PF aponta que Geddel, irmão e mãe formavam uma organização criminosa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação/PF
 
 
Jornal GGN – A Polícia Federal entregou ao Supremo Tribunal Federal um relatório apontando que Geddel Vieria Lima, seu irmão, Lúcio, e a mãe, Marluce, cometeram crime de associação criminosa e lavagem de dinheiro. A informação foi divulgada nesta terça (28). 
 
Na esteira do caso do bunker com R$ 51 milhões, o jornal O Globo também divulgou que sumiram duas malas das nove malas com dinheiro encontradas no esconderijo de Geddel. Depois, o veículo explicou que os recursos já haviam sido depositados e que não houve prejuízo financeiro. O sumiço foi notado por um escrivão da Polícia Federal, na Superintendência da PF na Bahia. 
 
“Certifico que quando do recebimento do material encaminhado pela SRIPF/BA, referente à Operação Tesouro Pedido, através dos memorandos nº 3530/2017, 3531/2017 e 3532/2017, foi constatado a presença de somente 7 malas, sendo 6 grandes e 1 pequena, quando no Auto de Apreensão relaciona 9 malas, sendo 6 grandes e 3 pequenas”, escreveu. 
 
Não há no inquérito explicação para o suposto sumiço das malas. Tampouco a Polícia Federal conseguiu apontar a origem dos recursos encontrado no bunker.
 
O relatório diz que “há suficientes indícios” de que Geddel, Lúcio e Marluce Vieira, além dos ex-assessores dos irmãos, Job Ribeiro e Gustavo Ferraz, praticaram crimes em conjuto.
 
“[Os envolvidos] estiveram unidos em unidade de desígnios para a prática de crimes de lavagem de dinheiro, seja pelo ocultamento de recursos financeiros em espécie oriundos de atividades ilícitas praticadas contra a Caixa Econômica Federal (corrupção de Geddel), apropriação indevida de recursos da Câmara dos Deputados por desvios de salários de secretários parlamentares, caixa 2 em campanhas eleitorais, possível participação de Lúcio Vieira Lima em ilicitudes relacionadas a medidas legislativas e da participação de Geddel em organização criminosa”, concluiu o delegado Marlon Cajado.
 
Geddel foi preso em setembro, três dias depois de a polícia localizar e apreender os R$ 51 milhões num apartamento em Salvador. Ele era um dos principais auxiliares de Michel Temer.
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quer dizer que essa montanha

    Quer dizer que essa montanha de dinheiro provém só da corrupção da família do Geddel Vieira Lima?Acho que falta alguém (ou “alguéns”) nessa história.

    Suspeito que o ex-ministro era apenas  o Caixa de uma organização criminosa bem mais ampla e que o Chefe…..Bem, cada um que faça suas apostas.  

  2. Va ser amador assim nos putos

    Va ser amador assim nos putos quintos dos infernos, puta que pariu!

    GENTE, A DEFINICAO DE ORGANIZACAO CRIMINOSA NNNAAAAAOOOO EH 3 LADROES, OK???????

    Eh um amadorismo de estorricar o saco, viu?

    (Yeah, e a chamada esta certa, nao existe crime de “associacao” criminosa no mundo EXCETO se “associacao” for “organizacao”.  Ja no Brasil, nem 445 quilos de cocaina apontam pra nenhuma organizacao criminosa, como o judiciario mineiro decretou…)

  3. bem mais ampla, aparentemente…

    e com sequências e intervalos temporais reveladores…………………………dos auxiliares sem chefes

    demasiadamente precipitada a conclusão, mesmo sendo Geddel tão previsível, e não é de hoje

    ou exatamente por isso

  4. “há suficientes indícios”

    Essa foi boa.

    Sem convicção isso não avança nada….nem milhões em malas nem helicóptero cheio de drogas….

    Já o Lula – segundo a “justiça” – é dono de apartamento que não é dele e que visitou uma única vez. Já está sentenciado e condenado.

  5. CERTIDÃO DO ESCRIVÃO DA POLICIA FEDERAL

     

    http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/11/duas-malas-do-bunker-de-geddel-estao-sumidas.html

    Duas malas do bunker de Geddel estão sumidas

    Polícia Federal em Brasília afirma ter recebido sete malas em vez das nove apreendidas em Salvador

    Depois a Polícia Federal afirmou que foi um engano, que está tudo certo.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  6. Quadrilha Maçônica.

    Posso assegurar que todos eles, e muitos outros, fazem parte de uma mesma quadrilha.

    É óbvio que nem todo maçom é corrupto, bandido, contraventor, ou o que o valha.

    Mas não é menos verdade que tem muito maçom que não sabe nem a metade daquilo que seus superiores fazem. Muitos ainda acreditam no que os “veneráveis” lhes dizem. Se fossem profanos, poderiam bem serem classificados como “inocentes úteis”. Como não são, não sei do que chamá-los.

    Espero chegar o dia em que jornalistas, realmente, independentes investiguem isso pra valer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador