Pequeno balanço das previsões do Xadrez

Atualizado às 09:00

Como alertamos, será cada vez mais difícil o sistema de poder conviver com a hipocrisia escancarada, desvendada pelas redes sociais, Internet e por essa maldição chamada de liberdade de imprensa – ainda que restrita aos veículos alternativos.

À medida em que seus passos vão sendo desvendados, por vazamentos imprevistos, notícias escondidas em pé de página por antecipação de jogadas óbvias, cria-se a necessidade de explicações, satisfações, aumentando a confusão.

É a velha máxima de que tudo que começa com uma mentira fica prisioneiro dela, precisando sucessivamente criar novas mentiras para sustentar a inicial.

Vamos a um breve rescaldo dos últimos capítulos do Xadrez.

Gilmar x Lava Fato

É o caso do Ministro Gilmar Mendes, acusado aqui de ter atiçado seus blogueiros contra a apresentação da Lava Jato, sobre a denúncia de Lula, com o propósito de preparar o terreno para futuras investidas.

No dia seguinte, o blogueiro em questão escreveu caudaloso artigo mostrando como ele era dono se seu nariz e não dava satisfações a ninguém. E Gilmar, sem que nada lhe fosse perguntado, correu a elogiar a decisão da denúncia, ainda que de forma dúbia: a denúncia é boa porque, finalmente, vai permitir a Lula se defender. O que não deixa de ser uma verdade. Mas passou recibo.

No STF, não foi bem-sucedida a tentativa de levar o Ministro Luiz Fux para a Segunda Turma – que julga a Lava Jato -, em lugar de Carmen Lúcia. Quem assumirá será o ex-presidente Ricardo Lewandowski.

Não será garantia de penas mais brandas, mas de isonomia e defesa da legalidade dos procedimentos. Aliás, agora que as chamas da Lava Jato se voltam contra o PSDB, veremos o reaparecimento do grande garantista Gilmar Mendes.

Chama atenção um paradoxo intrigante, neste país de paradoxos. Na despedida, o legalista Lewandowski fez um discurso saudando o século 21 como o século do Judiciário – aliás, no mesmo tom da palestra que deu em seminário do Brasilianas de fins de 2013. Trata-se de uma tendência perigosíssima, como se está vendo hoje em dia na atuação desmedida do Ministério Público e da Polícia Federal.

A crítica à tese partiu de Dias Toffoli, que sabiamente alertou para o risco representado por uma república de juízes, mais perigoso que uma república de militares, como foi em 1964,

Lava Jato x Procurador Geral da República

Monta-se o jogo de cena com a capa de Veja, da suposta delação de Léo Pinheiro, presidente da OAS, a um não-crime do Ministro do STF Dias Toffoli. Imediatamente, deflagram-se três movimentos:

1. O PGR Janot ordena o cancelamento das negociações da delação de Pinheiro, que estava pronto para denunciar Aecio Neves e José Serra por crime de corrupção 

2. Gilmar Mendes sai a campo, atacando a Lava Jato.

3. O ataque de Gilmar provoca um sentimento de autodefesa na Lava Jato, do qual Janot se vale para arrancar uma nota conjunta, assinada por todos os procuradores, endossando a decisão de suspender a delação de Pinheiro.

Passam alguns dias, o jogo vai clareando, e o que ocorre?

1. Sérgio Moro convoca Léo Pinheiro para mais uma rodada de depoimento.

2. Pinheiro fala nas propinas pagas a José Serra e Geraldo Alckmin, e a delação é vazada para O Globo por integrantes da Lava Jato.

São cutucadas óbvias no PGR já que Serra, por ser senador e Ministro, tem foro privilegiado.

Mas Janot continua a passos de tartaruga pingando em conta-gotas denúncias contra nomes de menor peso. Na semana passada, denunciou o apagadíssimo senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

A suposição de que talvez esteja conduzindo investigações sigilosas sobre Aécio Neves e José Serra esbarra em uma evidência: até agora não há nenhuma informação de que Dimas Toledo (homem de Aécio em Furnas) e Paulo Preto (homem de Serra no DNER) tenham sido sequer convocados para prestar depoimento.

Ora, eles são tão importantes para os esquemas Serra-Aécio quanto Paulo Roberto Costa para o PMDB e PP e Nelson Duque para o PT. Qual a razão desse esquecimento?

Os vazamentos contra Serra e Aécio estão chegando por tabela, como informação subsidiária de delatores pressionados a delatar Lula e o PT. E até agora Janot não reviu sua posição de voltar a negociar a delação de Pinheiro. Provavelmente porque ficou muito óbvio que o ponto central seria convencer Pinheiro a livrar Serra e Aécio de acusações de enriquecimento pessoal.

Dois fatos adicionais comprovam a luta pessoal de Janot na Lava Jato:

1. A mesquinharia de manter a acusação de “obstrução da Justiça” aos questionamentos da defesa de Lula, mesmo após o MInistro Teori Zavascki ter voltado atrás e retirado a expressão da sua sentença.

2. A informação da Folha de hoje (18.09.2016) de que a Lava Jato aproveitou pedaços da delação anulada de Léo Pinheiro contra Lula. Se a delação era necessária, qual a razão de Janot em procurar anulã-la? Obviamente blindar Aécio Neves.

Eduardo Cunha x rapa

A entrevista de Eduardo Cunha ao Estadão comprova algumas previsões do Xadrez:

1.     Já começou a antropofagia no grupo golpista.

2.     A aliança Rodrigo Maia + PSDB é uma das hipóteses em jogo. Cunha acrescentou nela Moreira Franco, sogro de Maia.

3.     O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), através de seu presidente Gilmar Mendes, está jogando com prazos de julgamento da chapa Dilma-Temer para impedir eleições diretas, caso a condenação se dê ainda em 2016. E também para manter Temer sob rédea curta, com a possibilidade de ser condenado em 2017. Nesse caso, assumiria o presidente da Câmara.

4. Janot aumentará seu protagonismo no jogo político, podendo desovar denúncias contra o PMDB, dentro de sua aliança tácita com Aécio e o PSDB.

Luis Nassif

74 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por favor, não corrija

    É o caso do Ministro Gilmar Neves, acusado aqui de ter atiçado seus blogueiros contra a apresentação da Lava Jato, sobre a denúncia de Lula, com o propósito de preparar o terreno para futuras investidas.

  2. “1.     Já começou a

    “1.     Já começou a antropofagia no grupo golpista.

    2.     A aliança Rodrigo Maia + PSDB é uma das hipóteses em jogo. Cunha acrescentou nela Moreira Franco, sogro de Maia.

    3.     O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), através de seu presidente Gilmar Mendes, está jogando com prazos de julgamento da chapa Dilma-Temer para impedir eleições diretas, caso a condenação se dê ainda em 2016. E também para manter Temer sob rédea curta, com a possibilidade de ser condenado em 2017. Nesse caso, assumiria o presidente da Câmara.”:

    “Depois, Luis Nassif sorriu docemente e sussurou:  “Vao so fuder, putaiada””…

    1. Respondo a Ivan de

      Respondo a Ivan de Union,17/09/2016 – 19:43.Ao que parece o Sr.Luis Nassif esta a prescisar de um segurança,não de quem lhe repita as frases.

  3. Algumas pinçadinhas

    A crítica à tese partiu de Dias Toffoli, que sabiamente alertou para o risco representado por uma república de juízes, mais perigoso que uma república de militares, como foi em 1964,

    É interessante que Dias Toffoli – atenção, Dias Toffoli, o poodle de Gilmar Mendes – tenha sido a primeira voz no STF a denunciar a “república do Judiciário”. O cerco vai se fechando…

    E até agora Janot não reviu sua posição de voltar a negociar a delação de Pinheiro. Provavelmente porque ficou muito óbvio que o ponto central seria convencer Pinheiro a livrar Serra e Aécio de acusações de enriquecimento pessoal.

    Há um cheiro no ar de que Leo Pinheiro será o “boi de piranha” da Lava-Jato, o exemplo de rico que foi pra cadeia (pros outros serem soltos). É só aqui?

    O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), através de seu presidente Gilmar Mendes, está jogando com prazos de julgamento da chapa Dilma-Temer para impedir eleições diretas, caso a condenação se dê ainda em 2016. E também para manter Temer sob rédea curta, com a possibilidade de ser condenado em 2017. Nesse caso, assumiria o presidente da Câmara.

    Neste caso o presidente do STF teria que convocar eleições indiretas, não?

    E aí temos o álibi perfeito para melar as eleições de 2018: um presidente indireto, que precisa de “tempo”, ganha um ano de mandato. Enquanto isso, quem sabe, os subterrâneos do Congresso surgem com um parlamentarismo.

  4. HIPOCRISIA
    Como o Senhor deve estar ciente, a hipocrisia é o leme das mídias, mas pense comigo, ser ofendido por gente sem qualidades suficientes ou comprometido demais, como os que arquitetaram o golpe em 1964 e agora em 2016 comemoram felizes a queda de um governo legítimo, é uma bênção espiritual, quanto mais ofendidos, mais influentes.

  5. A aliança Rodrigo Maia + PSDB
    A aliança Rodrigo Maia + PSDB é uma das hipóteses em jogo. Cunha acrescentou nela Moreira Franco, sogro de Maia.

    Só clareando as ideias, quer dizer que Moreira Franco está junto com a turma PSDB+DEM ? Eu sempre achei que ele era rival deste grupo, porque ambos os grupos queriam o butim para si. Se é verdade que estão todos irmanados, então a coisa está muito pior que eu imaginava. A união deles significa que não haverá eleições livres em 2018 e que o regime em breve mostrará sua cara alterando as regras para ficar por um bom tempo com o poder.

      1. Quem lhe pede desculpas agora

        Quem lhe pede desculpas agora sou eu.Perdoe-me.Eu jamais imaginei que o Gato Angora,fosse capacho da Globo.Nao so eu,o editor do blog tambem.Valeu.

          1. A minima inteligencia deixo

            A minima inteligencia deixo para o senhor.So me atenho a máxima,para isso basta que leia os meus comentarios.Dificil vai ser vosmece entendê-los.

  6. Pequenas consideracoes sobre

    Pequenas consideracoes sobre o novo Xadrez do mais brilhante jornalista de sua geracao.Cada vez mais evidentes a harmonia das teses defendidas em meus comentarios,com as que aponta o nobre editor a cada Xadrez que publica.Em especial,o que sempre defendi e defendo:brigas de quadrilheiros,que se mostrarao cada vez mais irrefutaveis, quando comecarem a briga fratricida pelo butim do golpe,isto e,pelo poder.Ja comecou,como bem anotado pelo editor.O fator Eduardo Cunha,um pouco relegado a segundo plano,mas corretamente corrigido pelo editor.Um pequeno detalhe,bom ser lembrado.O Padrinho Temer,e um coco na agua ao sabor das ondas,ou um palerma na avaliacao do Prof.Wanderlei Guilherme,nao lidera nada.Eduardo Cunha e onde jogo todas minhas fichas.Dele vira o estouro da boiada.Jamais perdora a omertà palaciana,psicopata por isso mesmo inteligente,mirou Moreira Franco,o gato angora,para dar inicio a sua vinganca,aqui entra o sardinha Rodrigo Maia,na mira do fuzil certeiro de Cunha.Vale um registro,que venho aventando ha algum tempo:dificilmente o Padrinho vestira a roupa de Papai Noel no Natal que se avizinha.

    1. Apenas para registrar um

      Apenas para registrar um fato.Dobro minha aposta no fator Eduardo Cunha.Tomo conhecimento que disparou contra o Gato Angora.Nao se tem noticias se sobrevivera ou nao.Em coletiva a imprensa,o sardinha Rodrigo Maia prometeu lavar com sangue a honra do sogro.Ouvido a respeito,Eduardo Cunha aconselhou-lhe que,primeiro, se matriculasse em uma escola de tiro ao alvo.

  7. Janot e Aécio

    Ok Nassif. Mas onde entra essa “história” dos movimentos sociais e do próprio PT em dialogar com Temer? Quanto a delação do governo Serrra, não estaria o Janot, procurador-chefe-político e  militante protegendo o seu “garoto” Aécio e jogando o Serra na fogueira? 

  8. Caro Nassif, há uma peça aí q
    Caro Nassif, há uma peça aí q está sendo esquecida, mas que bem pode embaralhar o tabuleiro. É o pedido de impeachment de Gilmar nas mãos de Renan, cujo mandato na presidência do Senado se encerra no início de 2017. Renan, mestre q é, sabe q ele tem até lá pra enquadrar Janot e Gilmar. Depois disso, ficará à mercê das circunstâncias.

  9. Trairagem geral com na série Narcos

    A possível jogada do fanático tucano gilmar, de tentar montar um esquema para cair em “eleições” indiretas, é de risco já que passa pela cassação de Temer pelo TSE e pode despertar a ira dos senadores peemedebistas que já têm em mãos dois pedidos de impeachment de gilmar do PSDB-MT, protocolados por ilustres juristas.

    1. Sinceramente?
       
      O que seria

      Sinceramente?

       

      O que seria pior? Ou menos pior? Aturar esse ministro do stf por mais umas decadas ou a escumalha por dois anos? Gostaria muito que cortassem as asinhas dele e o mandassem para casa mais cedo…..

    2. Tudo tem que ser muito bem
      Tudo tem que ser muito bem pensado até mesmo os passos que foram dados por esses juristas que, parodiando o dono do espaço, moveram peças para interditar o destemido ministro. A democracia foi desbaratada por dentro do Estado, toda ação que se faz para tentar retomar o mínimo da vontade popular na construção do destino do Estado é um alento. Não está apenas nas mãos do Senado está nas nossas também, um apoio massivo a esses pedidos através de um abaixo assinado e outros tipos de manifestação de apoio são, para mim, uma possibilidade clara de reação. Uma reação concreta, direta, objetiva contra a manipulação do judiciário, esse judiciário que guarda na manga para o ano que vem mais uma ação que pode afastar os cidadãos de escolher o presidente por eleição direta.Manipular um processo para um melhor momento não é aceitável.
      Esses juristas que entraram com esses pedidos devem contar com todo nosso apoio. O pedido deles é nosso também. Gilmar é o símbolo do golpe.

  10. Nassif vc poderia fazer um
    Nassif vc poderia fazer um “xadrez comparativo” com situações similares
    com o de outros países? Ou melhor,com assuntos diferentes em diversas áreas
    para nos conscientizar melhor sobre a cidadania e direitos,precisamos de bons
    exemplos de outros países para termos noção do q é ser um cidadão respeitado,
    A SUA DIDÁTICA “XADREZISTAS” É BASTANTE ESCLARECEDORA PARA O POVÃO!
    Acredito q agregaria MAIS AINDA a este país,vaaleu e Obrigado !!

  11. Em termos de delações, a

    Em termos de delações, a recusa delação da OAS tem uma outra hipótese. Tentar salvar a Odebrecht, já que os procuradores dizem que uma empreiteira das duas teria seu acordo aceito. A OAS, além de contar muitas coisas que os investigadores não gostariam ouvir (3% para o grupo de Aécio, 23 milhões de Serra), apresentaria um risco sistêmico muito menor para o governo. Mas duvido que uma fórmula para evitar uma quebradeira de empreiteiras não esteja sendo gestada pelo governo golpista. Além de atender o interesse de evitar um prejuízo enorme para a economia, esse seria um enorme cala-boca para que essas empresas não se “excedam” nas delações.

    Rodrigo Maia foi o primeiro a levantar o balão da eventual reeleição de Temer. Embora seja do DEM, não se sabe quais são seus reais interesses. Ele pode ser o porta-voz da “velha oposição” (PSDB e DEM), mas ao mesmo tempo pode ser o homem de Temer para cooptar segmentos do PSDB e DEM, em caso de rompimento, além de tranquilizar o bloco progressista e democrático em termos de procedimento parlamentar. Cunha tenta pressionar de alguma forma para manter seu bloco unido e ser uma ameaça em algumas votações, além de dar esboços de uma eventual delação em caso de prisão. O jogo de Gilmar não é sabido de forma alguma, tendo preferências pessoais dentro do PSDB. Seu alinhamento pessoal ainda vai ser decifrado.

  12. Aécio 2017

    A chance de Aécio ser presidente é essa: Temer cassado em 2017, o Congresso elege indiretamente o presidente para terminar o mandato – Aécio. Claro, desde que Janot não o denuncie. Eleito, não responde mais a processo algum anterior ao mandato. Presidente, concorre à reeleição, se não, dá Alckmin como candidato do PSDB. Com Lula habilitado, qualquer um dos dois pode até levar. 

    A disputa está então entre Aécio e Alckmin. Aécio não é da turma do FHC, mas Alckmin é inimigo. Logo, FHC deve apoiar Aécio. Seria só mais uma traição e ele gosta disso.

    Estou colocando Serra como carta fora do baralho, mas ele é da turma do FHC. Estou levando em consideração o que disse Nassif sobre a provável senilidade de Serra.

    Alckmim joga muito mal. Para Alckimin o ideal seria Dilma ter completado o mandato. Com Dilma na presidência, ele seria o candidato natural do PSDB, agora pode dar Aécio. Temer é seu adversário, alguém pode me dizer por que Alckmin manda sua polícia bater em quem grita “Fora Temer”?

    Claro, isso supondo-se que haverá eleição em 2018.

    1. No Congresso quem manda é o Itaú e os outros bancos

      Alckmin, FHC, Aécio, etc. obedecem. Infelizmente, para nosso pesadelo. Se o dedaço for no Meirelles pode ser ele.

      Em eleições indiretas onde os banqueiros podem impor o candidato que quiserem sem risco de perder nas urnas, Aécio é carta fora do baralho. É mau profissional e vulnerável demais. Serra também além de estar caducando, nunca foi candidato dos sonhos dos banqueiros. É teimoso, vaidoso, preguiçoso, vingativo. Até no governo FHC sempre preferiram Malan se tivesse cacife popular.

      Entre tucanos, Alckmin é o mais confiável para os banqueiros. Obediente e disciplinado. Poderia ser o Tasso Jereissati também, bem ao agrado dos empresários. Mas não descarte um executivo do mercado tirado da cartola. Até o Roberto Setúbal se a mosca azul picar. O Ilan Goldfain do Banco Central não pode ser porque não nasceu no Brasil.

    2. Esses dizeres infames que o

      Esses dizeres infames que o senhor ousa colocar no rodape dos seus comentarios,foi pincado de um dos poemas do Padrinho.Do que Affonso Romano de Sant’anna publicou ate agora,nada encontrei para lhe paternalizar sua autoria.

  13. Estão certos os

    Estão certos os dois.

    Lewandowski seguramente está se referindo ao ativismo do Judiciário, poder inerte no século XIX, bancado pelo estado e dedicado a arbitrar disputas patrimoniais dos senhores de terras, e que no século XX passou a perseguir a efetivação dos direitos fundamentais, em especial depois dos horrores do fascismo e das duas grandes guerras. Salvo engano a sua tese para titularização na USP foi sobre isso.

    E Toffoli está falando da persecução criminal, que nem o Judiciário é: polícia e ministério público são vinculados ao Poder Executivo, e são eles que promovem tudo que estamos vendo aí, do Deic a Curitiba. Os juízes estão na ponta final dessa cadeia de acusação, ao receberem a denúncia e julgarem. O sistema foi criado para que eles sejam moderadores. Estamos em um momento em que se dá grandes ouvidos ao que dizem associações, discute-se projetos de lei de instituições de persecução penal, entrevista-se julgadores para formular a opinião pública.

    Sou um entusiasta do Judiciário ativista de Lewandowski quando se trata de direitos humanos e garantias fundamentais. E do Judiciário inerte de Toffoli na persecução penal, e acrescento: também na disputa político-partidária.

    O local para formular projetos de lei com 10 mandamentos são os partidos e o Legislativo; para formular os mandamentos da ética, as faculdades de filosofia vinculadas ao Executivo; para discutir gestão pública e participação popular, as associações puramente civis e preferencialmente desvinculadas do Estado.

    O sistema judiciário como formulador de idéias originais é um fracasso – não é por menos que a ampla defesa e o direito ao contraditório foram inventados como valores supremos a frear o ímpeto do estado acusador – razão pela qual este poder deveria apreciar a sabedoria da inércia, de captar as idéias vindas das instituições mais preparadas e aplicá-las ao caso concreto depois que outros as refinaram.

  14. “Nesse caso, assumiria o

    “Nesse caso, assumiria o presidente da Câmara”

    Li há algum tempo que o paisão do presidente da Câmara estava preparando o pimpolho para ocupar a mesma cadeira que sentou por longos 12 anos. Queria o moço prefeito da cidade maravilhosa. Ele até tentou aliado a garotinha, filha do Garotinho, mas Levaram uma surra do eleitorado.

    Agora, se vingar o golpe dentro do golpe, o moço vai superar as expectativas mais otimistas do pai. Já estou imaginando o Brasil governado por um político da envergadura de Maia. Se bem que, no caso, deve convocar uma eleição indireta via Câmara do deputados. 

    Aí, imagino o espetáculo dantesco da situação tão comum na ditadura. Lá, eram obrigados a votar no general indicado. Aqui, certamente, veríamos a briga de foice dos candidatos tentando o apoio do baixo clero. Seria a consagração do Brasil na quarta divisão das democracias. Seria a descida a um dos círculos do inferno.

    O Brasil não merece essa humilhação.

    1. Merece sim !!!
      O povo foi

      Merece sim !!!

      O povo foi ingrato com Lula e Dilma quando simplesmente abandonaram Dilma a própria sorte.

      O povo não fez questão de defender a democracia. Não fez questão de defender os gastos em saúde e na educação nem os programas sociais dos quais é beneficiário…

  15.  CUNHA DELATA MOREIRA:

     

    CUNHA DELATA MOREIRA: INVENTOU O FI-FGTS E VAI SER MUITO DIFÍCIL ELE FICAR

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Nk6iTAgeJhM%5D

    Fabio Medina fala da lava jato e de sua saída da AGU

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=eJdZcyHdFYs%5D

    CUNHA LIGA HOMEM FORTE DE TEMER A IRREGULARIDADES NA CAIXA

    DEPUTADO CASSADO DIZ QUE SUSPEITAS SOBRE NO FINANCIAMENTO DO PORTO MARAVILHA TÊM LIGAÇÃO COM SECRETÁRIO DE TEMER

     

    BRASÍLIA – O deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) acusou o secretário do Programa de Parcerias de Investimentos, Moreira Franco, homem forte do governo Michel Temer, de estar por trás de irregularidades na operação para financiar obras do Porto Maravilha, no Rio.
    Ao classificar Moreira como “o cérebro” da gestão Temer, Cunha disse que o novo plano de concessões “nasce sob suspeição” e deu sinais de que pode atingir o presidente. “Na hora em que as investigações avançarem, vai ficar muito difícil a permanência do Moreira no governo”, afirmou, na primeira entrevista exclusiva após perder o mandato.
    Ex-presidente da Câmara, Cunha é suspeito de ter cobrado da empreiteira Carioca Engenharia R$ 52 milhões de propina em troca da liberação de verbas do Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS) para o Porto Maravilha, projeto de revitalização da região portuária. Ele chama a denúncia de “surreal” e aponta o dedo para Moreira.
    Cunha também criticou Temer, por “aderir ao programa de quem perdeu a eleição”. E prometeu revelar bastidores do processo de impeachment de Dilma Rousseff em livro que lançará no fim do ano. “Vai ser um presente de Natal.”
    O governo avalia que a denúncia da Lava Jato contra o ex-presidente Lula enfraquece as manifestações “Fora, Temer”. O sr. concorda?
    Tudo depende do que está motivando a sociedade para o “Fora, Temer”. Mas temos um problema: o Michel foi eleito com a Dilma com um programa que ela não cumpriu. E ele também não está cumprindo. Por outro lado, ele aderiu ao programa do PSDB e do DEM, que perderam a eleição. Que o Brasil precisa de reforma previdenciária, trabalhista, não tenho dúvida. Mas é difícil fazer uma coisa muito radical, no meio de um mandato, com alguém sem a legitimidade de estar discutindo isso debaixo de um processo eleitoral.
    O sr. acha que o presidente Temer não tem legitimidade?
    Ele tem legitimidade. Eu disse que talvez não tenha para um programa radical, contrário àquilo que foi colocado no processo eleitoral. A população aplaudiu porque tirou a Dilma, mas não está satisfeita.
    O sr. está dizendo que não queriam Dilma, mas também não querem Temer…
    Não querem porque não se sentem representados. Me preocupa um jovem virar para mim na rua, me cumprimentar e dizer: “Parabéns, a gente queria tirar essa mulher, queria tirar o PT, mas não tem por que entubar esse vice”.
    E o que ele deve fazer?
    Acho que tem de ser uma coisa mais light, tentando recuperar aquilo que a Dilma descumpriu, sem movimentos radicais. Uma vez o próprio Michel disse o seguinte: “A presidente não vai conseguir se aguentar com esses índices de popularidade”. Só que ele está (em situação) semelhante. Dilma precisava recuperar popularidade. Ele precisa ganhar, porque não tem. O Michel tem de tomar cuidado porque, no fundo, o PSDB quer jogar a impopularidade no colo dele para depois nadar de braçada. Mas quem manda no governo é o Moreira Franco.
    Por que o sr. chamou Moreira Franco de eminência parda?
    Ele é muito mais do que eminência parda. Moreira Franco, que se diz sociólogo, é o cérebro do governo. Foi ele que articulou a candidatura do genro, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ser presidente da Câmara, atropelando a base aliada.
    Dilma dizia que o sr. era quem mandava no governo interino.
    Fica claro hoje que não era. O Moreira Franco era vice-presidente (de Fundos e Loterias) da Caixa, antes do Fábio Cleto, que fez a delação falando de mim. Quem criou o FI-FGTS na Caixa foi o Moreira Franco. Toda a operação no Porto Maravilha foi montada por ele. No programa de privatização, dos R$ 30 bilhões anunciados, R$ 12 bilhões vêm de onde? Do Fundo de Investimento da Caixa. Ele sabe de onde tirar dinheiro. Esse programa de privatização começa com risco de escândalo. Nasce sob suspeição.
    Delatores dizem que o sr. recebeu propina na obra do Porto Maravilha. E Fábio Cleto era ligado ao sr., seu braço-direito na Caixa.
    Fábio Cleto era ligado à bancada do PMDB e eu desminto qualquer recebimento de vantagem indevida. Acho engraçado quando você pega e fala de delação, citando Porto Maravilha, quando quem conduziu toda a negociação e abertura de financiamento, em conjunto com o prefeito do Rio (Eduardo Paes), foi o Moreira. E agora aparece uma denúncia e é contra mim? Isso é surreal. Quem comandava e ainda comanda o FI (Fundo de Investimento) chama-se Moreira Franco. E lá tem muitos financiamentos concedidos que foram perdas da Caixa. Na hora em que as investigações avançarem, vai ficar muito difícil a permanência do Moreira no governo.
    De que perdas o sr. fala?
    Uma de que me lembro foi da Rede Energia. Outra foi da Nova Cibe. O uso de energia, na época, teve escândalo grande.
    O sr. tem provas em relação a Moreira Franco?
    Estou levantando suspeição, em minha defesa, por uma razão muito simples. Há um inquérito instaurado com uma delação do Fábio Cleto em cima de uma operação que foi feita quando Moreira era vice-presidente da Caixa.
    O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Lava Jato, autorizou a remessa para a Justiça Federal do Paraná da ação em que o sr. é acusado de corrupção por manter contas na Suíça para recebimento de propina da Petrobrás. O sr. tem medo de ser preso?
    Medo? Nenhum. Não há provas contra mim. Só se for uma motivação de natureza política. Não se pediu prisão na denúncia apresentada contra o Lula. Por que fariam em relação a mim?
    O Ministério Público diz que Lula é o “comandante máximo” da corrupção na Petrobrás, mas o sr. também foi acusado de ser chefe do esquema de propina…
    Eu não sei se ele é ou não o comandante máximo, mas o que sempre me deixou estarrecido foi quererem me carimbar como se eu fosse o chefe do esquema. Isso é ridículo. Naquele período de 2006, até 2007, eu estava no grupo do vagabundo daquele (Anthony) Garotinho, numa linha contra o Lula.
    O sr. está escrevendo um livro sobre os bastidores do impeachment. Vai revelar conversas comprometedoras?
    Não sei se são comprometedoras. Vou contar as reuniões, os diálogos, tudo, doa a quem doer. A conclusão será de quem lê. Quero lançar no fim do ano. Vai ser um presente de Natal.
    O sr. sempre foi amigo de Temer, mas agora tem feito ameaças. Auxiliares dele dizem que são bravatas…
    Estou ameaçando quem? O distanciamento que existe é porque eu quero. Houve muita hipocrisia. Não há razão para eu manter convivência com um governo que me cassou.
    Na sua avaliação, o presidente termina o mandato?
    Espero que termine. Desejo sucesso a ele, mas vejo muita dificuldade. Há ainda o risco do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral, que pode cassar a chapa. Se levar a julgamento, vai cassar. As provas são irrefutáveis. Pergunto: por que o PSDB não desistiu da ação? Para deixar uma faca no pescoço.
    Então o sr. avalia que o PSDB teria de deixar o governo?
    Não acho que tenha de colocar o PSDB e o DEM para fora, mas esses dois partidos não podem querer tomar conta do governo na mão grande. É isso que solidifica o discurso do golpe. O País ainda não entrou numa estabilidade política.
    E vai entrar?
    Acho que vamos nessa situação de empurrar com a barriga até a eleição de 2018.
    O que o sr. não faria novamente, se pudesse voltar atrás?
    Talvez eu devesse ter sido mais Renan (Calheiros, presidente do Senado) e menos Eduardo Cunha. Renan é jogador, é falso, é dissimulado. Eu meço menos o que vou fazer. Outro erro do qual me arrependo foi ter anunciado o rompimento com o governo Dilma. Eu deveria ter rompido na prática, mas não no verbo.
    O sr. vai sair do PMDB?
    Por que vou sair do PMDB? Minha guerra não está perdida. Ainda está só começando.
    http://tv.estadao.com.br/politica,cunha-moreira-e-quem-mand…

  16. Tudo está combinado.

    Estou acompanhando esta novela desde 2014. Fico muito triste pois tudo está sendo feito de uma maneira muito profissional, por atores amadores e muita gente acredita no que dizem.Temos que resolver este problema logo, se não o pais será desvastado

  17. Ansiedade

    Os fatos ,ditarão as regras deste xadrez,  e eles costumam ser surpreendentes. Neste caso a irracionalidade das massas, a ansiedade dos golpistas, a arrogância do MPF e o determinismo do indeterminado destino,  podem confundir este jogo sujo. Mas em todo caso não vai ser  bom pra ninguém, nem para os abutres. Bem … para os abutres  talvez…

  18. Ansiedade

    Os fatos ,ditarão as regras deste xadrez,  e eles costumam ser surpreendentes. Neste caso a irracionalidade das massas, a ansiedade dos golpistas, a arrogância do MPF e o determinismo do indeterminado destino,  podem confundir este jogo sujo. Mas em todo caso não vai ser  bom pra ninguém, nem para os abutres. Bem … para os abutres  talvez…

  19. Em resumo é aquilo que aqui

    Em resumo é aquilo que aqui escrevi um dia: “o Poder Judiciário, em conluio com a Globo, capturou o Poder Legislativo e juntos capturaram o Poder Executivo”.

    Na verdade, tudo me leva a crer que o objetivo da Lava Jato é criminalizar ao máximo a classe política criando tal ojeriza a ela ante a população que ficaria fácil apresentar como solução um governo de viés fascista sob comando de um Salvador da Pátria apoiado pela Globo (Sérgio Moro, talvez?).

    Tal governo, além de fascista, implementaria um radical neoliberalismo, que faria o país funcionar em rotação lenta, negligenciando todos os setores da economia com exceção a exportação de comodities. Isso encaixa bem com a visão de mundo dos idiotas neolibarais que apoiaram o golpe, sejam do setor financeiro ou não. São muito burros para terem a exata noção do que fizeram. Esta 

    Esta visão tem que levar em conta outro fator: a sociedade, especialmente nos centros urbanos, poderia cair na mais completa degeneração, pouco importando, porque a extração de commodities, que utilizam pouca mão-de-obra qualificada, não precisa necessariamente de centros urbanos estruturados para serem desenvolvidas. Ademais, mesmo em meio ao caos social é necessário produzir algo para gerar divisas. Loucura? Na Líbia já acontece isso: o país virou um caos, mas mesmo assim a produção petrolífera se mantém porque interessa e o país, bem ou mal precisa de divisas externas.

    Não compartilho com o otimismo do Nassif. Pelo que vi e vejo é possível entrarmos numa etapa da qual não espero sair em menos de 20 anos. Deixo para cada um imaginar o que pode acontecer nesse prazo, mas prevejo o pior dos mundos.

    Concluindo: conversando com as pessoas mais simples formei a convicção de que a Globo fez um trabalho tão bem feito que tudo o que ela disser vira verdade. O que acontece nos bastidores, todo esse xadrez descrito, interessa a mim e muitos outros que acompanham os blogs ditos “sujos” e procuram informações alternativas.  Para o homem comum a verdade é o que a Globo diz, pior é dogma, tem contornos de um verdade religiosa incontestável. É nela que as pessoas acreditam. Ponto final. 

     

    1. Não é só questão ideológica.

      Não é só questão ideológica. A programação da globo, pelo menos quando eu ainda via, era muito bizarra. Eu só assistia porque era a única opção pois os outros parcos canais que existiam eram mais bizarros ainda. Vê lá se eu vou perder meu sono vendo as velhinhas do jô? Ou o jornal nazional? Ou uma daquelas intermináveis modorrentas novelas de um estória só? Agora, quem assiste Faustão devia procurar um psicólogo.

  20. O pulo do gato

    Nada neste mundo faria que uma pessoa, ou alguma instituição, ou até grupo organizado, emita esta declaração de tal gravidade se não tivesse algo ou alguém muito poderoso por trás. Mesmo se tivesse (estou falando em tese) algum mínimo de prova, quem se arrisca para a plateia e a TV para dizer algo assim, em forma drástica e definitiva, somente o faria se tivesse apoio explícito ou até ordem de instancia superior, mesmo que isso seja oculto e em conversas paralelas (do tipo: Vai enfrente que a gente te dá apoio!). Não é apenas um gesto de loucura de algum meritocrático isolado, mas sim com a convicção de que tem algo superior e forte dando suporte.

    Quem?

    Quem teria autoridade como para autorizar essa acusação em público, ainda sem um mínimo de provas?

    Logo, em seguida, poderíamos nos perguntar: Quem dá suporte a esses procuradores para falar isso em público?

    Chutaram o balde; o balde final da lava-jato. Somente se alguém orientou a fazer.

    Por quê?

    Afastar Lula, não apenas de 2018, mas debilitar a sua liderança perante o povo;

    Fazer perder importância a qualquer outro desdobramento da lava-jato, ao indiciar o hipotético chefe.

    Parar a sangria de aliados do golpe, incluindo o Governo Temer.

    Mas, por que agora?

    O prazo de término da lava-jato estava concluindo (eles vinham trabalhando naquele Power Point há algum tempo, como prova a inclusão de declaração premiada do Pinheiro, que depois tinha sido impugnada pelo Janot);

    Cunha começou a falar demais: envolveu a rede Globo e, muito recentemente, ao Moreira Franco, o que colocaria o golpe em perigo;

    Precisavas-se de uma manobra de distração;

    Quem ganhou com isso?

    Ganha o “golpe continuado”. Conseguiram tirar o Eduardo Cunha das manchetes e recolocar o Lula e o PT na mira da população bovina.

    E agora José?

    Deixaram a peteca nas mãos do Janot (que já saiu fora) e Moro, que terá que decidir sobre aceitar ou não a denuncia.

    Se o Moro aceitar, prova então que ele faz parte da acusação e segue o comando de quem está por trás do golpe.

    Se não aceitar, prova então que Moro não receve ordens das mesmas pessoas que mandam nos procuradores, e que haverá lava-jato para muita gente ainda.

    A ação a seguir definirá o papel que cada um joga na história

    1. O esquema ponzi que rege as finanças mundiais

      Alexis, estou com você nesta teoria da conspiração. Origem externa com o principal suspeito, na minha opinião, sendo o sistema financeiro mundial que gerou este deficit impagáve e fraudulento de 500 Trilhões de Dólares que não pode deixar de ser renegociado “ad eternum” pois caso o default ocorra o mundo para.

      Como a fraude no sistema financeiro já opera há um bom tempo (décadas) eles estão bem preparados e organizados para intervir no planeta todo e manter o circo funcionando.

      Mas a verdade é que a máscara já caiu há muito tempo e o uso da força para manter o atual “status quo” não é e nunca foi a melhor alternativa.

      Vivemos em tempos interessantes.

  21. combinar com os russos!

    Percebe-se que Leo pinheiro e Marcelo Odebrecht foro os únicos que resistiram as investida de Moro.  Janot, pode até esconde Serra e  Aécio, e espera que Leo Pinheiro desista de denuncia-los na lava-jato. Mas não será muito fácil para os golpistas mesmo com apoio da Mídia, porque como  como diria Garrincha: é preciso combinar com os russos!              

  22. Gritem pelo mundo inteiro: Fora Temer !

    Gritem pelo mundo inteiro a plenos pulmões

    A inaceitável brutalidade a cada dia mais desvendada sobre o primarismo do golpe midiático-jurídico-congressual contra Dilma/PT , mulher honesta e nacionalista, bem como, a impensável selvagem e cruel perseguição mantida contra Lula/PT e sua família, escancaradamente, visando a destruição de sua grande reputação, não podem ser mais toleradas. De tão tendenciosas, desonestas e grosseiras que são, que não resistem à apreciação de qualquer pessoa honesta possuidora de um mínimo de inteligência, muito menos, por parte de grandes advogados, juristas e tribunais internacionais.

    Esse sujo golpe contra Dilma/PT e contra  a democracia, bem como a implacável terrorista perseguição a Lula e sua família, tem que passar a ser, continuamente, informada e denunciada junto aos governos, grandes instituições e mídia internacional.

    O impensável golpe capitaneado pela turma de preto contra Dilma/PT, de agora em diante, inaugura perigosa época de permanente estados de riscos, não só para o Brasil, como também, para toda a economia mundial. Obvio e ululante. Para agravar tudo, num tempo que o sistema capitalista mundial, desde 2007,  luta em vão para melhorar. Mas, continua fraco, de pernas bambas, visão turva e um baita desânimo.

    Em resumo, essa tosca ópera bufa do golpe contra Dilma/PT, que só não percebe quem não quer, ou é do tipo  que só se dará conta, bem lá adiante, tarde demais, Só quando o Planeta for incendiado por outros semelhantes dementes (Trump?).

    Fora Temer !

    1. Estrelas

      Prezado Nassif

      Por que não conseguimos avaliar, nas estrelas, os comentários mais longos; aqueles que exigem um clique para continuarmos a ler? Acho isso injusto com os comentaristas. abraço

      1. Problema do sistema. Tem que

        Problema do sistema. Tem que clicar primeiro no título ou no link permanente para abrir a janela e poder clicar nas estrelas. 

  23. enredo

    Vamos supor um enredo de novela:

    1- O paraguay já é um narco estado, com o kit completo: um chefão resultado de um golpe patrocinado pelo império e base militar americana.

    2- Não seria este o projeto para o Brasil, com o pópara presidente?

  24. Chega a ser irônico

    Chega a ser irônico Paulo Preto não ter sido investigado até agora…E o mais irônico ainda é a mãe dele( D. Orminda) ter a cara de pau de falar pra minha tia almoçar com ela toda segunda feira, pagando R$200 todo mês…E o pior: ter pedido pra minha tia ajudar uma pessoa carente(que é deficiente física) contribuindo com dinheiro(que minha tia – inocentemente – doou) e usar este dinheiro dado para fazer sucesso com chapéu alheio:  pagar tratamento de fisioterapia todo mês de uma parente da empregada dela todo mês(que não precisa do dinheiro) e nem dizer que foi minha tia quem doou.Fruto não cai mesmo longe do pé.Tal mãe, tal filho.

     

  25. “Seo Nassif “.

    Parabéns pelos últimos textos do xadrez ! Somente não concordo, como já apontou um comentarista no último xadrez, com o que tb considero uma certa “ingenuidade” sua ao escrever ” Agora que as chamas da lava jato se voltam contra o PSDB”. Vc acredita nisto, realmente ? Eu não ! Cansamos de esperar o julgamento do Mensalão Mineiro, do escândalo no metrô paulista e rodoanel, do dono da misteriosa cocaína do Espírito Santo e até mesmo da CPI da Merenda Escolar.

    Somos ambos Mineiros, mas acho que sou mais desconfiada. Abraços.

  26. Eis as peças do tabuleiro racional

    Atuação provável das peças do tabuleiro:

    Lula: vai escolher um sucessor devido o desgaste mental e a sábia intuição de que não une mais o país em médio prazo;

    Mendes: torcedor tucananista “….se for pro ano que vem teremos eleições indiretas”.

    Temer: será ‘impichado’, só luta pra viver sem as garras da Lava Brasil, para isso não pode renunciar neste ano; 

    Aécio/Serra: devem desistir do cenário federal e aposentarem-se no governo de Minas e São Paulo, respectivamente, apartir de 2019;

    Alkmin: Será senador, porque não se elege  presidente por conta do Nordeste;

    Moro/Janot: não são partidarios, fora a vaidade excerbada, apenas sabem que devem dizimar os partidos de forma linear um a um, mas começou com o PT que era o Governo, gerando, com isso, desemprego em massa. Os dois vão cada dia ser mais esmaecidos em suas ações por encargo de consciência;

    Classe Média: Nunca vai aceitar partidos de esquerdas no poder, isso ja vem de ambientação familiar, portanto não será substancial nas manisfestações das ruas, tanto faz PMDB ou PSDB; 

    Classe C,D e E: Essas têm a síndrome da primeira notícia (não veem o contraditório no dia seguinte às repercussões dos fatos)  e se comportão como manda ao sabor da grande mídia;

    Grande Mídia: Está à espera de um milagre de uma Lei Federal que possa barrar a mídia estrangeira, puro devaneio, não há como interromper o avanço da técnologia. 

    Cunha: virou o Prometheus, com a eterna dor no próprio fígado;

    Power Point: necessário tratamento psiquiátrico urgente  assim como a Janaína.

    No mais, esperemos!

     

     

    1. Moro e Janot não são

      Moro e Janot não são partidários? Néscio vai disputar governo estadual? Tem muita estrela pra esse seu comentário. Acho que o pessoal não leu direito.

  27. Nassif, a delação do Léo

    Nassif, a delação do Léo Pinheiro não serve quando envolve Aecio e Serra, mas para acusar o Lula ela serve. O pau do Janot só quer bater no Chico! 

  28. É preciso pedir o Impedimento do PGR Rodrigo Janot

    Prezado Nassif, prezada equipe do GGN, prezados leitore.

    Assim como fizeram em relação a Gilmar Mendes, é preciso que cidadãos brasileiros, sobretudo advogados, juristas e operadores do Direito que sejam defensores da Democracia e do Estado de Direito, protocolem no Senado Federal Pedidos de Impedimento contra o PGR Rodrigo Janot.

     

    1. Em um ano Janot sairá da PGR.

      Em um ano Janot sairá da PGR. Lutar por isso é apenas dar uma carta na manga para temer que teria agora já a chance de emplacar um PGR ao seu gosto. Foquem em tirar Gilmar Mendes do STF que é muito mais nefasto e vai ficar até 2027, ao que parece.

  29. XADREZ DO FUTURO pois me cham

    Caro Nassif,

    Acompanho o xadrez desde o início e quero cumprimentá-lo pelo excelente trabalho de jornalismo e por nos proporcionar luz nessa imensa escuridão que é a imprensa brasileira de hoje.

    Eu gostaria de prestar uma humilde colaboração, em relação a lances de um xadrez futuro (eleições de 2018)…porque a meu ver a apresentação da denúncia contra LULA transformou a força tarefa da lava jato em uma ordem jurídico-messiânica e considerando a declaração do Ministro Dias Toffoli em que alerta sobre os perigos do sistema judiciário percorrer o mesmo caminho dos militares em 1964, vejo que o Brasil submetido a uma ditadura do judiciário e com a classe política completamente desmoralizada e criminalizada (com exceção do blindado PSDB), há uma possível tendência desse sistema judiciário de lançar uma candidatura em 2018 e dessa forma com o PGR procurando se fortalecer nesse jogo e o juiz Sergio Moro e suas palestras,principalmente a dessa semana “Fazendo líderes com caráter e integridade”, me levam a crer que o nosso juiz de 1a. instância está sendo preparado para uma disputa presidencial, caso o jogo se abra por esse caminho. 

    Com isso considero que duas possíveis chapas podem se desenhar. Sergio Moro e Rodrigo Janot (com sua ordem jurídico messiânica como cabos eleitorais e parte do PSDB e empresariado) ou Sergio Moro e Gilmar Mendes (com o PSDB e empresariado)

    Um abraço,

    Jose Luiz 

  30. XADREZ DO FUTURO pois me cham

    Caro Nassif,

    Acompanho o xadrez desde o início e quero cumprimentá-lo pelo excelente trabalho de jornalismo e por nos proporcionar luz nessa imensa escuridão que é a imprensa brasileira de hoje.

    Eu gostaria de prestar uma humilde colaboração, em relação a lances de um xadrez futuro (eleições de 2018)…porque a meu ver a apresentação da denúncia contra LULA transformou a força tarefa da lava jato em uma ordem jurídico-messiânica e considerando a declaração do Ministro Dias Toffoli em que alerta sobre os perigos do sistema judiciário percorrer o mesmo caminho dos militares em 1964, vejo que o Brasil submetido a uma ditadura do judiciário e com a classe política completamente desmoralizada e criminalizada (com exceção do blindado PSDB), há uma possível tendência desse sistema judiciário de lançar uma candidatura em 2018 e dessa forma com o PGR procurando se fortalecer nesse jogo e o juiz Sergio Moro e suas palestras,principalmente a dessa semana “Fazendo líderes com caráter e integridade”, me levam a crer que o nosso juiz de 1a. instância está sendo preparado para uma disputa presidencial, caso o jogo se abra por esse caminho. 

    Com isso considero que duas possíveis chapas podem se desenhar. Sergio Moro e Rodrigo Janot (com sua ordem jurídico messiânica como cabos eleitorais e parte do PSDB e empresariado) ou Sergio Moro e Gilmar Mendes (com o PSDB e empresariado)

    Um abraço,

    Jose Luiz 

  31. O nefasto mundo politico-juridico

    A semana que passou deixou muitos de queixo caido por dois motivos, principalmente.

    – Primeiro: a denuncia totalmente vazia de conteudo do MPF contra Lula.

    – Segundo: a ja historica carta aberta do procurador Eugênio Aragão ao seu colega e ex-amigo, Rodrigo Janot.

    Ja era de certa forma esperada essa denuncia do MPF contra Lula. O que causou espécie foi a aparato midiatico e a representação tautologica como recurso de convencimento de que Lula é o maior bandido que o Brasil ja teve. Sublinarmente, martela-se muitas vezes de que Lula é um ladrão, comandante de quadrilha, portanto, um bandido que deve ser condenado a prisão. Esperava-se comedimento e equilibrio por parte do MPF. Fica então, para nos cidadãos, a questão de qual é o papel que o Ministério Publico Federal deve encampar? Certamente não o de perseguidor politico e ideologico de nenhuma pessoa ou instituição.

    Se perguntar a qualquer pessoa medianamente informada hoje o que ela espera de nomes como Serra, Aécio, Temer, Jucah, Alckmin, Renan, a resposta sera: nada. Ninguém que conheça um minimo da historia politica dos ultimos quarenta anos do Brasil espera nada dessa velha politica. Todos sabem a que eles servem. Porém, de um Procurador-geral da Republica em tempos de operações investigativas, esperava-se muito. Esperava-se, pela primeira vez na historia desse Pais, que Rodrigo Janot fosse o procurador que seria o divisor de aguas. E o que tem feito Janot, tem sido envergonhar os que querem acreditar que a justiça não tem partido nem sobrenome.

    Assim, Rodrigo Janot acaba sendo muito mais nefasto para o Brasil, que as velhas raposas e garnisés do cansado sistema politico brasileiro.

  32. Com TODA a vênia

    não precisava a Folha.

    Venho denunciando a presença da delação cancelada como BASE da denuncia do MPF desde quarta-feira quando terminei de ler a peça.

    Se vc lesse os comentários aos seus posts…

    Esse é o fato mais importante da LavaJato até aqui. É uma fraude processual clara, grosseira, inadmissível.

    Os meninos de Curitiba colocaram uma informação extra-processual para basear a denuncia esperando que ela seja corroborada pelo informante dentro do processo (coagido? Pressionado?) que já lhes passou a informação extra-oficialmente (esboço de delação não é algo que exista no mundo jurídico).

    É uma causa clara de nulidade. Não deixe passar esse ponto em branco!

    Essa é a parte objetiva, inquestionável.

    Entrando no terreno da especulação, eu aposto 10 contra 1 que a nova prisão do Pinheiro foi encenada. Eles estragaram as possibilidades do cara e compensaram lhe dando outra chance de se safar – mas agora dizendo apenas o que lhes é conveniente.

    Isso é banditismo judicial sem mais.

  33. Michelzinho Querido!!!

    Michelzinho querido…  Querido por 1% da população do País que vc deu Golpe, caso queira “sair dessa vida para entrar na história”, providencie a arma. Como os tempos são outros, não precisa deixar carta-testamento. Nós, os brasileiros, providenciaremos um lindo “power-point” explicando seu ato.

  34. Os abusos do MPF contra Lula/PT fazem parte do jogo

    Esses abusos contra Lula são parte fundamental do jogo de cena… a violência final contra o PT será usada como desculpa para que sejam tomadas medidas de “precaução contra abusos futuros”, claro, só sobrou a direita para ser abusada.

    Logo após a prisão de Lula, eles serão obrigados a começar uma campanha do tipo “temos que virar a página”, “chega de violência”, “temos que reconstruir o Brasil”, “chega de radicalização”… talvez o governo faça campanha em parceria com a mídia.

    A revista Veja provavelmente vai emcabeçar esse movimento, já que encabeça o movimento de radicalização… vão fazer uma limpeza nos blogueiros incendiários… o conflito vai deixar de ser vantajoso quando se está do lado de quem governa.

    A radicalização controlada já começa a perder a utilidade… terá que ser abafada antes que prejudique algum de seus protegidos.

  35. Artigo 81

          Espero estar errado, mas analisando este “xadrez”, com as peças colocadas e seus possiveis movimentos, o cenário possivel seria o acionamento do artigo 81 da CF, até março de 2017, que trata das eleições indiretas.

           Uma vez que tanto o PGR + MPF/BSB voltem suas baterias, a alguem ou “alguens”, da camarilha do Planalto, movimento este com a colaboração do Pres. TSE, apoiado pela midia e o “mercado” , o governo Temer tem grande probabilidade de soçobrar, ir para a cucuia.

           E a escolha seria restringida a poucos ” salvadores “, pois poucos sobrariam da carnificina politica caso Temer “rode”, seria uma luta total entre os que “apoiaram” seu breve governo; mas com o PGR arbitrando, afinal ele e seus subordinados, tanto de BSB, CTba, RJ e SP, amealharam durante meses possiveis denuncias e delações contra quem quer que seja, ou melhor dizendo, contra quem eles desejem, e através de suas ligações com a midia de massa, sempre avida em novas delações/denuncias, que corroborem seus objetivos, qualquer possivel “chapa” desta eleição indireta, poderá ser destruida antes mesmo de ser apresentada.

            Então o cenário seria semelhante a uma versão jabuticaba do “dedazo” mexicano, aprimorado, com a PGR/MPF + TSE + Midia , pressionando o Congresso com denuncias ou mesmo a ameaça delas, visando que deputados e senadores, elejam a chapa que eles indicarem.

            Em caso de tal cenário salvacionista for confirmado, as eleições gerais de 2018 com certeza estarão em risco.

            PERGUNTA incomoda e medonha :  Será que para termos eleições em 2018, é depender da sobrevivência do “governo” Temer ?

    1. Eleições 2018

      PERGUNTA incomoda e medonha :  Será que para termos eleições em 2018, é depender da sobrevivência do “governo” Temer ?

      Temo dizer que a resposta seria “sim”. Mas como este governo tem vida curta…

  36. Nassif, na convicção dos

    Nassif, na convicção dos procuradores PowerPoint o Lula é o maestro, chefe e tudo mais. Será que  o PGR pau que só bate em lula Janot é o chefe da gangue golpista, pela convicção explícita de sua posição partidária?

  37. Juiz tucano

    Porque Gilmar Mendes defende tanto Aecio e Serra?com certeza tem rabo preso, se cair um dos dois, será delatado. deve ter sido ameaçado…

  38. Um cogito sobre o imbróglio até agora

    Concordo em muito com a narrativa do Nassif, Lula perseguido para ser anulado em 2018, e PSDB paulista e mineiro blindados na justiça.

    Me preocupa é o obscurecimento das discussões sobre o futuro do Brasil, com a nação se esfacelando, o Estado ameaçado por um bando de oportunistas e o povo com perspectivas cada vêz mais sombrias.

    Na época da dona Dilma dava pelo menos para reclamar que estávamos sem Rumo, sem Norte e sem Estrela e termos a esperança que uma hora ela acordaria.

    O Temer não têm a menor condição de governar, é tão incompetente que nem destruir o País, o que é infinitamente mais fácil do que endireitá-lo, colocá-lo com orgulho e protagonismo na segunda década do séc. XXI, consegue. 

    É uma nulidade absoluta.

    Nassif, precisamos oferecer alternativas para o futuro nefasto que se apresenta para o povo e a Nação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador