Pelé comenta caso de Daniel Alves

Sugerido por Dani

Do iG

Pelé diz que “fizeram tempestade em copo d’água” após racismo com Daniel Alves

O Rei do Futebol minimizou o episódio da banana jogada ao campo e disse que, no seu tempo, “jogavam jaca e manga”
 
Nesta sexta-feira, Pelé comentou o caso de racismo envolvendo o lateral-direito brasileiro Daniel Alves, no duelo envolvendo Villarreal e Barcelona, em partida válida pelo Campeonato Espanhol. Na visão do atleta do século, que defendeu o discurso do técnico hispânico Vicente Del Bosque, responsável por expressar que não existe racismo dentro do futebol, tudo não passou de uma “tempestade em copo d’água”.
 
“Não há racismo no futebol, e sim em todos os setores da sociedade. Aquilo foi uma coisa muito banal. O cara lançou apenas uma banana. Acredito que fizeram tempestade em copo d’água”, disse, em entrevista à AFP, sem antes concluir a análise: “No meu tempo, jogavam jaca e manga dentro de campo”.

A atitude de Daniel Alves em descascar e comer a fruta que lhe foi atirada ganhou repercussão internacional, gerando a campanha “Somos todos macacos”, que teve início com um foto publicada por Neymar, ao lado de seu filho Davi Lucca, na rede social Instagram. O ato foi difundido exponencialmente e teve inúmeros adeptos famosos. Caso de Mario Balotelli, Luís Suárez e celebridades brasileiras, caso de Ivete Sangalo e Luciano Huck. Este último, porém, criticado por lançar uma camisa com o slogan do movimento.

Em defesa da campanha, Daniel Alves rechaçou a postura dos críticos, que trataram a campanha como hipócrita: “A hipocrisia é criticar um ato contra o racismo. Quem é contra está apegado ao contexto e não ao objetivo, que é conscientizar as pessoas de que somos todos seres humanos e iguais”, revelou, em entrevista à BBC.

 

Redação

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelé

    Dani,

    Pelé foi o maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento seria um desconhecido caso não existisse o Pelé.

    Esta e outras matérias do tipo devem fazer parte de uma tentativa de desconstrução do insuperável jogador- como os recalcados não podem, não têm coragem para criticar o jogados, criticam o cidadão. Somente uma sociedade doente é capaz de se sujeitar a isto, aliás, Pelé era bem melhor recebido nos USA, que não nunca teve afinidade com o futebol, do que em seu próprio país, triste país.

    1. Concordo plenamente. O Pelé

      Concordo plenamente. O Pelé se tornou o boi de piranha para os nossos instintos punitivos. A fala dele nem foi uma inverdade absoluta, afinal, Pelé disse que a sociedade é racista, ele não está negando ue exista racismo. As pessoas não são obrigadas a gostar do Pelé, o problema é esse policiamento em cima do que ele fala pelo pessoal que se tornou solidário nesse período pré-Copa. Todo movimento precisa encontrar dragões para refletirem o mal que acham estar combatendo, Pelé tem esse cargo assegurado. Infelizmente ele está refém desse período em que as baterias estão apontadas para melar a imagem do Brasil lá fora e aqui também, como se  não fossem amplamente  e historicamente conhecidas nossas mazelas. Se eles acreditam que melando a Copa o Brasil vai melhorar é uma atitude deles. Mas não deixa de ser tragi-cômico o fato de os solidários que policiam Pelé porque ele promove o evento no Brasil comportaram uma boa parcela daqueles que repetem o mantra que é preciso ensinar a pescar e não dar o peixe; bem vocês sabem o que quero dizer.

    1. Pelé

      morallis,

      Quem escorregou foi o Edson Arantes do Nascimento.

      Quanto aos Black Panthers, qual é o problema de terem recebido o Pelé de forma correta, algo que você não seria capaz de fazer?

      Faz uma coisa, compra camisa, meião, chuteira, se fantasia de jogador de futebol e vai direto para um gramado, depois diz qual foi a renda do jogo, se é que vá existir algum.

      1. Já tenho meião,chuteira  e

        Já tenho meião,chuteira  e voce leva a bola, só não vai confundi-la com uma jaca,

        questão cognitiva!

        1. morallis,
          Não sou como

          morallis,

          Não sou como você,não jogo futebol pois tenho mais o que fazer, jogo gamão. Se quiser tentar a sorte traga o $$$

  2. A banana é minha!

    Pelé puxa a jogada para sim e minimiza a atitude bacana do Daniel Alves

    Nos meus tempos… O Pelé puxa a jogada para o seu holofote especial, num clássico: “deixa que eu chuto”

    A atitude de lançar uma banana é repetida e boba. Já a atitude do Daniel Alves foi genial.

    Como diria o Galvão, em contrário da frase histórica relativa ao Tafarel: “Cai fora que não é tua, Pelé!”

  3. Razão tinha o Tom Jobin.

    Razão tinha o Tom Jobin. Brasileiro não gosta dos seus filhos que fazem sucesso lá fora. Imaginem na França alguem falar mal do seu maior craque , na Inglaterra tb. Por aqui são recebidos como Reis e somente são elogiados. Mas o Pelé, virgem Maria ! e tome insulto! O mesmo acontece com o Ronaldo, ainda mais agora que ele aparece apoiando o Aécio. Esquecem tudo o que eles jogaram e o quanto elevaram o nome do Brasil.  Dias atrás fiquei sabendo que o chocolate Diamante Negro foi chamado assim devido a um jogador de futebol. Bons tempos ! Agora o povo que se “educou” mais, joga banana. Educação sem civilidade de nada adianta.

    1. “Agora o povo que se “educou”

      “Agora o povo que se “educou” mais, joga banana. Educação sem civilidade de nada adianta.”

      Como posso dar mais de 5 estrelinhas Nassif? Esse comentário do Sem Nome vai na lata. Há uma mudança o sentido de perdemos nossas identidade bem ao estilo do texto recente do Osvaldo tratando do nosso viralatismo. Cristo, como podem as pessoas pejorativarem o futebol como “Pão e Circo”? Como se fossemos obrigados a viver num estado permanente de baix-astral e não nos alegrarmos com nada enquanto não aingirmos a perfeição, sabe-se lé o que isso representa. Será que não podemos torcer? Não podemos sorrir? O que me dizem sobre o Caranaval? Um dia desses um rapaz mandou uma indereto na rede social para mim. Antes de começar o Carnaval ele, que vem sempre batendo na Copa e na “gastança com Pão e Circo” disse que estav indo curtir o Carnaval sim e nem adianta criticar porque isso era um DIREITO dele. Ou seja, mais oportunismo impossível. A  tomada de consciência de ocasião e seletiva. Triste brasileiros.

  4. Este cara quando abre a boca

    Este cara quando abre a boca só sai merda. O Nelson Rodrigues tinha razão: os idiotas perderam definitivamente a modéstia.

    1. Alcunha não dá autoridade moral ou ética

      Merda sai da sua boca!

      Quem é você para contestar desse jeito maleducado e intolerante o que ele falou e qual a sua autoridade?

      Tem certeza que Nelson Rodrigues não estava se referindo a você?

      Educação também é bons modos.

      Minha resposta vai à sua altura: Boçal!

    1. Reações equivocadas

      Não conhecia esse episódio envolvendo Danilo Gentili. Que horror. E mais horrível foi a solução jurídica. De ceta maneira é mais grave que o ato do torcedor espanhol. Esse imbecil deve ter jogado a banana espontaneamente, expressando de forma agressiva o seu repúdio ao jogador e aos negros. A reação do craque espontânea também, foi espetacular no simbolismo. Já a atitude do humorista tão festejado na TV foi grosseira, tenta fazer rir com a condição fisica de alguém, justamente de uma raça que sofre precoceitos, é estigmatizada por muitos por causa da cor. O pior é Gentili foi reincidente , como se dissesse: “Já que o juiz me absolveu, tudo bem…”. Grave também é ver espanhois e outros tentarem amenizar a atitude do torcedor racista. Essas reações, sim, são equivocadas.

  5. Não entendo a fixação deste

    Não entendo a fixação deste blog (em perfeita sintonia com o PIG) em trazer esse tipo de “não notícia” para cá.

    Pelé foi absolutamente perfeito em suas declarações: Não existe “racismo no futebol”. O racismo está em todos os lugares.

    Dizendo isso não houve “notícia” alguma. Então, talvez, um jornalista ou algum estagiário entediado, resolveu preencher um buraco e “criou” essa bobagem. Alguém leu e achou tão importante que trouxe isso para cá. E virou post!

    Simplesmente juntaram o nome do Pelé com essa história de bananas…

    Mas não há erro: Se não tiver o que noticiar, basta pegar uma declaração do Pelé, do Lula, ou de qualquer outra celebridade ou sub-celebridade e recheá-las com aspas e offs e deixar a patuléia se degladiar nos comentários…

    Blog 0 X PIG 1.

      1. Banana é banana, jaca é jaca

        Banana é banana, jaca é jaca e manga é manga. Todas frutas. Todas gostosas.

        O PRÉ-conceito esta na cabeça das pessoas, não nas frutas.

        O racismo é infinitamente pior e mais terrível do que atirar bananas em um campo de futebol.

        Pelé sabe muito bem o que disse.

        Focar nesse tipo de discussão é desviar o foco do que realmente interessa.

        Vende-se camisetas. Repudiamos a atitude, mas o racismo continua.

        E nem vamos falar de que esta não foi a primeira vez qye o Daniel Alves comeu uma banana atirada no campo.

        Mas da outra vez ninguém parece ter se importado…

        Curioso isso, não?.

    1. Pois eu acho que ele está contribuindo com o PIG

      Tem mais é que condenar a atitude racista e levantar a auto estima do povo com relaçao à Copa. Temos que, prestigiar a Copa e defendermos nossos jogadores. Esse fato dá mais ânimo para torcermos pelo Brasil!   

  6. A sensação que o pelé me

    A sensação que o pelé me passa, é que ele  morre de vergonha de ser negro. To falando que parece, não que seja, mas que parece, parece.

  7. O Pelé escorregou na casca e botou o pé na jaca.

    Vcs estão confundindo tudo!

    O que ele quis dizer é que “foi uma coisa muito bananal”.

    Afinal, o fato de haver racismo em “outras áreas” significa que não devemos cuidar de “nenhuma em específico”.

    Como a do esporte mais popular do mundo.

    Não é isso, Peledson?

     

    PS: ao acabar de escrever, percebi que parte da piadinha já foi usada … mas fica “direforço”.

  8.  
     
    A melhor definição de

     

     

    A melhor definição de Pelé quando opina,foi dada por Romario:

      ”Ele é um poeta quando calado”’.,

  9. Muhamad Ali!!

    Pelé deveria ter falado sobre o racismo quando era jovem e estava no auge da fama e do poder que o esporte lhe concedia, como fez Muhamad Ali. Não fez, por ignorância e/ou medo. Agora, deveria ficar calado e ser um poeta, como disse o Romário.

  10. Edson, produto da sociedade

    Pelé, ou melhor dizendo Edson, como cidadão é um produto da nossa sociedade. O negro, em tempos não tão atuais, era subjugado cultural, economica e politicamente. Senzala e casa grande…

    É natural que encare o mundo do ponto de vista em que foi doutrinado, inferiorizado (como pessoa, não como esportista).

    Pra ele essas mazelas da sociedade capenga são normais. Não acho que as banalize.

    Como outro dia, na morte do operário no Itaquerão.

    Tampouco avalizo a sua opinião, mas entendo e não condeno em absoluto. Quem sou eu para questionar o Rei…

    Avançamos muito, mas as gerações passadas apresentam esses “vicios”. Certamente gerações atuais apresentarão no futuro sequelas do nosso tempo, reflexo lógico também de sociedades em épocas diferenciadas.

    Por isso, a postura de jogador de futebol em outros países (argentinos e uruguaios sem ir muito longe) são absolutamente diferentes.

    Nem a coroa de maior jogador de todos os tempos livrou o cidadão Edson dessa sina.

  11. Aos trinta graus que fazem

    Aos trinta graus que fazem aqui no rio, jogar ua aguinha pra eles que não gostam muito de banho não é despropositado, não, né?

  12. Eu como negro continuo

    Eu como negro continuo adorando o Pelé.

    Em relação ao Edson Arantes do Nascimento, não posso dizer o mesmo.

    O Edosn esquece que parte da elite não o tem como “rei”, e fizeram de tudo para subustitui-lo.

    É claro que a maioria das tentativas foram frustadas e não deram certo.

    O Zico foi uma delas, se aquela geração ganhasse a Copa de 82, o Pelé hoje seria o vice rei.

    Agora em comemoração aos 20 anos da morte do Ayrton Senna, foi feita uma pesquisa para ver quem o brasileiro considera o melhor esportista, o Senna ficou em primeiro lugar o Pelé em segundo.

    O Agnaldo Timóteo sempre diz que quando o Pelé casou pela primeira vez em 1966 com a Rosemeri  Cholbi, se estivesse casado com uma negra, hoje a sociedade brasileira não seria tão racista como é,e os negros segueriam o seu exemplo.

    Dos grandes líderes negros mundias, Mandela,Luter king,Malcom X,Bispo Desmond Tutu,Muhammad Ali,Jesse Owens , Rosa Park,Zumbi dos Palmares entre outros, Pelé é único negro que nunca defendeu a sua raça publicamente.

    Ele sempre diz que a sua conduta já serve como exemplo.

    Continuando gostanto muito do Pelé, mas o cidadão EdsonArantes do Nascimento, é de dá dó.

  13. Este é de MAIS. Já imaginaram

    Este é de MAIS. Já imaginaram as pessoas levando uma jaca para ocampo de futebol.

    Rebolar uma jaca por cima do alambrado deve ser, realmente, uma cena hilária, ainda bem que nunca caiu na cabeça

    dele(Pelé)

  14. Alfafa para quem tem fome.

    Um dos maiores obstáculos da luta anti-racista é a banalização dos atos racistas, onde os que adotam esta “tática” imaginam que podem combater atos de ódio comportando-se como “superiores”.

    Claro, um jogador milionário, bem sucedido, que pode vocalizar sua defesa em rede nacional e até mundial detém instrumentos para portar-se acima do agressor.

    Mas e o resto?

    Aqui entra o viés cruel da fala deste senhor cujo caráter (a falta de) de comprova pela negação da paternidade da filha, mesmo depois da ratificação do DNA: Reproduzir o discurso da elite branca de que “isto é bobagem, o racismo existe em todo lugar”.

    Tá, mas e daí? Existe, os racistas continuam agredindo e o que faz então?

    No caso do Pelé, se ainda estivesse em campo, teriam que jogar alfafa para ele…e a banana? Bem, poderiam enfiar no c…dele, quem sabe pararia de falar me…da?

  15. Perdoa-me por me agredires.

    Bem, é uma bobagem, comemos as bananas, somos todos macacos.

    E quando vierem os tiros, as surras, as cusparadas, etc?

    O pelé e o daniel devem chamar o pessoal da KKK para uma suruba sado-masô? 

  16. Eu vi pelé jogar!Bem de

    Eu vi pelé jogar!

    Bem de pertinho, lá na rua Javari da minha eterna e provinciâna 

    mooca. Questionar o “jogador” sem chances, quando é pelé ou

    o Edson? Mitos à parte ..não fico com nenhum dos dois, bola

    na rede , futebol vertical, genialidade, orgulho da raça……um

    “pai” exemplar um democrata exemplar, um atleta exemplar

    um representante da nação, simbolo!Jesus não tem dentes 

    no país dos banguelas”. Goooollllllllllll!!!

     

    Sandra Regina Machado

     

     

  17. De jaca e manga, não lembro,

    De jaca e manga, não lembro, mas lembro que, na eliminatória da copa de 70, em 1969, no Paraguai, jogaram uma laranja em Pelé, que pegou a laranja e chupou. Acho que ele está errado ao dizer que é banal o lançamento da banana. Além de ser, simbolicamente, muito agressivo, o laçamento da banana é, em si, agressivo. Além de punido pelo simbolismo, o arremesso de qualquer coisa em jogadores deve ser punido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador