Presidente da OAB diz que crime de responsabilidade de Bolsonaro é “cristalino”

da Revista Fórum

por Lucas Rocha

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, usou as redes sociais na noite desta sexta-feira (15) para comentar sobre a possibilidade de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, que voltou com força após o colapso sanitário de Manaus, que sofre com falta de oxigênio em seus hospitais desde a quinta-feira (14).

“Não existe enquadramento mais cristalino em cometimento de crime de responsabilidade por presidente da República do que atentar contra a inviolabilidade do direito à vida. É urgente restaurar a garantia dos direitos fundamentais no país. Estamos ouvindo a todos”, escreveu o presidente da entidade.

A OAB discute internamente a possibilidade de apresentar um pedido de impeachment contra o chefe do Executivo. Desde o ano passado, a entidade estuda a apresentação de uma peça contra o presidente. Com o agravamento da pandemia, o debate foi retomado.

Nesta sexta-feira, PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede anunciaram que vão apresentar um novo processo de impeachment contra Bolsonaro, o 62ª. Segundo os partidos, o presidente “deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas”.

Redação

Redação

View Comments

  • Vamos recordar o EX- Presidente da OAB entrando açodado e majestaticamente no Congresso nacional, com a petição para o impeachment da Dilma, dizendo que aquilo era resultado de pesquisas e estudos feitos por toda a cúpula da OAB. Hoje sabemos que não houve crime algum, e muito menos pedalada. Se a OAB quer preservar a dignidade, deve primeiro corrigir os próprios quadros e corrigir de modo transparente e vigoroso. O resto é cinema, e muito rolo e pouco filme. Além disso, praticamente a nação inteira já sabia quem é o Bolsonaro e quem são os militarescos e ainda assim votaram nele e certamente votarão novamente e ele será reeleito, e com possibilidade de ser reeleito no primeiro turno. Já esquecemos a campanha do "BASTA", amplamente apoiada pela OAB?

  • Médico de Manaus, um dos responsáveis pelos tratamentos em UTI, fez vídeo ao final do dia de choque que passaram, nesta semana e avisa que o curso da doença se mostra mais agressivo que no primeiro ápice de 2020, encurtando em até uma semana a sintomatologia. Fala ainda criticamente a mensagem de Bolsonaro, de que os cuidados iniciais tenham faltado.

    https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/coordenador-de-uti-em-manaus-desabafa-se-preparem-para-a-segunda-onda/

Recent Posts

Climatempo: Nova onda de calor atinge o país até 2 de maio

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as áreas mais afetadas; no MS, MT, SP e…

10 horas ago

CNPq responde ao artigo ‘A estranha política para fomento de pesquisa’

CNPq explica alguns pontos do artigo de Fábio Neves, que critica o edital para repatriação…

10 horas ago

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Segundo o ministro, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores…

10 horas ago

Lula manda recado para apaziguar crise no Congresso: “Política é conviver na diversidade”

Presidente questionou ainda o porquê das críticas em relação aos gastos do governo, tema recorrente…

11 horas ago

Adriana Pivato assume chefia da PRF do Distrito Federal

Há 18 anos na Polícia Rodoviária Federal, ela é a primeira mulher selecionada para assumir…

12 horas ago

Acusado de assassinar Neurice Torres, agricultora e militante do MST, será julgado em Minaçu

Tribunal do Júri sobre o feminicídio que vitimou militante do MST será amanhã, terça-feira, dia…

12 horas ago