Notícia

Problema em servidor do CNPq pode ter comprometido milhares de dados acadêmicos

Jornal GGN – Os sistemas virtuais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, estão fora do ar há quatro dias. Ontem, 26, pesquisadores informaram a inacessibilidade da plataforma Lattes, que hospeda os currículos e até os trabalhos dos cientistas. 

O órgão não informou oficialmente a causa do problema, que foi identificado no sábado, apenas afirmou que “não há previsão para o restabelecimento total” dos sistemas, de acordo com o jornal Estado de S. Paulo

Segundo a Revista Fórum, no entanto, os pesquisadores que procuram a agência federal foram avisados que o sistema Lattes estava fora do ar, porque o servidor do CNPq “queimou” e, além disso, não havia backup dos dados da plataforma, o que poderia ter comprometido os dados.

Nas redes sociais, o governo federal se limitou a dizer que seguem os esforços para restabelecer os sistemas. “O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas”.

Eis o comunicado do CNPQ:

Informe CNPq – Indisponibilidade dos sistemas

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
  2. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  3. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  4. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  5. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas.
  6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br

Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.

Coordenação de Comunicação Social

Redação

Redação

View Comments

  • teremos similaridades deste inacreditável apagão do CNPQ com o caso das vacinas? primeiro parece desleixo ou pouco caso, mas ao aprofundar o caso vê-se que há intencionalidade do MEC de provocar o apagão mesmo, afinal, o que o desgoverno quer de verdade é privatizar o ensino superior para beneficiar as universidades particulares. é sempre bom lembrar que a irmã do ministro Guedes, Elizabeth Guedes é vice-presidente da Associação Nacional de Universidades Privadas (Anup), que representa os interesses de grandes monopólios educacionais, como Anhanguera, Estácio, Kroton, Uninove e Pitágoras. que tal abrir uma CPI, da mesma forma que foi feito para o apagão das vacinas no país? talvez ela possa nos apontar coisas que sequer imaginamos. fica a ideia para os partidos que defendem o ensino publico e gratuito.

Recent Posts

Sucessor de Salomão na Corregedoria do CNJ é definido, em meio ao julgamento de Moro e Hardt; saiba quem é e o que esperar

Salomão deixará a Corregedoria em agosto, após ter concluído a correição extraordinária, um feito histórico…

6 minutos ago

As invisíveis (2), por Walnice Nogueira Galvão

Nas artes o panorama não é mais animador. No Louvre há 35 mil obras de…

18 minutos ago

Da articulação ao desespero do financismo, por Bruno Alcebino da Silva

Desafio de conciliar interesses opostos tem se mostrado cada vez mais difícil, à medida que…

34 minutos ago

Moraes não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, apontou o ministro do Supremo…

2 horas ago

A transformação nos sistemas de proteção social do Leste Asiático, por Pedro M. R. Barbosa

Dos choques econômicos se desdobraram as transformações impulsionadas nos sistemas de proteção social a partir…

2 horas ago

Como o dinheiro sai do SUS para os cofres da Globo, por Luís Nassif

O lucro da Globo saiu das taxas pagas pelo BC, compensadas por cortes nas despesas…

2 horas ago