Petrobras terá sede certificada pelo Green Building na Bahia

Do Blog da Petrobras

Com a presença do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, foi lançada, nesta segunda-feira (19/12), a Pedra Fundamental do edifício Torre Pituba, que abrigará as atividades administrativas da companhia, em Salvador. O novo prédio será construído a partir dos critérios de sustentabilidade do selo ambiental Green Building e do selo Procel Edifica, inaugurando, no Nordeste, a era das construções verdes em utilização pela Petrobras.

O presidente da Petrobras destacou a importância do novo prédio para a gestão da Petrobras na Bahia. “Sairemos de um modelo de dispersão, com vários prédios e salas alugadas na cidade, para um modelo de concentração, otimizando recursos humanos e ambientais”. O presidente enfatizou também as características de inovação, eficiência energética e sustentabilidade do novo empreendimento. “O edifício Torre Pituba será mais um marco da Petrobras na Bahia”.

Uma construção altamente eficiente, a partir de respeito ao meio ambiente e minimização do uso dos recursos naturais não renováveis. Este é o Torre Pituba, concebido de acordo com os critérios de sustentabilidade do LEED – sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental –, importante selo internacional criado pelo U.S Green Building Council (USGBC), que reúne diversos representantes da construção civil.

Com projeto arquitetônico assinado por André Sá e Francisco Mota Arquitetos e gerenciamento da Mendes Pinto Engenharia, a construção será realizada pela empresa SPE Edificações Itaigara, uma sociedade para propósito específico formada pela Construtora OAS e Odebrecht Realizações Imobiliárias. O empreendimento também movimentará o mercado de trabalho, com a geração de 1.300 postos de trabalho diretos e 500 indiretos.

Projeto Paisagístico

O empreendimento terá um átrio central criado com o objetivo de interligar, através de passarelas cobertas, todas as demais edificações do Complexo Pituba. As passarelas serão integradas à área verde e entremeadas com espelhos d’água, fontes, jardim das esculturas e árvores de grande porte.

Eficiência Energética

Os materiais a serem utilizados nas fachadas terão um alto nível de isolamento térmico e acústico. A aplicação destes revestimentos tecnologicamente avançados resultará numa considerável economia de energia consumida pelo edifício. O Torre Pituba terá fachada em vidros low-e com baixa emissividade de calor, alto fator de sombreamento e baixa refletividade. Serão instalados sensores para medir luminosidade externa e reduzir a utilização da energia artificial na área corporativa, painéis solares para iluminação das escadas de segurança e emergência.

Recursos hídricos

Captação de água pluvial para reuso e sistema de esgotamento a vácuo nos sanitários, reduzindo o consumo de água na ordem de 50%, em relação a um prédio convencional.

Sistema de Climatização

Por água gelada com insuflamento de ar tratado pelo piso. Esse sistema inovador apresenta uma eficiência energética 30% maior, com impacto equivalente na redução do consumo de energia. Implicará ainda  menor custo de manutenção e aumento da vida útil dos equipamentos até duas vezes maior do que um sistema convencional.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador