Plataforma P-55 sai do estaleiro e vai para Bacia de Campos

Sugerido por Sérgio T.

Do blog Fatos e Dados da Petrobras

P-55 deixa estaleiro em Rio Grande rumo à Bacia de Campos

A plataforma P-55 saiu neste domingo (06/10) do Estaleiro Rio Grande 1 (ERG-1), localizado na cidade de Rio Grande (RS), após serem concluídos os serviços de integração dos módulos e comissionamento da plataforma, conclusão dos testes e inspeções para obtenção das certificações necessárias.

A semissubmersível P-55 está entre as nove novas unidades que serão instaladas nos campos de petróleo em 2013, contribuindo para o aumento da produção de petróleo e o alcance da meta de produção de 2,75 milhões de barris por dia, prevista para 2017.

Com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo e tratar 4 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a plataforma P-55 entrará em operação ainda em 2013 e é uma das maiores semissubmersíveis do mundo e a maior construída no Brasil. 

Projeto integrante do Módulo 3 do Campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos, a P-55 ficará ancorada a uma profundidade de cerca de 1.800 metros e será ligada a 17 poços, sendo 11 produtores e seis injetores de água. A exportação de petróleo e gás natural da plataforma será realizada por dutos submarinos acoplados à unidade.

A obra gerou cerca de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos e alcançou o índice de 79% de conteúdo nacional, proporcionado principalmente pelo fato de a construção e a integração terem sido feitas totalmente no Brasil. A edificação da plataforma foi realizada em duas partes construídas de forma simultânea, casco e topside, e posteriormente unidas.

O casco da unidade teve as atividades executadas no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, de onde seguiu para o ERG-1, em Rio Grande (RS), para continuidade dos serviços. No ERG-1, foram feitas as instalações do convés e dos módulos, bem como a integração dos sistemas da plataforma. A construção dos módulos de Remoção de Sulfato e Compressão de Gás também foi feita no local; já os módulos de Remoção de CO2, Compressão Booster e TEG foram construídos em Niterói (RJ) e, quando concluídos, transportados até Rio Grande.

A operação que acoplou as duas grandes partes da plataforma (convés e casco), chamada de DeckMating, é considerada o marco mais desafiador da construção da unidade e uma das maiores já executadas no mundo, em função do peso da estrutura (17 mil toneladas) e a altura a que foi levantada (47,2 metros). A manobra foi realizada dentro do dique-seco do ERG-1, em junho de 2012.

O tempo de reboque da P-55 até a Bacia de Campos será de aproximadamente 12 dias, quando iniciarão os procedimentos para ancoragem da unidade e interligação aos 17 poços.

Dados da P-55:

Processamento de petróleo: 180 mil barris/dia

Tratamento de gás: 4 milhões m3/dia

Conteúdo Local: 79%

Tratamento de água de injeção: 48 mil m/dia

Geração elétrica: 100 MW

Profundidade de água: 1.800 m

Número de linhas de ancoragem: 16

Número de risers: 42

Tripulação: 100 pessoas

Peso total da plataforma: 52 mil toneladas

Aérea total: aproximadamente 10 mil metros quadrados.

Altura total: 130 metros

Geração de empregos: 5 mil diretos e 15 mil indireto

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que droga, esses empregos

    Que droga, esses empregos deveriam ter sido gerados na China ou na Asia, nunca aqui no Brazil !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

    Esse será o típico comentário da nossa direita “progressista”

     

     

    Clovis Campos

  2. Mais uma prova!

    Que o Dr Hariovaldo e seguidores estão certos: o aparelhamento da Petrobras pelo PT destruiu a empresa, que está com o fim próximo.

    Mas graças á Deus (não é Sra Marina?) os homens de bem e de bens (benz?) vão logo retomar o poder que nunca deveria ter saido das mãos deles.

    Vai Dudu!

  3. PLATAFORMA P-55

    É  este  BRASIL,que nos dá imenso orgulho.E pensar que essas plataformas (ANTES DA ERA LULA/DILMA),geravam riquezas e empregos fora do Brasil .VIVA  O BRASIL,VIVA  A PETROBRÁS,VIVA O PRE SAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  4. P-55

    Belo feito da INDUSTRIA BRASILEIRA para comemoraros 60 anos da Petrobras! Petrobras obra de Getúlio e a construção de plataformas semi – submersíveis no Brasil, que devemos a Lula. feliz aniversário!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador