Paulo André e o projeto de renegociação das dívidas dos clubes de futebol

20140727-182549-66349769.jpg

Enviado por Lucio Vieira

Alguém que realmente esteja pensando no esporte. Veja a duro do Paulo André em carta para o Bom Senso, reproduzida no blog do Juca Kfouri. Ele tem argumentos e seriedade.
 
Do Blog do Juca
 
E você, já escolheu o seu lado?

POR PAULO ANDRÉ, do Bom Senso FC

Vou explicar porque sou CONTRA o projeto de lei de responsabilidade fiscal do esporte que propõe parcelar a dívida dos clubes. Do jeito que está, ele exige apenas a apresentação da CND (Certidão Negativa de Débito), uma vez por ano, como garantia “inquestionável” de uma gestão transparente no futebol nacional. Isso é uma vergonha e justifica o desespero dos dirigentes e a pressão da “bancada da bola” para aprová-lo urgentemente, como ficou claro na última sexta feira, quando os presidentes de clubes se encontraram com a Presidente Dilma.

Além disso, dói só de pensar que mais de R$ 4 bilhões sumiram no futebol e nenhuma alma será punida (exceção aos torcedores que são punidos diariamente por verem seus times capengando por aí). No caso específico dos débitos de que trata a LRFE, se o Governo aceitar parcelar a dívida, os dirigentes que cometeram irregularidades não mais poderão ser acionados por crime de apropriação indébita. Traduzindo burramente, se alguém deve dinheiro ao banco e a entidade, sabendo da dificuldade do devedor em quitar a dívida, resolver parcela-la, assunto encerrado. Basta a pessoa cumprir as condições propostas e o pagamento em dia que ninguém poderá acusá-la posteriormente.

Então é essa a discussão que você precisa entender.

Se o Congresso Nacional e a Presidente Dilma, que representam o povo nesse debate, optarem por tomar o caminho de parcelar a dívida e consequentemente isentar os dirigentes pela infração, que a decisão seja tomada pela certeza da GARANTIA de contrapartidas claras e severas, cuja fiscalização seja eficaz e a punição aos clubes e aos dirigentes seja direta.

Não caiam no papo do Sr. Vilson de Andrade, espertalhão, que diz que eles (dirigentes de clubes) defendem uma punição mais dura do que a que propõe o Bom Senso. “90% da proposta deles (jogadores) está incluída na dos clubes. Eles falam em perda de pontos, nós falamos em rebaixamento. Essa é a grande diferença”, disse, com gigantesca cara de pau, o atual presidente do Coritiba. Ele sabe que, do jeito que está, a LRFE não punirá ninguém. Dizer que há severidade em apresentar a CND uma vez por ano para garantir que os clubes que não pagarem em dia as parcelas do “financiamento” sejam rebaixados de divisão é coisa de quem está mal intencionado. E achar que isso é suficiente para moralizar o futebol brasileiro é uma ofensa à inteligência alheia.

Sr. Vilson, cadê o controle de déficit sob pena de punição esportiva? Cadê a garantia do cumprimento dos contratos de trabalho sob pena de punição esportiva? Cadê o limite do custo futebol sob pena de punição esportiva? Cadê a padronização das demonstrações financeiras e a reavaliação do endividamento sob pena de punição esportiva? Cadê o parcelamento da dívida trabalhista já transitada sob pena de punição esportiva? (Desculpe os termos técnicos mas são cinco pontos imprescindíveis, propostos pelo Bom Senso F.C e ausentes no projeto dos clubes).

Ora, chega de enrolação! Tratemos o assunto com a seriedade com que ele deve ser tratado. Vocês são presidentes de clubes de futebol, não estão acima do bem e do mal!

Então, amigo, Secretário do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, temos que correr para quê? “Tem clube que não chega ao final do ano se esse projeto não for aprovado”, disse ele. E daí? Há clubes que estão há sei lá quantos anos se apropriando do IR e INSS de atletas, usando esse dinheiro “sujo” para contratar mais jogadores e aumentar suas dívidas à espera do “perdão” do Governo e somos nós que temos que correr? O clube escocês do Glasgow Rangers, mais vezes campeão nacional no planeta, quebrou, recomeçou na quarta divisão e sua torcida não o abandonou por isso. O Napoli, a Fiorentina e o Racing também.

Se querem moralizar, façam direito. Parem de correr e pensem. Não é isso que se pede aos jogadores “brucutus”? Estamos tratando com alguns dirigentes “brucutus” então chegou a nossa vez de lhes pedir: Parem de correr e pensem. Será que vale tudo nesta terra de ninguém? É preciso restringir a possibilidade de erro, de corrupção e defender melhores práticas de gestão que refletirão diretamente na qualidade do produto final, dos clubes e do espetáculo do futebol brasileiro.

A Presidente e o Congresso Nacional estão entre a cruz e a espada: Ou se apoiam numa possível benção do voto do torcedor apaixonado (desprovido de razão) e deixam passar tudo como está (inclusive via MP – um absurdo), ou se aproveitam da maior oportunidade de se reformar e de se modernizar o futebol brasileiro, optando por incluir as emendas levantadas pelo Bom Senso à LRFE para garantir de verdade uma gestão melhor e mais transparente no nosso futebol. Esta decisão deverá sair esta semana e nós acompanharemos de perto para saber quem está jogando para quem. Que cada um escolha o seu lado, porque o meu, já escolhi.

 

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O placar final desse jogo vai

    O placar final desse jogo vai ser SEM VERGONHAS 7 X 1 BOM SENSO.

    É a realidade do nosso futebol, não adianta fingir que não é.

     

     

     

  2. Muito bom.
    Aliás, por falar

    Muito bom.

    Aliás, por falar nisso, os colegas do blog que acompanham futebol poderiam falar se a loteria Timemania foi concebida para dar dinheiro aos clubes para que eles quitassem as suas dívidas?

    Se for assim, ….

  3. DESTRUIRIAM O FUTEBOL MAIS LINDO DO PLANETA

    Parabéns ao Paulo André e principalmente o Bom Senso. Outra coisa que não dá mais é jogo começando às 22 horas por causa da m. das novelas da Rede Globo. Torcedor vai ao estádio e não vê novela. E no dia seguinte tem o batente cedinho esperando, né? E mais, se vc quer assistir um jogo com seu filho também não dá. Acaba muito tarde o moleque tem escola no dia seguinte. E mais, esses cartolas precisam ser enquadrados. Ganham milhões com negiociações de jogadores. E a última: que rodada ridícula do Campeonato Brssileiro, que futebolzinho de segunda categoria, jogos sem brilho, faltas pra todo lado. E depois aguentar a entrevista pífia do Dunga para o casa de plástico Tadeu Schimit e Renata não sei das quantas do Fantastico. Dunga não acha que nosso futebol está defasado hahaha! Não Dungão? Acordo, velho. A CBF e a Globo DESTRUÍRAM o futebol mais lindo do planeta e ganham rios de dinheiro! Ei, Dilma! Ouve o Bom Senso e rapindinho, fia!

  4. O QUEPAULO ANDRE NÃO DISSE.
    O

    O QUEPAULO ANDRE NÃO DISSE.

    O Sr.Paulo André buscou apenas achar um bode espiatório para toda uma situação criada por anos de abandono dos clubes brasileiros e é bem verdade por ações de malversação de dirigentes, mas também de políticos inescrupulosos, e de empresários que nunca deveriam ter sido admiridos como verdadeirospatrões dos atletas.  Se ele somar os passes que foram liberados pelaLei Pelé,vai ver que o montante se aproximará muito dos R$ 4 bilhões a que ele se refere. Emais, irá perceber que esta dinheirama mudou de bolso, do dos clubes para o de atletas, emprsários e clubes estrangeiros, sob o complacente olhar de dirigentes corruptos.Não digo que 100% deles sejam culpados, mas a maioria o foi e há ainda os puramente incompetentes. Desta forma, concordo com ele que não bastam as medidas que estão sendo acordadas por baixo dos panos nos bastidores, mas é indispensável uma ampla discussão sobre o papel e direitos dos clubes formadores e a garantia de seus direitos, sob pena de continuarmos com a sangria promovida, por empresários, procuradores profissionais, clubes de aluguel e aliciadores, bem como  interesses estrangeiros, isto paranão falar de Federações, CBF e Fifa, verdadeiros antros de corrupção, como ficou claramete demonstrado nos últimos tempestuosos tempos.

  5. Desculpem-me por

    Desculpem-me por retornar.

    Esqueci de acrescentar na lista dos responsáveis pela atual situação do nosso futebol os jogadores sem compromisso com os clubes,  os “chinelinhos”, os ex-atletas em  atividade,  os falsos atletas que vivem em noitadas , os puro marketing e outras excrecências que só se criam graças a treinadores corruptos e dirigentes idem.

  6. Desculpa, mas estão a falar

    Desculpa, mas estão a falar de Clubes ou Empresas de futebol?

    Se de Clubes é simples:

    Mandem a leilão o terreno, com tudo nele construído, da sede do clube e com o dinheiro arrecadado quitem o INSS, o FGTS, as dívidas trabalhistas. O que sobrar será parte de financiamento para a construção de uma nova sede.

    Se de Empresas, que alienem os patrimônios dos trocentos empresários, que, no mínimo, e com uma provável   anuência do clube vende, negocia, transacionam atletas, cuja personalidade jurídica é composta de 434-435 cotas.

    Os caras precisam da pessoa juridica “clube” porque jogador de futebol tem que ter registro nas respectivas federações para serem entendidos “jogador de futebol” e não podem, desde a Abolição da Escravatura, ser registrados como propriedades de pessoa física. 

    Paralelo a isso, como garantia de fiança, tornem indisponíveis patrimônios de ex-presidentes e ex-diretores que somaram ao seu patrimônio, imóveis adquiridos após se tornarem diretores e presidentes.

    Fora isso será mais outra levantada de bola em ano eleitoral ou pós-fracasso em competiçao internacional.

     

     

  7. Acho que os atletas  têm

    Acho que os atletas  têm razão quanto à periodicidade e clareza das apurações de desempenho administrativo e econômico-financeiro dos clubes.  Já quanto à punição,  entendo que o rebaixamento seria mais eficaz do que a perda de pontos , pois essa pode ou não resultar  na queda de grupo, e aquele teria o efeito de fazer a torcida do clube pressionar mais a direção da agremiação pela melhora na administração.

  8. O dia em que houver

    O dia em que houver ‘transparência’ nas contas dos clubes e entidades de futebol, acabarão também os salários astronômicos pagos aos jogadores.

  9. Podem ter certeza

    Se a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte passar como querem os clubes e Dilma não vetar, faço campanha contra e voto no Aécio #Falei

  10.  
    o que não entendo é essa

     

    o que não entendo é essa procrastinação das dícidas junto ao governo federal.

    aí os dirigentes corruptos reunenem-se e acabam dando a impressão de que aulpa é do governo, é mole?

  11. Esse cara leu o livrinho
    Esse cara leu o livrinho “Como vencer uma discussão mesmo estando errado”.

    Ele inicia com uma afirmação mentirosa e pronto, quem vai discordar?

    Entrar no Refiz de Clubes não faz com que VC automaticamente tenha contas transparentes, isso é obvio.

    O projeto NÃO nasceu PARA que clubes e sejam transparentes.

    A motivação principal é o Flamengo, simples assim.

    Flamengo clube de DEZENAS de modalidades OLÍMPICAS. Clube sem o qual o Brasil não teria DIVERSAS modalidades olímpicas precisa ser RESARCIDO.
    Simples assim.

    A tem TB outros clubes de FUTEBOL apenas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador