Porque estrangeiros não se habilitaram aos leilões do pré-sal, por Luis Nassif

Mudanças no mercado internacional e insegurança jurídica e política estão entre principais motivos

An oil drilling platform floats in Guanabara Bay near Niteroi, Brazil, on Monday, April 20, 2015. Petroleo Brasileiro SA (Petrobras), the state-controlled oil producer at the center of an ever-widening corruption investigation, plans to release its audited third-quarter and 2014 results after markets close on April 22, 2015, ending a five-month wait for investors. Photographer: Dado Galdieri/Bloomberg via Getty Images

 

 

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Me pareceu uma jogada de transferência de recursos pra maquiar a dívida pública.
      A união transferiu recursos pra Petrobras, que por sua vez “comprou” os blocos e receberá os valores de volta , como foi combinado antes do leilão.
      Os gringos que não são bobos sacaram a falcatrua .

      1. Este governo quer(ia) dinheiro NOVO dos gringos.
        Maquiagem pra eles não interessa, Fabi…
        Não estão preocupados em disfarçar.
        I love you pro Trump no corredor, salve Ulstra, AI-5, golden shower, nazismo de esquerda, façam o seu orçamento que eu faço o meu …
        Eles não têm vergonha de nada.

      2. FabiFabiana (quinta-feira, 07/11/2019 às 10:33),
        Vai demorar para se saber exatamente o que ocorreu, uma vez que este governo é uma cortina de fumaça e muito densa com a capacidade de diversionismo de Jaír Bolsonaro com o estilo maluco dele que não se sabe se é de caso pensado exatamente para chamar a atenção e desviar o foco do assunto principal.
        De qualquer modo ontem eu elogiei o Romulus Maya lá no post “Heleno pego ontem! Mais: verdade sobre leilão do Pré-sal – D.E. 7/nov/2019” de quinta-feira, 07/11/2019, blog Duplo Expresso por ele ter chamado a compra do Pré-sal pela Petrobras como sendo uma pedalada fiscal. E eu considero que a pedalada fiscal é um recurso que dentro de determinadas circunstâncias deve ser avaliado positivamente. A pedalada fiscal dentro, de certos limites ou circunstâncias deve ser vista como uma forma de você estender ou aumentar o orçamento em momento de necessidade. O endereço do post “Heleno pego ontem! Mais: verdade sobre leilão do Pré-sal – D.E. 7/nov/2019” é:
        https://duploexpresso.com/?p=108813
        Já um colega meu bolsonarista disse que o fracasso foi em decorrência de gente da Petrobras que para combater o governo não estabeleceu o montante do investimento que a Petrobras fez e que teria direito a ser ressarcida.
        Clever Mendes de Oliveira
        BH, 08/11/2019

      3. A União não transferiu nada para a Petrobras. Ao contrário a Petrobras PAGA tributos ao governo. A companhia tem condições financeiras de arcar com os leilões inclusive devido aos contratos de cessão onerosa firmados em 2010. Estes geraram um compromisso da “União” com a Petrobras que receberá do governo valores devidos que serão usados para pagar os bônus de assinatura. Pra entender um pouco de como funciona deve ser lido a Lei de Petróleo com as modificações feitas ao longo do tempo. Conforme o Nassif disse, estes leilões somente são para arrecadar dinheiro pro governo gastar mal. Não tem interesse nenhum no que é importante pro país, e desprezam a competência tecnológica, das pessoas que trabalham no presente e para garantir o futuro da companhia e do país. Os que criticam a Petrobras não tem ideia do que ou é de forma proposital. Eu sei porque estou aqui todo dia!!!

  1. Claro que tanto a instabilidade geopolítica, seja derivada do bretix, do imbróglio comercial EUA x China, e da reação social na America do Sul, seja por investimentos já feitos por algumas petroleiras em campos promissores (como na Guiana por ex) ou até mesmo pela condição obrigatoria da Petrobras como operadora, podem ter contribuido para o afastamento de concorrentes nesta 1a rodada.
    Mas daí a querer negar como foco do golpe os campos do pré-sal é conversa pra corno dormir Nassif.
    O problema é que os golpistas pensaram a lei do petroleo para o partido deles, psdb, só que o golpe pariu uma serpente mais infame que a esperada.
    E as irmãs do petróleo, macacas velhas que são, nao metem a mão em cumbuca.
    Mas, sim Nassif, a rodada de hoje poderá explicitar melhor os objetivos dos grandes players do petroleo. Afinal (novamente), macacos velhos que são, as irmãs já sacaram que lidam não com patriotas mas com meros comerciantes de visão estreita, daqueles que pensam apenas no caixa imediato, e que, como xepa em fim de feira livre, o imediatismo os levará a aceitar propostas bem menores.

  2. Provavelmente hoje será mais um dia de infâmia jurídica. Quando o saudoso PHA na queda da Dilma abandonou o otimismo e abraçou o pessimismo em relação ao supremo, muitos pensaram que ele estava radicalizando. Ele estava certo. Por isso eu não creio que toffoli e companhia libertará o Lula hoje, infelizmente.

  3. Minha tese: como o petróleo comprovadamente é proveniente de restos de animais e plantas soterrados por milhões de anos e como a África e a América do Sul, que formavam um só Continente, se afastaram fazendo surgir, entre os dois, essa parte do Oceano Atlântico, todos os animais e plantas que foram soterrados com o surgimento do Oceano Atlântico, que vai da Colômbia ao Sul do Brasil, está repleta de petróleo, provavelmente 100 mais do que contém toda a Bacia de Santos; algo em torno de uma vez e meia as reservas mundiais conhecidas do priduto hoje. Não é atoa que a Venezuela (seja dito de passagem, que só pega uma “nesga” de mar (e adjacências) dessa área toda) tem as maiores reservas de petróleo do Mundo, sem contar a Guiana! Um dia serão descobertas! Quem viver verá!

  4. PQ O PSDB AJUDOU A PRENDER O LULA E ACABAR COM O PAÍS ECONOMICAMENTE, DESESTABILIZANDO O BRASIL E AMÉRICA LATINA COM REFLEXOS NO MUNDO,ORAS!!
    OBS:FIM DO PSDB E LULA PRECISA SE DESCOLAR DO PT(de mentirinha)PARA ANULAR INVESTIDAS,E TALVEZ FAÇA UM LABORATÓRIO APOIANDO UM PARTIDO MAIS À ESQUERDA EM ALGUM ESTADO E OU CIDADE CONTRA OS “TRAIDORES”DO LULA,VIVA O BRASIL !!!

  5. Você não notou a ironia, Luis Nassif. O Inquérito contra o porteiro iniciado a pedido de Sérgio Moro (advocacia administrativa) e do PGR (abuso de poder) prova inequivocamente que nossas instituições criminosas não podem funcionar sem cometer crimes.

    1. Pois é. O governo Bolsonaro errou ao não mandar uma comissão constituida pelo Moro, Aras, Toffoli e Barroso (esse por causa de sua grande influencia internacional através das palestras promovidas por sua filha na sala vizinha do banheiro em Harvard) para divulgar a segurança do nosso sistema jurídico. PS. Pela segurança juridica que Gilmar Mendes oferece a todos os tucanos (e ai ele é brother dos lavajateiros como Moro) ele poderia fazer parte da comitiva. O problema seria manter ele e o Barroso na mesma sala sem que os estrangeiros tivessem que chamar a polícia e ai sería difícil explicar para o Supremo de outros paises o comportamento dos supremos juizes brasileiros..

  6. Eu sei por que o leilão deu errado. É que os economistas das petroleiras e a imprensa internacional não conhecem o brilho intelectual, a honestidade e a competência do Paulo Guedes. Qualidades essas reconhecidas e difundidas pela grande imprensa e os “brilhantes” economistas que borboleteiam em suas páginas e telas. Pena que esse conhecimento se restrinjam somente ao Brasil.
    Não sei o que esta acontecendo com o pessoal do Manhattan Conecction e com o Guga Chacra que ainda não conseguiram influenciar a imprensa internacional.

  7. Nassif, será que as empresas estrangeiras não tem interesse no pré-sal, pq visam a compra da Petrobrás, já a compram com todos os campos do pré-sal juntos.

  8. Leilão da Petrobrás. Fiasco? Ou jogo de acordos? Do leilão realizado 90% foi arrematado pela própria Petrobrás, sócios privados, e somente 10% pela China em um consórcio com a própria Petrobrás, sócios privados. Sabe-se que transação contratual desta envergadura de interesses, 10% é meramente simbólico. Lógico.
    Embora que o objetivo da lava jato difundindo o sucateamento da Petrobras foi esse mesmo, vende-la desvalorizada, aos sócios privados.
    Aos poucos os sócios privados comprarão toda a Petrobrás, e assim a Petrobrás deixará de ser de economia mista para ser 100% privada. óbvio. Resta saber quem são estes sócios compradores?? Se, não estão comprando a Petrobrás com o próprio dinheiro da Petrobrás, a parte da receita de domínio público.
    A Petrobrás que, segundo alguns, estava quebrada, ou seja, deficitária. Os sócios privados da Petrobrás compraram da União 90% e a China em consórcio com a própria Petrobrás comprou 10%, correspondente a 70 bilhões no total. E, alguns dizem que este lucro equivale ao biênio de 2017 e 2019 que ainda não teve o balanço Patrimonial fechado do quarto trimestre. Certas questões Contábeis, realmente não são para leigos.

  9. Há mais um fator que não está sendo levado em conta e que é o mais importante.
    Durante décadas as petroleiras norte-americanas fizeram negócios com os mais esdrúxulos governos do mundo e quando havia algum problema os fuzileiros navais norte-americanos a partir marinha (principalmente os porta-aviões) davam garantias aos negócios estranhos feitos pelas petroleiras. Intervenções como estas ocorreram em diversos países do terceiro mundo para as petroleiras ou mesmo para outros negócios, como as bananeiras na América Central.
    Porém algo mudou e esta mudança não está sendo levada em conta. As últimas intervenções militares do Estados Unidos estão virando verdadeiros desastres, tais como Iraque e Síria, sem contar com a incapacidade dos norte americanos fazerem frente ao Irã que está se armando até os dentes e está criando uma indústria de armamentos interna que apesar de não chegar ao nível tecnológico dos armamentos do primeiro mundo, já é suficiente para impedir intervenções dos sionistas de Israel ou seus patrões.
    Trump se deu conta disto e como ele não é ligado diretamente a indústria de armamentos, diferentemente dos democratas que o são, ele está acabando com o que ele chama propriamente as Guerras Inúteis. Quem está disposto a sair das guerras que seus antecessores criaram não estaria disposto a entrar numa nova guerra. Se alguém está com dúvida do caráter menos intervencionista dos Republicanos em relação aos Democratas é só lembrar que a icônica guerra do Vietnã começou com os democráticos Democratas e quem os tirou foram os autoritários Republicanos.
    Mas a Cereja do Bolo ainda não está aí, todos os que acompanham a economia internacional, sabem que os economistas dos grandes bancos e organizações bancárias internacionais estão verdadeiramente se borrando nas calças pelo aumento dia a dia da possibilidade de uma imensa crise econômica que se sobreporá com o a recessão que começou em 2007 e que até hoje não se recuperou.
    Se alguém duvida disto, simplesmente acompanhe a cotação na bolsa dos maiores bancos internacionais, quem tiver preguiça de procurar estes dados leia o artigo “Fed Loans: These Charts Hold a Big Clue to the Liquidity Squeeze on Wall Street” em https://wallstreetonparade.com/2019/11/fed-loans-these-charts-holds-a-big-clue-to-the-liquidity-squeeze-on-wall-street/ onde ele mostra claramente que os seguintes bancos JPMorgan Chase, Citigroup, Goldman Sachs, Bank of America, Morgan Stanley, Credit Suisse, e Deutsche Bank desde 2007 estão longe de acompanhar a valorização do SP500 (estão defasados de 150% a 250% da valorização do SP500).
    Também de quebra no mesmo artigo ele mostra que a imensa maioria dos “lucros” da bolsa estão concentrados em seguintes empresas: Apple, Google, Alphabet (controladora da Google), Microsoft, Facebook e Amazon, em março do ano passado elas “valiam” $3,409 trilhões e correspondiam a mais do que 10% de todas as principais 3000 empresas catalogadas no índice Russell 3000, e na última conta que o autor fez elas “valiam” nas últimas semanas aproximadamente $4,5 trilhões, ou seja, sem nenhum fato notável ou uma grande distribuição de dividendos aumentaram o seu valor na Bolsa em 32%.
    Em resumo, todo os que manipulam o mercado (estou falando de quem manda, não de quem paga) sabem que a situação está muito próxima de uma crise financeira imensa, que fará com que qualquer empresa que tenha investimentos fora dos USA terão que repatria-los com a maior urgência, logo colocar dinheiro bom num negócio inseguro não está no planejamento destes conglomerados.

    1. Certo Rogério, então para “quebrar as pernas”dos EUA este país traíra q se faz de amigo e moralista é só derrubar as cotações das empresas de tecnologia e…bingoo o gigante caí(em cima da gente,fazer o quê)estrangeiros melhor não perder esta oportunidade !!!!Aí a miséria será enorme,aumentará em muito o consumo de drogas,depois os bancos podem lavar o dinheiro do tráfico,gerando lucros exorbitantes tipo igual no Brasil,e aí eles serão felizes para sempreeee!!!

  10. Pequeno detalhe quem adora guerra, indústria de armamento, invadir meu amigo são os republicanos, Vietnã, Iraque, Somália e vai por ai a fora. Os democratas são o oposto disso. Se informe melhor por favor.

    1. Carlos (quinta-feira, 07/11/2019),
      Não ponha muita fé na sua interpretação da história intervencionista americana. A Sérvia e a Líbia foram bombardeadas por democratas.
      Clever Mendes de Oliveira
      BH, 11/11/2019

  11. Minha desconfiança é noutro sentido, a de que as petroleiras internacionais não vieram para não pagar em dobro por algo que esperam arrematar quando da venda da Petrobrás, ou seja, aguardam o leilão da privatização da referida petroleira brasileira. Aí sim, vão entrar com os dois pés na porta…

  12. Veículos automotores vão deixar de usar derivados de petróleo na Europa em poucos anos. Muitas grandes empresas de energia no mundo já estão se preparando pra mudanças na matriz energética mundial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador