Presidente do Ibama libera desmatamento em área de Mata Atlântica

Jornal GGN – O presidente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Eduardo Fortunato Bim, favoreceu uma empresa paranaense que desmatou 14 hectares de Mata Atlântica para construir uma hidrelétrica, contrariando dois pareceres técnicos do órgão.

Informações do jornal O Globo revelam que a empresa favorecida foi a Tibagi Energia, que tentava desde 2018 obter uma licença para construir um canteiro de obras para uma usina hidrelétrica, nas margens do rio Tibagi. Seria necessário desmatar uma área de aproximadamente 14 hectares para a construção.

Embora o licenciamento da obra seja de responsabilidade estadual, o desmate de área da Mata Atlântica exige anuência prévia do Ibama. Porém, os fiscais detectaram que a área havia sido desmatada antes mesmo de o órgão autorizar o processo.

Técnicos do Ibama do Paraná recomendaram a não anuência ao desmate da área, uma vez que a região é rica em fauna endêmica e é habitat de espécies ameaçadas de extinção. O parecer foi acatado pela superintendência do Ibama, mas a empresa recorreu da decisão. Novamente, tanto os técnicos como a superintendência foram contra o desmate.

Então, a empresa recorreu à presidência do Ibama. Em oito dias, Eduardo Fortunato Bim assinou um despacho liberando o desmate – e criticou a atuação de seus subordinados falando que “não cabe ao Ibama fiscalizar, periciar ou avaliar licenciamentos ambientais conduzidos por outros entes federativos”.

Eduardo Bim já adotou posturas semelhantes anteriormente: em abril, ele contrariou pareces negativos e sinalizou a possibilidade de exploração de petróleo em áreas próximas ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na costa da Bahia.

Redação

Redação

View Comments

  • Se esta marcha predatória em curso em todos os níveis - meio ambiente - educação - direitos humanos - saúde - segurança , ou seja em tudo, vai chegar a um ponto que as consequências serão irreversíveis. Um país nas mãos de pessoas com visão atrofiada, míope, limitada e preocupada somente com interesses pessoais e de nichos, vai pagar um preço altíssimo. Quem viver verá!

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

9 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

10 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

10 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

11 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

11 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

11 horas ago