Possível candidatura de Lula não interfere no julgamento de Moro, avalia Gleisi Hoffmann

Jornal GGN – Se Lula já tivesse descartado claramente uma candidatura à Presidência em 2022, o Supremo Tribunal Federal já teria pautado o HC da suspeição de Sergio Moro? Para a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a resposta é não.

“Acho que [a demora] não tem uma relação com a candidatura possível do Lula, não. (…) É um processo de convencimento mesmo do Supremo, e me parece que o Supremo está tendo mais clareza sobre isso [abusos da Lava Jato]”, respondeu ao GGN.

O julgamento do HC da suspeição de Moro está parado na Segunda Turma do STF por um pedido de vistas de Gilmar Mendes desde o final de 2018.

Se acolhido, o recurso poderá anular a sentença do Caso Triplex e fazer a ação penal regredir à estaca zero, sob um novo juiz. A defesa de Lula pede no HC que os outros dois processos instruídos por Moro em Curitiba (sítio de Atibaia e caso Odebrecht/Instituto Lula) também sejam impactados pela decisão.

“É uma grande oportunidade para o Supremo resgatar a credibilidade do Judiciário no Brasil. Esse julgamento vai ser um marco: ou a gente reafirma o devido processo legal e o Estado democrático de Direito, ou libera para que a Justiça seja utilizada como instrumento político”, disse Gleisi.

Gleisi Hoffmann concedeu entrevista à redação do GGN em agosto de 2020. O vídeo abaixo é um recorte do programa Cai Na Roda, realizado pelas jornalistas mulheres do site. Confira a íntegra da entrevista com Gleisi aqui:

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • “Acho que [a demora] não tem uma relação com a candidatura possível do Lula, não. (…) É um processo de convencimento mesmo do Supremo, e me parece que o Supremo está tendo mais clareza sobre isso [abusos da Lava Jato]”
    É claro que não.
    O encarceramento de Lula em Curitiba também não.
    E pensar que Gleisi Hoffmann é presidenta do PT...

Recent Posts

Universidades argentinas marcham em defesa da educação pública e contra o ajuste de Milei

Em diferentes províncias, em todo o país, aconteceram marchas pelo descongelamento da verba destinada às…

19 minutos ago

O desafio de um modelo exterminador do emprego, por Luís Nassif

Como o Brasil é um país que não consegue diagnosticar nem problemas do passado, dificilmente…

1 hora ago

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

11 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

12 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

13 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

13 horas ago