PL condiciona filiação de Bolsonaro ao apoio à reeleição de Arthur Lira

Partido de Valdemar Costa Neto deve garantir apoio à reeleição do deputado à presidência da Câmara dos Deputados em 2023

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em selfie com Bolsonaro – Foto: Reprodução/Redes

Jornal GGN – A negociação para a filiação de Jair Bolsonaro ao PL foi condicionada ao apoio do presidente e de seu novo partido à reeleição de Arthur Lira (PP) à presidência da Câmara dos Deputados em 2023.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deu sua palavra à Lira que dará apoio à sua tentativa de continuar por mais dois anos à frente da Câmara.

Tanto o PP como PL calcularam que o partido de Costa Neto pode eleger mais parlamentares com Bolsonaro filiado: dirigentes ouvidos pelo jornal Folha de São Paulo projetam um aumento da bancada para aproximadamente 65 parlamentares.

Atualmente, o PL possui a terceira maior bancada da Casa, com 43 deputados – e deve ser decisivo para a escolha do novo presidente.

O PP também queria Bolsonaro em seus quadros com o objetivo de aumentar a quantidade de parlamentares eleitos, mesmo com a resistência do próprio Lira e de diretórios do Nordeste em torno de seu nome.

Com Bolsonaro fora do PP, os parlamentares poderão fazer palanque ao ex-presidente Lula em algumas regiões, principalmente no Nordeste, mantendo as ligações de Lira fora do bolsonarismo.

Leia Também

Lira usa verbas do orçamento secreto para beneficiar prefeitos aliados

Bolsonaro restringe perguntas para participar de debates em 2022

O “terrivelmente evangélico” André Mendonça será sabatinado ao STF na próxima semana

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador