Vanguarda e Progresso devido a um Tosco AntiCapitalismo de Estado. Ideologia barata de meia dúzia de Aloprados que fizeram carreira política na sombra de Lula. Deixemos diferenças de ladome comecemos a desenvolver, enriquecer, libertar o País mais rico do planeta em todas as áreas possíveis. É inacreditável continuarmos entre tanta miséria. Olhem Brumadinho/MG? Onde está toda a excepcional e trilionária riqueza da Mineração e da Vale do Rio Doce? Esta é maior tragédia que a própria destruição da barragem. Acordemos.

  3. 88 ANOS. INDÚSTRIA DO ANALFABETISMO E MISÉRIA EM TODAS ÁREAS

    Caro sr., em matéria da Imprensa desta semana, mostram como a Boeing comprou diversas Empresas Concorrentes no Setor, para depois fechá-las. Em muitos casos, a Boeing acabou por vendê-las com prejuízo de mais de 200%. E Boeing não é Petrobrás. Onde estão os Apóstolos das Privatarias? Onde estão os ‘Apóstolos das Privatarias’ que ficavam comparando a Vale do Rio Doce, rebaixada a Vale com a Semi Estatal Petrobrás? Roger Agnelli era o Papa da Modernização. Pena que escolheu o Avião errado. Não era EMBRAER. A Petrobrás na época de seus Parceiros, comprou Plataformas de Petróleo, construídas em Singapura ou Coréia. Subsidiárias da SHELL na Ásia. Porque as Brasileiras seriam muito caras e sem a mesma Tecnologia. Só que estas Plataformas afundaram. E com elas, muitos Trabalhadores Brasileiros. Ninguém deu muita bola, como fizeram com Mariana/MG. Então Agnelli e sua ‘competentíssima’ Vale, comprou SuperCargueiros também na Coréia ( mas deve ser tudo coincidência. Somos a Pátria das Coincidências). Vejam a “SuperVale” e sua “SuperCompetência Privatizada” com Cargueiros importados e mais modernos do Mundo ( e não aqueles caros e com baixa tecnologia de Estaleiros Brasileiros a dar Empregos e fomentar Indústrias genuinamente Brasileiras). E o que acontece na Viagem Inaugural? O Cargueiro racha, joga milhares de Toneladas de Minério de Ferro no Oceano ( num dos maiores crimes ambientais do planeta. E tudo é acobertado) Devolvido à Coréia, foi remendado e vendido aos Chineses, pela metade do preço. Mas continuamos a discutir após 20 anos, os malefícios, prejuízos, sabotagens e crimes de lesa-pátria que os tais ‘Progressistas’ fizeram com suas Privatarias, como se tivessem trazido algum benefício à Nação Brasileira?! Somos Surreais !!! Do outro lado, o Governo Petista não soube ‘vender’ sua Políticas de Vanguarda e Progresso devido a um Tosco AntiCapitalismo de Estado. Ideologia barata de meia dúzia de Aloprados que fizeram carreira política na sombra de Lula. Deixemos diferenças de ladome comecemos a desenvolver, enriquecer, libertar o País mais rico do planeta em todas as áreas possíveis. É inacreditável continuarmos entre tanta miséria. Olhem Brumadinho/MG? Onde está toda a excepcional e trilionária riqueza da Mineração e da Vale do Rio Doce? Esta é maior tragédia que a própria destruição da barragem. Acordemos.

  4. Parabéns André Araújo e Maria
    Parabéns André Araújo e Maria Rodrigues. A realidade já foi dita no comentário. Imagino que a direita vendida e escrava dos donos do país, ao perceberem, em algum tempo passado, que Lula era muito maior do que ela imaginava e que quanto mais covardia o faziam, mais forte ele se tornava aos olhos e admiração do mundo, então apelaram ao jogo imundo e fora da lei. Perceberam que eliminando Lula, a qualquer preço, ela poderia romper o elo forte que sustenta a esquerda, visto que não existe ninguém com credenciais suficiente para substituir o verdadeiro MITO brasileiro, que se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Por tudo isso e desesperados pela exposição da sua total incompetência, por um ex-operário, e pela humilhação de Lula ser aclamado nacional e mundialmente como o melhor presidente que governou o país nos tempos modernos, ela resolveu ir para o tudo ou nada, com o Supremo, com todos os tribunais superiores e tudo: com tudo que representa o atraso; com tudo que representa a sordidez fiscal, econômica e financeira e com tudo que debilita a democracia, a soberania, a paz, as conquistas e os direitos sociais dos trabalhadores.

  5. Pelo preço da refinaria de Pasadena…

    Pelo preço da refinaria de Pasadena, não poderia a Petrobrás, na época, ter construído no país uma refinaria para óleos pesados, mais moderna que Pasadena? Gostaria de ler a  opinião de André Araújo. Com gente esperta (como os dunidenses), o melhor a fazer é não fazer negócios com eles…

  6. Fazendo contas
    Em 2005 a refinaria foi comprada pela Astra Oil por US 42,5 milhões. Vendida pela metade a Petrobras por US 190 milhões. Depois de um desentendimento que foi parar nos tribunais, o Conselho da Otariobrás teve de comprar a outra parte. Valor total do mau negócio US 1,3 bilhão. Bom, se essa refinaria, ao longo dos 13 anos teve superávit que somado ao valor de venda, menos a depreciação e inflação, capazes de igualar ou superar o investimento inicial, aí podemos esquecer as ideologias em função da lei de mercado.

  7. Idas e vindas

    Sr. André Araújo, amigos,

     

    leio e respeito, quase sempre concordo com suas intervenções neste blog.

    Entrando no tema deste seu texto, concordo com sua posição do que teria sido a intenção da Petrobrás ao adquirir a Refinaria de Pasadena, negócio que não foi conduzido da melhor maneira…  

    A ideia era sim a de processar nossos petróleo de Campos, pesados e com acidez naftênica e produzir derivados especificados para o mercado americano – afinal, transportar petróleo bruto é muito mais simples que derivados facilmente contamináveis, gasolina, diesel e outros, e estes não têm pedigree, apenas especificaçãoes.

    Hoje sabemos que as “características médias” dos óleos retirados do nosso subsolo mudaram muito rapidamente, dos petróleos da Campos, pesados, 15 grua API e dotados de acidez naftênica para óleos leves, 28 graus API, papa fina do pré-sal.

    O que desejo acrescentar, no entanto, é que houve adaptação de pelo menos a maior refinaria do país (e de outras, talvez) para o refino do petróleo típico da Bacia de Campos, pesado e agressivo para os equipamentos.

    A REPLAN (Refinaria de Paulínia) possui duas unidades de destilação, cada uma delas com capacidade típica para  destilar 27.500 m3/dia, num total de cerca de 350.000 barris por dia.

    Uma, a U-200 e depois a outra, a U-200 A (quase idênticas) foram adaptadas para processar petróleo ácido e pesado de Campos. Além disso, foi construída Unidade de Coqueamento Retardado, que craqueia termicamente o resíduo pesado, gerando coque (carvão) e combustíveis médios e leves.

    Com a mudança do perfil da produção nacional de petróleos, tudo mudou, inclusive a “janela” da refinaria de Pasadena.

    Fico por aqui.

    Boa noite.

  8. Memoria curta

    Esquecem que quase todas refinarias foram extensamente modernizadas até o fatídico ano de 2008.

    E que faltava uma  refinaria para lidar com a demanda do Pre-sal.

    Agora como venderam (doaram)  quase tudo e vamos nos tornar um exportador de produtos brutos, segundo a cartilha do Fazendão, só escutando um tango argentino!

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