Paulo Endo: Sem surpresas, mas infame

Foto Lula Marques

do Psicanalistas pela Democracia

Sem surpresas, mas infame; esperado, mas escatológico; previsível, mas vergonhoso.

por Paulo Endo

Saber antecipadamente dos acontecimentos não nos livra da estupefação. Não porque algo nos faria supor que uma decisão diferente da que foi divulgada ontem viria. Mas porque a esperança de que um instante de sanidade, senso moral e coragem cívica, de repente perturbassem um soldadinho de chumbo que se utiliza do direito como meio para alçar-se ao egrégio lugar do representante mor da extrema direita no país. Não aconteceu, mas torcer não é pecado.

Muitos agora estão ambicionando o cargo do líder da extrema direita no país: Bolsonaro, Dória e Moro. Joaquim Barbosa ensaia alguns passos, Jobim foi descartado e Gilmar Mendes está atualmente sobre suspeita.

A direita se mexe e se articula e já apresenta seus candidatos para a sucessão de Temer pós Maia.

Por justaposição de significantes e condensação da retórica simplória dos grupos de direita no país chegamos  à conversão de Lula em condenado à prisão, sem provas, proclamado pelo juiz que obedeceu às ordens que lhe foram conferidas desde o início, assim como Dilma foi deposta sem crime de responsabilidade num processo liderado pelo encarcerado Cunha que cumpriu o prometido.

Eles são executores de um nível de esvaziamento e captura da linguagem no seio do discurso. Isso é o discurso repetitivo, vazio de pensamento, sequestrador de ideias e atos vem se sobrepondo às narrativas do pensamento, da ética e da justiça.

O fiel executor da tramoia, desde o início anunciada, Sergio Moro era um ilustre desconhecido antes de demonstrar sua capacidade e ousadia em cometer arbitrariedades que o alçasse aos lugares mais altos dos pódios globais e de outras mídias do mesmo naipe. Confirmados por atos  pusilânimes de operadores do direito, das camadas médias conservadoras e das elites nacionais Moro tinha como uma de suas razões de existir entregar a cabeça de Lula em bandeja de prata. Não poderá entregar o serviço completo. Não está em sua alçada, mas fez sua parte, como Cunha fez a dele.

Legal Moro, agora dá licença. Dirão seus chefes deixando em suas costas o custo de sua sentença que quis tirar do jogo político o líder mais bem avaliado da história.  Não era necessário gastar tanto do erário público com audiências, salários e benefícios  à servidores públicos, custos advocatícios com a defesa apenas para encenar o já previamente sentenciado.

É bem simples e já sabido: um dia após a aprovação das reformas trabalhistas que atingem no peito de todo trabalhador e trabalhadora assalariados do país, o juiz previsível solta sua “surpreendente” e “inesperada”  sentença: prisão de Lula e sua inelegibilidade pelo resto da vida.

Sobre qual líder de qual partido incide a sentença? O do partido dos trabalhadores. Esses mesmos sobre os quais recai a reforma trabalhista e previdenciária, os que verão sucateados os sistemas de saúde e educação após a aprovação da PEC do fim do mundo, aos quais terão de recorrer após arrochos salarias extraídos das negociações entre patrões empregados.

Criticável ou não o Partido dos Trabalhadores foi o único partido a ser eleito com uma pauta de esquerda no país. Respeitando ou não as aspirações da esquerda, condenável ou não quanto ao seu modus operandi e sua maneira de fazer política quando no poder, é o partido que ainda faz peso importante nas lutas contra a avalanche reacionária que assola o país inteiro.

Resistiu à avassaladora campanha que, diuturnamente, tentou arrastar todos do partido para a lama. Nesse sentido Lula e o PT deram um baile. Nem seus líderes esperavam que toda a campanha difamatória de todas as mídias oficiais que lotearam todas as concessões de rádio e TV, além das famílias proprietárias da imprensa escrita diária  e semanal com campanhas difamatórias abertas para desmantelar o partido fosse malsucedida. E foi.  O PT foi o único partido que cresceu desde 2014.( http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2017-06-25/pt-popularidade.html)

Mas também não se esperava que a patrocinadora oficial do golpe – o conglomerado Globo – viesse a atacar o seu menino prodígio Michel Temer até o ponto de destruí-lo. Mas aconteceu. Também não se esperava que o capitão caverna da lava-jato Rodrigo Janot tirasse o time de campo na disputa pela PGR. Tirou.

A direita derrapa, fracassa, bate cabeça. Sabe que vai ter massacrar muitos brasileiros para manter essa onda flagrante de bestialidade e violência. A prisão de Lula, para eles, seria a última bandeira a fincar no panteão dos vende pátria.

Hoje a luta é contra os trabalhadores e retornar ao tempo da escravidão não é mera retórica. Logo mais a câmara estará decidindo quantas chibatadas o trabalhador deve levar no lombo no caso de atrasos, faltas e insubordinação hierárquica e se não avançarmos quanto à clareza do que isso significa, a reação pode não ser contundente.

Todos vociferarão retoricamente o absurdo, mas o congresso fechará as portas, apagará as luzes e votará a medida que será sancionada pelo presidente em exercício.

Prender sem provas; depor presidentes baseado em alegação de crime que, dois dias depois do impeachment da presidenta se transforma em lei que autoriza o mesmo crime; expor a mulher gestante a condições insalubres; retirar a autonomia do trabalhador sobre suas férias, descanso remunerado e almoço hoje se tornaram leis, mas elas são fracas, a política pode depô-las fazendo o caminho contrário.

Logo mais se sancionará a lei que permite à criança trabalhar a partir dos 7 anos anos para que as famílias possam ter uma renda extra diante da perda dos direitos arrancados. Uma calamidade justificando a próxima e sendo engolida como justificativa para que se amplie o exército de escravos sem direitos e se barateie a mão de obra pouco qualificada disponível. Grande chance da medida passar na CCJ e teria maioria no senado e na câmara. Retornamos ao século XIX.

Vejamos o que escreve Marx no século XIX sobre os pequenos trabalhadores na europa:

..] Muitos, milhares desses pequenos seres infelizes, de sete a treze ou quatorze anos foram despachados para o norte. O costume era o mestre (o ladrão de crianças) vesti-los, alimentá-los e alojá-los na casa de aprendizes junto a fábrica. Foram designados supervisores para lhes vigiar o trabalho. Era interesse destes feitores de escravos fazerem as crianças trabalhar o máximo possível, pois sua remuneração era proporcional à quantidade de trabalho que deles podiam extrair. (…) Os lucros dos fabricantes eram enormes, mais isso apenas aguçava-lhes a voracidade lupina. Começaram então a prática do trabalho noturno, revezando, sem solução de continuidade, a turma do dia pelo da noite o grupo diurno ia se estender nas camas ainda quentes que o grupo noturno ainda acabara de deixar, e vice e versa. Todo mundo diz em Lancashire, que as camas nunca esfriam. (1988, p. 875-876)

Não estamos distantes disso num país que virou piada de mau gosto. Nada é impossível no Brasil de hoje. Que gritem OIT, ONU e Comissão Interamericana de Direitos Humanos, os membros do parlamento e do judiciário dão e darão de ombros.

Ainda perdura um problema, mesmo nas manifestações expressivas, aquelas que mobilizam centenas de milhares de pessoas; elas ainda contam com uma parcela pequena dos milhões trabalhadores  brasileiros que estão sendo massacrados e atingidos pelos ataques do capital financeiro sem controle. Isso significa que há ainda milhões a mobilizar. Entre eles aqueles que veem a torneira pingar, o assoalho encharcado mas não creem no afogamento.

Uma ampla campanha e estratégia de conscientização deve ser feita em cada recôndito do país e a preparação para paralização total dos trabalhadores por tempo indeterminado, deve ser construída e considerada pelos movimentos organizados que, hoje, lideram a resistência no país.

O projeto de espoliação do país tem, no mínimo, vinte anos então qualquer coisa antes disso será bem vinda e politicamente importante. É a alternativa para se deter essa avalanche. Já não bastam mais as manifestações é preciso parar a produção de lucro e dividendos, atingir os que monitoram e comandam o conjunto de atrocidades que vem sendo aprovadas no legislativo.

Tudo está sendo decidido à sete chaves sem a permissão sequer de que os trabalhadores ocupem as galerias no congresso nacional destinadas para isso. Tudo decidido em jantares sofisticados, reuniões engravatadas, mansões muradas.

A maioria dos parlamentares persistem em cumprir o combinado à mando das elites financeiras e mancomunados com elas,  dão as costas para as centenas de milhares de manifestantes nas ruas todos os dias que, para eles, são vagabundos que acordam tarde. É preciso levar essa retórica da direita muito a sério porque eles a estão levando. Dizem isso enquanto atiram contra manifestantes, humilham trabalhadores, assassinam pobres, elogiam torturadores e se preparam para assumir o poder por longos períodos.

Ninguém precisa de militares nas ruas já há mais de 400000 milicos nas polícias estaduais que jamais tocam nos excessos cometidos pelos muito ricos, mas pisam sobre o corpo de qualquer pobre que se lhes atravesse o caminho.

O poder judiciário, as altas cortes pusilânimes não conseguirão estancar nem a mais absurda das decisões do legislativo que legisla o país destruindo, dia após dia, cada tijolo da democracia brasileira.

Cunha presidindo o impeachment e um juiz de primeira instância mandando e desmandando no modo de julgar e condenar no Brasil. O que é difícil de imaginar é fácil de acontecer no Brasil de hoje.

Precisamos analisar com calma, clareza e profundidade o que está se passando e pensarmos juntos nas novas estratégias, abrir mão dos projetos de poder desse ou daquele espectro, para manter o Brasil acima da devastação.  Não vamos nós aprofundar as baboseiras dicotômicas também muito comuns entre as esquerdas. Se há uma utopia sobre a união das esquerdas já é passada a hora de realizá-la. Lula não precisa ser o chefe, como disse Tasso Genro, mas pode ser um líder favorecendo a emergência de outros.

A comprovação de crimes cometidos por Lula não existiu. Mataram sua esposa atrás dessas provas e elas não apareceram. O objetivo agora é matar Lula política e literalmente. Temos testemunhado o quanto eles jogam pesado e atiram pra matar.

Nas barbas da justiça o  presidente em exercício atua para paralisar a lava-jato, agora que ela o ameaça enquanto se prepara uma Maia para presidente. É muito possível que consiga. O grande trunfo da lava-jato já foi conquistado.

A um palmo dos narizes dos excelentíssimos ministros do supremo um juiz de primeira instância faz o que quer em suas sentenças e decisões estapafúrdias.

Temer, Cunha e Moro fizeram seu trabalho exemplarmente, para que servirão agora? É a hora da troca. Maia, Bolsonaro, Dória, Delagnol aguardam na fila para exercer seu protagonismo.

Vão lançar a chapa Cunha para presidente e Feliciano vice? Ou Bolsonaro presidente e Moro vice?  Tudo é possível no país dos banguelas se não se estanca essa sangria.

O governo Temer acena para os sindicatos que serão ridicularizados e destruídos se aceitarem sentar para negociar sua lenta extinção. Trabalhadores sem direitos e sindicatos inúteis, eis aí o país do futuro para trabalhadores que ainda lutam para consolidar a CLT.

A bela resistência que se construiu nesses últimos anos de adversidade, que pintaram e cantaram nas ruas disseminando esperança, alegria e compartilhamento de ideais tem tudo para reinventar a própria resistência, novas estratégias e outras narrativas. Daqui para frente talvez seja o caso de infestar, além de manifestar. Infestação do dever e da urgência em resistir em cada recanto do país que ainda se encontra sonolento e, ativamente, em algum momento no futuro próximo, parar o país.

Mais do que nunca lutar por todos e pelo país é, também, salvar a própria pele.

 
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU!

    MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU! – DE NOVO!

    Por Romulus

    Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

    Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

    E por quê?

    Ora, porque essa “notícia” foi uma…

    – … NÃO-notícia!

    Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

    Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

    Tratando dela especificamente?

    Não…

    Nada disso!

    Não que o (não) acontecimento seja irrelevante…

    Não é bem isso…

    A questão é a minha “pegada” como analista…

    Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

    E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

    Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro – per se – são:

     

    (i) a sua timidez!;

    (ii) o timing;

    (iii) as limitações técnicas; e

    (iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

     

    Passemos, pois, à análise desse subtexto.
     

    LEIA MAIS »

     

  2. “Precisamos analisar com

    “Precisamos analisar com calma, clareza e profundidade o que está se passando e pensarmos juntos nas novas estratégias, abrir mão dos projetos de poder desse ou daquele espectro, para manter o Brasil acima da devastação.”

    Concordo e a primeira delas é de passar uma borracha nas expressões “direita e esquerda”, “capitalismo e comunismo”. 
     

    À propósito sugiro a leitura da entrevista do Professor de Ciências Políticas e Diretor do Centro de Ciências Sociais de Berlim, Wolfgang Merkel publicada na RBA, “O Estado capitalista sem obrigações sociais é um monstro” :

    http://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2017/06/o-estado-capitalista-sem-obrigacoes-sociais-e-um-monstro/ 

    – o capitalismo (triunfante) tem de ser balizado por obrigações sociais, qual sejam, por políticas sociais de previdência, saúde, seguridade, direitos trabalhista

    – a crise é financeira e não do capitalismo

    – temos que pensar em como este capitalismo pode ser domado, para que decisões da sociedade novamente voltem a ter importantes

    ***

    Hoje, livres os indivíduos desejam mais que nunca triunfarem e progredirem num mundo também livre e repreto de oportunidades. As marcas “esquerda”,  “comunismo” introjetadas afastam esses indivíduos do “chamado” social e os aproxima e os prende na falácia de que só a “direita “pode levar ao sucesso pessoal e a um mundo de oportunidades.

    A crise é sim do capitalismo, do capitalismo financeiro/especulativo versus o capital produtivo voltado à criação de riquesas. Isso, essa realidade – escamoteada, escondida, maquiada – precisa ser exposta e demonstrado o fracasso da “teoria do derrame” 

  3. Comentário.

    Quanta diferença entre o autor do post e um Tosquelles, um Basaglia!

    Não pela diferença de épocas, mas por pisar em lugares-comuns que não pensa ser ilusão de sua própria parte.

    O veneno vertido é claro. A esquerda é que vive dicotomias. Bom, a direita, não vive em dicotomias, nunca (provavelmente, não, a direita é o próprio estado de coisas, basta surfar, complicado é vc não fazer parte da elite da elite, pois o que te sobra é que vc “não é competente”). É um veneno paralisante do pensamento. A questão aqui é que, mesmo havendo dicotomias à direita e á esquerda, a pergunta é sobre a pertinência e legimitidade. E nem mesmo na esquerda (qual?), no todo, existe tal dicotomia, apenas a constatação de que a economia e a política sem contrapesos é deletérea para a população.

    Devemos pensar no país, além das ideologias!, é isso o que quer nosso caríssimo autor. Pois bem. Para além das ideologias, estamos em um golpe de Estado que está passando por cima de direitos. Ué, se quem está no poder, legitimamente conquistado pela via eleitoral, está fazendo aquilo para o bem do país, o que há de reclamar?

    Quer dizer, para além da esquerda e da direita, o que se acha do bolsa-família? E do uso do dinheiro do pré-sal para educação?

    No fundo, no fundo, é aquele discurso pomposo, cheio de equilíbrio e bom-senso, “acadêmico” sobre aquilo que se deve fazer mas que não faz uma ação sequer e que não coloca a própria bunda na água. E sabe por qual motivo? Um corolário:  “O meu modo de atuação é fazendo meus projetos, ministrando minhas aulas, orientando,…”

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador