Por que o miliciano Adriano da Nóbrega pode ser mais perigoso morto do que vivo?, por Juan Arias

É possível que agora, depois de sua morte, acabemos conhecendo mais mistérios das estranhas relações de Adriano, chefe das milícias, com os políticos que o condecoraram em vida

Adriano Magalhães da Nóbrega, morto no interior da Bahia no começo de fevereiro. Foto: Reprodução

Do El Pais

Por que o miliciano Adriano da Nóbrega pode ser mais perigoso morto do que vivo?

por Juan Arias

 

Como aconteceu com a execução da ativista negra Marielle Franco nas mãos das milícias do Rio de Janeiro, que morta acabou sendo mais perigosa para a família Bolsonaro do que viva, o mesmo começa a acontecer agora com a execução, como queima de arquivo, do chefe das milícias, Adriano da Nóbrega, suspeito de estar envolvido no assassinato da vereadora carioca.

Para usar a linguagem da violência que o Governo do presidente Bolsonaro tanto aprecia, o tiro poderia acabar saindo pela culatra. Ou melhor, já está saindo. Poucos dias depois de sua morte violenta já se está falando e investigando sobre ele mais do que quando estava vivo e fugitivo.

O senador Flavio Bolsonaro, que negava ter tido relações estreitas com o miliciano, agora viu aparecerem mais notícias sobre suas relações pessoais com ele durante anos, a ponto de termos acabado de saber que foi visitá-lo várias vezes na prisão quando estava preso acusado de homicídio, segundo o jornal O Globo. E até a importante condecoração que o hoje senador concede na ocasião a Nóbrega, ele mesmo foi entregá-la na prisão. E também sabemos que seu pai, o hoje presidente, fez elogios públicos ao miliciano, apresentando-o como herói.

Se a execução da jovem Marielle fez com que ela se tornasse muito mais perigosa morta do que viva para a família Bolsonaro, que não pode mais matá-la, mas continua perseguindo-os morta como um pesadelo, o mesmo poderia acontecer agora com o miliciano. Se a ideia era fazê-lo desaparecer para que levasse ao túmulo os muitos segredos que mantinha e que assustavam, agora é possível que tudo isso venha à luz do dia com sua morte.

Marielle e Adriano, dois executados que estão se mostrando muito mais perigosos de seus túmulos do que quando falavam e agiam vivos. São as ironias do destino que sempre se cruzaram na história e são terríveis paradoxos.

Continuamos sem saber qual ou quais foram os mandantes do assassinato de Marielle, mas desde a morte dela as suspeitas se adensaram como nuvens perigosas. De Adriano se sabe quem o executou, mas ainda não sabemos por que e a mando de quem. E essa pergunta continuará viva e ameaçadora sem que possamos ainda imaginar as consequências políticas que poderá ter.

Agora, de repente, foi revelada uma grande preocupação para mostrar que a amizade de anos da família Bolsonaro com o miliciano que talvez soubesse tudo sobre o assassinato de Marielle, para mostrar que quando eles o conheciam e condecoravam e colocavam a família dele no gabinete do então deputado do Rio, Flavio Bolsonaro, era um herói e só depois se tornou um criminoso. O que eles não conseguem explicar é o motivo de tão curiosa conversão.

A vida às vezes tem suas ironias e seus mistérios, mas quase sempre segue caminhos que não imaginamos. É bem possível que os casos de Marielle e Adriano possam um dia confirmar no Brasil essas ironias da vida, que às vezes passam por cima dos estreitos cânones políticos.

Se, como escrevi em outra coluna, a morte de Marielle acabou sendo um pesadelo para os envolvidos e que hoje, provavelmente, a prefeririam viva, também é muito possível que, neste momento, aqueles que decidiram que Adriano desaparecesse sem poder revelar seus segredos também estejam arrependidos de seu desaparecimento.

Tenha sido a família Bolsonaro que decidiu sua morte ou alguém que acreditava que morto seria mais perigoso do que vivo, não há dúvida que, se pudessem escolher aqueles comprometidos no passado com o miliciano, hoje assinariam para tê-lo vivo, já que logo depois de morrer colocou em evidência um barril de pólvora de medos e alarmou todos aqueles que temem agora que sua morte misteriosa acelere o processo de investigação de certas conivências políticas perigosas.

É bem possível que agora, depois de sua morte, acabemos conhecendo mais mistérios das estranhas relações de Adriano, chefe das milícias, com os políticos que o condecoraram em vida.

Aqueles que apostaram que Adriano, desaparecido, mas vivo, acabaria sendo esquecido sem muita vontade de interrogá-lo e que fosse apenas uma nota de pé de página da emaranhada relação de Bolsonaro com as milícias, poderiam hoje estar desesperados. O fato de sua morte inesperada, levada a cabo pensando que os mortos não falam mais, deve estar fazendo pensar aqueles que hoje o temem, que era melhor para eles que continuasse vivo como um fugitivo de ouro que se permitia dar festas de luxo nas barbas de uma polícia que talvez não tivesse a menor vontade de prendê-lo.

As execuções emblemáticas de Marielle e Adriano, tão estreitamente ligadas em um dos casos políticos mais escabrosos do presente político brasileiro, revelam que, no final, os fatos são mais tenazes do que os desejos daqueles que gostariam de sepultá-los para sempre.

Muitas vezes na história os túmulos são mais loquazes e perigosos do que as próprias vidas. E as sombras e suspeitas não esclarecidas projetadas pelas mortes violentas do submundo da política degradada em crime e violência acabam muitas vezes enterrando politicamente aqueles que preferem fazer essa política nos esgotos do crime do que na luz do sol da democracia.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Arquivo morto, quem quem perde, quem ganha? Opositores gostariam de ver as rachadinhas e o caso Marielle esclarecidos. E Bolsonaros, sem esclarecê-los. Na hipótese da oposição tê-lo executado, seria uma aposta, menos vantajosa, e duvidosa, para assombra-los, comparada ao assassinato da vereadora. Então, menos perderia o capitão , em vez de um fantasma vivo a persegui-lo, embora pudesse, por outro lado, ir levando-o com a barriga. Mas como o que se fala não se escreve, é possível perguntar se existiriam outros interessados. Desde a declaracao da viúva sobre a mala de dinheiro para o então candidato a governador até as cobranças àquele que sabia da operação e não tomou atitude ao publicar a lista dos procurados, como também se cala ante as denúncias que envolvem chefe e familiares.Desfocado, e aparentemente fora de plano, teria este mais a ganhar e menos a perder, sem se comprometer ou chocar- se com o chefao e a opinião pública, como quem abate a dois problemas com uma cajadada… Quem esteve por trás da operação? Ainda não se sabe. Pa os militares, menos um problema.

  2. Mas, nesse caso de queima de arquivo, que interesse teria o governador da Bahia do PT, em matar Adriano? ou vão dizer que o governador não estava a par dessa operação?
    Com relação às rachadinhas, que não concordo, e acho que devem ser punidos, só não se esqueçam que enquanto o gabinete de Flávio movimento 1,7 milhões, o campeão de movimentações e do PT com 45 milhões, além de outros do PT,PSOL, PCdoB, e toda bosta esquerdopata.

  3. Essa operação desastrada ou mal intencionada não tem a menor lógica. Qualquer profissional de segurança, mesmo os de QI 22, 38 ou 45, faria o cerco do imóvel até a rendição do procurado. Sobram indícios de bandidagem aí e aparentemente não há cobranças ou vontade de resolver a parada.

  4. Não estranhem se na segunda for anunciado que a viúva do Nóbrega ganhou na Mega Sena Sozinha
    Não estranhem se a PF do Marreco estiver 25hs dia a serviço da segurança da Viúva.
    Não estranhem se um tal de Pavão Misterioso tente o suicídio em caso de vasamento de atos do Nóbrega.
    Não estranhem se um certo deputado e um senador resolverem abandonar o Brasil por falta de segurança e irem morar em Miami.
    Não estranhem se o Presidente Aloprar de novo.
    Qualquer notícia de algum pendrive do miliciano será uma bomba de efeito nuclear.
    Não estranhem se o véio da Havan aparecer em uma igreja evangélica.
    As cartas estão na mesa, PGR, PF do Moro, Dalanhol, Janaina, Reale, Fucks, Barrosa, CBT, R7, Antagonista tentarão fraudar esse jogo até as últimas consequências, Heleno de tão burro nada sabe, nada faz e nada lhe ocorre.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador