Porque Lula se recusa a assinar manifesto ou se unir com FHC contra Bolsonaro

Jornal GGN – Não dá para o PT embarcar no “primeiro ônibus” que está passando contra Jair Bolsonaro. É com esse argumento que o ex-presidente Lula se recusou a assinar o manifesto “Basta!” e também tem evitado participar de debates com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A notícia gerou debates nas redes sociais, com questionamentos sobre se é o momento de insistir na cisão em vez de unir forças contra o Bolsonaro, ainda que essas forças estejam em polos opostos. Para Lula, há um critério a ser seguido.

Esse critério seria a oposição ao programa econômico neoliberal de Bolsonaro, encampado por Paulo Guedes. O ex-presidente petista disse que não há como se juntar com alas que defendem a saída de Bolsonaro mas concordam em manter as reformas de Guedes, que seria o caso de FHC e de grupos midiáticos como Estadão e Rede Globo.

“Estou dizendo pra gente não pegar o primeiro ônibus que tá passando. Estão querendo reeducar o Bolsonaro, mas não querem reeducar o Guedes”, disse Lula em um evento do PT. “Tem pouca coisa de interesse da classe trabalhadora nesses manifestos. O editorial do Globo é uma proposta de acordo pra manter o Bolsonaro”.

Em sua coluna na Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo lembrou que há também um componente político e pessoal na resistência de Lula a FHC.

“Na visão do ex-presidente e do PT, Fernando Henrique foi ativo nas articulações pelo impeachment, apoiou pautas anti-sociais de Temer e nunca se contrapôs à máquina de fake news bolsonaristas ou ao que definem como perseguições judiciais a Lula.”

O manifesto Basta! conseguiu reunir assinaturas entre políticos e juristas garantistas e defensores da democracia, mas também contou com o apoio de figuras que o PT vem criticando duramente nos últimos anos por causa dos processos da Lava Jato contra Lula. O ex-procurador de Curitiba, Carlos Fernando dos Santos Lima, assina o manifesto.

>>> O GGN PREPARA UM DOSSIÊ SOBRE O PASSADO DE SERGIO MORO. SAIBA COMO AJUDAR AQUI. <<<

 

Redação

Redação

View Comments

  • Embora não tenha partido político, acho que Lula está certo. Não dá para ingressar no trem de pessoas que defendem políticas como as de Paulo Guedes, que tem foco nos ricos, nas grandes empresas e concorda com com o desprezo do atual governo às vítimas da pandemia. Não dá para aceitar as ideais de FHC e trupe. Se por um lado, ele acertou com o Plano Real, por outro rotulou os aposentados de "vagabundos", ainda que fosse um deles com mais de uma aposentadoria. Não dá para aceitar quem pouco se importa com o apartheid social e com o racismo estrutural que persiste há séculos neste país e aprofunda as vergonhosas desigualdades socioeconômicos. Não fosse a pandemia, o sistema SUS seguiria na penumbra do descaso do poder público.

    • Não se deve esquecer que o verdadeiro pai do plano real foi o Itamar Franco, que com a sua insistência conseguiu materializar o mesmo. O qual foi desenvolvido pelos economistas Edmar Bacha, Persio Arida e André Lara Resende. O FHC não teve absolutamente nenhuma partipação na coisa. Como bem definiu o Delfim Netto, o FHC grilou o plano real. Quando a coisa dá certo aparecem vários pais, mas o
      verdadeiro e único foi o Itamar.

    • Rósea e, sem esquecer que sendo ele, um dos mentores do golpe de 2016, é por isso responsável também, por essa situação gravíssima de ódio e preconceito de classes, em que se meteu e se encontra até hoje o Brasil.
      Tem mais, esse tipo de gente da elite, em sua maioria, adesista à democracia, não se enganem, não estão para somar e mais provável que sim, para no momento que lhe convier, dividirem e retornarem ao seu habitat natural.
      Juízo gente, recorram a história e aprendam.
      Sebastião Farias
      Um brasileiro nordestinamazônida

  • Estou com Lula e não abro, neste caso. Em primeiro lugar, o maior problema do Brasil NÃO É Bolsonaro em si, embora ele já seja um enorme problema. Nosso maior problema é Paulo Guedes, sua turma e sua política ultraliberal. Em segundo lugar, os GOLPISTAS FHC (da privataria) e Temer (da "ponte" para o fundo do poço) nada têm de democratas.

  • Completamente correto. A ridícula "elite" brasileira colocou Bolsonaro no poder para ele entregar para ela tudo que têm algum valor no país e botar uma mordaça nos "escravos", e como o marionete se mostrou idiota demais para entregar o butim então eles querem meramente um marionete mais "apresentável" mas que irá continuar o desmanche do país.

  • Movimento Basta é uma nova roupagem ao "xeirosinho" Cansei. Basta destas besteiragens ilusórias de que Bolsonaro vai se tornar civilizado, ainda mais por causa da vontade de hipócritas golpistas

  • O Lula é educado, portanto, muito corretamente não chamou de UM BANDO DE GOLPISTAS sem vergonha, que ainda tiveram a cara de pau de irem ao hospital na ocasião da morte da Marisa. Se fosse outro, enxotava todos eles no tapa.

    Eu creio que este aceno foi só mesmo para constar; nao querem papo com o PT, PT, PT; nunca quiseram. O desejo dos golpistas é mais um governo Temer, por exemplo, ou mesmo outro arranjo Itamar. Ainda assim, nenhum deles conseguiu passar a deforma da previdência, o esquema campeão ainda é o boçalnaro/Maia.

    A leitura o Lula está corretíssima: eles que lutem.

  • concordo plenamente com a lucidez de visao de LULA, as pessoas se esquecem, ou fingem esquecer
    facilmente, de nosso passado recente de perseguições ao estado democratico de direitos.

  • Só falta o Moro e o Dallagnol assinarem o manifesto chamado Basta!, pois o procurador Luis Carlos dos Santos Lima já assinou. Como que o Lula e o PT vão subscrever uma Bosta desta?
    É como a vítima e seu algoz, que o condenou injustamente, caminharem abraçados.

  • Tenho imenso respeito e admiração pelo Lula, mas neste ponto acho que ele está errado. Li o Basta!, e lá não tem proposta de "reeducar" o Bolsonaro (diferentemente do editorial de O Globo). Um ator político pode ser neoliberal em termos de programa econômico, mas anti-bolsonarista. No momento, o importante é afastar Bolsonaro & Mourão, assegurando novas eleições e vigiando para que estas NÃO SEJAM definidas pelo poder econômico de quem difunde fake news nas redes sociais. Então, liberais, social democratas, comunistas e outros podem disputar, pelo voto, os rumos do país.

  • Se a Democracia for engolida por um golpe autoritario não haverá eleições em 2022 e ai o projeto sempre pessoal de Lula irá para o espaço. A frente pro democracia tem um objetivo maior, de salvar a Republica em perigo e não cabe nessa luta a estreiteza mental de projetos exclusivos partidarios e pessoais que dependem de um quadro institucional no lugar para prosperar. Dizer que FHC não é democrático?
    Passou o Governo para Lula numa boa, com uma transição civilizada, como assim não é democratico?
    É impressionante como o PT não evolui, como os Bourbons frances, nada esquece, nada aprende.

  • Lula usa sua fala para mostrar que a insurgência é fundamental. Creio que, talvez, as outras pessoas do partido não tenham condições pessoais de aglutinarem - com seu pensamento - tamanha clareza e construção lógica no raciocínio para uma ação planejada. É pena, porque precisamos abraçar a causa da saúde, da justiça social, do pleno emprego com pessoas honestas e claras nos seus princípios de vida, e que soubessem negociar com uma pauta mínima de manutenção dos direitos dos trabalhadores; me vem à memória Aldo Rebelo, Eduardo Suplicy, por exemplo.

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

8 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

9 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

9 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

10 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

10 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

11 horas ago