Pitaco do ‘se essa rua fosse minha’

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por sinal…  eu MORRO de

    Por sinal…  eu MORRO de antipatia de ruas com dois nomes, mania de americanos.  Tem uma estrada atravessando o estado aqui, a 202, que passa por inumeras cidades, e em cada uma delas a “estrada” -que realmente eh uma rua- muda de nome.

    A coisa eh tao complexada que ate a Parkway tem nome em Hillside:  Oraton Parkway!  Ate minha rua tem dois nomes, Barbara Avenue pro meu lado, e Pine Street do outro lado do unico semaforo!

    Eh de estorricar a paciencia de qualquer um, viu?

  2. Enquanto isso…
    Da revista Superinteressante  ” 18 FATOS SOBRE ARAÇATUBA” Por Ana Carolina Pradoaccess_time21 dez 2016, 10p2 – Publicado em 25 ago 2010, 23p0

    Graças a nossos seguidores no Twitter, a @revistasuper conseguiu chegar nessa cidade bacana (alcançando 180 mil seguidores, que é p número de habitantes da cidade).uper conseguiu chegar nessa cidade bacana (alcançando 180 mil seguidores, que é p número de habitantes da cidade). Agora, listamos 18 fatos sobre Araçatuba para você conhecê-la melhor. (A gente listou só 18 porque 180 mil era muita coisa, vá!)

    1. O nome da cidade vem da língua indígena e significa “terra dos araçás”, fruta silvestre comum na região.

    2. Araçatuba nasceu com a construção de uma estrada de ferro Noroeste do Brasil, que partia de Bauru rumo a Mato Grosso. Quando os trilhos chegaram ao km 280 e foi inaugurada uma estação ferroviária na região, várias famílias de agricultores se instalaram ali, atraídas pela fertilidade do solo (usado para a plantação de café mais tarde). Esse acampamento deu origem ao município, nascido no dia 2 de dezembro de 1908 e emancipado em 1921.

    3. Araçatuba é conhecida como a Cidade do Boi Gordo. Ela ganhou esse apelido nos anos 60 por ser o maior centro produtivo de gado de corte do estado de São Paulo. Até hoje, essa é uma das principais cidades da pecuária de corte do Brasil, mas a produção sucroalcooleira também está ganhando fama.

    4. Acredite: a água do rio Tietê é aproveitada para o abastecimento de Araçatuba. Ela foi a primeira cidade não ribeirinha do estado a captar água de lá. É que a parte do rio que fica próxima à região é considerada limpa (mas mesmo assim passa por uma estação de tratamento). E a cidade é um exemplo a ser seguido: lá, 100% do esgoto é tratado antes de ser lançado nos cursos de água.

    5. Em abril de 2009, pesquisadores da Unesp de Araçatuba fizeram parte de um grupo internacional de cientistas que decifrou o genoma do gado bovino. A pesquisa ajudará a melhorar a qualidade da carne e do leite produzidos na região e no mundo.

    6. A frota de motocicletas e motonetas é proporcionalmente maior em Araçatuba do que no resto do Brasil. São 34.165 motos, que correspondem a 32% do total de veículos na cidade, e 7.939 motonetas, ou 7,4%. No resto do país, a proporção é de 22% e 4%, respectivamente.

    7. O camelódromo da cidade (lugar ideal para fazer umas compras baratas) vende de lanches a aparelhos elétricos. Chama-se Camelódromo Luiz Carlos Rister e tem várias lojas pequenas feitas de alvenaria.

    8. A cidade tem uma área de 1.167,311 km² e uma população de aproximadamente 182 mil habitantes, o que dá uma média de 156 hab/km². Isso é beeeem menor que a da cidade de São Paulo, que tem 7.247 hab/km².

    9. O IDH, índice que mede longevidade, renda e educação da população, é de 0,848, maior que o da cidade de São Paulo (0,841). Quanto mais próximo de 1, melhor a qualidade de vida no local.

    10. Mas a cidade enfrenta problemas de saúde pública: grandes epidemias de dengue assolam a região, o que fez com a cidade fosse destacada em sites internacionais que mapeavam a doença. Em 2010, mais de 7 mil casos haviam sido registrados até maio, segundo a Secretaria de Saúde e Higiene Pública, o que faz da cidade a terceira com mais casos em São Paulo.

    11. Em Araçatuba, tem muita criança fora da escola: em 2009, a Promotoria da Infância e Juventude apontou que cerca de 800 adolescentes de 12 a 16 anos não estavam estudando, índice mais alto dos últimos 5 anos na cidade. Por outro lado, quem está na escola manda bem: a média dos alunos de 6ª a 8ª séries e 3º ano do ensino médio das escolas estaduais superou a do estado no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2008. Boa, meninada!

    12. Araçatuba ocupa a 39º posição na lista das cidades com maior capacidade de consumo no estado de São Paulo e a renda da população tem aumentado. Em 2009, os habitantes da Classe E, com renda até R$ 410 no município, representavam 1,1% da população total, mas em 2010 o número foi reduzido para 0,7%.

    13. Araçatuba também é um centro regional estudantil respeitável, com 4 universidades (incluindo um campus da UNESP) e várias escolas profissionalizantes, como o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o SESI (Serviço Social da Indústria).

    14. Araçatuba possui 6 museus, incluindo um histórico, um de imagem e som, um de arte infanto-juvenil e um de artes plásticas.

    15. Um evento famoso na cidade é a Exposição Agropecuária de Araçatuba, realizada anualmente desde 1959. Esse é um dos maiores eventos do noroeste paulista. Com shows musicais, balada, rodeio e leilões de gado, ela levanta cifras gordas: em 1999, os negócios realizados ali giraram em torno do valor de R$ 6,5 milhões.

    16. A ufologia bomba na região: em 2009, foram abertas pastas com documentos secretos produzidos por um grupo da FAB (Força Aérea Brasileira) entre 1960 e 1970 comprovando que o interior paulista já foi alvo de ações militares em busca de objetos voadores não identificados. Este ano, o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) promoveu um evento ufológico de uma semana para discutir o tema.

    17. A estréia de Araçatuba no esporte foi em 1914, com o América Futebol Clube. Em 1917 surgiu o Esporte Clube Noroeste. Hoje, disputam o coración dos araçatubense duas equipes: o Atlético Araçatuba, cujo mascote é um tigre (e por isso também chamado de Tigrão) e o AEA (Associação Esportiva Araçatuba), que tem um canário como mascote.

    18. A Super chegou a Araçatuba, mas não foi fácil, não – teve até redemoinho de fogo para atrapalhar. Por causa do tempo seco, que provocou queimadas, e de ventos fortes, aconteceu na cidade esse fenômeno raro com chamas muito altas e uma fumaceira imensa que invadiu a pista da Rodovia Marechal Rondon e fez com que ela fosse interditada.” (fonte: https://super.abril.com.br/blog/superlistas/18-fatos-sobre-aracatuba/)

    Deviam ouvir a população para saber se o município não tem assuntos mais importantes a serem tratados pelos vereadores, como saúde, educação, desigualdade ou questões urbanas de fato, para o que a proposição e escolha de nome fantasia para locais público deveria configurar estelionato legislativo, pois consome tempo, dinheiro e atenção da população e da máquina pública para assunto irrelevante, anedótico e sem sentido.  

    Sugestão, também para a Câmara municipal de São Paulo, cujo qualidade não deve ser melhor que a de Araçatuba: elaborem uma lista de propostas apresentadas ou em andamento cuja prioridade ou descabimento de tramitação sejam decididos pela população, assim se economiza o tempo dos interessados e se aperfeiçoa a participação direta. Sonhar não custa nada, ainda.

     

    SP, 15/12/2017 – 15:31 

     

    1. Que comentario mais

      Que comentario mais bizarro!

      Pode voltar no dia 31 de dezembro que o Premio Non Seq do Ano de 2017 do blog eh seu, folgadamente, com unanimidade de votos.

      O premio eh de dois ingressos para o proximo show de Lobao.

      Alegre se, o segundo premio eh de quatro ingressos.

  3. O número de nomes deveria ser igual ao número de vereadores…..

    O número de nomes deveria ser igual ao número de vereadores mais um.

    Cada vereador poria um nome em cada rua, fariam bastante homenagens e com isto ganhariam mais votos. O mais um seria para o prefeito, afinal todo mundo é filho de deus!

  4. Concessão de logradouro e de títulos / O pitoresco caso de SP

    A função preferida de câmaras de vereadores é conceder nome de logradouro e de títulos de “Cidadão Honorário” de interesses alheios. E o lobby particular, nesse sentido, também é forte. Conheço caso de uma cidade do norte do Paraná de forte presença  de imigrantes japoneses em que uma das avenidas principais do município é homenagem ao fundador do Rotary Club Internacional, nobre pessoa que nada fez para o município, sequer para o Brasil, a não ser um afago dos nobres rotarianos.

    O pitoresco caso da cidade de SP: ter cravado no coração de uma avenida chamada 09 de Julho um fundação denominada Getúlio Vargas.

     

     

     

     

     

    1. Cara, voce me lembrou que

      Cara, voce me lembrou que mais de 20 anos atraz eu tive uma antipatia absolutamente mortal de ver que a “rua”  (eh uma ruela) mas importante do Importantissimo Bairro Buritis em Belo Horizonte tem um nome estrangeiro (que comeca em “w” mas ja nao sei o que eh)!  Quase morri de antipatia!

      Saquei o lance imediatamente, so de ler o nome da rua.

      O cara era macon e o Importantissimo Bairro Buritis era…  uma conspiracao.

      E de outra maneira, pode procurar aa vontade, voce nao vai achar um unico bem que ele fez a BH, nem se mencione “a Minas Gerais”…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador