Plano para vacinação contra covid-19 deve ser finalizado na próxima semana

Ideia é seguir Plano Nacional de Imunizações, mas o modo de distribuição dos medicamentos deve mudar por conta dos surtos localizados

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A primeira versão do plano de imunização contra a covid-19 deve ser finalizado pelo Ministério da Saúde na próxima segunda-feira (30/11). A estimativa é que as vacinas sejam distribuídas simultaneamente pelo país, mas existe a possibilidade de que as regiões que estejam sofrendo um surto venham a ser priorizadas.

Segundo o jornal O Globo, a consolidação do plano deve ser finalizada antes que os testes clínicos das principais vacinas contra a doença sejam finalizadas, o que deve levar a ajustes no futuro.

Em um primeiro momento, a ideia é acompanhar o plano já usado no Plano Nacional de Imunizações (PNI) referente às campanhas promovidas pelo governo federal – em tese, as vacinas deverão ser enviadas por via terrestre, mas locais isolados serão atendidos por barcos ou aviões.

O plano também prevê que a distribuição da vacina concentre esforços nos profissionais de saúde e as pessoas enquadradas no grupo de risco. A estratégia está sendo formatada por dez grupos técnicos, que incluem tanto funcionários do Ministério da Saúde quanto técnicos ligados ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

Leia Também
Plano de vacinação do governo será concluído sem definições claras
Comissão da Covid-19 convocará ministro da Saúde para explicar testes e vacinas
GGN Covid Mundo: óbitos totais passam de 1,4 milhão
Na pandemia, desemprego afeta mais os trabalhadores acima de 50 anos, mostra Caged

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Governo Bolsonaro sabia que oxigênio faltaria em Manaus

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome