PGR vai denunciar Cunha e Collor ao Supremo em agosto

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Capitaneada por Rodrigo Janot, a Procuradoria Geral da República se prepara para denunciar em agosto a primeira leva de políticos acusados no esquema de corrupção da Petrobras. Segundo informações do Painel desta sexta-feira (24), ao menos cinco processos estão praticamente prontos para ser apresentados ao Supremo Tribunal Federal. Dois deles dizem repeito ao senador Fernando Collor (PTB) e ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

Tanto Collor quando Cunha foram citados em delações premiadas como destinarários de propinas a partir de negócios feitos entre empresários com ex-dirigentes da Petrobras. No caso do presidente da Câmara, um novo depoimento vazou na imprensa na semana passada, apontando que Cunha cobrou de Julio Camargo – que representava a Samsung em um contrato bilionário com a estatal – cerca de 5 milhões de dólares em propina, em 2011, e disse que usaria o dinheiro em campanha eleitoral.

“Procuradores cuidam de cada detalhe para evitar rejeições por parte do STF. Para eles, um ‘não’ do Supremo logo na largada enfraqueceria a Lava Jato”, escreveu o Painel.

Por outro lado, “quem conversou com integrantes da força-tarefa aposta no pedido de arquivamento do caso que envolve o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG).”

O ex-governador de Minas Gerais, sucessor de Aécio Neves, foi citado no depoimento de Jayme Careca, um dos entregadores de propina em dinheiro vivo a mando do doleiro Alberto Youssef. Careca disse que entregou uma mala com 1 milhão de reais em um endereço em Belo Horizonte, em 2010. Um tempo depois, viu a foto de Anastasia comemorando a vitória na eleição daquele ano e afirmou que o dinheiro tinha o tucano como destino.

Anastasia pediu o arquivamento desse inquérito ainda em março, quando Janot enviou ao Supremo uma lista com cerca de 50 autoridades investigadas na Lava Jato.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O roteiro perfeito.
     
    Cunha é

    O roteiro perfeito.

     

    Cunha é denunciado por Janot, o STF aceita e ele tem que sair da Presidência da Camara.

    O Governo consegue emplacar um aliado na presidencia e as coisas se acalmam.

    Paralelamente, Dilma indica Janot para a recondução na PGR.

    O Senado o rejeita.

    Dilma se lixa para a segunda opção da lista e indica quem ela quer. (minhas opções seria Ela Wiecko e Eugênio Aragão)

    Acho que seria esperar muito do Governo Dilma, mas quem sabe.

     

    1. roteiro perfeito
      Eu não seria tão otimista…Cunha já demonstrou que não vai largar o osso fácil…tecnicamente falando, o simples fato de ser denunciado ao STF, por si só, não seria o suficiente para deterrminar o seu afastamento da Presidência da Câmara (salvo hipótese de afastamento cautelar, o que é pouquíssimo provável, diante da tese de “interferência em outro Poder”), sendo que a apreciação da denuncia pode levar anos, tempo mais que suficiente para que ele, raivoso, promova ainda mais derrotas do governo no Congresso, fragilizando ainda mais o já debilitado gov. Dilma…

    2. Quireza, nas suas previsões

      Quireza, nas suas previsões tenho duas discordâncias. O governo não tem como emplacar um aliado na presidencia da camara, só do tipo aliado meia-bomba, no máximo. E o Senado não vai rejeitar o Janot, Rena e Collor estarão isolados até lá.

      E aproveito e faço previsões também. O unico tucano denunciado será o falecido. Também quem mandou ele morrer?

      1. Não são previsões, eu não

        Não são previsões, eu não creio que nada disso irá ocorrer.

        Seria apenas o “cenário perfeito” para o Governo.

    3. Minhas previsões:
      A Câmara

      Minhas previsões:

      A Câmara continua com a oposição. Mas o golpe arrefece não só politicamente como juridicamente. Porque dentro do PSDB não interessa a Serra e Alckmin. E porque o STJ vai dar freios ao moro e a lava jato soltando os empreiteiros. No TCU o relator Nardes é afastado e o golpe não logra êxito.

      Janot é reconduzido. Senado o aprova a muito custo como ocorreu com o ultimo Minsitro do STF.

  2. não sei não
    Eu não seria tão otimista…Cunha já demonstrou que não vai largar o osso fácil…tecnicamente falando, o simples fato de ser denunciado ao STF, por si só, não seria o suficiente para deterrminar o seu afastamento da Presidência da Câmara (salvo hipótese de afastamento cautelar, o que é pouquíssimo provável, diante da tese de “interferência em outro Poder”), sendo que a apreciação da denuncia pode levar anos, tempo mais que suficiente para que ele, raivoso, promova ainda mais derrotas do governo no Congresso, fragilizando ainda mais o já debilitado gov. Dilma…

    1. O afastamento deve ser pedido

      O afastamento deve ser pedido e deferido, não há como um deputado contnuar presidindo a Câmara ao tempo em que esteja sendo investigado em rumoroso processo no Supremo. Ainda mais quando forem evidentes as tentativas de, com o peso do cargo, interferir nas investigações. Por outro lado não são tantos os políticos envolvidos na Lava Jato. E a Lava Jato já está encardindo, já é hora de acabar com ela, em nome da paz nacional. Por isso, o julgamento poderia ser surpreendentemente rápido. Perigo haveria se algum ministro pedisse vistas do processo do Cunha para sentar-se em cima. Mas isso é só um chiste, impossível de acontecer. 

      1. Primeiro o não acatamento da

        Primeiro o não acatamento da denuncia sera o fim da lava jato. Segundo não terá condições morais o cunha de continuar a frente da Camara e do Congresso. Contaminará a todos os politicos e será uma pesada alma penada arrastando pelos corredores suas correnets. A imagem  Congresso que já esta suja entrará no volume morto e podre e não conseguirá deliberar sobre nenhum assunto.

  3. Recado dado: deu
    Recado dado: deu contribuição, mesmo que oficial, para o PT, teje preso.
    Faça parte da base parlamentar do PT, teje preso.
    Quer ser inimputável, se associe ao Psdb.
    E o Cunha entrou nessa só pra tumultuar ainda mais o governo Dilma e por consequência o país.
    Eu tenho vergonha do Poder Judiciário desse país e muito medo. E do poder de polícia tenho vergonha e mais medo ainda.
    Qual é a qualificação para funcionários de estado que usam o seu poder para sustentar um grupo político cujo único objetivo é abocanhar o que ainda falta de riqueza do país? Qual é a corretagem pra esse trabalho sujo?
    E viva a tarja preta!

    1. Art. 26 – Inimputáveis Art.

      Art. 26 – Inimputáveis

       Art. 26 – É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Paragrafo primeiro – Inimputaveis os filiados ou politicos eleitos pelo  partido PSDB ou simpatizantes da causa tucana.

       

  4. caixa de pandora
    A ampla literatura jurídica na definição do Moro e Rosa do stf permite o que o juiz de plantação deseja. Pau nos teus que cuido dos meus.
    Vera fala em medo, eu tenho pavor destas instituições.

  5. KKKKK, como são inimputáveis

    KKKKK, como são inimputáveis esses tucanos! Alguém poderia fazer o favor de botar logo na constituição que nenhum tucano, faça o que fizer, jamais será condenado. Fica melhor assim, né gente?!

    1. Subliminarmente já está

      Está implícito, não precisa…

      Além do que, existe toda uma imensa jurisprudência no sistema penal brasileiro.

      Processo que cair no gabinete, timbrado com uma pena ou bico alongado, engavete-se, arquíve-se ou prescreva-se…

  6. Ô seo Nassif

    Será que não dá para não colocar mais a cara do cunha em quase todas as matérias ? Num guento mais ver essa cara de salafrário traíra.

  7. Sai Cantanhêde, entra Natuza Nery

    Sai Cantanhêde, entra Natuza Nery.

    Painel da Folha, Natuza Nery, Cristiana Lobo, Fatos e Versões e a conhecida plantação de noticias…

    PS: Faltou incluir a colocação dela sobre a perseguição a militantes petistas na internet e a quebra de sigilo do perfil da “Dilma Bolada” no Facebook pela CPI de Crimes Cibernéticos a ser instalada por Cunha. Boato, plantação ou realidade?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador