PIB de 2020 é revisado de 0,02% para -4,7%

Revisão do governo vai de encontro com reduções anunciadas pelo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional; IPCA cai para 1,77%

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O governo brasileiro revisou a projeção oficial para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2020 para uma queda de 4,7%, segundo dados divulgados no relatório de receitas e despesas do governo, publicado pelo Ministério da Economia. Os dados projetados em março apontavam crescimento de 0,02%.

Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, esta pode ser a maior recessão do País nos últimos 120 anos – estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não registram uma queda tão grande desde o início da série histórica, em 1901.

Para chegar ao número de -4,7% em 2020, o governo afirmou ter considerado diversos dados que indiquem o nível de atividade em abril, além da hipótese de que a quarentena “ocorrerá no mês de maio”.

De acordo com prognósticos da Secretaria de Política Econômica, a projeção para a inflação oficial mensurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final deste ano caiu de 3,12% para 1,77% – próxima aos dados do mercado financeiro, que estima um IPCA de 1,76%. No ano passado, o IPCA fechou em 4,31%.

 

Leia Também
Coronavírus: OCDE aponta colapso econômico em abril
Raio X dos dados do comércio e de serviços no início da pandemia
FT sugere que ajuda pública receba ações de empresas como contrapartida
GGN prepara dossiê sobre trajetória de Sergio Moro. Saiba mais aqui

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora