Jornal GGN – A primeira versão do plano de imunização contra a covid-19 deve ser finalizado pelo Ministério da Saúde na próxima segunda-feira (30/11). A estimativa é que as vacinas sejam distribuídas simultaneamente pelo país, mas existe a possibilidade de que as regiões que estejam sofrendo um surto venham a ser priorizadas.
Segundo o jornal O Globo, a consolidação do plano deve ser finalizada antes que os testes clínicos das principais vacinas contra a doença sejam finalizadas, o que deve levar a ajustes no futuro.
Em um primeiro momento, a ideia é acompanhar o plano já usado no Plano Nacional de Imunizações (PNI) referente às campanhas promovidas pelo governo federal – em tese, as vacinas deverão ser enviadas por via terrestre, mas locais isolados serão atendidos por barcos ou aviões.
O plano também prevê que a distribuição da vacina concentre esforços nos profissionais de saúde e as pessoas enquadradas no grupo de risco. A estratégia está sendo formatada por dez grupos técnicos, que incluem tanto funcionários do Ministério da Saúde quanto técnicos ligados ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).