Presidenta da Costa Rica em Jatinho Emprestado

A presidenta da Costa Rica, Laura Chinchilla, sentiu o peso e o risco dos seus atos nesta terça-feira, ao ver o governo admitir que ela havia usado um jatinho particular de propriedade de uma empresa de petróleo estrangeira,o que acabou resultando em uma investigação pela procuradoria-geral.

 

O ministro das Comunicações Francisco Chacon declarou a repórteres que Chinchilla usou o jato, pago pela empresa petrolífera  colombiana THX Energy, no último fim de semana para air ao Peru assistir a um casamento e encontrar o presidente peruano Ollanta Umala. Ela também já havia usado um avião pago pela empresa para participar do funeral do líder venezuelano Hugo Chávez, acrescentou.

 

“Não há conflito de interesses aqui. Na verdade, não é nenhuma novidade para este governo o fato de existirem  parceirias com empresas que retribuem oferecendo serviços”, disse ele, sem entrar em maiores detalhes.

 

No entanto, o gabinete do procurador-geral disse que estava investigando se havia quebra de lei por Chinchilla, quando ela fez uso da aeronave Cessna 525B Citation CJ3 com espaço para sete passageiros.

 

A presidenta da Costa Rica não tem avião. Chinchilla normalmente voa em aviões comerciais ou usa aviões fornecidos por outros governos ao fazer visitas de Estado, disse Chacon. Entretanto, alguns parlamentares da oposição não ficaram convencidos com as respostas de Chacon.

 

No passado, outros presidentes foram capturados recebendo doações de empresas privadas, mas este ultimo episódio é diferente e muito suspeito, disse um deputado da oposição, Gustavo Arias.

 

“É a maneira como tudo foi feito, de não notificar o Congresso,  de usar um jato particular de uma empresa de petróleo ao invés de pagar a viagem ela mesma”, Arias acrescentou, quando notou que a presidenta teria que depôr  no Congresso sobre a utilização do taxi aéreo para a viagem.

 

Costa Rica tem uma Lei de enriquecimento ilícito, que inclui penas de até oito anos de prisão para os funcionários públicos que aceitam presentes de valor superior a um salário mínimo.

 

A Empresa THX Energy, que se recusou a comentar sobre o assunto, é financiada com capital canadense de acordo com informações disponiveis em sua própria website.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador