Procurador Aurélio Rios denuncia o golpe

 
Aurélio Rios foi um destacado Procurador dos Direitos Humanos na gestão Rodrigo Janot. Agora, pelo Facebook, expõe a cara do velho Ministério Público, defensor da legalidade.
 
Rios segue a picada aberta por Ela Wiecko, rompendo a pesada cortina de silêncio que o MPF se impôs. O silêncio, diferente de ser um sinal de respeito ou de isenção, torna todos parte de um mesmo bloco, quer queira ou não, pois calar é consentir.
 
Por Aurélio Rios, pelo Facebook
 
Quero compartilhar com tod@s, em especial as amigas e amigos da FIO, a minha visão sobre o que se passa hoje no Brasil. E a primeira palavra é para confirmar o que tod@s já sabem, algo raro, inédito, dramático se passou por aqui com diferentes narrativas e muito tensão interna. 
 
Por uma trágica confluência de fatores, o primeiro presidente eleito pelo povo depois de 21 anos de ditadura militar foi afastado do cargo pelo congresso nacional há 25 anos. Agora, depois de concluído o processo de impeachment, o senado federal afastou a primeira mulher eleita Presidente da República pelo voto direto no Brasil. 
 
Ainda que por motivos distintos e com personalidades e comportamentos completamente diferentes, tivemos uma interrupção no curso do mandato de dois presidentes eleitos diretamente pelo povo, no meio de uma longa história de golpes e rupturas institucionais travestidos de “revolução”, “Estado Novo” ou mesmo mudança de sistema político, como foi a queda da monarquia e a ascensão da República, que se deu através de uma quartelada militar clássica.

 
Se a nossa história política é repleta de episódios lamentáveis e de farsas notórias, o que se passou ontem no Brasil supera em imaginação e sofisticação os golpes clássicos que já tivemos pelo modo como se deu o afastamento da Presidente Dilma e também a não aplicação da pena de inabilitação para atividades públicas e políticas pelo prazo de oito anos.
 
O afastamento da Presidente eleita se deu pelo motivo errado. As alegadas suplementações de crédito sem autorização do congresso (aqui chamadas de “pedaladas fiscais”) de modo nenhum, na minha singela opinião, poderiam caracterizar crime de responsabilidade. 
 
Ainda que fossem consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União, após anos ratificando tais práticas ou não se importando com elas, esta conduta só poderia ser considerada criminosa, depois de definida como tal, jamais admitindo que uma nova interpretação pudesse retroagir para punir quem quer que seja. 
 
Mas vamos imaginar que os decretos de suplementação fossem um “jeitinho” (a forma brasileira de burlar os rigores da lei e da excessiva burocracia) para arrumar ou maquiar as contas públicas por um determinado período, como alega a acusação à Dilma. Presumindo que tenha sido isso, vamos lá…no meio do maior escândalo documentado de corrupção do país, onde estão comprovadamente envolvidos muitos dos parlamentares brasileiros, inclusive alguns senadores que participaram do seu julgamento no Senado, o  que significa essas “pedaladas” ? houve, de fato, algum proveito financeiro de ordem pessoal em benefício de Dilma. Ate onde eu sei, e posso estar enganado, os meus colegas do Ministério Público Federal que investigam, com profundidade, a chamada “operação lava jato” nunca confirmaram nenhum desvio de dinheiro público para uma conta privada da presidente hoje afastada, em definitivo, do cargo.
 
Então, onde está o nexo causal das operações em questão que levasse a conclusão inequívoca de que haveria crime de responsabilidade ? ou seria a ausência de autorização do Congresso, mesmo sabendo que outras operações do mesmo tipo foram autorizadas sem nenhuma ressalva por ele ? Evidentemente há uma desproporção gigantesca entre as práticas generalizadas de corrupção no país  e o esforço hermenêutico extraordinário para acusá-la de cometer crime de responsabilidade que, pela sua natureza,  não pode ser,  algo comum, trivial, ou definido por interpretação legal aleatória.
 
Por isso muitos colegas, amigos e familiares que defenderam o impeachment da Dilma no pressuposto de que isso era o melhor para o país, ficaram assustados com a reação dos periódicos estrangeiros sobre o que esta se passando no Brasil,
 
Primeiro, não é fácil traduzir o que sejam essas operações financeiras que chamamos pedaladas e mais difícil ainda para um analista razoavelmente isento de fora entender como esses decretos podem servir de justificativa para a aplicação da maior pena política que se pode aplicar a um mandatário, que é a perda do mandato popular e dos seus direitos políticos. E pior como ela, a presidente, que, até agora, não responde a nenhum processo ou teve contra si revelado qualquer desvio de dinheiro público, pode ser julgada por parlamentares notoriamente investigados em inquéritos policiais, alguns denunciados pelo Ministério Público e outros até condenados pela Justiça por crimes contra a administração pública!
 
A narrativa de quem está longe do Brasil leva em consideração que a corrupção no Brasil é endêmica e que, apesar do esforço da operação lava-jato em investigar a fundo o desvio de dinheiro na Petrobrás e outras agência públicas, para esses analistas do “Le Monde”, “El País”, the Guardian”, “La Nacion” e do “NYT”, se não há prova de envolvimento da presidente com a malversação de verbas públicas como ela pode ser ejetada do poder por quem notoriamente esta envolvido em casos gravíssímos de corrupção!
Por suposto, a imprensa de fora não vive o dia a dia dos escândalos daqui, e nem sofre na pele o que os brasileiros passam todos os dias e também não está contaminada com a idéia de que ” nunca houve corrupção igual, nem no tempo dos militares”, jura ? E que um único partido ou agremiação política seria responsável por todas as mazelas do país. 
 
Sem dúvida, houve um processo de desconstrução da Administração Lula/Dilma  bem sucedido, e isso merece ser melhor estudado, sem embargo de evidentes equívocos políticos e econômicos cometidos por ambos nos seus mandatos e que num outro momento prometo dar a minha opinião sobre eles, se alguém se interessar por ela.
 
O fato é que a divergência política deixou de ser algo natural e espontâneo no Brasil para ser uma luta do bem contra o mal, dos brasileiros corretos contra os vendilhões do templo e isso provocou no país uma divisão aparentemente irreconciliável e um rastro de ódio e ressentimento que ainda vai durar algum tempo para ser amenizado.
 
Neste ponto, não se  pode deixar de mencionar que a crise econômica teve um papel importantíssimo na queda de popularidade da Dilma e serviu de munição para centenas de milhares de pessoas fossem às ruas pedir o seu impeachment. 
 
Nos últimos dois anos, os indicadores econômicos que medem a recessão, inflação, desemprego, foram piorando a cada mês, aliado a um fortíssima desvalorização da moeda e isso manchou, inegavelmente, a imagem da presidente junto à população, que se viu com menos dinheiro, menos emprego, e sem possibilidade de viajar ao exterior. A essa agenda negativa deu-se o nome de “conjunto da obra” para tentar legitimar o afastamento imediato da Presidente
 
Não sou especialista em finanças públicas ou em macroeconomia, mas sei que fatores internos e externos auxiliaram a derrubar a nossa economia, embora a crise política também tivesse um papel central na piora desses indicadores. 
 
Isso porque todas as medidas pensadas neste último mandato de Dilma para ajustar a economia e recuperar a confiança do mercado foram boicotadas ou solenemente ignoradas pelo Congresso, onde Dilma perdia apoio a cada dia, tendo sido derrotada em quase todas as votações importantes para o seu governo, após a eleição do Deputado Eduardo Cunha como Presidente da Câmara dos Deputados, e que somente foi afastado do cargo este ano pelo Supremo Tribunal Federal a pedido do procurador Geral da República por lavagem de dinheiro e outros crimes narrados na denúncia.
 
É certo que, num regime parlamentar, o Governo Dilma se dissolveria em fevereiro de 2015 quando ela perdeu a governança dos projetos estratégicos do país, mas seria trágico se assim fosse, porque o primeiro ministro seria a nossa versão de “Frank Underwood” .
 
Era uma tragédia anunciada ou se preferirem uma tempestade perfeita: grave crise econômica, perda da maioria parlamentar e o envolvimento de  aliados, ministros, gestores e diretores de órgãos e agências públicas em casos massivos de corrupção.
 
Nisso a representação em favor do impeachment não precisou de fatos incontroversos ou gravíssimos para fundamentar o pedido. Bastou uma nova interpretação do TCU sobre as tais “pedaladas” e já se tinha o ambiente perfeito para se tirar a presidente Dilma do cargo para o qual fora eleita com mais de 54 milhões de votos, mas que aos poucos vai perdendo apoio popular até chegar a um índice muito baixo de aceitação do seu governo, medido pelos principais institutos de pesquisa de opinião pública.
 
Claro que, para a maioria dos brasileiros, o governo ia muito mal, incapaz de debelar a crise econômica e já sem apoio parlamentar. Porém, o baixo índice de popularidade da Presidente não autorizaria, por si, a perda do mandato que, pela Constituição brasileira, somente pode ocorrer quando o mandatário tiver praticado crime de responsabilidade. 
 
No presidencialismo, governo fraco, economia em perigo, se resolve de outro modo ou com novas eleições mas não pelo processo de impeachment.
 
E aí a guerra de narrativas tem contornos mais fortes. Para um observador de fora, o mundo vive uma crise política e econômica grave e especialmente a Europa passa momentos muito difíceis, que vcs todos sabem, com problemas econômicos sérios em vários países da zona do Euro, além de questões complexas identidade e pertencimento do qual o BREXIT é o exemplo mais notável e recente. 
 
Para eles, a crise brasileira não é vista isoladamente e um processo de impeachment por conta de um mal governo não faz nenhum sentido para quem está acostumado a cobrir situações políticas bem mais desanimadoras do que a nossa. 
 
Enquanto isso parte significativa da imprensa brasileira pintava o pior cenário econômico e político para justificar o impeachment o mais rápido possível, independente da configuração jurídica do crime de responsabilidade.
 
E aqui, já pedindo desculpas pela longa mensagem, chego ao fim da minha narrativa para concluir que houve sim um golpe parlamentar no Brasil que afastou uma mandatária do seu posto sem demonstração cabal de crime de responsabilidade e é certo que o “conjunto da obra” pesou decisivamente no veredito dos senadores julgadores! 
 
E aí vem o último ato, depois de aprovado o afastamento em definitivo da Presidente Dilma, alguns senadores, ao que parece, se sentiram culpados por condenar uma inocente, outros por desejar se beneficiar de idêntico benefício, inventam uma tese nova de que a perda dos direitos políticos não acompanham necessariamente a pena principal. 
 
Essa articulação coordenada pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, criou um imenso paradoxo. Se a Presidente, de fato, cometeu crime de responsabilidade, ela deveria ser afastada da vida pública como conseqüência da gravíssima pena a ela aplicada. Mas se ela fora condenada pelo “bem do país” ou pelo “conjunto da obra”, o Senado participou de uma farsa e para compensar o  mal feito, resolveu, de forma criativa, condenar o Governo e absolver a pessoa da Presidente, no melhor “jeitinho” brasileiro.
 
Em resumo, o Senado da República transformou o processo do impeachment em um espetáculo burlesco, onde os fatos e a sua configuração jurídica não tem a menor importância e onde sobejam a hipocrisia e o cinismo pois, para muitos senadores o governo Dilma é mesmo um desastre e por isso ela deve ser afastada definitivamente da presidência, mesmo sendo honesta. Ah, e o crime de responsabilidade ? um mero detalhe sem importância.
 
A decisão do Senado, longe de fazer justiça e pacificar o pais, leva a fundadas dúvidas a respeito da legitimidade do Vice presidente agora empossado como Presidente da república Federativa do Brasil e por isso o “Fora Temer” irá acompanhá-lo até o fim de seu governo, ainda que isso o incomode muito. 
Sem falar que o Vice Presidente, eleito na mesma chapa que a Presidente afastada, deveria estar legal e moralmente obrigado a cumprir o programa de governo para o qual fora eleito e não o da oposição que perdeu a eleição.
 
Me desculpa Dr. Michel Temer por  lembrá-lo desse pormenor mas mudança no programa de governo, mesmo no caso de afastamento do titular, só se faz com novas eleições. 
 
Enfim, meus amigos daqui e de lá são muitas as narrativas sobre o que aconteceu no Brasil  e eu ofereço a minha e, claro, posso estar completamente enganado.
 
Veremos, no final, a quem a história condenará…
Luis Nassif

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ainda estou esperando alguém

    Ainda estou esperando alguém apontar o dedo para o principal FOMENTADOR, AVALISADOR, FINANCIADOR do golpe praticado no Brasil contra o Brasil: O GRUPO GLOBO.

    Afirmo: OU O BRASIL ACABA COM A GLOBO OU A GLOBO ACABA COM O BRASIL.

    Por enquanto, a GLOBO segue acabando com o Brasil.

    1. Me explica o seguinte:
      1)

      Me explica o seguinte:

      1) Como a poderosa Globo não impediu o PT de ganhar quatro eleições presidenciais seguidas?

      2) Como a poderosa Globo não consegue impedir o Lula de ser o favorito à próxima eleição presidencial nas pesquisas?

      3) Por que o PT engavetou a proposta do Franklin Martins de regulação dos meios de comunicação?

      4) Por que a Dilma disse que o melhor instrumento para combater as distorções da mídia é o controle remoto?

      5) O que o Lindbergh foi fazer no programa da Miriam Leitão na Globo News, hoje?

      Já deu esse papo furado de Globo, Folha etc. O buraco é muito mais embaixo. Enquanto a esquerda ficar achando essas explicações fáceis e reconfortantes pro seu fracasso, vamos continuar andando pra trás.

  2. Parabéns

    Parabéns senhor procurador. Mas acho que esses apoios deveriam ter vindo antes do golpe.

    Quem silenciou foi conivente com o golpe.

  3. A vergonha de ter notorios

    A vergonha de ter notorios corruptos nos governando

    está forçando os verdadeiros democratas a se exporem, realmente o classico quem cala consente, e quem não consente quer deixar explicito, a narrativa da midia corrupta e quadrilheira continua abraçada ao golpista, ignorando solenemente as manifestações e as vitimas da violencia policial, na sanha de manter o status quo ordinario que ajudou a estabelecer, vai morrer afogada com o f=governo golpista e seus larapios, e desta vez teremos um acerto de contas………

  4. Não veremos no final da
    Não veremos no final da história quem será condenado, no principio da história sabemos que a cidadania foi condenada com a omissão do mpu e de todo o resto do judiciário. Neste momento nada absolve o mpu e o judiciário de serem percebidos, no começo da história, como participes da “assembléia de bandidos”.

  5. 0 autocritica

    Procurador fala como se não tivesse nada a ver com o golpe. Ele tem responsabilidade por ter calado e o ministério público participou da “tormenta perfeita” que possibilitou o golpe. Ele culpa só o senado e os meios de comunicação. O que escreve só serve para esvaziar o peso da sua consciência e tentar mostrar que nem todos do ministério publico estão de acordo com o golpe. Agora? Não serve para nada. Melhor ficar calado ou sentar no diva do analista. É muita hipocrisia. Ele como tantos outros (as)  ficaram calados porque estavam de acordo com o golpe ou por comodidade, por não colocar em risco seus empregos e reputações.  A esse tipo de gente desejo que nem os melhores psicanalistas consigam aliviar o peso na consciência e que sofram conseqüências drásticas por ter apoiado este golpe na nossa democracia. 

  6. Texto irretocável de um

    Texto irretocável de um servidor público que, assim como a Drª Ela Wiecko, tem os pés no chão e está comprometido com o melhor para o Brasil e não o mehor para si e para o “MPF”.

    1) Com esse texto e a saída da DrªEla Wiecko começou a rebelião interna no MPF daqueles que são “do bem”;

    2) Janot e sua trupe de tucaninhos vaidosas e globais começará a ser bombardeado internamente, pior, tendo que conviver com a missão de bilndar os amiguinhos publicamente notórios;

    3) Janot não irá conseguir emplacar Nicolau Dino como próximo “PGR”, irá sofrer uma derrota na eleição interna para o grupo de Ela Wiecko que só tem a crescer…Mas o Palácio poderá socorre-lo emplacando seu pupilo!

    No momento vai começar a  “Lava Jato e Roupa Suja” interna no MPF…

    Aguardemos a próxima temporada de “House of Cards Tupiniquim”

    1. ‘Texto irretocável de um

      ‘Texto irretocável de um servidor público que, assim como a Drª Ela Wiecko, tem os pés no chão e está comprometido com o melhor para o Brasil e não o mehor para si e para o “MPF”. “

      R: Quem está comprometido com o melhor para o BRasil é quem está apanhando nas manifestações e arriascando a vida…

      1) Com esse texto e a saída da DrªEla Wiecko começou a rebelião interna no MPF daqueles que são “do bem”;

      R: Isso é jogo de cena Na verdade, pq não se rebelaram antes ??? Estavam querendo garantir o aumento ??

      2) Janot e sua trupe de tucaninhos vaidosas e globais começará a ser bombardeado internamente, pior, tendo que conviver com a missão de bilndar os amiguinhos publicamente notórios;

      R: Por que não fizeram nada antes do golpe ??? Quero ver como vão tirar Temer de lá agora !!! Agora que o estorvo Dilam saiu, querem pagar de revoltados ??

      SÃO CÚMPLICES E OMISSOS !!! Quem está nas ruas desde o ano passado SIM é Herói !! Esse aí estava comprometido com seu aumento !!!

      3) Janot não irá conseguir emplacar Nicolau Dino como próximo “PGR”, irá sofrer uma derrota na eleição interna para o grupo de Ela Wiecko que só tem a crescer…

      R: Exato !! Agora que não temis republicanismo, não adianta esse tipo de articulação. Enquanto mo mais votaado era indicado, o MPF só botou golpista lá !!! Agora não vão botar, e o Temer nem vai ligar e vai desrespeitar a lista.

      Mas o Palácio poderá socorre-lo emplacando seu pupilo! No momento vai começar a “Lava Jato e Roupa Suja” interna no MPF… Aguardemos a próxima temporada de “House of Cards Tupiniquim” 

      R: A próxima temporada do House of cards tupiniquim é Temer entregando o Basil e nossa juventude morrendo. E um montte de procuradores com aumento fazendo mea-culpa e viajando para Europa  para curr a ressaca moral !!!

      Esses fazendo mea-culpa agora são os CANALHAS envergonhados !!!

  7. Fascismo ou Democracia

    É preciso brecar esse sistema fascista que invade nossas vidas e nos oprime violentamente.

    União, união e união… Ou então…

  8. Prezado Aurélio Rios… Os

    Prezado Aurélio Rios… Os seus colegas são tão estúpidos ao ponto de só terem percebido que foram usados agora? Depois do estrago causado de uma forma irreparável?

    E pare com com isso de “dúvidas”, o governo de Temer É ilegítimo e você sabe disso. E o mundo fora do seu país também sabe disso.

  9. Faz muito bem o procurador, a

    Faz muito bem o procurador, a imagem do MPF, hoje, é de uma instituição de extrema-direita que aliada à oligarquia tradicional aplicou um impeachment tabajara para maquiar um golpe vagabundo e tosco que surpreendeu todo o mundo pela dimensão da cara de pau.

    Salvar biografias tornou-se uma tarefa hercúlea mas necessária nos dias de hoje pois daqui a trinta anos quando as novas gerações assistirem os documentários sobre mais um período triste na história política do país saberá separar os canalhas dos democratas.

     

  10. Autogolpe do Y-piranga

    Não nos esqueçamos do autogolpe com que Pedro I declarou nossa “independência”, com um olho no trono brasileiro e outro no português…

    Ouviram do Ipiranga um brado forte que alcançou até o Tejo!

  11. Sem querer parecer apegado ao rigor.

    Nesse caso, data vênia, o significado da palavra exige a observação rigorosa do seu sentido e significado porque ameaça induzir a um entendimento absurdo o leitor do texto. Assim como fez o promotor performático Aras, há algum tempo,

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/corrupcao-no-brasil-e-endemica-diz-procurador/

    nesse texto não estaria aplicada de forma incorreta a palavra “endêmica”? Não seria mais correto dizer que a corrupção no Brasil pode ser sistêmica, mas nunca endêmica? E, ainda assim, sendo sistêmica, um membro do judiciário seria o último a ter legitimidade para apontar a acusar essa condição sistêmica porque ela só ocorre porque o judiciário não processa, nem julga e nem condena ninguém, salvo raríssimas e não honrosas exceções, por crimes de corrupção nesse país. E, por isso, e só por isso, os casos se avolumam e a impunidade prospera, gerando a condição sistemática de que parece pretender falar o texto, Como podem alguns sujeitos, delinquentes compulsivos e contumazes em crimes sabidos e recorrentes desde os anos 90, como Cunha e Temer, estarem aí, livres e leves, perfeitamente capazes de causar abalos e danos de tão elevado impacto à vida política e social do nosso país? Ao ponto de serem eles atores principais no drama que interrompe o mandato de uma mandatária eleita, de reputalção ilibada, e cassa o direito eleitoral de mais de 50 milhões de brasileiros jurisdicionados? É preciso ter claro em mente que isso não seria possível se tivessemos um sistema judiciário que cumprisse, ainda que minimamente, o seu papel constirucional, em vez de se perder de sua finalidade ocupando-se da luta partidária.

  12. Esses caras são todos uns

    Esses caras são todos uns cretinos !!!

    Só se pronunciou agora que não adianta mais nada !!!

    Os primeiros cretinos foram os Senadores que mantiveram os direitos políticos de Dilma. Com destaque para o Acir Gurgacz f, que disse que não houve crime de responsabilidade, mas aoptou por condenar Dilma mesmo assim… aí hj aparece jornalista arrependido, já apareceu procurador arrependido… DAqui a pouco até O Cunha vai posar de arrependido.

    Em breve os corpos começarão a aparecer !!! Não dou duas semanas para isso !!! Principalmente em SP, cujo povo vibra com cada cego e cada morto pela polícia !!! Já tem gente cega, gente jurada de morte !!! 

    E esse governo não sairá de lá tão cedo…  se duvidar nem em 2018. Tenho minhas dúvidas se Dilma vencesse no senado se Temer não poria os tanques na rua !!!

    OMISSO !!! Tava de olho no aumento !!! 

  13. Sindicato de Ladrões

    Infelizmente (ou felizmente) Dilma não cumpriu as regras e leis estipuladas pelo Sindicato de Ladrões que realmente governa o Brasil e sendo assim foi expulsa e substituída por alguém 100% compatível com tais regras!

    : (

  14. Parece que algumas consciências estão pesadas

    Quem se omitiu antes do golpe também é golpista.

    Mais golpista ainda é ter se omitido dentro de um dos pilares do golpe, o MPF.

     

  15. Já era

    Definitiivamente, não sabem mesmo com quem nem de quem estão falando. Os maus perdedores, usurpadores e achacadores não estão NEM AÍ pra essa conversa de o que a história vai falar. Pra começar porque pra esses boçais história é coisa de comunista. Segundo, porque o exemplo que eles têm é que os boçais de 64, por exemplo, morreram falandos as mesmas besteiras de sempre e ficou tudo por isso mesmo. Uns, como Boçalnaro, então, nunca tiveram tantos votos!

    Já era. Os “cavalheiros” insistiram em tomar chute na canela e fazer pose de salão; insistiram na maluquice de governar mudos… Aí…

    Sem contar os inúteis do “campo acadêmico” e a impressionante vacilação de tratar os meios de comunicação com uma frivolidade a meu ver ir-res-pon-sá-vel. Fazem seus PHDs nas universidades do Atlantico Norte e voltam crendo que os partidos políticos são mais importantess que a mídia na formação de ideias, crenças e valores …

    … Um dia acordam…

    Na Alemanha chamaram de “triunfo da vontade”. NoBrasil de 2016 eu chamo de “triunfo da boçalidade”.

  16. E, nessa crise de consciência

    E, nessa crise de consciência o nosso bravo procurador vai se demitir, sairá do castelo, virá à terra reinventar-se todos os dias para sobreviver? É claro que não, então … vá se foder!

    1. paulo vi, você se demitiria

      paulo vi, você se demitiria de seu cargo, ou emprego público (se tivesse um), por causa desses fatos nojentos que estão ocorrendo no País?   

      O Brasil só está assim, tão difícil, porque está cheio de gente como você.  

  17. BRILHANTE ANÁLISE,

    BRILHANTE ANÁLISE, principalmente esse ultimo parágrafo 

     

    Sem falar que o Vice Presidente, eleito na mesma chapa que a Presidente afastada, deveria estar legal e moralmente obrigado a cumprir o programa de governo para o qual fora eleito e não o da oposição que perdeu a eleição. Me desculpa Dr. Michel Temer por  lembrá-lo desse pormenor mas mudança no programa de governo, mesmo no caso de afastamento do titular, só se faz com novas eleições.  

  18. Faltou ao excelentíssimo

    Faltou ao excelentíssimo procurador uma crítica contundente ao mandatário do Ministério Público Federal, Rodrigo Janot, responsavel direto pelo evento que deflagrou o GOLPE, sua autorização para que a fita com a conversa de Dilma com Lula, em evento totalmente criminoso, ilegal.   Críticas aos métodos-Janot seriam bem vindas também.  A operação lava jato destruiu direitos e garantias fundamentais basilares, então soa meio que falsa a afirmação de que a instituição seja composta por pessoas íntegras e independentes intelectualmente.  Foram tantos os abusos, as violências, as evidências mais cristalinas de politização dos atos de Janot, e não me recordo de declarações dos senhores procuradores a respeito.

    A opinião quase absoluta dos brasileiros conscientes hoje, sobre o MPF, é a pior possível.  A omissão, nada mais é do que a forma silenciosa da cumplicdade.   Assim tem sido o comportamento desta corporação.

  19. Ainda tem gente assim no MPF?

    Só temos a agradecer, concordar e apoiar a manifestação desse rapaz, procurador da republica, totalmente coerente com os fatos, e longe do corporativismo sacana que acometeu o MPF. Obrigado procurador. Concordamos 100% e, engana-se quem pensa que o pais sera pacificado. Agora toda e qualquer forma de resistencia, é legitima. Toletancia zero com essa escoria golpista.

  20. Hora de agir

    Depois de um longo e estridente silêncio omisso do MPF diante da adesão, cumplicidade, conspiração e usurpação do poder soberano do voto popular perpetradas pelo medíocre janot, finalmente, após o desfecho do golpe, não é que passamos a escutar algumas vozes de contrariedade.

    Mas lamento informar a esses contrariados procuradores omissos: AGORA É TARDE.

    Os golpista já avançaram e tomaram de assalto a República e vocês, no silêncio omisso em que se esconderam, contribuíram para o sucesso desta tomada do poder pelas forças reacionárias, antipopulares e antinacionais.

    Vocês se alinharam coniventemente com a absurda e canalha ação instrumentalizadora do MPF feita pelo escroque que hoje chefia esta instituição, colocando-a de quatro a serviço de seus companheiros de covil.

    Em vez de se lamentarem por meio das redes sociais, AJAM!

    A democracia está sendo violentamente reprimida nas ruas.

    AJAM AGORA! Está é a melhor e ÚNICA firma de se redimirem da covardia na qual se refugiaram nos últimos meses.

    Por exemplo: o que vocês pretendem fazer em relação ao líder do golpe que se encontra em suas fileiras?

    AJAM! Palavras sem ação, agora e sempre, não valem nada.

    AJAM!

    1. hora de agir

      Danilo, concordo ipsis litteris com oque escreveu . Agora, a Democracia está morta, caminhamos vertiginosamente para uma ditadura nos moldes de 64, com policia batendo e prendendo quem se manifestar e sentimos  vergonha, tristeza e indignação  pela omissáo sistemática do judiciário em geral. Lembra-se daquela tarde inteira em que o stf ficou  a decidir se podíamos entrar nos cinemas com pipoca trazida de casa, enquanto as denuncias sobre Cunha dormitvam nas gavetas dos ministros e ele fazia e desfazia com sua habitual arrogancia? VERGONHOSO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador