Porque o tal do mercado não despreza Bolsonaro, por Luis Nassif

O namoro do tal do mercado com Bolsonaro obedece à palavra mágica: business.

Há tempos, o mercado se deu conta de que figuras histriônicas, acidentes da política, se prestam a grandes jogadas de negócio.

É o que explica o apoio a figuras desprezíveis, como Michel Temer, Eliseu Padilha e Moreira Franco.

É o caso do Credit Suisse na Rússia. Recentemente, publicou um relatório sobre o problema da desigualdade na Rússia.

Mas quando se desmanchou a ex-URSS e teve início o desmonte perpetrado por Boris Yeltsin, o Credit Suisse foi o grande beneficiário.

Em 19923 criou o Credit Suisse da Rússia liderado por um jovem banqueiro americano, Boris Jordan, neto de russos brancos, que imigraram no início do século 20.

Jordan mantinha relacionamento estreito com os responsáveis pelas privatizações da ex-URSS. Na primeira onda de privatizações, foram distribuídos vouchers, para serem transformados em ações das empresas recém-privatizadas. Apenas o Credit Suisse de Jordan adquiriu 17 milhões de vouchers, ou 10% do total.

As duas conexões de Jordan, com apoio dos EUA, foram o primeiro-ministro Yegor Gaidar e Anatoly Chibais, cérebro do programa de terapia de choque que desorganizou a economia russa e criou a nova classe dos oligarcas e levou ao empobrecimento da população russa.

Em entrevistas concedida anos depois, Jordan admite que a criação dos vouchers visou garantir que o parlamento da Rússia não iria impedir as privatizações.

Houve todo tipo de jogada com os vouchers. A mais conhecida foi dos irmãos Chandler, atraindo vouchers para empresas russas super-avaliadas, diluindo assim o valor dos vouchers, e revendendo suas participações com grandes lucros.

Os irmãos Chandlers bancam o Instituto Legatum, um grupo de neocons com sede em Dubai, que se vale das redes sociais para uma guerrilha de informação contra o governo russo.

Essa terapia de choque, de 1992, resultou em 1998 na corrida contra o rublo que desorganizou mais ainda a economia russa. Acabou confiscando as economias das classes média e baixa, gerando um processo agudo de concentração de renda.

Segundo o Blog The Exilated, que publica análise sobre a economia russa, em 1994, Jordan concendeu uma entrevista à Forbes sobre um esquema que tentava emplacar junto a Yeltsin. Era o “empréstimos por ações”, considerado o maior saque da história contra a economia russa. As principais empresas russas, óleo, gás, recursos naturais telecomunicações, bancos estaduais foram entregues a um grupo reduzido de banqueiro.

No final de 1995, Yeltsin anunciou leilões através dos quais os banqueiros emprestariam dinheiro ao governo em troca do controle “temporário” sobre os fluxos de receita das mais valiosas empresas russas.

Cada leilão foi manipulado pelo banco vencedor, que passou quase nada pelo controle. E ainda tiveram o benefício de passar a gerir folhas de salários e outros fundos públicos. Houve atrasos de salários por meses ou mesmo anos, quando se valiam dos fundos para especular ou para comprar ativos em leilões manipulados.

Quando os empréstimos por ações foram implementados, no final de 1995, Boris Jordan associou-se a um dos oligarcas, Vladimir Potanin, criando o seu próprio banco de investimentos, o Renaissance Capital. Criaram o primeiro fundo de private equity, a Sputnik Capital, tendo como investidores George Soros e a Universidade de Harvard.

Segundo o Blog, essa terapia de choque teve um custo imenso para a Rússia. Nos primeiros dois anos de terapia de choque e privatização de vouchers a inflação foi de 1.354% em 1992 e 896% em 1993, enquanto os rendimentos reais caíram 42% apenas em 1992. Os salários reais em 1995 foram reduzidos à metade do valor de 1990. E as pensões foram reduzidas a 25%.

Os investimentos em bens de capital cairam 85% na década. A produção de alimentos domésticos desabou para metade dos níveis durante a perestroika. Em 1999, metade dos russos se alimentavam em alimentos cultivados em seus próprios jardim, retornando à agricultura de subsistência.

A expectativa de vida masculina russa caiu de 68 anos durante a era soviética tardia, para 56 em meados da década de 1990, mesmo índice dos tempos do czar. E a taxa de mortalidade infantil bateu recordes mundiais. Mais de 6 milhões de russos morreram prematuramente durante as reformas de mercado.

 
Luis Nassif

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. aproveito e deixo uma chamada para estudo…

      sobre o que poderá acontecer com os fundos de pensão brasileiros, principalmente estatais, após todo este entreguismo e tantas bolsas temer………………………….

      galera da Eletrobras já está às voltas com quebras de contrato, certa de que vai perder quando reclamar na justiça

      todos tendo que contribuir novamente, forçados, para garantir a completação de aposentadoria contratada há 20, 30, 40 anos atrás

  1. Difícil é achar um bom adestrador de burros.

    Esse é o único problema do mercado com Bolsonaro. Por mais que tentem, o burro não consegue ser adestrado para não distribuir coices nos eleitores.

  2. Fascio

    Por essas e outras que o Mino Carta diz que neoliberalismo é ideologia de extrema-direita na Europa.

    O mercado flerta com o fascismo desde sempre e prefere patetas estúpidos que possam ser manipulados. Desde que declarou na TV que não entende nada de economia, o sr. B. vem sendo adulado pelo mercado.

    Ontem levou uma escorraçada das boas no Estádio do Palmeiras. Como disse um palmerense presente: o candidato nacionalista e xenófobo foi fazer campanha num clube de imigrantes.

    O elemento – e sua assessoria – é incapaz de perceber esse tipo de nuance. Imaginem como presidente, tendo que negociar com Rússia, China, Índia, Alemanha. Vai ser comido antes de abrir a boca.

     

  3. Por que o Mercado não

    Por que o Mercado não despreza Bolsonaro?Aos meu olhos que um dia a terra há de comer,não saberia informar de local mais adequado para a proliferação de camundongos.No sentido mais amplo,geral e irrestrito que sua pergunta possa comportar,como disse Petronio Portela respondendo como seria a abertura politica do governo Geisel.

    1. Porque o tal do mercado não despreza Bolsonaro

      ” Estão a ver que eu sou o cão mordendo manga nas minhas previsões.O Procurador Catapilão da Lava a Jato saiu em defesa do casal Tico Teco de Curitiba,partiu para cima do Dr.Kakay,e mandou o causídico tomar vergonha na cara.A caipira tem razão.Aí tem coisa.É só futucar.”

      Junior 5 Estrelas – 28/08/2017

      na citação acima, minha homenagem ao comentarista mais hiperestrelado do Blog. contudo, devo  ressalvar que ao menos uma das estrelas estará reservada a um certo Generalíssimo, atual Chefe da Divisão de Extermínio do desGoverno usurpador. não por coincidência, justo a estrela ninja.

      neste sentido, peço sua compreensão. ainda lhe restarão quatro, ao menos. o suficiente para os argonautos daqui continuarem morrendo de inveja.

      a respeito deste post sobre a Rússia pós esfacelamento da URSS, o Moreno de Poços descreve um dos futuros mais prováveis do ex Solo Consolidado Pátrio.

      na mesma linha, é aconselhável avançar na roda do tempo para analisar como Putin em menos de uma década conseguiu reverter a situação. arrancando a Rússia de um status neocolonial para novamente se tornar um dos protagonistas na geopolítica global.

      quanto ao mercado e BolsoNazi, o fascismo voltou a andar com as próprias pernas, fazendo do Dr. StrangeLove de Kubrik um inofensivo maluco de praça.

      p.s: a entrevista com o Almte. Othon é para deixar qualquer brasileiro puto da vida!

      vídeo: ENTREVISTA COM O ALMIRANTE OTHON

      [video: https://www.youtube.com/watch?v=VMBcfZk4rd8%5D

      .

      1. Se ligue arkx.Que confusão
        Se ligue arkx.Que confusão desgraçada é essa que você fez?Confundiu Ze Carroceiro com Zeca Roceiro,Nabucodonosor com uma pornofonia,assim não dá.Tá de baratino meu.

      2. Ia me esquecendo.Você está
        Ia me esquecendo.Você está convidado para a festa da entrega do Troféu Bandolim de Ouro que realiza-se-á no dia 02 de dezembro do andante,às 20 horas,no Bar do Alemão,ao comentarista revelação do ano do Blog do Nassif.A eleição está acirradissima.Acho que depois do depoimento do advogado Rodrigo Tacla Duran no dia 30/11,a CPI da JBS teremos a definição do ganhador.

  4. Porque o tal do mercado não despreza bolsonaro
    Esse é o mundinho maravilhoso da livre iniciativa e do livre mercado. Livres apenas para um punhado de mega capitalistas que usam de seus truquezinhos sujos cooptando politicos para espoliar nações inteiras.

  5. Wladimir Pomar

    Tenho um livrinho escrito por W Pomar que fala da transição do socialismo para o capitalismo.Vai ao encontro do descrito no post.

    Miragem do Mercado, editora Brasil Urgente. 

     

  6. A Rússia foi fundamental pra

    A Rússia foi fundamental pra vencer a máquina de destruição nazista, mas não conseguiu sair ilesa frente ao deus mercado. Por aí se vê a praga de ganhafotos que essa entidade é. A verdade é que a Rússia, se não fosse a potêncial militar e atômica que é e dona de um solo privilegiado em termos de recursos naturais, hoje seria um peso mortal no xadrez mundial – o destino que o Brasil está indo a passos largos. 

     

     

  7. Anos 90 – outro caso de controvérsia no uso de vouchers

    O mecanismo de voucher (https://www.macmillandictionary.com/dictionary/british/voucher) também foi usado em outro episódio controverso dos anos 90: o programa Petróleo-por-Alimentos das Nações Unidas para o Iraque (1996 – The UN Oil-for-Foods Programme). À época, foi considerado o maior compromisso humanitário da história das Nações Unidas e, em grande medida, foi por meio desse programa que se garantiu uma maior estabilidade na seguranca alimentar deste país, ao permitir que o Iraque pudesse exportar os seus barris de petróleo em troca de recursos para a aquisição de alimentos e de remédios do exterior. Imporante salientar que o país estava sob severa sanções comerciais do pós-Guerra do Golfo.

    A supervisão da ONU, no entanto, não imiscuía na escolha, pelos iraquianos, dos partícipes, isto é, dos parceiros comerciais (importadores e exportadores) do programa. Essa pequena abertura possibilitou que o regime de Saddam usasse as concessões de seus campos petrolíferos como forma de barganhar algum tipo de fortalecimento de suas relações com o exterior, seja pelo estreitamento com outros governos, organizações internacionais,  grandes empresas privadas, seja por meio do aumento de sua influência. E o óleo que lubrificava essa correira era a proprina estampada por meio de vouchers lastreados em barris de petróleos, emitidos pelo Iraque, em favor de inúmeros poíticos europeus e altos funcionários da ONU. 

    Em 2005, no primeiro report da comissão independente instaurada para investigar esse caso dentro das Nações Unidas (Comitê Volcker) concluiu que o pagamento de comissões chegava nos calcanhares do chefe do programa, o diplomata cipriota Benon Sevan, tendo em tela a descoberta de um estreito relacionamento entre este e executivos de uma trading africana de petróleo.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Oil-for-Food_Programme

    http://www.economist.com/node/4267109

     

     

  8. Digamos que a entendidade

    Digamos que a entendidade mercado seja pragmatica. Eles têm seus candidatos preferidos, subvencionam suas campanhas, mas sabem lidar com o que vier pela frente. Agora se um presidente ou presidenta se mostra indiferente às suas pressões, eles também atuam para desestabilizar o Pais e até derrubar a presidenta. 

    Quanto ao Bolsonaro. Acho que ja é possivel ter uma ideia, ainda que com suas diferenças, do que seria seu governo, ao ver as besteiras que o Trump diz dirariamente. Ainda que se diga que muito disso seja marketing e comunicação, tanto Trump quanto Bolsonaro são dois tipos muito toscos.

  9. Empres[arios e pol[itica

    É certo que precisamos dos empresários para o desenvolvimento do país. Não há dúvidas.

    Mas a ignorãncia polítcica destes “ricos” é incomensurável.

    Mas dá para entender que o preconceito neles  é alimentado devidamente pela leitura diária  da mídia a serviço do exterior e dos palestristas puxa sacos que reforçam sua visão destorcida.

    Nosso empresariado é golpista como a globo, ou por causa dela, e disso não vai se mover, nem vendo o país governado por ladrões. Ladrões que para eles é aceitável e confortável porque sujeito às pressões como vemos agora. Nisso ele também é corrupto.

    Não tem jeito, a democradia que eles não querem, por burrice, nós teremos que refazer. 

    O preconceito agora explode com estes senhores servos engravatados que ganham 70.000 por mês e não querem largar o bolo.

    Tudo golpistas e bandido.

  10.  
    Se os bolsonaristas do

     

    Se os bolsonaristas do mercado querem esculhambar, flertando com um fascista ignorante. Deveriam completar a chapa, adotando como vice o alexandre frota. Formariam uma boa parelha de quadrúpedes pra movimentar uma Biga pra caçar viados, gatos, ou, outros pequenos bichos. O esporte favorito da dupla de energúmenos. Ou ainda, utilizar a Biga para o transporte camuflado de drogas para o amigo Aécio do Pó.

    Orlando

  11. Bolsonaro ser o candidato do mercado não dá certo.

    Há um entrave no aceno do Mercado para com um candidato de extrema-direita no Brasil: a classe artística, que é a maior parte da estrutura de funcionamento das TVS brasileiras e a própria população brasileira, que em sua maioria não é reacionária. 

    Por exemplo, a Globo sobrevive da sua grade de programação que casa programas de auditório, novelas, séries e programas humorísticos com telejornais e Futebol e os seus artistas, seu staff, em sua grande maioria não curte de forma alguma Bolsonaro.

    O público alvo da TV Globo, também, não é a extrema-direita, é uma parcela mais liberal nos costumes e que não quer ser importunada nos seus direitos civis, ações e na sua Fé. 

    A extrema-direita pode servir ao mercado mas a classe artística que é o que impulsiona a maioria do tempo da programação da Rede Globo e da TV brasileira + a população brasileira não são Bolsonaro e nem extrema-direita.

    Há a possibilidade de vermos na TV Globo e outras emissoras menores a defesa de um modelo ultraneoliberal na economia e no trato de questões sociais, de como deve um indivíduo se comportar na sua batalha pelo crescimento profissional e sobrevivência financeira, mas não há na Globo e outros canais até, excetuando algum canal ligado a alguma Igreja, uma visão reacionária modelo Bolsonaro, Silas Malafaia, Magno Malta, Caiado, Feliciano e assemelhados no trato de questões ligadas aos costumes e religiosas e extremadas no envolvimento do Estado nas questões sociais. 

    É complexa esta transposição de uma candidatura de Direita como era Aécio e sua vida de Playboy e que não enveredava para um moralismo de costumes nem religioso para um candidato que tem como eleitorado confesso o reacionarismo de extrema-direita e/ou o cristão conservador.

    Como casar a maior audiência da TV, excetuando o Futebol, as novelas globais, com a parcela da sociedade que não vê na Globo seus referenciais de vida e votaria em Bolsonaro hoje, não dá, você tira de seus domínios parcelas outras e maiores de telespectadores. 

    A pesquisa que foi veiculada no Valor hoje mostra que o reacionarismo no Brasil não é de todo aceito e é minoria, e que a população adota muitas teses da esquerda como necessárias. 

    Mercado e Bolsonaro juntos não casam no voto e não são interessantes para uma candidatura anti-Lula com força na disputa eleitoral de 2018. 

    Hoje Bolsonaro agrega os radicais de extrema-direita e parte de desavisados de plantão, não tem forças para vencer a Eleição de 2018, tem para ficar em segundo lugar e disputar com Lula no lugar de um candidato neoliberal na economia e nas questões sociais e não reacionário nas questões religiosas e de costumes num hipotético segundo turno. 

  12. “Segundo o Blog The

    “Segundo o Blog The Exilated”:

    Soletrado assim a palavra nao existe, eh “The Exiled”.

    No mais, pelo menos Bolsonaro eh igual Trump:  nao entende nada de assunto nenhum e insiste em o deixar claro.

  13. Ah!

    mas a Rússia agora é um país democrático. Derrubou o monstro do comunismo e da falta de liberdade.

    Há liberdade pra todo lado. Liberdade para passar fome, para morrer mais cedo, para o tráfico humano, para a recessão, o desemprego, a inflação e a liberdade principal, a liberdade do capital especulativo.

    Ah!  As maravilhas da democracia!

    1. Calma
      Não exagera Amoraiza,

      Mesmo com os trancos e barrancos pelos quais a Rússia passou o país segue mantendo uma fortíssima coesão social e aos poucos vai retomando sua importância no cenário internacional. Segue também afirmando sua soberania e nem tudo de positivo que a experiência comunista foi capaz de edificar os russos estão dispostos a abrir mão. O sistema educacional universalizado e público, assim como a previdência, o sistema de saúde e segurança continuam firmes. Não tenho dúvidas de que em relativamente pouco tempo o país vai dar uma lição de superação civilizacional ao mundo. O povo russo é muito forte, seus indivíduos têm bastante personalidade.

      1. Rússia e a democracia

        Rodrigo, a crítica foi irônica e faz referência aos ataques que os países sofrem em nome da “democracia” quando o capital têm interesse no seu patrimônio.

        A Rússia não teria que retomar sua importância no cenário internacional se não a tivesse perdido.

        A Rússia era, junto com os ” states” um dos países mais importantes do mundo.

        A Rússia tinha que melhorar o que tinha de bom, que não era pouco, e não perder tudo para recuperar só um pouquinho.

        A Rússia foi desmontada como as muitas economias pelo mundo afora.

        Seus sistemas de saúde, previdência, segurança restam firmes como mais uma reserva de mercado para o ataque dos capitais especulativos.

        Abrs.

  14. Se me permiti descordar

    Nassif 

    O FED é do mercado e patrocina o governo americano, logo, ambos são da mesma locomotiva predadora mundial. Se me permiti descordar, acredito sim, que Bolsonaro é um péssimo negócio à América do Norte, pois esse militar brasileiro ao olhos dos EUA pode criar um N. Maduro tupiniquim em algum lugar do futuro. Verdade seja dita: O Tio Sam sempre de preocupa com o amanhã.

    1. Qual o defeito do Maduro?

      Qual o defeito do Maduro? Defender as reservas de petróleo da Venezuela? Voto em qualquer presidente que tenha a coragem de defender as riquezas naturais do Brasil. Mas vai ser dificil um presidente defender o Brasil porque o Maduro tem as Forças Armadas ao seu lado. No Brasil as Forças Armadas estão do lado dos ladrões. Os covardes militares brasileiros não prestaram nem para defender o Almirante Othon e junto com o Temer estão entregando a Base de Alcântara. Bando de covardes e folgados. E deve ter muito militar levando grana para ficar quieto também.

       

  15. expectativa de vida

    Muito interessante saber que mesmo uma caricatura de socialismo como foi a União Soviética fez com que a expectativa de vida subisse para 68 anos. E a volta do glorioso capitalismo derrubou esse número para 56 anos.

    E viva o capitalismo!

    1.  Realmente Roberto. Ainda

       Realmente Roberto. Ainda assim a Rússia sob o regime Soviético, acabou com o analfabetismo, cujo altíssimo indice beirava os 90% em curtíssimo tempo. E, a despeito de enfrentar feroz ataques e boicotes econômicos por parte das “civilizadas democracias” capitalistas, encontrou tempo e ânimo para construir uma indústria pesada gigantesca, desenvolver tecnologia de ponta nos setores militar e aeroespacial. Obtendo grandes avanços na medicina, na física e na Ciência Nuclear . Estes, foram apenas, alguns dos singelos feitos. Quanto aos malfeitos, e foram muitos, deixo aos anticomunistas mais competentes, e aos profissionais remunerados para tal mister, cuidar.

      Para encerrar, vale lembrar da grande prova: a Rússia Invadida! Com que alegria muitos capitalistas. Os mais dementes, exultaram. Inúmeros lamberam os beiços, embalados nas bravatas do Funher vociferando: “logo nossas tropas entrarão em Mocou e, serão recebidas como libertadores do povo russo. Assim como o foram ovacionadas em Varsóvia e em Paris.”

      O exercito Vermelho ao revidar, o fez com tamanha eficiência e heroismo, aplicando uma surra definitiva no imbatível e poderoso exército invasor nazista. Até hoje, anticomunistas atonitos tentam cerzir explicações, as quais não conseguem por o pé sobre o chão com a cabeça acima do pescoço. Nada, é cada monstrengo, até operação de fimose em Tatcher fizeram. Ora, criaram um bufão e puseram no lugar da matadora Clinton.

      Pois a Rússia Soviética mesmo não tendo obtido exito na tentativa socialista, como bem destaca o colega de estabelecimento Locatelli. Resolveu e criou soluções que até nos dias atuais nos debatemos para superar. Enquanto a turma da casa-grande, sem a menor cerimônia e nenhuma vergonha na cara, conseguem barrar. Até acabam de lançar um programa para saúde do povo, destaca a presidenta deposta Dilma Rousseff: o Temer acaba de lançar o Programa Menos Médicos.

      Portanto, palmas para a elite do atraso, e, da Ponte para o Futuro retorno à Idade média da grande Republiqueta de Paspalhos da Bananolândia USA. Enquanto isso, vamos demonizando o Putin.

      Orlando

  16. N. Maduro tupiniquim
    Nassif, O FED é do mercado e patrocina os EUA, logo, ambos são da mesma simbiose predadora de países subdesenvolvidos a longo prazo. Se me permiti descordar do seu artigo, acredito sim, que Bolsonaro é um péssimo negócio para os países ricos, pois esse militar brasileiro aos olhos das grandes potências econômicas, em especial os EUA, pode criar um N. Maduro tupiniquim em algum lugar do futuro. Verdade seja dita: O Tio Sam e Cia sempre tiveram um projeto bem definido de perpetuação de seu “poder financeiro” (bolha de megaindividamento público, sustentada pela síndrome de vira-latas de países em desenvolvimento).

  17. O Mercado e o Senhor dos Anéis

    Esta coisa  ou fetiche, que funciona mais ou menos como as trevas no Senhor dos Anéis, todos atrás do precious. Uma figura quase mitológica que aparentemente tem poderes inimagináveis. Da qual  todos tem medo. O simples mencionar da palavra mercado faz com que até mesmo a candidatura Bolsonaro seja considerada  candidatura forte, e deixe de ser uma escolha desesperada.  Com o apoio do MERCADO, Bolsonaro será pranteado, pelos mesmos que prantearam Cunha, e colocaram no poder Temer. Se Bolsonaro é um boquiroto, com credibilidade mínima, não seria o ultimo da espécie a  ganhar apoio do tal MERCADO. Obviamente preferiam ter um TEMER, que agora desnudo e despido, se mostra tão medíocre e tão submisso ao MERCADO, mas com poderes suficientes para destruir tudo que foi construido no país. 

    Nos jornais, se fala da aprovação do MERCADO, da rejeição do MERCADO, e do paraíso com as 100 virgens prometido a quem  se submeter ao MERCADO. Já vi estes meninos de classe média, que  viciados em trabalho, e ganhando o suficiente para gastar nas baladas, se tornarem os maiores fãs do tal MERCADO. Enquanto no MERCADO, alguns amealham mais e mais dinheiro, o MERCADO promete a alguns eleitos e obedientes, umas migalhas do que ganham, mas sobretudo prometem poder e mais poder. Bolsonaro é apenas mais um destes, que viu no seu discurso o passaporte para ganhar poder e mais poder e claro que  mais dinheiro. Seu sonho é o poder absoluto, que aliás o MERCADO não vai querer conceder. Mas não se esqueçam que o MERCADO vive disto que é a maior das corrupções: a ambição pelo  poder.

    No Brasil o MERCADO se alimentou de uma casta  que em nome da luta anticorrupção pratica a mais alta corrupção, que é fazer de tudo até mesmo destruir vidas e um pais para amealhar  poderes. Tantos poderes que querem mais poderes e não vão parar por aí. A  duquesa Dodge, já disse a que veio, quer mais poder que o Supremo e que as leis. ( Embora apenas se cale diante de Mariana e do escândalo da FIFA  e do roubo nas privatizações, o do roubo dos direitos trabalhistas).  Moro já vem demonstrando isto há muito tempo.  O poder  é a maior das drogas. Janots, Dodges Moros e Dallagnois etc….. querem mais poder e mais poder.  E descaradamente querem poder acima da LEI. E ganharam tudo isto defendendo o tal MERCADO.

    Mas me digam quem sabe de fato o que é o tal MERCADO.

    “PRECIOUS!!!!”

  18. Os brasileiros não estão reagindo
    Os brasileiros não estão reagindo agora, quando ainda há espaço para isto. E pior, flertam com um candidato de direita que pode, aí sim, conduzir o país a uma ditadura de fato. Apenas a ignorância política completo dos brasileiros pode explicar tamanha pusilanimidade.

  19. Lendo essa matéria continuo a

    Lendo essa matéria continuo a querer entender aquela matéria em que o Nassif disse que a esquerda não consegue compreender o mercado. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador