PGR quer explicações de procurador sobre omissão no caso Asltom

André Richter
Reporter da Agência Brasil
 
Brasília – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinou hoje (29) que o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF) esclareça a falha que impediu a tomada de depoimento de três envolvidos em suposta fraude em licitação do Metrô de São Paulo e pagamento de propina pela empresa francesa Alstom. Os depoimentos foram solicitados pelo Ministério Público da Suíça, que também investiga o caso.
 
Janot informou que determinou à Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional do Ministério Público Federal (MPF) “o esclarecimento sobre a suposta demora” para cumprir o pedido do MP suíço para que fosse investigada a movimentação financeira dos acusados. Para auxiliar a investigação, o MPF assinou um acordo de cooperação para análise do caso envolvendo a Alstom.
 
Em reportagem publicada no último dia 26, o jornal Folha de S.Paulo diz que o Ministério Público suíço arquivou o processo contra os investigados pelo fato de o MPF em São Paulo não ter atendido o pedido, feito em 2011.
 
A Procuradoria-Geral da República informou que ainda não recebeu comunicação formal sobre o arquivamento.
 
Em nota divulgada ontem (28), o Ministério Público Federal em São Paulo disse que houve uma falha administrativa. “Segundo apurado até o momento, em razão de uma falha administrativa, um pedido suplementar de diligências enviado pelas autoridades suíças em 2011, deixou de ser atendido até o momento uma vez que foi arquivado erroneamente em uma pasta de documentos auxiliares, quando deveria ser juntado ao processo de cooperação internacional principal”, alegou o órgão.
 
De LN
Durante a Satiagraha, o colunista da Veja Diogo Mainardi foi acusado pelo Ministério Público Federal de São Paulo de atuar para contaminar um dos inquéritos que acusava o banqueiro Daniel Dantas. Mainardi reagiu com ataques violentos contra a os procuradores.
 
Logo em seguida, visitou Rodrigo De Grandis, no MPF de São Paulo. No momento seguinte, foi convidado por De Grandis para palestrar em um evento social do próprio Ministério Público. Cobrei de De Grandis essa extravagância, de convidar para uma palestra colunista apresentado como suspeito de boicotar os próprios inquéritos do MPF. Sua resposta foi a de que era apenas para um evento social.
 
Ora, era o aval do procurador da Satiagraha para uma pessoa que claramente estava trabalhando em favor de Dantas. Isso era de uma obviedade acachapante.
 
Seria importante analisar outras atitudes de De Grandis – como sua resistência em indiciar Andréa Matarazzo e, agora, esse “esquecimento” no inquérito da Alstom – à luz dessa primeira aproximação com Mainardi.
Luis Nassif

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é, LN. Veja o comentário

    Pois é, LN. Veja o comentário que fiz em seu blog há um mês, sobre esse mesmo procurador, que estava sentado em cima de um inquérito da PF SOBRE O MESMO TEMA:

     

    https://jornalggn.com.br/noticia/justica-decreta-quebra-de-sigilo-de-andrea-matarazzo-e-outros-investigados-do-caso-alstom

     

    seg, 30/09/2013 – 21:06

    Segundo o Estadão, os fatos investigados se deram entre 1997 e 2000;

    O Delegado Fornazari, da PF, relatou o inquérito em AGOSTO DE 2012.

    Segundo a lei, o Procurador de Grandis tinha 15 dias de prazo para oferecer denúncia, ou requisitar novas diligências.

    Demorou UM ANO. Quando o escândalo saiu na mídia, em agosto de 2013, o inquérito repousava na gaveta dele.

    Aí, ao invés de denunciar logo os indiciados, antes que os crimes prescrevam, requisitou diligências cujos resultados costumam demorar meses, até anos para serem obtidos todos os dados, analisados, elaborados laudos etc.

    Pois é, não é só na PGR que existe “gavetão”. E tem blogueiro que acredita que “a base do MPF” é muito diferente do topo da pirâmide…

    1. Complementando, são dois

      Complementando, são dois procedimentos distintos (Inquérito da PF e pedido de Cooperação Internacional) sobre O MESMO TEMA, envolvendo AS MESMAS PESSOAS, e que ficaram parados POR MUITO MAIS TEMPO DO QUE DEVIAM no gabinete do MESMO PROCURADOR.

      Curioso, não?

      Escrevo isso, caro Nassif, para uma vez mais reiterar neste espaço que os MPs são, hoje, A MAIOR CAIXA PRETA DE TODO O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. 

      Ninguém os fiscaliza, e essa atitude do procurador está MUITO LONGE DE SER EXCEÇÃO. É bastante comum inquéritos relatados (finalizados) da PF dormitarem anos nos escaninhos do MPF antes de se tomar qualquer providência (embora tenham prazo fixado em lei de 15 dias, em regra).

      E é bastante comum também, após anos de protelação, o MP devolver os autos requisitando alguma dligência inócua, como a expedição de ofício para um órgao público ou a reinquirição de alguém para esclarecer alguma filigrana.

      Enquanto isso, o prazo prescricional vai correndo, a favor do indiciado…

      Longe de mim dizer que o MP “não presta”. Claro que não é isso. Mas o princípio republicano prevê o sistema de freios e contrapesos, com um poder fiscalizando o outro. A nossa CF/88 transformou o MP praticamente em um Poder. Mas sem ninguém para fiscalizar.

      Aí acontece esse tipo de coisa. Todo dia, E não vai dar em nada, sabe porquê? Porque a PF ou o judiciário não podem SEQUER INVESTIGAR um procurador. Só outro procurador pode. Também só outro procurador pode denunciar (processar criminalmente) outro. Ou seja, fica tudo em casa.

      Nas grandes operações da PF, já prenderam de tudo: médicos, engenheiros, funcionários públicos, juízes, delegados, policiais, auditores da receita, garotas de programa de luxo, governadores de estado etc.

      Mas A PF NUNCA PRENDE UM PROCURADOR.

      Será que são todos santos?

      Vou mandar a lista dos membros da instituição para o Papa Francisco ficar de sobreaviso. Qaundo algum passar desta para melhor, já pode iniciar o processo de beatificação.

       

       

  2. Peroba..

    Este MPF-SP é formado por um bando de cara-de-paus-mandados  a  serviço dos tucanos..

    O jeito seria chamar uma dedetizadora para  fazer uma faxina geral…

  3. Bom moço,bom rapaz !!!

    AAAAHHH que “bom mocinho” temos no ministério público.Ele apenas misturou documentos de uma das maiores casoas de corrupção da história de São Paulo,nada demais,coisa pequena……………detalhe……..imaginem se el teria a cara de pau de prevaricar……….que isto…………ai meu Deus se eu pudesse por na tela o que penso deste moço…….fui.

  4. Gaveta Profunda

    Há algo  de muito estranho nessas explicações. Não cola a justificativa de que algo de tamanha importância fosse motivo de “arquivamento errado” antes mesmo  de existir razões para  arquivamento.

    Foi para isso que o MP lutou tanto para derrubar a PEC 37?

    Tivesse encaminhado à PF solicitação de diligência a gaveta de De Grandis agora não receberia o apelido de “gaveta profunda”.

    Tomara que a intervenção do Procurador Geral resulte em algo consequente e não seja mais uma ação teatral e corporativa.

  5. O simples fato deste senhor

    O simples fato deste senhor De Grandis, nesta altura dos acontecimentos, após ter confessado o crime de prevaricação, não ter pedido afastamento da investigação criminal sobre os governos corruptos e corruptores do PSDB em São Paulo já demonstra desonestidade e irresponsabilidade.

    O fato de o Ministério Público Federal, através do PGR Rodrigo Janot ou através do CNMP, não haver determinado ainda o seu afastamento da investigação mostra algo AINDA mais grave, pois demonstra podridão institucional.

    O que resta ao cidadão pensar a respeito da manutenção desta situação vergonhosa a que o senhor De Grandis e todos os seus chefes hierárquicos ESTÃO IMPONDO à sociedade brasileira: que este senhor, fazendo uso mais uma vez da posição que ocupa, poderá estar agora sumindo com provas contra si mesmo, similarmente às ações que tomou para proteger a quadrilha do PSDB, à qual está de forma cristalina alinhado, ou da qual, há de se pensar, faz parte.

    1. Você tem toda razão. A PGR já

      Você tem toda razão. A PGR já devia ter tomado uma providência concreta, para investigação. Desse jeito, o pedido da PGR vai sumir em alguma pasta errada.

  6. É estarrecedor ver como as

    É estarrecedor ver como as maracutaias do PSDB vão sempre para debaixo do tapete. Só para lembrar algumas delas: compra da reeleição do FHC, Privatizações, BANESTADO, mensalão do PSDB, Alstom, Siemens, etc, etc, etc,..

  7. O fhc no Hard Talk deu a chave

    O fhc falando no Hard Talk disse: ao longo dos seus oito anos no governo nem um dos meus acessores, auxiliares, e componentes do meu governo foi acionado pela justiça, nem um sequer. Ao que o entrevistador assustado replicou: “mas isso não é um sinal forte de corrupção?” Está no You tube: fhc no Hard Talk.

    Esquecer um pedido da Suiça, sobre as famosas obras do Metrô, com o referendo inicial da justiça da Suiça, devia ter um adendo explicando o porque da consulta, etc, indicando parece três nomes conhecidos, e do psdb, queridinho do pig que ainda insiste em esconder suas maracutaias, é muito suspeito. Aí em cima diz que foi um pedido “suplementar” de diligencia, significaria isso que há uma continuidade com outro pedido do mesmo caso? A justiça suiça pediu uma vez e não retornou nem para saber como estva o andamento?

    Por falar nisso e o esquecimento do processo do imposto de renda e multa da globo, também anda sendo esquecido?

    E a revelação das contas nos paraisos fiscais, também não estará em uma pasta esquecida?

     E o envolvimento da revistina do esgoto e o cachoeira, as fitas e grampos de autoridades, etc, tá esquecido?

  8. Cobrar e cobrar!

    Interessante que o CNJ vive cobrando dos magistrados julgamento de processos, tendo sido, inclusive, criado uma nova numeração para as ações, de onde se destaca “o ano de ingresso da ação”. Por qual razão o CNMP não faz a mesma coisa com os procedimentos que lhe afeitos: denúncias, representações, pedido de abertura de inquéritos? Processos sendo rastreados e cobrança do seu andamento.

  9. A “solicitação” da PGR também

    A “solicitação” da PGR também deverá ser esquecida em alguma gaveta ou arquivada em pasta errada. E continuarão impávidos, com seu cinismo e salários intactos.

  10. $$$$$$$$$$

    São Paulo parece até o Triângulo das Bermudas. Toda sujeira dos tucanos desaparece de forma misteriosa e não surge uma viva alma para explicar esse fenômeno.

    Achava que a doença fosse exclusiva do MP estadual, mas pelo visto já contaminou o MP Federal.

    1. Tudo dominado

      E eu compartilhei um link pela manhã no Facebook imaginando que o figura ai seria aquele indicado por Alckmin, como se sabe o governador deixou de dar posse ao mais bem votado para nomear um aliado, e agora vejo que o cara é do MPF, que tristeza, não tem jeito, tá tudo dominado

  11. Sou adivinho

    Vou adivinhar: o pig não tocará neste assunto. Talvez uma notinha rápida e escondida e só. O pig esquecerá esta assunto na pasta “falha administrativa sobre os nossos”. Assunto sem interesse; esquece. Vai para a mesma pasta das piratizações, do imposto de renda e multa da globo (este também ficou na gavetona do MP, esquecido, parado, por alguns anos e voltou a ser esquecido), e da abertura das contas nos paraisos fiscais. Pronto, adivinhei.

    Corrupção é coisa que não interessa ao pig, interessa chamar os inimigos de corruptos. O pig é corrupto e corruptor.

  12. No lugar certo, na hora certa

    Não entendi ainda o que De Grandis está fazendo em São Paulo.

    O sujeito não atuava no Rio? 

    Quem mandou ele pra São Paulo e por quais razões? Desde quando está na área comandada pelos tucanos?

     

  13. O demotucanato paulista

    O demotucanato paulista derrete à luz da Lua… Se até Élio Gaspari entregou a rapadura, é porque o angú encaroçou por completo e não vai ter PIG que dê jeito. Aguardemos… 

  14. De Grandis ele não tem é

    De Grandis ele não tem é nada……pessoa pequena mesmo, até na justificativa….  Agora, é preciso ir até o fundo deste caso….pois só falta o De Grandis apresentar carteira assinada pelo PSDB, que de resto…..não vê quem não quer!!  

    1. Assunto resolvido na calada da noite

      Pelo montante envolvido neste caso de corrupção que ultrapassa a cifra dos bilhões de reais, qualquer punição que venha a ser aplicada pelo CNMP a De Grandis será refresco.

      Se é que ele venha a sofrer qualquer punição, a depender da grande imprensa o assunto morreu hoje mesmo, ou seja, o caso já foi resolvido pelo “esquecimento’ desse reles Procurador

      Editado: Mas esse tipo de “esquecimento” é normal acontecer quando algum membro da cúpula tucana é investigada, e isso não é de agora, remonta à década de 90, lá no nascedouro dos tucanos,  por isso a zelite se empenhou tanto para deixar o MP como está, uma maravilha para os amigos do peito

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=aPV0kebN8o4%5D

  15. impressionante, por escancarada, a relação Gaveta/PSDB…

    E se…?

    ( dessa vez por peregrino )

     

    e se esta relação não tivesse sido mantida libre da impulsão de qualquer mecanismo externo?

     

    repito: algo se desintegra……………..

     

    e não é o Estado

    1. E a mídia calada…

      A verdade é que o “estadista” FHC aparelhou o ministério público, a injustiça e o STF…

      Tudo isso com apoio amigo da imprensa amiga!

      Escandalos Tucanos são escancaradamentes abafados pela imprensa e pelo MP…

      Precisamos de mais 20 anos para descontaminar o PSDB da politica…

      Antes????

      LEI DOS MÉDIOS JÁ!!!!!!!

  16. A alta cúpula tucana sendo levado à Justiça? Esperemos sentados

    Melhor esperar sentado pq em pé cansa

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=nSYDYNNsgjM%5D

    “(…) Hà quem diga ser uma farsa o julgamento do chamado “mensalão”. Não, não é uma farsa. É fruto de fatos. Ou era mesada, o tal “mensalão”, ou era caixa dois. Mas não há como dizer que há uma farsa. E quem fez, que pague o que fez. A farsa existe, mas não está nestes fatos.

    Farsa é, 14 anos depois, admitir a compra de votos para aprovar a reeleição em 98 -Fernando Henrique-, mas dizer que não sabe quem comprou. Isso enquanto aponta o dedo e o verbo para as compras agora em julgamento. A compra de votos existiu em 97. Mas não deu em CPI, não deu em nada.

    Farsa é fazer de conta que em 98 não existiram as fitas e os fatos da privatização da Telebras. É fazer de conta que a cúpula do governo não foi gravada em tramóias escandalosas num negócio de R$ 22 bilhões. Aquilo derrubou um pedaço do governo tucano. Mas não deu em CPI. Ninguém foi preso. Não deu em nada.

    Farsa é esquecer que nos anos PC Farias se falava em corrupção na casa do bilhão. Isso no governo Collor; eleito com decisivo apoio da mídia. À época, a polícia federal indiciou 400 empresas e 110 grandes empresários. A justiça e a mídia esqueceram o inquérito de 100 mil páginas, com os corruptos e os corruptores. Tudo prescreveu. Fora o PC Farias, ninguém pagou. Isso foi uma farsa.

    Farsa foi, é o silêncio estrondoso diante do livro “A Privataria Tucana”. Livro que, em 115 páginas de documentos de uma CPI e investigação em paraísos fiscais, expõe bastidores da privatização da telefonia. Farsa é buscar desqualificar o autor e fazer de conta que os documentos não existem ou “são velhos”. Como se novas fossem as denúncias agora repisadas nas manchetes na busca de condenações a qualquer custo. 

    Farsa é continuar se investigando os investigadores e se esquecer dos fatos que levaram à operação Satiagraha. Operação desmontada a partir da farsa de uma fita que não existiu. Fita fantasma que numa ponta tinha Demóstenes Torres e a turma do Cachoeira. E que, na outra ponta da conversa que ninguém ouviu, teve o ministro Gilmar Mendes.

    Farsa é, anos depois de enterrada a Satiagraha, o silêncio em relação a US$ 550 milhões de dólares. Sim, por não terem origem comprovada, US$ 550 milhões continuam retidos pelo governo dos EUA e da Inglaterra. E o que se ouve, se lê ou se investiga? Nada. Tudo segue enterrado. Em silêncio.

    O julgamento do chamado “mensalão” não é uma farsa. Farsa é isolá-lo desses outros fatos todos e torná-lo único. Farsa é politizá-lo ainda mais. Farsesco é magnificá-lo, chamá-lo de “maior julgamento da história do Brasil”. 

    Farsa não porque esse não seja o maior julgamento. Farsa porque se esquecem de dizer que esse é o “maior” porque não existiram outros julgamentos. Por isso, esse é o “maior”. Existiram, isso sempre, alianças ideológicas, empresariais, na luta pelo Poder. Farsa porque ao final prevaleceu, sempre, o estrondoso silêncio cúmplice” ( Bob Fernandes)

      

     

  17. O “esquecidinho’ é uma gracinha…rsss

    Como diria a Hebe, ele é uma gracinha…rss

    Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu explicações sobre o engavetamento do pedido de cooperação internacional feito pela Suíça a respeito do esquema de pagamentos de propinas a representantes do PSDB pela multinacional Alstom; responsável pelo caso, procurador Rodrigo de Grandis alegou ter arquivado o pedido numa pasta errada, numa suposta “falha administrativa” 

  18. Ô Janot, não se esqueça de

    Ô Janot, não se esqueça de botar na determinação, em letras garrafais: NÃO ARQUIVAR, senão o Gaveta Profunda vai, sem dúvida nenhuma, arquivar em pasta errada, outra vez.

  19. Agora a direita reacionária

    Agora a direita reacionária não cita a China como exemplo. O que vocês acham que aconteceria com um servidor bandido tão Grandis? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador