Problemas do Memorial eram conhecidos há tempos

No Prêmio Valdimir Herzog, os organizadores foram informados pela direção do Memorial que não havia condições de utilizá-lo por problemas na fiação elétrica. Por problemas de tempo, o pessoal do Prêmio precisou alugar dois grandes geradores, conforme se confere no relato do Herzog.
 
Por Florestan Fernandes
 
É incrível ver a cobertura pífia que a imprensa fez deste incêndio. É uma verdadeira blindagem. Jogaram uma nuvem de fumaça sobre as responsabilidades.
 
O máximo que conseguiram dizer foi que o prédio não tinha alvará de funcionamento desde 1993. Se não tinha, por que o governo do Estado manteve as portas abertas para grandes eventos? Quais foram os critérios utilizados pelo Corpo de Bombeiros para aprovar a segurança do auditório? Nenhuma investigação foi feita, nenhuma cobrança, a não ser da Prefeitura.
 
Nenhum jornal teve o trabalho de checar com os usuários e inquilinos do auditório Simon Bolívar as condições em que se encontrava o prédio.
 
Eu não tive muito trabalho para confirmar com os responsáveis pela entrega do prêmio Vladimir Herzog deste ano o problema sério que o prédio de Oscar Niemeyer tinha com a fiação da rede elétrica. Estive recentemente participado de dois eventos que reuniram centenas de jornalistas e estudantes neste auditório. Fico imaginando o risco que corremos.
 
Sei por fontes fidedignas que o secretário da Cultura sabia muito bem dos problemas de manutenção do Memorial. Imagino que o governador também tenha sido informado. Se não foi trata-se de um problema ainda mais sério. Gostaria muito de saber: Por que não reformaram a rede elétrica do auditório? Por que deixaram o grande João Batista de Andrade, presidente do Memorial da America Latina na mão, sem dinheiro para tocar os eventos culturais e preservar um dos mais importantes espaços da cultura em nosso Estado?
 
Preocupado, João Batista chegou a propor o cancelamento da entrega do prêmio Vladimir Herzog no auditório. O Instituto que faz a entrega do importante prêmio de direitos humanos teve que contratar dois grandes geradores para não ter que procurar outro espaço em cima da hora. Será que agora os outros prédios do complexo vão passar por uma vistoria e por uma reforma?
Foto: A tragédia anunciada

É incrível ver a cobertura pífia que a imprensa fez deste incêndio. É uma verdadeira blindagem. Jogaram uma nuvem de fumaça sobre as responsabilidades. O máximo que conseguiram dizer foi que o prédio não tinha alvará de funcionamento desde 1993. Se não tinha, por que o governo do Estado manteve as portas abertas para grandes eventos? Quais foram os critérios utilizados pelo Corpo de Bombeiros para aprovar a segurança do auditório? Nenhuma investigação foi feita, nenhuma cobrança, a não ser da Prefeitura. Nenhum jornal teve o trabalho de checar com os usuários e inquilinos do auditório Simon Bolívar as condições em que se encontrava o prédio. Eu não tive muito trabalho para confirmar com os responsáveis pela entrega do prêmio Vladimir Herzog deste ano o problema sério que o prédio de Oscar Niemeyer tinha com a fiação da rede elétrica. Estive recentemente participado de dois eventos que reuniram centenas de jornalistas e estudantes neste auditório. Fico imaginando o risco que corremos. Sei por fontes fidedignas que o secretário da Cultura sabia muito bem dos problemas de manutenção do Memorial. Imagino que o governador também tenha sido informado. Se não foi trata-se de um problema ainda mais sério. Gostaria muito de saber: Por que não reformaram a rede elétrica do auditório? Por que deixaram o grande João Batista de Andrade, presidente do Memorial da America Latina na mão, sem dinheiro para tocar os eventos culturais e preservar um dos mais importantes espaços da cultura em nosso Estado? Preocupado, João Batista chegou a propor o cancelamento da entrega do prêmio Vladimir Herzog no auditório. O Instituto que faz a entrega do importante prêmio de direitos humanos teve que contratar dois grandes geradores para não ter que procurar outro espaço em cima da hora. Será que agora os outros prédios do complexo vão passar por uma vistoria e por uma reforma?

 

Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sei não. Num dia a PF

    Sei não. Num dia a PF apreende cocaína que provavelmente financiaria o projeto eleitoral da direita para chegar ao poder com a missão de submeter totalmente a política externa do Brasil aos EUA. No outro o Memorial da América Latina é incendiado, como que para demonstrar simbolicamente a oposição da direita a um dos pilares da política externa independente do governo (integração latino-americana). Há uma guerra civil em curso e em algum momento teremos que escolher lados. Não ficarei ao lado dos incendiários de direita. Mas, se for necessário, queimarei as belas casas deles.

    1. Uma guerra civil antes de

      Uma guerra civil antes de tudo precisa ter  parte da populaçaõ defendendo um lado e a outra o outro,

      realmente não há cenário prá tanto, a população em geral esta satisfeita,reclamar faz parte do “jogo”,

      a possibilidade mais remota de algo assim acontecer seria a discontinuidade de algumas conquistas.

      Não acredito que aposição ( qual..?) sejá tão burra a esse ponto, vão espernear.finjir,manipular até

      perceberem que a tática é outra.

  2. “…Quais foram os critérios

    “…Quais foram os critérios utilizados pelo Corpo de Bombeiros para aprovar a segurança do auditório? Nenhuma investigação foi feita, nenhuma cobrança, a não ser da Prefeitura…”

     

    Ué o mesmo que permite que quase todos os predios da regiao do centro velho ( vizinhos da prefeitura ) continuem de pé e sendo usados como almoxerifado de mercadoria distribuida pela mafia que mante os camelos com mercadorias

    Ou o antigo batalho do exercito na av do estado que ainda esta no nome da PM 

    Enfim UM ESCANDALO que por razoes desconhecidas imagino ninguem fala nada ( ninguem mesmo incluindo ai o PT )

    1. Mentira sua dizer que ninguém

      Mentira sua dizer que ninguém do PT fala nada. Fala sim e falou durante os últimos anos. Só que a imprensa não noticiava. Só noticia agora para tentar atacar o Haddad, como se a administração anterior não não fosse demotucana…

       

  3. História antiga

    UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

    “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

    Campus de Rosana – SP

    GLAUCIANE OLIVEIRA

     

    ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE GESTÕES PÚBLICAS NA VISITAÇÃO TURÍSTICA DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA EM SÃO PAULO – SP

    ROSANA – SÃO PAULO

    (vejam link abaixo)

     

    http://biblioteca.rosana.unesp.br/upload/Glauciane.pdf

    3.3.1.5 – Gestão 2004

    Página 58

    O relatório traz reflexões sobre os objetivos e as gestões anteriores do Memorial,

    fazendo críticas ao andamento de ambas. No final o diretor propõe algumas ações que,

    segundo sua visão, trariam benefícios à Fundação.

    Administração:

    Governador: Geraldo Alckmin

    Secretário da Cultura: Claudia Costin

    Diretor – Presidente do Memorial: Marcos Antônio de Albuquerque

    Propostas:

    Abulquerque (2005), no ofício anexado ao relatório, propõe a reavaliação da missão,

    dos produtos, serviços e clientes do Memorial, assim como a integração da Fundação à

    Secretaria da Cultura e seus objetivos culturais. No mesmo documento (2005, p. 3) propõe a

    priorização dos seguintes temas:

     implantação do plano de cargos e salários;

     rever a política de locação de espaços e seus preços;

     obter o alvará de funcionamento junto a Prefeitura efetivo gerenciamento das Ações

    Trabalhistas e de fornecedores do passado;

     

  4. kkkJá tem ”  pau mandado “

    kkk

    Já tem ”  pau mandado ” dizendo que  foi coisa do Haddad ( e sua administração..) com planejamento 

    intelectual do Zé Dirceu. Essa galera não tem  mais como ganhar eleição alguma , até o helicóptero tá

    “MELANDO”.

  5. certamente aprenderam com JB, o de olho clínico…

    vergonhosa a robustez teórica com que transferem suas encrencas para os petistas……………..

     

    mas um dia, quem sabe, serão varridos da política para todo o sempre

  6. Detalhes que são

    Detalhes que são escondidos:

    A brigada ou “suposta brigada” anti-incêndio do Memorial quando percebeu o início do fogo em um circuito elétrico despejou água sobre o fogo. Não precisa ser especialista para saber que isso só iria aumentar o fogo, já que nesses casos o incêndio em instalações elétricas  tem que ser combatido com pó químico. Ou faltou treinamento ou não havia extintores com pó químico no local. 

    No combate ao incêndio pelo corpo de bombeiros, 25 se intoxicaram com a fumaça, o que me parece que aconteceu porque eles não estavam equipados corretamente p/ esse tipo de situação.

    Mas ninguém fala sobre isso.

    1. Caro Marco, Não quero

      Caro Marco, Não quero polemizar, mas, eventualmente, a brigada ,ou suposta brigada, pode ter agido corretamente. Se a energia elétrica fora desligada, por causa do início de incêndio atraves de algum disposiotivo de sesgurança ou ainda por algum elemento da própria brigada, a água poderia ser usada e seria bem adequada.

  7. Desceram a marreta no caso do

    Desceram a marreta no caso do desastre na Arena do Timão

    Ali, como havia o financiamento do BNDES, o pau correu, inclusive até na Record ( esta inacreditável), copa do mundo, modelo FIFA, etc e tal…..

    Agora, ninguém fala nada nadinha de nada. Tivemos sorte de não haver vítimas. Podia ter sido parecido com a boite lá do RGS.

     Essa mídia dá ânsia de vomito. 

  8. Justo na sala do Simon

    Justo na sala do Simon Bolivar?!?!? Deve ser coisa do Chavez. Aliás, incêndio, seja em favela ou em memorial, só é bom se o Prefeito é da oposição.

  9. Choque de gestão termina em curto circuito

    O choque de gestão provoca curto-circuitos.

    Alguém sabe pra que serve o Memorial da América Latina além de produzir chamas e alugar salas para eventos?

    1. Crime contra a administração pública

      Quando visitei o Memorial estava ocorrendo uma belíssima exposição de artistas contemporâenos da AL, por pouco o Guerra e Paz, de Portinnari, guardado na ONU sob uma incrível segurança, não virou pó. Ninguém reponderá por isso, kd a tese do dominio de fato heim Barbosa, que bom se vc sacasse a tal teoria da sua cartola para pegar Alckmin, ou será que mesmo depois do incêncio no Butantã, em situação idêntica, ele não deveria saber..,,hummm

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=OzFoV0H92BM%5D

  10. O Museu Pauista fechou para

    O Museu Pauista fechou para manutencão , pois estava com algumas salas com goteira.

    O Memorial acaba de pegar fogo . 

    Imagina se uma coisa dessas acontece no acervo da Pinacoteca , com as obras de Anita Malfatti , Pedro Alexandrino , Almeida Junior e Portinari . E pode acontecer !

     

  11. Sina

    A grande mídia evitou mostrar que esse incêndio decorre da má administração tucana de SP, parece que se esqueceram do incêndio no Butantã, que virou pó, documentos e registros científicos que estavam ali há mais de um século, foram para o espaço, agora o mundo da arte, da nossa memória, tem o mesmo destino, qual será o próximo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador