Presidentes da OAB Nordeste repudiam discriminação aos nordestinos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Os presidentes das seções da OAB em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe manifestam seu repúdio às manifestações discriminatórias contra os nordestinos. Tais agressões têm sido divulgadas nas mídias sociais desde a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais.

Para os signatários, “O Brasil vive um momento crucial em sua democracia e, no processo eleitoral, é legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos”. O documento reafirma ser fundamental que “o salutar confronto de ideias neste período eleitoral não descambe no discurso de ódio e em manifestações discriminatórias” que, por seu turno, “violam o princípio democrático”.

A nota, divulgada na terça-feira, dia 9, vai direto ao ponto mais crítico de tais manifestações de ódio contra nordestinos, e afirma “o crime de racismo, declarado inafiançável e imprescritível pelo Constituinte originário, deve ser repudiado e combatido por todos os cidadãos brasileiros”.

Os presidentes das regionais da OAB no Nordeste concluem a nota abordando “o delicado momento vivido por nossa jovem democracia” e afirmando “permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de racismo e de discriminação”.

Confira abaixo a íntegra da nota:

Os Presidentes de todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu repúdio às diversas manifestações discriminatórias contra o povo nordestino que têm sido divulgadas nas mídias sociais desde a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais em curso.

O Brasil vive um momento crucial em sua democracia e, no processo eleitoral, é legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população. Contudo, as manifestações políticas devem sempre respeitar os princípios e valores fundamentais da ordem republicana, notadamente a tolerância, a dignidade da pessoa humana e o objetivo comum de construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

É crucial, portanto, que o salutar confronto de ideias neste período eleitoral não descambe no discurso de ódio e em manifestações discriminatórias, as quais, por sua natureza, violam o princípio democrático. O crime de racismo, declarado inafiançável e imprescritível pelo Constituinte originário, deve ser repudiado e combatido por todos os cidadãos brasileiros, independentemente de suas convicções políticas e das correntes ideológicas que abracem.

O delicado momento vivido por nossa jovem democracia exige de todos o empenho por manter a união do povo brasileiro em toda a sua diversidade, não apenas de raça, sexo e cor, mas também de origem. Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de racismo e de discriminação.

OAB ALAGOAS – Presidente Fernanda Marinela
OAB BAHIA – Presidente Luiz Viana
OAB CEARÁ – Presidente Marcelo Mota
OAB MARANHÃO – Presidente Thiago Diaz
OAB PARAÍBA – Presidente Paulo Maia
OAB PERNAMBUCO – Presidente Ronnie Duarte
OAB PIAUÍ – Presidente Francisco Lucas
OAB RIO GRANDE DO NORTE – Presidente Paulo Coutinho
OAB SERGIPE – Presidente Inácio Krauss

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Violência gera Violência

    A violência da extrema-direita não está restrita às manifestações de ódio nas redes sociais. A violência da extrema-direita já está nas ruas com agressões físicas e até assassinato.

    Quem tem Netflix, recomendo assistir ao filme “22 de Julho” baseado nos fatos reais ocorridos na Noruega em 2011 e revela os princípios e o modo de agir da extrema-direita.

  2. Discurso aos surdos

    Nassif: logo a OAB? Quem vai levá-la a sério? A grande maioria de seus associados estão se esbaldando com os acontecimentos. Os Verdugos e os Gogoboys cospem em cima (pra não dizer palavrão). O Povão tá nem ai. E o Presidente daBala mandará revogar seu Estatuto, para não atrapalhar o governo. Do Çupremu, Kojak dá todo apoio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador