Por que Janot ainda não pediu para retirar o sigilo da delação da Odebrecht?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O procurador-geral da República Rodrigo Janot havia prometido a parlamentares, no final de 2016, que a bem da transparência, iria solicitar ao Supremo Tribunal Federal o fim do sigilo das delações da Odebrecht no momento seguinte à homologação.

A ministra Cármen Lúcia, em regime de urgência já homologou os 77 acordos feitos com executivos da empreiteira e, até agora, Janot não se manifestou sobre a divulgação do conteúdo. Abordado pela imprensa, segundo O Globo, o procurador disse, nesta terça (31), que sobre essa delação da Lava Jato ele não tem mais nada a declarar.

Da Revista Fórum

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, iria pedir a retirada do sigilo das delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht tão logo o material fosse homologado pela Corte. Prometeu e não cumpriu. O material é explosivo e compromete, além de Temer, uma grande horda de políticos. Por que Janot voltou atrás?

O fato foi publicado em todos os jornais do país em dezembro de 2016. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, iria pedir a retirada do sigilo das delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht tão logo o material fosse homologado pela Corte.

No entanto, e sem maiores explicações, pouco mais de um mês depois, Janot – o único cidadão da República, além da ministra Carmén Lúcia, presidente do STF, com poderes para quebrar o sigilo das delações – não pede para que os depoimentos se tornem públicos, ou seja, não cumpre o que prometeu.

Para ele, é conveniente para as investigações que o caso permaneça sob segredo de justiça. Se mudar de ideia, poderá pedir a queda do sigilo a qualquer momento. O mais provável é que isso seja feito quando os inquéritos forem abertos no STF.

A manutenção do sigilo provocou reação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente da Ordem, Claudio Lamachia, pediu o fim do sigilo. “É preciso que fique bastante claro a toda sociedade o papel de cada um dos envolvidos, sejam da iniciativa privada ou dos setores públicos. Nessas horas, a luz do sol é o melhor detergente”, afirmou em um texto publicado no site da OAB.

Conteúdo Explosivo

O que se sabe até agora, de acordo com vazamentos de algumas das 77 delações, é que elas comprometem o governo – Temer foi citado pelo ex-executivo Claudio Melo Filho ao ter pedido e recebido propina no valor de R$ 10 milhões. Aos investigadores da Lava Jato, Melo Filho apresentou um email de Marcelo Odebrecht (MO) para comprovar que os R$ 10 milhões pedidos por Michel Temer à empreiteira no Jaburu foram propina. Na mensagem, Marcelo diz ter feito o pagamento a MT (Michel Temer) depois de “muito choro”.

Além de Temer, também foram citados Moreira Franco, Romero Jucá, Aécio Neves, Paulo Skaf, Renan Calheiros, Rodrigo Maia entre outros. Com tanto peixe graúdo, resta saber qual o interesse de Janot em se desdizer e manter o sigilo?

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos ao obvio
    Para poder

    Vamos ao obvio

    Para poder continuar vazando contra todo ou qualquer petista, que seja ou não mencionado na delação.

    E de quebra preservar toda a gangue que solapou a democracia com o aval da VGR.

    Simples assim.

  2. Chantagem, proteção….

    Sabio Shakespeare que aventou nossas vãs e iludidas filosofias para o agir ou não agir…. O que o cineasta Renoir (filho do pintor), séculos mais tarde chamou de “razão”. “O mal é que todos têm suas razões”. Quais serão as de Janot?

  3. Povo ta esquecendo que ele

    Povo ta esquecendo que ele também afirmou que logo após ser reeleita, Dilma o recebeu (Marcelo Odb) no Palácio (confirmado pela agenda oficial) e pediu que ele procurasse João Santana para saldar dívidas de campanha

    João Santana afirmou que não saber se Dilma pediu pessoalmente, mais que a Presidente tinha conhecimento do alto saldo existente, e que ele foi procurado em seguida.

    Quando for publicado isso, quero saber se as declarações dele sobre Dilma e Temer vão ser absorvidas da mesma forma.

    Não vejo a hora das mascaras cairem, Temer, Aécio e Dilma, no mesmo balaio podre.

     

     

    1. Que povo que tá esquecendo,

      Que povo que tá esquecendo, cara pálida ?  Povo está é sendo esquecido. Povo quer saber de tudo. Se tem coisa comprovada contra Dilma digam logo, se não tem mantenham-se calados.

  4. Ah, o Poder, que já foi

    Ah, o Poder, que já foi qualificado até como afrodisíaco…

    Deve ser difícil largá-lo, uma vez que tenha sido experimentado.

    O Janot, evidentemente, reluta em deixar escapar sua principal fonte de poder: o vazamento seletivo…

    Certamente deve ter ficado bastante frustrado, pois nas delações da Odebrecht, certamente não há Lula, não há Dilma…

    Se ambos lá estivessem, já teria sido tudo vazado, com gozo incomparável…com o perdão do infame trocadilho.

    Carmem Lúcia, a mineirinha com cara de Adélia Prado, dessa vez foi totalmente Bento Carneiro. Saiu bem com Temer – homologou mas não levantou o sigilo – e largou o desgaste de manter o sigilo nas mãos do Janot. Vingança maligrina…

    Deve ter lembrado o poema de Adélia Prado.

    No “lindo” dos outros é refresco…

    (Com o devido perdão aos admiradores da poetisa mineira, entre os quais me incluo).

  5. prevaricação?

    pelo conjunto da obra, são fundadas as razões para se suspeitar que o sr janot (pronuncia-se ‘janó’) usa a função e o cargo, para o qual foi investido, em defesa de interesses políticos partidários específicos, neste caso, a blindar áulicos do psdb: seu conterrãneo e aparentado aécio neves da cunha, um campeão em delações, mas solenemente arquivadas pelo procurador geral da república, sabe-se lá a troco de quê; josé serra, apontado em acusações seríssimas, e igualmente ignoradas; alckmin, governador de são paulo e insistentemente lembrado pelo propinoduto que estufou cofres e mais cofres com dinheiro sujo da corrupção gorda, fornida pelos empreiteiros; fernando henrique cardoso, em ruidoso caso de propina cruzada com empresa beneficiada por concessão em troca de ‘mesada’ para amente na espanha etc etc etc.

    muitos deles, nem investigados. 

    ora: teori adiantou que iria homologar as delações dos diretores da maior empreiteira do país e, terrivel, dar-lhes a publicidade que uma república com um mínimo de seriedade impõe.

    providencial acidente e morte deste juiz, garantiu o sigilo e inevitável esquecimento dos operadores da roubalheira, umbilicalmente associados, não há como negar-se, a personagens muito bem posicionadas no poder judiciário: “amigos há 30 anos” e por aí vai …

    o sigilo dessas delações soam como uma confissão: teori foi assassinado para não divulgá-las.

    república de bandidos.

  6. Primeiro, se a dita

    Primeiro, se a dita presidentA dos ministrecos quisesse teria quebrado o sigilo quando da homologação: poderes têm; aliás, continua tendo, pelo menos, até a nomeação do próximo relator.

    Segundo: como o janot(a) quebraria o sigilo se dele se serve, como fez até agora em toda essa farsa-jato?

    Terceiro: ele haver prometido e merda é – sempre – a mesma coisa; acredite quem quiser.

  7. Nassif, apesar de seus textos

    Nassif, apesar de seus textos e xadrezes, acho que não sabemos nada do que acontece no sub mundo do golpe. Ou se os jornalistas sabem, não podem publicar, pois não há provas aparentes.

    Tenho me esforçado por considerar este periodo como passageiro e não como o pior vivido pelo país durante todo periodo republicano, mas começo a achar que estamos entrando numa roda dos infernos, e que sair dela, será mais dificil do que parecia a principio. É certo que estamos no meio da tempestade, com visibilidade baixa, por falta total de informação, mais ainda assim, parece sem luz o nosso destino.

    Como você avalia as atitudes da Dilma depois que saiu do poder? Poderia ela fazer algo diferente do que internar-se em PA e/ou viajar pelo mundo dando entrevistas?

  8. Janot não vai tirar…

    Por que o poder de esconder é maior do que o de mostrar.

    Escondendo protege os amigos e ameaça quem ele quiser ou precisar.

    Mas que é que ainda acredita em Janot…

  9. Janot não vai tirar…

    Por que o poder de esconder é maior do que o de mostrar.

    Escondendo protege os amigos e ameaça quem ele quiser ou precisar.

    Mas que é que ainda acredita em Janot…

  10. E ele tem interesse?

    Quando foi pra derrubar a Dilma, até grampo ilegal foi vazado com chancela judicial.

    Quando é pra gente saber até onde Tucanos e demais golpistas estão enrolados, todo sigilo é pouco…

  11. Depois do que se constatou
    Depois do que se constatou até aqui não dá pra se surpreender.
    O jogo é esse mesmo.
    Gostemos ou não o final já está traçado.
    Segue-se um roteiro pré-definido.
    O esconde/vaza faz parte dessa estratégia.

  12. O Janot não pediu o fim do sigilo porque ele não tem escrúpulos

    Você não sabe porque o Janot não pediu para retirar o sigilo da delação da Odebrecht?

    Ora, ele não pediu para retirar o sigilo da delação porque ele é como o Rubens Ricupero e, portanto, ele não tem escrúpulos. Ele acha que é isso mesmo: o que é bom ele fatura, o que é ruim ele esconde”.

    O que é bom para o inescrupuloso Janot? Vazamentos seletivos.

    O que é ruim para essa Ascharis Lumbricoides? Ora, vazamentos acerca de Tucanos e PMDB.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador