Pela primeira vez, EUA enquadra grupo supremacista branco como terrorista

Designação dada a movimento russo mostra crescente preocupação com a violência supremacista e suas ligações transnacionais

Sede da National Security Agency (NSA), a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – Pela primeira vez, o governo Donald Trump designou um grupo ultranacionalista russo como uma organização terrorista, naquela que seria a primeira vez que tal rótulo é empregado a um grupo supremacista branco.

Os norte-americanos comumente usam o rótulo de terrorista global a grupos extremistas islâmicos, mas tem crescido a preocupação em torno do aumento da violência dos grupos supremacistas brancos com ligações transnacionais, principalmente nos últimos cinco anos.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, a designação dada ao grupo Russian Imperial Movement permite ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos a bloquear quaisquer propriedades ou ativos pertencentes ao grupo que estejam nos Estados Unidos, além de impedir a negociação de americanos com a organização e facilitar a proibição da entrada de seus integrantes nos Estados Unidos.

As autoridades afirmam que os Estados Unidos estão apontando três dos líderes do grupo como terroristas individuais que enfrentarão sanções semelhantes.

A medida pode reduzir as críticas em torno do governo Trump ter minimizado a ameaça de violência nacionalista branca por razões políticas – muito por conta do apoio da extrema-direita ao político republicano e sua declaração dada em 2017 de que havia “pessoas muito boas em ambos os lados” durante manifestação supremacista realizada em Charlottesville.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando vi a chamada pensei: Pegaram a KKK e seu entorno.
    Eles foram procurar supremacistas branco do outro lado planeta prá chamar de terroristas quando tinham um montão tão pertinho.
    Parece o que fizeram com o maduro a sema retrasada; viram a foto do Guaidó com narcotraficantes na Colômbia e decretaram: é o Maduro, é o Maduro!

    Só rindo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador