Presidente no Inep reafirma realização do Enem em meio ao surto da Covid-19

Jornal GGN – Negando os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, defendeu nesta quinta-feira, 14, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o próximo final de semana. Entidades educacionais têm pressionado para o adiamento das provas pela segurança dos estudantes.

“Se você for nas cidades, shoppings, bares e restaurantes estão abertos. As autoridades dizem que se você seguir o protocolo de segurança pode ir. Se há o entendimento que para certas atividades cumprindo protocolos você tem segurança, a gente entende que com os nossos protocolos é seguro fazer a prova do Enem”, declarou Lopes ao Uol.

O presidente do Instituto também afirmou que procurou especialistas para desenhar o planejamento para realização do Enem este ano. “Conversamos com entidades como a Fiocruz, houve um processo com a equipe técnica do Inep para construir um protocolo de segurança de aplicação”.

“O Enem tem um rigor muito grande. Se o aluno tirar a máscara, que não for para se alimentar ou tomar água, ele está eliminado e será retirado da escola. Essa tranquilidade que quero dar aos jovens: nós cuidamos do planejamento e da preparação para garantir uma prova segura”, disse.

Ainda, segundo Lopes, talvez os estudantes tenham que sair de suas cidades para realizar as provas. “Se não for possível distribuir os alunos numa mesma cidade com segurança, eles terão que fazer na cidade mais próxima. Estamos pedindo a todos os prefeitos para garantir, nos dias de prova, uma quantidade de ônibus, trens e metrôs que permita que os jovens possam se deslocar com segurança e com o distanciamento necessário”, explicou.

Nesta semana, a Justiça Federal negou o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF) para o adiamento das provas, que acontecerão nos próximos dias 17 e 24.

A decisão, no entanto, determina que caso algum município aplique lockdown que impeça a realização das provas “ficará o Inep obrigado à reaplicação do exame diante da situação específica”, como é o caso do estado do Amazonas.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

11 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

12 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

13 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

13 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

13 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

14 horas ago