Políticos franceses dizem que presença de Lula beneficia candidatura da prefeita de Paris

Da RFI

Políticos franceses criticam prefeita de Paris por homenagem a Lula

Vários políticos franceses, principalmente de centro e de direita, criticaram a cerimônia organizada nesta segunda-feira (2) em homenagem ao ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu o título de Cidadão Honorário da prefeitura de Paris. Eles contestam o fato de que a prefeita da capital, que tenta se reeleger este mês, estaria usando a presença do líder petista para sua campanha.

A cerimônia oficial, que aconteceu no final da tarde na prefeitura de Paris, foi seguida de um comício de campanha de Anne Hidalgo, com a participação de Lula. E foi justamente o fato de ter recebido o líder petista em dois eventos distintos que irritou vereadores, principalmente do partido centrista (UDI) e da legenda de Emmanuel Macron (LREM).

“A senhora recebe hoje, como prefeita de Paris, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para entregar, nos salões do Hôtel de Ville (sede da prefeitura) o título de Cidadão Honorário da cidade”, escreveram em uma carta coletiva alguns conselheiros da prefeitura (cargo equivalente ao de vereador), entre eles Marie-Laure Harel, do LREM, Eric Azière, da UDI, e Olga Johnson, do movimento Radical (de esquerda).

No entanto, continuaram, “após essa cerimônia oficial, na qual a senhora atua na função de prefeita de Paris, haverá um comício na mesma noite no Teatro de Gymnase, que terá como convidado de honra o ex-presidente Lula, e no qual a senhora atuará como candidata”.

“Essa mistura de gêneros (…) nos leva a nos questionar quanto ao bom uso dos meios [finaceiros] da cidade”, escrevem os conselheiros, que pedem que a prefeita fique atenta a “toda a transparência necessária sobre a organização e a promoção desse evento”.

A homenagem a Lula, que também conta com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, acontece a menos de quinze dias do primeiro turno da eleição municipal francesa, na qual Hildago é a principal candidata.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É incrível como a direita mundial tem tanto medo do presidente Lula. Não de graça,por aqui,nossa mídia porca nada noticiou a respeito dessa honraria ao presidente Lula.
    É importante frisarmos que,ao posicionarem-se desta forma,essa gente não tenta emudecer o presidente Lula.Tenta,e parece conseguir,emudecer o povo que,ao ficar a parte dessas informações,fica impedido de ter valores diferentes dos defendidos pelo grande capital,esses sim,de grande divulgação nessa mídia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador