Por que foi importante derrotar a Lava Jato no concurso do Prêmio Allard, por Eugênio Aragão

Por que foi importante derrotar a Lava Jato no concurso do Prêmio Allard

por Eugênio José Guilherme de Aragão

Não nos iludamos. O Prêmio Allard da Universidade de British Columbia, no Canadá, é um instrumento ideológico da economia global, que busca colocar países emergentes sob o denominador das economias centrais.

O tal “Combate à Corrupção” é mais um cavalo de batalha do imperialismo mercantil. Podem as economias centrais ver, no caso delas, a corrupção como comportamento desviante que enfraquece o standing das grandes corporações do capital em suas complexas sociedades. Mas o que elas insistem em ignorar é que a corrupção, entre nós, é consequência de uma sociedade profundamente desigual e que seu enfrentamento longe do esforço de inclusão social e do reforço às regras do devido processo legal e do julgamento justo só aprofunda a desigualdade e acirra o autoritarismo, destruindo empregos e a democracia.

Ainda assim é importante jogar com as contradições do discurso ideológico. Ao mostrar que a Operação Lava Jato representa a destruição de direitos civilizatórios, como a presunção de inocência, o respeito à verdade provada e a imparcialidade do julgador, tão proclamados como contribuição dos países centrais ao mundo, o recuo na jogação de confete a Deltan Dallagnol et caterva era inevitável. Tentaram salvar a face compartindo o prêmio entre os finalistas, mas a ganhadora foi uma jornalista do Azerbaijão.

Nos bastidores já se dava a vitória da Lava Jato como certa. Havia um jogo duplo até por parceiros progressistas, com medo de perda de reputação e espaço, mas a atuação incisiva de poucos estudantes e juristas fez a diferença e mostrou como o destemor de enfrentar os inimigos do progresso, da soberania nacional e da democracia vale a pena.

Esclarecer os desvios do moralismo tupiniquim é fundamental para mostrar ao mundo que o chamado “Combate à corrupção” não pode ser uma guerra sem regras de engajamento e sem respeito às leis. Vamos colocando os pingos nos ii.

 

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cada fracasso desta gente é uma vitória para a verdade dos fatos

    Torço diariamente pelo fracasso do mal. E que os bons não se iludam e utilizem as mesmas armas do mau. 

    1. Lucio,
      Usar a mesma arma do

      Lucio,

      Usar a mesma arma do mau também o torna mau, esta é a grande contradição do mundo.  Até as guerras têm regras. E também fica a questão: o que é o mal e o que  não é ? Dependendo da situação as coisas podem não ficar óbvias.

  2. Certa vez estava em

    Certa vez estava em Montpellier participando de um congresso de Desenvolvimento Sustentável quando me dei conta que uma das palestrantes era a falecida Santilli, procuradora e ativista ambiental. Seu discurso era de militante e não se furtou a falar mal do Brasil, incluindo até argumentos do senso comum. Minha conclusão na época, 2010, há de haver algum controle sobre esse povo do MPF. É uma instituição com muitos poderes e sem nenhum freio. MPF se tornou o nosso cavalo de tróia.

  3. Prêmios que cada vez mais são suspeitos.

    Depois que Obama recebeu prêmio nobel da paz vale qualquer coisa, até farsa jato receber prêmio por respeito a direitos humanos.

  4. Vejam só a que ponto o mundo

    Vejam só a que ponto o mundo chegou. Relevo que como esta fundação é estrangeira pode ignorar completamente o que é a lava rato.

    Esta operação, qe jamais teve como objetivo o combate a corrupção, deveria concorrer na lista de operações que ajudaram a aplicar golpes na democracia pelo mundo.

    Porque?

    Porque foi uma operação que desde o início focou apenas em dinamitar um sistema de governo e um partido político, o que pôde ser visto desde o início quando o juiz golpista ignorou solenemente TODAS as delações que envolviam o partido ao qual é filiado, o psdb(minúsculo mesmo). Apesar de todas as delações contra o aécio, o serra e fhc, nunca o juiz golpista tomou qualquer atitude que pudesse incomodá-los.

    Hoje está mais claro do que a luz do sol que a lava rato AJUDOU a maior quadrilha de ladrões de que se tem notícia no ocidente a chehar ao governo do brasil. Os resultados disso estão a vista de todos: desmonte, saque, negociatas, propina, malas de dinheiro, etc etc etc

    Existem provas irrefutáveis de que a lava rato blinda esta mesma quadrilha que hoje governa o país.

    A própria lava rato é rodeada de negócios escusos como negociação de benefícios não previsto na lei para delatores que aceitem acusar o Lula, negócios escusos com advogados(caso Tacla Duran) em delações, palestras não declaradas de procuradores e juízes, etc etc etc

    A destruição propositada de empresas nacionais que concorriam pelo mundo afora com empresas de outros países arruinado nossa economia e destruindo o emprego de milhões de brasileiros.

    E por fim, esta operação permitirá a destruição final da petrobrás e aporpriação do pré-sal por empresas estrangeiras. Teremos que comprear nosso próprio petróleo de empresas estrangeiras. Todo o desmonte de empresas brasileiras está sendo possível exatamente por causa da lava rato.

    A perseguição implacável contra políticos do outro especto ideológico, as prisões arbitrárias, a tortura psicológica, a criação de documentos fraudulentos para incriminar as vítimas da operação, a fraudes, as mentiras armadas contra os adversários, enfu=im, tudo de ruim que se possa imaginar está sendo possível de acontecer graças a esta operação bandida que atua contra todos os interesses nacionais, contra o estado de direito, contra a consitutição do país e contra a democracia.

    Só a completa ignorância sobre o que esta operação causou ao país poderia justificar sua indicação a qualquer prêmio de melhores práticas que possa existir.

    Se estes bandidos da lava rato não merecem a pena de fuzilamento não sei mais o que poderia merecer.

    O estrago causado ao país é incalculável. Não deveria haver perdão.

    A punição tem de ser para desencorajar qualquer iniciativa semelhante no futuro.

     

  5. Devem estar retornando a

    Devem estar retornando a passos de um jegue, lentos e cabisbaixos.

    E como dizem, “o senhor se apossou da verdade” e os fuzilou na sua iniquidade.

    Pérfidos, canalhas, hipocritas. 

    A justiça divina faz o seu trabalho em silêncio, sem propagandear.

  6. Devem estar retornando a

    Devem estar retornando a passos de um jegue, lentos e cabisbaixos.

    E como dizem, “o senhor se apossou da verdade” e os fuzilou na sua iniquidade.

    Pérfidos, canalhas, hipocritas. 

    A justiça divina faz o seu trabalho em silêncio, sem propagandear.

  7. Devem estar retornando a

    Devem estar retornando a passos de um jegue, lentos e cabisbaixos.

    E como dizem, “o senhor se apossou da verdade” e os fuzilou na sua iniquidade.

    Pérfidos, canalhas, hipocritas. 

    A justiça divina faz o seu trabalho em silêncio, sem propagandear.

  8. É impressionante a ilusão que

    É impressionante a ilusão que eles e muitos carregam…

    O combate a corrupção passa PRIMEIRO pela educação – o cidadão educado contra a corrupção repelirá qualquer ato corrupto em público ou em ambientes reservados – sua moral é incorruptível diante de si mesmo, concomitantemente a isso deve-se ter ações jurídicas / policiais de atos corruptos já em curso e medidas preventivas.

    Acreditava que em duas ou três gerações a frente teríamos uma sociedade mais preparada – é um processo que vem primeiro com melhor escolarização, caso continuasse a estrutura que tínhamos, mas a lavajato está massificando talvez a pior praga humana que é o CINISMO.

    As cidades-estados gregas que foram tomadas pelo cinismo, sucumbiram.

    Qual é o resultado do que eles fizeram?

    Educação não foi eleita para ser primeiro plano, ou seja, ao invés de produzir consciência a sociedade vai produzir mais delinquência!

    Depuseram uma presidente que não roubou e que dava todo apoio as investigações e nossa constituição estava intacta – preservada estava a justiça!

    A nossa justiça é cínica!

    Com o apoio da lava-jato, até hoje na perseguição ao LULA, derrubou-se a presidente e o que ficou no lugar?

    Temos um presidente que semana sim, semana não é acusado de um crime e com provas!

    São milhões estampados nos jornais – temos uma mídia cínica, qua dá com uma mão e rouba com a outra!

    E nada acontece, a não ser mais ações deletérias ao país, cada vez mais o cinismo tomará conta de nossa sociedade…

    O processo mais agressivo de destruição nacional, incluindo generais que acham normal que o Brasil não seja nação independente, generais que acham normal vender tudo a preço de banana como se tem feito!

    A Dilma foi tirada por pedaladas que não existiram!

    O Temer com provas tem apoio do mercado, de setores da economia – a vida é simples – diga com quem andas, que eu te direi quem és…

    E é isso que os golpistas são – são todos cínicos!

    São complacentes com a corrupção por que são corruptos – isso não os incomoda!

    E estes lavajatistas são garotos propaganda usados pelo sistema que golpeou nossa democracia para enganar trouxas enquanto eles roubam, corrompem em cifras de bilhões!

    A mesma rede globo, que os protege, esfaqueia o povo!

  9. Lava jato ou lava ratos?

    Se usar os mesmos métodos LAVAJATENSES de investigação, torna-se imprescindível saber se o dinheiro que eles ganharam, no prêmio consolação de 10 mil dólares é dinheiro limpo ou dinheiro de propina, usado em prémios para lavar grana roubada de algum país pobre ou de algum BRIC, pois grana assim não surge do nada.

  10. A tal

    “O tal “Combate à Corrupção” é mais um cavalo de batalha do imperialismo mercantil.”

    A tal declaração proferida por um procurador da república é esclarecedora ao ironizar sobre o real objetivo do trabalho dos seus pares. Sempre imaginava que a corrupção factual fosse um mal por si só no qual não caberiam definições tangenciais ou elucubrações conspiratórias.

  11. Porque foi importante vencer a Lava Jato
    Quem escreveu isto parece que torce para que o Brasi continue fora dos trilhos. Não sei como uma pessoa culta pode pensar assim, isso é torcer para os ladrões dos cofres públicos é uma pena que pense e escreva assim

    Pelo menos a Operação Lava-Jato esta mostrando a vetdadeira cara dos nossos governantes.

  12. quanto custou?

    Quanto custou aos cofres publicos essa farrinha no Canadá?? Mais um pretexto pra receber diárias milionárias em nome da moralidade?? São uns escroques imundos. O premio de consolação será doado, não por que eles querem. Mas por que são obrigados por lei. Afinal, ainda restam algumas nesse país e lavajateiros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador