Notícia

PIB fecha trimestre com crescimento de 1,2%, diz IBGE

Jornal GGN – O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou crescimento de 1,2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse é o terceiro resultado positivo, depois dos recuos no primeiro (-2,2%) e no segundo (-9,2%) trimestres de 2020, quando a economia encolheu 4,1% por conta da pandemia, e retomou o patamar visto no quarto trimestre de 2019, mas permanece 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

“Mesmo com a segunda onda da pandemia de Covid-19, o PIB cresceu no primeiro trimestre, já que, diferente do ano passado, não houve tantas restrições que impediram o funcionamento das atividades econômicas no país”, diz a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Os dados foram afetados pelos resultados positivos na agropecuária (5,7%), na indústria (0,7%) e nos serviços (0,4%). Na agropecuária, a alta foi puxada pela melhora na produtividade e no desempenho de alguns produtos, sobretudo, a soja, que tem maior peso na lavoura brasileira e previsão de safra recorde este ano.

Já na atividade industrial, o avanço veio das indústrias extrativas (3,2%). Também cresceram a construção (2,1%) e a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (0,9%).

Nos serviços, que contribuem com 73% do PIB, houve resultados positivos em transporte, armazenagem e correio (3,6%), intermediação financeira e seguros (1,7%), informação e comunicação (1,4%), comércio (1,2%) e atividades imobiliárias (1,0%). Outros serviços ficaram estáveis (0,1%).

Os efeitos da pandemia influenciaram a estabilidade no consumo das famílias (-0,1%) no primeiro trimestre deste ano, frente ao quarto trimestre. Já o consumo do governo teve queda de 0,8%.

Os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) cresceram 4,6%, devido ao aumento na produção interna de bens de capital e no desenvolvimento de softwares, a alta na construção e os impactos do Repetro, regime aduaneiro especial que permite ao setor de petróleo e gás adquirir bens de capital sem pagar tributos federais.

Na comparação anual, o PIB cresceu 1,0% no primeiro trimestre deste ano, com alta de 5,2% na agropecuária e de 3,0% na indústria. Já os serviços recuaram 0,8%. Pela ótica da despesa, destaque para os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) com crescimento de 17,0%, maior taxa desde o segundo trimestre de 2010.

Já o consumo das famílias recuou 1,7% explicado pelo aumento da inflação e reflexos da pandemia que afetaram negativamente o mercado de trabalho, reduzindo o número de ocupações e a massa salarial real. Também recuou o consumo do governo(-4,9%).

No que se refere ao setor externo, as exportações tiveram alta de 0,8%, enquanto as importações avançaram 7,7% em relação ao primeiro trimestre de 2020.

Redação

Redação

Recent Posts

Brasil bate recorde do século com mais de 1,7 mil mortes por dengue confirmadas este ano

País soma 3.809.060 registros de casos prováveis de dengue, com 50.223 novas infecções registradas em…

48 minutos ago

Secretário do Ministério da Fazenda detalha novo programa de crédito para MEI ao GGN; assista

Guilherme Mello falou ao jornalista Luís Nassif sobre a iniciativa que pretende reestruturar o mercado…

2 horas ago

ONU denuncia com “horror” descoberta de valas comuns nos arredores dos hospitais de Gaza

Valas comuns levantam preocupações sobre possíveis crimes de guerra. Vítimas foram encontradas com mãos amarradas…

2 horas ago

Folha encomenda pesquisa que equipara lulistas e bolsonaristas no terraplanismo

Lançando mão de um recorte eleitoral inédito, Folha escreveu que "Bolsonaristas e lulista empatam no…

3 horas ago

Mais um show de Alfredo Dias Gomes, por Aquiles Rique Reis

Eis um Tributo a Elvin Jones. O enlevo pelo estilo desse baterista é tamanho que…

3 horas ago

Como judeus antissionistas da América Latina se posicionam contra a guerra de Israel na Palestina

Coalizões de judeus pró-Palestina na Argentina, Brasil e México se consolidaram após 7 de outubro

3 horas ago