Programa do PT fala em reforma do Judiciário e democratização da mídia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O Estadão divulgou nesta sexta-feira (20) os fundamentos do programa do PT para a eleição presidencial de 2018, coordenado por Fernando Haddad, afirmando que as propostas têm “eixos mais à esqueda do que governos Dilma e Lula”.

O principal elemento que faz o jornal se posicionar dessa forma é a proposta de democratizar os meios de comunicação com uma regulamentação da mídia, seguida pela “reformas do sistema bancário e judiciário” e a implementação de um novo processo Constituinte. 

O programa está dividido em cinco eixos temáticos e, no primeiro, introduz a ideia de “promover a soberania nacional e popular na refundação democrática do Brasil”, com as propostas de “democratização dos meios de comunicação de massa” e “processo Constituinte” .

O segundo eixo, sobre “iniciar uma nova era de afirmação de direitos”, aborda a reformar do sistema de Justiça para “garantir direitos”. O Estadão endossou que após o acúmulo de processos contra Lula, a classe político passou a pensar mais em propostas para conter “abusos de autoridade.”

“Liderar um novo pacto federativo para promoção dos direitos sociais” é o terceiro eixo, focando no fortalecimento do SUS e na federalização do combate ao tráfico de drogas.

O quarto ponto é econômico e não cita diretamente nenhuma proposta para agradar o mercado. “Promover um novo modelo de desenvolvimento” sugere a reforma bancária que o Estadão considerou à esquerda e um “programa emergencial para a superação da crise econômica e busca do pleno emprego”, mais uma reforma tributária. 

O quinto e último eixo diz respeito à “transição ecológica para a nova sociedade do século XXI”, e promete “promover a estrutura produtiva de baixo impacto ambiental, alto valor agregado e tecnologicamente avançada”.

O jornal ficou sabendo os cinco eixos, já discutidos previamente com Lula, na manhã desta sexta, quando Haddad apresentou os fundamentos em reunião da executiva nacional do PT. 

A versão aprovada por Lula deve ser apresentada na íntegra antes da convenção do partido, marcada para o dia 4 de agosto.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Plano bom para você deve ser
      Plano bom para você deve ser do Centrão, vulgo Roubão.

      O que o PT apresentou são as diretrizes de um plano.
      Claro que pode ter alterações, com inclusão ou retirada de alguns projetos.

      Dependendo da aliança que o partido tiver, pode ter a inclusão de novos projetos.

      Deve ser contemplado nesse plano segmentos sociais específicos, que sempre são esquecidos pela direita.
      Como mulheres, negros , segmentos GLBT, indígenas.

      Nesse novo projeto de governo deve ser combatido severamente a babaquice de ” Escola sem partido”.

      Calma prezado, não critique por enquanto. O que o PT apresentou são as linhas mestras de um projeto. A aprovação vai depender do Congresso que for eleito.

      1. Não critique quem não conhece

        O Centrão não tem plano, tem só uma meta -COMO GANHAR MAIS DINHEIRO!

        O que levou o  Haddad apresentar linhas tão fracas e ralas de um plano, acredito que seria melhor não apresentar.

        Parece mais um oportunismo do Haddad para apresentar-se com indicado pelo Lula!

        Que o Pt tinha e ainda tem pessoas boas, isto é verdade, mas que parte ele tornou-se fisiológico, ficou (vide Rui Falcão, lider do governo do PT que passou, veja só, para o DEMonio).

        Apresentar um plaano de governo, mesmo em linhas gerais precisa-se de mais cuidado, ineligencia, trabalho, para que não ciamos do ridículo novamente.

        E finalizando, quem é do Centrão é vc, bundão!

  1. O tema da democratização da

    O tema da democratização da mídia sempre aparece nos documentos iniciais de campanha do PT e toda vez que é mencionado durante as eleições eles acabam desistido porque a própria imprensa repercute mal o assunto, já que ela própria é parte interessada na manutenção do estado atual das coisas. Duvido que dessa vez seja diferente. De resto, não há comprometimento algum com pontos específicos. Por exemplo, reforma trabalhista ou qualquer outro ponto que tenha surgido depois que Temer assumiu.

  2. Mas tem proposta?

    Constituinte pra quê? É para mudar clausula pétrea? Qual? Não é só na comunicação que tem cartel, as vezes falta é cumprir o que diz a constituição, libera mais faixas do espectro radiofônico e acaba com a reserva de mercado, porque se não muda a consituição e continua tudo o mesmo.

     

  3. Para quem quiser ler no
    Para quem quiser ler no original.

    https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,pt-divulga-eixos-do-programa-de-governo-para-eleicao-presidencial,70002409063

    Programa de governo do PT propõe reforma bancária e do ‘sistema de Justiça’
    Documento representa uma guinada à esquerda em comparação a programas anteriores; segundo o coordenador, Fernando Haddad, texto já foi aprovado por Lula, preso e condenado na Lava Jato e pré-candidato da sigla
    1.5k

    Ricardo Galhardo e Daniel Wetermann, O Estado de S.Paulo

    20 Julho 2018 | 14p9
    Atualizado 20 Julho 2018 | 15p6

    O PT divulgou nesta sexta-feira, 20, os eixos temáticos do programa de governo do partido para as eleições de 2018. O resumo apresentado pelo coordenador do programa, Fernando Haddad, representa uma guinada à esquerda em relação às gestões petistas de Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Lava Jato, e Dilma Rousseff com propostas como a democratização dos meios de comunicação e reformas do sistema bancário e judiciário, implementação de um novo processo Constituinte. O documento fala também em “refundação democrática do Brasil”.

    Haddad, que trabalha nas propostas desde o ano passado ao lado do economista Marcio Pochman e do ex-deputado Renato Simões, apresentou o resumo das propostas à Executiva Nacional do partido na manhã desta sexta-feira, 20, em São Paulo. Segundo ele, a versão já foi aprovada por Lula, que cumpre pena de prisão em Curitiba, e deve ser apresentada na íntegra antes da convenção do partido, marcada para o dia 4 de agosto.


    Fernando Haddad Foto: REUTERS/Leonardo Benassatto
    “Tem uma reunião na semana que vem já com o texto que foi batido com o Lula, batido com a executiva. Está encaminhado”. disse Haddad.

    O programa é dividido em cinco eixos temáticos. O primeiro, “Promover a soberania nacional e popular na refundação democrática do Brasil”, apresenta propostas como “democratização dos meios de comunicação de massa” e “processo Constituinte” .

    O segundo eixo, “Iniciar uma nova era de afirmação de direitos”, fala em “reformar o sistema de Justiça para garantir direitos”. Supostos “abusos” do Judiciário como a condenação e prisão de Lula fazem parte do discurso petista desde que integrantes do partido viraram alvo em processos como os do mensalão e a Lava Jato. O partido promete ainda implementar a renda básica de cidadania, bandeira histórica do senador Eduardo Suplicy rejeitada nos governos Lula e Dilma.

    O terceiro eixo, “Liderar um novo pacto federativo para promoção dos direitos sociais”, promete o fortalecimento do SUS e federalização do combate ao tráfico de drogas.

    O quarto ponto é econômico, “Promover um novo modelo de desenvolvimento”, sugere uma reforma bancária e um “programa emergencial para a superação da crise econômica e busca do pleno emprego”, além de uma reforma tributária. Não há menção a medidas pró-mercado, como cortes de gastos.

    O quinto e último eixo tem viés ecológico com impactos no agronegócio, “Iniciar a transição ecológica para a nova sociedade do século 21”, e promete “promover a estrutura produtiva de baixo impacto ambiental, alto valor agregado e tecnologicamente avançada”.

  4. Não vai sair do papel

    Quando o Lula teve capital político suficietne para fazer essas reformas  não fez. Agora vem dizer que vai fazer? O Lula e o PT tem que ser avisados que vivemos num estado de exceção e por conseguinte a ditrea está  muito a vontade para transormar esse país num terreno baldio em pouco tempo. E digo mais, tudo indica que o Alkimim vai ganhar essas eleições e o Lula só vai sair da prisão morto. Quem mandou o Lula e o PT bancar de republicanos? Até pouco tempo o Lula afirmou que iria voltar a ser o Lulinha paz e amor. Só agora na prisão é que o Lula começou a entender o golpe que esse país está sofrende. Agora é tarde. O leite já foi derramado. Escrevi aqui há alguns anos sobre a desconstrução do PT por parte da ditreita e o possível golpe de estado e memso assim o PT e o Lula nunca acreditaram em um golpe. Pesquisem o que escrevi nesse blog há alguns anos e verão.   

  5. Plano minimo
     

    Haddad é um aquariano que nasceu no mesmo dia que São Paulo, a cidade.

    Ele vê longe e o futuro pra ele é hoje.

    O que ele planejou é tudo o que qualquer país sério precisa.

    No nosso caso, só falta “combinar com os russos”

     

  6. Já vimos isso por perto
    As propostas do PT e da esquerda emmgeral são as mesmas propostas de Hugo Chaves, Maduro, Moralles, Ortega, Correa, etc.
    Precisamos é sair desse “oligarquismo” que o PT só ajudou a reforçar e seguirmos os exemplos de países que tem liberdade econômica plena para os cidadãos ao contrário da intervenção estatal sem fim na economia defendida pelos ideólogos marxistas. Nunca fomos liberais sempre tivemos um capitalismo de conluio e troca de favores. Uma economia excessivamente regulada, falta de liberdade e insegurança total para os empreendedores que geram riqueza.O governo precisa dar liberdade e cobrar severamente honestidade e responsabilidade dos cidadãos de todas as classes da sociedade. Fora isso continuaremos nesse mar de ilusões ideológicas e contos de fadas utópicos que só nos levaram às desgraças já vistas nessa pobre américa latina.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador