Popularidade vai parar de cair quando “Bolsonaro deixar de ser Bolsonaro”, diz Alberto Almeida

Por Alberto Almeida

O ótimo + bom do Governo Bolsonaro caiu 15 pontos, o regular aumentou oito pontos e o ruim péssimo aumentou 13 pontos. A série de dados em três meses mostra o fenômeno da queda com clareza: o eleitorado deixa de avaliar ótimo e bom, passa pelo regular e termina no ruim e péssimo.

Leia: Bolsonaro tem pior avaliação entre todos presidentes em começo de governo, mostra Ibope

Como a queda da avaliação positiva é rápida, espera-se que por inércia ela continue caindo no próximo mês. Há muitos motivos para uma trajetória dessa natureza, o principal é que o país continua em crise econômica e o governo – seu principal comunicador, o presidente – não “vende” esperança no futuro.

Quando Temer assumiu após Dilma a sua popularidade subiu em relação à antecessora. Era um sinal de que o eleitorado tinha esperança em dias melhores. Porém, como não veio a melhoria, nem o governo se comunicou com a população mostrando que estava se esforçando para que as coisas melhorassem, a popularidade de Temer entrou em queda.

Pode ser que Bolsonaro conheça a mesma trajetória. É importante ressaltar que o Presidente não compreende o seu papel de comunicador na atual posição, ao menos não deu sinais que assim o faz. Bolsonaro não fala para a maioria do eleitorado, não gera esperança em dias melhores e continua evitando as situações midiáticas espontâneas. Não parece que isso será modificado. Ele continua se comportando como deputado federal, falando para um conjunto restrito de eleitores.

O que é uma tarefa difícil, aprovar a reforma da previdência, ficará mais ainda. Os deputados não vão querer votar a favor de algo impopular defendido por um governo impopular, liderado por um presidente sem compostura no cargo.

O beneficiário direto da queda de popularidade do presidente é o PT, porque disputou o segundo turno com Bolsonaro. Há uma parcela de eleitores que jamais votará no PT, eles correspondem a 25% do total. Eles nunca votaram no partido, portanto, não podem ser classificados como anti-petistas. Eles simplesmente dão sustentação social, política e eleitoral à direita e centro-direita. O PT é beneficiário porque volta a ser visto como opção de poder pelos eleitores de centro, aqueles puco ideológicos e muito pragmáticos, que não guardam ressentimentos do passado e desejam dias melhores no futuro.

A única maneira de deter a queda de popularidade no curto prazo é Bolsonaro deixar de ser Bolsonaro, o que implicaria em buscar o centro, diminuir de forma dramática a taxa de conflito, buscar zerar os ruídos políticos, procurar agregar, e passar a falar repetidamente para todo o país para gerenciar as expectativas (esperanças) dos eleitores. Tudo é possível, mas nem tudo é provável.

 

Redação

Redação

View Comments

  • A análise é inconteste, só que os predicados colocados não cabem em quem é um Jair Bolsonaro, que se imagina um messias, um escolhido por Deus. Ora, a quem falta normalidade psíquica e se define como um moldado por Deus, não cabe em sua visão mudar.

  • Bozo não passa de um pré-adolescente nervosinho, que ganhou fama por falar o que pensa.
    Os bozonários acharam que isto seria uma qualidade para um político.
    E por si só poderia ser, se:
    1) O conteúdo do que pensa (e fala) não fosse medíocre, pra não dizer fétido.
    2) Na boa política nem sempre se diz o que se pensa, mas o que pode trazer bons resultados gerais.
    3) Não pertencesse (inutilmente) ao "sistema" por cerca de 28 anos (inclusive no mais corrupto dos partidos, o PP e ainda suas múltiplas e evidentes ligações milicianas).
    Bozo não faz política, o sistema pra ele sempre foi apenas um (ótimo) emprego (com rachadinho e tudo ...)
    Por razões exógenas à ele, acabou por ser o anti-PT da vez com chances de ganhar. É assim desde Collor.
    Bozo é um autista político-social, que não consegue se conectar com a realidade.
    Nem no seu quartelzinho de exército conseguiu.
    Quanto mais na diversidade de um país.

  • Isso ficou claro logo apos a eleição: ganharam desse jeito, vao continuar nessa, pois é a unica coisa que têm na cabeça, cu, Cuba, e tiro.

  • Ora, ele já mudou (na verdade foi mudado por seus assessores de imagem) e muito.
    O discurso (público e auto-declarado há muito e por muitas vezes) de defesa da tortura, da ditadura, de eliminar quem pensa diferente de homofobia, xenofobia, racismo, misoginia, machismo,antifeminismo, milicias, crenças religiosas seletivas e tantas outras obscuridades medíocres e atrasadas hoje é cinicamente )NEGADO (inclusive por seus fanáticos seguidores.
    Sem falar na sua assumido desconhecimento e despreparo para os assuntos de relevância de estado, embora a "última" palavra sempre seja dada por ele. Ainda que não seja a palavra dele, hehe.
    O fato é que mesmo assim, por mais que ele tente "mudar", ele transpira tudo que é no suor, na expressão, no olhar, na entonação e tudo o mais.
    No momento está encamisado como um boneco de ventríloquo, que precisa parecer que é quem fala.
    Pelo menos até que o serviço de entrega da nação a que serve esteja irreversível.
    Aí, poderá sair do colo e ser jogado em um canto qualquer.

  • O que está escrito é tudo o que eu desejo. Precisamos interromper o retrocesso promovido pelo louconaro.
    Mas, pelo amor de Deus, não vamos nos igualar a eles: qual é a fonte dos números mencionados no artigo? Os fins não justificam os meios.

Recent Posts

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

1 hora ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

3 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

3 horas ago

Moro e Dallagnol deixaram EUA atropelar leis brasileiras em ação contra a Petrobras

Relatório da correição por na Lava Jato narra novos detalhes da ação dos americanos em…

4 horas ago

Manifestantes ‘sequestram’ espírito do cachorro de Milei

Estudante viraliza com vídeo em que diz ter como refém cachorro morto em 2017; político…

4 horas ago

O Direito à Cidade x O Direito ao Futebol, por João Marcus Pires Dias

A triste realidade é que as dinâmicas do neoliberalismo estão tomando conta do mundo do…

5 horas ago